Questões de Concursos BANPARÁ

Resolva questões de BANPARÁ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

441Q1038160 | Banco de Dados, Arquitetura de Banco de Dados, Banco de Dados, BANPARÁ, CETAP, 2025

O que é uma tabela Heap?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

442Q1038169 | Banco de Dados, Conceitos Básicos em Banco de Dados, Banco de Dados, BANPARÁ, CETAP, 2025

O seguinte script foi usado para criar uma tabela em um banco de dados Oracle:

CREATE TABLE pedagencia (
id pedido INT,
id_cliente INT.
data_pedido DATE
valor DECIMAL(10, 2),
CONSTRAINT pk_pedido PRIMARY KEY (id_pedido, id_cliente));

Qual alternativa contém uma afirmativa verdadeira?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

443Q957543 | Direito Econômico, Banco Central do Brasil, Técnico Bancário Todos os Polos, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

O DREX é a moeda digital oficial do Brasil, projetada pelo Banco Central do Brasil para integrar o sistema financeiro e facilitar transações de forma mais rápida e segura, podendo se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q1038205 | Português, Morfologia, Suporte, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


O sono influencia a generosidade.


Escolher ou não ajudar os outros depende, em parte, de estarmos repousados, conclui um relatório do campus de Berkeley da Universidade da Califórnia. O documento descreve um estudo recente que analisou as imagens cerebrais de 24 voluntários depois de 8 horas de sono e depois de virar a noite. As áreas cerebrais envolvidas no entendimento do que os outros sentem ou precisam ficaram menos ativas quando os participantes estavam cansados.

Em outro estudo no mesmo relatório, os participantes se sentiram mais dispostos a realizar atos de gentileza após uma boa noite de sono. Um terceiro estudo examinou doações para caridade nos Estados Unidos e constatou que toda primavera elas caíam temporariamente 10% - mas só em locais que adotavam o horário de verão, no qual as pessoas perdem uma hora de sono na noite em que os relógios são adiantados.

Todos esses resultados indicam que o sono insuficiente nos deixa menos compassivos e prestativos. Nos países desenvolvidos, mais da metade dos adultos não dorme o suficiente, mas todos deveríamos valorizar o sono adequado em vez de tratá-lo como algo opcional, ou improdutivo, argumentam os tutores. Eles dizem que isso seria bom para todos, porque nos permitiria ser a melhor versão de nós mesmos.

(Seleções 2023, fevereiro, p.16)
Assinale a alternativa que apresenta inadequada relação entre pronome de tratamento e pessoa referida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

446Q1038217 | Redes de Computadores, Gerência de Redes, Suporte, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

Qual alternativa possuem dois protocolos tipicamente usados pelos programas de geração de relatórios de hardware e software?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q1038234 | Engenharia Civil, Topografia, Engenheiro Civil Polo I, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

Os levantamentos topográficos para locação de obras podem ser de complexidade diversas, dependendo pos seguintes fatores: forma do terreno, importância da estrutura a ser locada e amplitude da obra. Em relação aos termos mais utilizados na locação de obras,podemos definir os "marcos" como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q1038251 | Banco de Dados, Índices, Desenvolvimento de Sistemas e Acompanhamento de Projetos, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

Qual alternativa contém um elemento de banco de dados relacional que garante a unicidade dos registros e melhora a performance das operações de busca?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

449Q1038131 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Engenheiro Eletricista Polo I, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

Em análises de engenharia que envolvem transformadores como elemento de circuito, adota-se aproximações do circuito equivalente, cujo parâmetros podem ser determinados via ensaios de circuito aberto e de curto-circuito, que determinam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

450Q1038133 | Engenharia Elétrica, Circuitos Elétricos Na Engenharia Elétrica, Engenheiro Eletricista Polo I, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

A mitigação da distorção harmônica em uma rede elétrica pode ser feita através:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q1038144 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Engenheiro Eletricista Polo I, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

A Lei n. 10.098/2000 e suas alterações estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Sobre as barreiras definidas neste dispositivo, leia as assertivas a seguir e marque a alternativa correta:

I - As barreiras são qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos a acessibilidade, a liberdade de movimento e de expressão, a comunicação, ao acesso a informação, à compreensão, a circulação com segurança, entre outros;
II - As barreiras urbanísticas são as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao publico ou de uso coletivo;
Ill - As barreiras arquitetônicas são as existentes nos edifícios públicos e privados;
IV- As barreiras nos transportes são as existentes nos sistemas e meios de transportes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

452Q957510 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Técnico Bancário Todos os Polos, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Povos da floresta.

Além de acordos que priorizem a adoção de fontes de financiamento, o Instituto Socioambiental (ISA) também apresenta um posicionamento voltado ao fortalecimento da visão que povos indígenas, quilombolas e povos е comunidades tradicionais levam para a Conferência do Clima, como destaca o analista de políticas climáticas do ISA, Ciro Brito.

"Uma das principais mensagens é de que os povos da floresta são agentes fundamentais para o combate à crise climática, pelos seus modos de criar, fazer e viver, que apoiam a conservação e o manejo sustentável da floresta. Outra mensagem é que o foco das negociações deve ser buscar garantir a justiça climática, em que os grupos mais vulneráveis às mudanças climáticas, apesar de não contribuírem para o agravamento da crise, estão sofrendo mais com seus efeitos. Por isso, mecanismos de adaptação e fontes de financiamento devem ser fortemente incentivados e pressionados para se chegar a bons acordos.".

No que se refere ao financiamento em si, Ciro considera que a COP29 tem a missão de garantir financiamentos para uma "correção de rumo" na ação climática global. "Os planos climáticos revistos (NDCs) dos países deverão ser apresentados até fevereiro de 2025, mas para que os países em desenvolvimento apresentem novas NDCs mais audaciosas, a COР 29 deve estabelecer que o financiamento estará disponível para os ajudar a cumprir suas metas climáticas. Então a nossa expectativa é que o Novo Objetivo Coletivo Quantificado (NCQG), a ser acordado na COP 29 reflita as necessidades e prioridades dos países em desenvolvimento, incluindo as necessidades em relação à adaptação climática "pontua". "Além de financiamento, esperamos que se chegue a um acordo sobre o Artigo 6, sobre a forma como os critérios de carbono são definidos, como os projetos podem ser aprovados e revistos, que informações sobre os contratos podem ser mantidas confidenciais e o que precisa ser transparente".

No contexto em que a COP29 antecede a realização da COP que será sediada pelo Brasil, o analista de políticas climáticas do ISA também destaca as expectativas em relação ao posicionamento do país na conferência deste ano. "Espera-se um posicionamento agregador, tendo em vista que o Brasil terá a presidência da próxima COP, em Belém, e precisa avançar na sua capacidade de liderar um grupo de países tão diverso", considera.

"Essa conferência (COP29) tende a ter uma participação menor da sociedade civil, em termos quantitativos, em relação às duas últimas COPs, por conta dos altos valores e do grande foco que a sociedade civil brasileira deu à COP da biodiversidade esse ano, na Colômbia. Além disso, muitas organizações já estão se preparando para COP30. A grande expectativa é sobre Belém".

De qualquer modo, Ciro pontua que o que se espera da participação da sociedade civil organizada na COP29 é uma "participação ativa, principalmente dos movimentos indígena, quilombola e de periferias, pressionando por mais ambição nos temas que estão na mesa para serem discutidos em Baku e já rufando os tambores para a COP de Belém".

Diário na COP29, Meio Ambiente, Cíntia Magno, 8/11/2024. Disponível em: https://diariodopara.com.br/cop/o-papel-fundamental-da-sociedade-civil -organizada-na-cop/
A frase em que a palavra destacada entre parênteses está de acordo com a norma padrão considerando o contexto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

453Q957512 | Comunicação Social, Relações Humanas e Equipe de Trabalho, Técnico Bancário Todos os Polos, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Povos da floresta.

Além de acordos que priorizem a adoção de fontes de financiamento, o Instituto Socioambiental (ISA) também apresenta um posicionamento voltado ao fortalecimento da visão que povos indígenas, quilombolas e povos е comunidades tradicionais levam para a Conferência do Clima, como destaca o analista de políticas climáticas do ISA, Ciro Brito.

"Uma das principais mensagens é de que os povos da floresta são agentes fundamentais para o combate à crise climática, pelos seus modos de criar, fazer e viver, que apoiam a conservação e o manejo sustentável da floresta. Outra mensagem é que o foco das negociações deve ser buscar garantir a justiça climática, em que os grupos mais vulneráveis às mudanças climáticas, apesar de não contribuírem para o agravamento da crise, estão sofrendo mais com seus efeitos. Por isso, mecanismos de adaptação e fontes de financiamento devem ser fortemente incentivados e pressionados para se chegar a bons acordos.".

No que se refere ao financiamento em si, Ciro considera que a COP29 tem a missão de garantir financiamentos para uma "correção de rumo" na ação climática global. "Os planos climáticos revistos (NDCs) dos países deverão ser apresentados até fevereiro de 2025, mas para que os países em desenvolvimento apresentem novas NDCs mais audaciosas, a COР 29 deve estabelecer que o financiamento estará disponível para os ajudar a cumprir suas metas climáticas. Então a nossa expectativa é que o Novo Objetivo Coletivo Quantificado (NCQG), a ser acordado na COP 29 reflita as necessidades e prioridades dos países em desenvolvimento, incluindo as necessidades em relação à adaptação climática "pontua". "Além de financiamento, esperamos que se chegue a um acordo sobre o Artigo 6, sobre a forma como os critérios de carbono são definidos, como os projetos podem ser aprovados e revistos, que informações sobre os contratos podem ser mantidas confidenciais e o que precisa ser transparente".

No contexto em que a COP29 antecede a realização da COP que será sediada pelo Brasil, o analista de políticas climáticas do ISA também destaca as expectativas em relação ao posicionamento do país na conferência deste ano. "Espera-se um posicionamento agregador, tendo em vista que o Brasil terá a presidência da próxima COP, em Belém, e precisa avançar na sua capacidade de liderar um grupo de países tão diverso", considera.

"Essa conferência (COP29) tende a ter uma participação menor da sociedade civil, em termos quantitativos, em relação às duas últimas COPs, por conta dos altos valores e do grande foco que a sociedade civil brasileira deu à COP da biodiversidade esse ano, na Colômbia. Além disso, muitas organizações já estão se preparando para COP30. A grande expectativa é sobre Belém".

De qualquer modo, Ciro pontua que o que se espera da participação da sociedade civil organizada na COP29 é uma "participação ativa, principalmente dos movimentos indígena, quilombola e de periferias, pressionando por mais ambição nos temas que estão na mesa para serem discutidos em Baku e já rufando os tambores para a COP de Belém".

Diário na COP29, Meio Ambiente, Cíntia Magno, 8/11/2024. Disponível em: https://diariodopara.com.br/cop/o-papel-fundamental-da-sociedade-civil -organizada-na-cop/
Não exemplifica comunicação assertiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q957521 | Raciocínio Lógico, Técnico Bancário Todos os Polos, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

Considerando o raciocínio lógico, responda: Renato olhou o relógio e percebeu que o tempo restante até o final do dia era igual a um quinto do tempo que já havia passado do dia. Podemos concluir que o horário que o relógio apontava quando Renato olhou era de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q957530 | Direito Digital, Direitos do Titular, Técnico Bancário Todos os Polos, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

O titular dos dados pessoais, de acordo com o previsto na Lei n. 13.709/2018 (LGPD) e suas alterações, tem direito a obter do controlador, em relação aos dados do titular por ele tratados, a qualquer momento e mediante requisição:

I- confirmação da existência de tratamento;
Il- acesso aos dados;
III- correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
IV- informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados.

Estão corretos apenas os itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

456Q957557 | Conhecimentos Bancários, Novos Modelos de Negócio, Técnico Bancário Todos os Polos, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

As startups são empresas em fase inicial que desenvolvem produtos ou serviços inovadores, sendo correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q1038235 | Engenharia Civil, Segurança e Higiene do Trabalho, Engenheiro Civil Polo I, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

Segundo a norma regulamentadora nº 06 (NR-06) – Equipamentos de proteção individual, são equipamentos de proteção individual:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

458Q1038249 | Banco de Dados, Modelagem de Dados, Desenvolvimento de Sistemas e Acompanhamento de Projetos, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

No âmbito de modelagem de dados, marque a alternativa que completa corretamente e em ordem a seguinte sentença:

A _____________ e ____________ a são fundamentais para definir a estrutura, as relações e as restrições dos dados em um banco de dados, essas definições são armazenadas como , que descrevem como os dados são organizados e gerenciados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

459Q1038142 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Engenheiro Eletricista Polo I, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

Sobre compensação de reativos para correção de potência, analise as afirmativas seguintes e marque a alternativa correta.

I - Corrigir o fator de potência é de interesse somente do consumidor, uma vez que não há consequências do excesso de fluxo de reativos pelos condutores da rede.
II - Motores de indução, transformadores e reatores de lâmpadas fluorescentes são alguns exemplos de equipamentos responsáveis por um baixo fator de potência de uma instalação elétrica.
III - Instalar um banco de capacitores é a principal solução para corrigir o fator de potência de uma instalação elétrica.
IV - Corrigir o fator de potência reduz as perdas energéticas de uma instalação, porém com o custo adicional devido ao excedente de reativos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

460Q1038146 | Engenharia Elétrica, Circuitos Elétricos Na Engenharia Elétrica, Engenheiro Eletricista Polo I, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

Em circuitos em corrente alternada em regime permanente, a razão entre as potências ativa e aparente é denominada fator de potência, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.