Início

Questões de Concursos BASA AM

Resolva questões de BASA AM comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2381Q751477 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Nos últimos anos, o agronegócio brasileiro cresceu em decorrência da adoção de tecnologias modernas, manejos adequados e medidas preventivas para garantir um produto de qualidade. Com referência a esse tema, julgue os próximos itens.

Ao eqüino com fadiga muscular por excesso de trabalho e alimentado apenas com alimento volumoso de baixa qualidade, recomenda-se fornecer 3 kg de concentrado de um dia para o outro e de uma vez só, para garantir a rápida recuperação do animal.

  1. ✂️
  2. ✂️

2382Q752313 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Um manejo adequado do sistema solo-água-planta tem como objetivo principal a obtenção da máxima produtividade mediante a aplicação de uma quantidade mínima de água. Para atingir esse objetivo, é conveniente que os projetistas dos sistemas de irrigação e drenagem tenham conhecimento razoável de hidrologia, hidráulica, irrigação, drenagem e solos. Com referência a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Para o cálculo da perda de carga ao longo de tubulações, empregam-se geralmente as equações de Darcy-Weisbach e de Hazen-Williams, sendo que a primeira deve ter preferência com relação à segunda por ter embasamento físico.

  1. ✂️
  2. ✂️

2383Q730050 | Direito Processual do Trabalho, Provas, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Tomaz foi contratado por determinada instituição bancária, como contínuo, cumprindo jornada diária de 6 horas. Ao longo dos anos, galgou postos na estrutura administrativa do banco, exercendo as funções de escriturário, caixa-executivo, subgerente e gerente em uma das agências. Nas três últimas funções indicadas, a jornada de Tomaz foi majorada de 6 para 8 horas diárias. Como subgerente, Tomaz substituía o gerente em suas ausências eventuais, sendo o responsável pela coordenação administrativa da agência. Embora Tomaz tivesse ocupado o cargo de gerente por mais de 7 anos, detendo grande experiência na função, a auditoria do banco detectou falhas em algumas das operações de crédito por ele autorizadas, as quais, além dos prejuízos causados, acabaram determinando a sua destituição do cargo gerencial ocupado. Reposicionado no cargo de subgerente, Tomaz sofreu sensível redução em seu salário. Dois meses após a reversão ao cargo de subgerente, Tomaz acabou demitindo-se do emprego, por considerar abalada a sua imagem na empresa, deixando de cumprir o aviso prévio. Buscando receber indenização por dano moral, no importe de R$ 50.000,00, além de outros direitos próprios da rescisão indireta do contrato, Tomaz ingressou com ação na justiça do trabalho, apresentando diversos documentos e duas testemunhas. O banco, por sua vez, apresentou contestação e cinco testemunhas. Em audiência, o juiz colheu o depoimento de duas testemunhas de cada parte, indeferindo a oitiva das demais e julgando procedentes as pretensões de Tomaz.

A partir da situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.

Ao limitar a oitiva das testemunhas apresentadas pelo banco, proferiu o juiz decisão de caráter interlocutório, apenas questionável por ocasião do recurso cabível contra a sentença definitiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

2384Q750798 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Acerca da exploração florestal e de culturas agrícolas perenes na região amazônica, julgue os itens subseqüentes.

A pupunha vem sendo utilizada, por muitos agricultores, como planta sombreadora de outras culturas, como cupuaçu e cacau.

  1. ✂️
  2. ✂️

2385Q607457 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Acerca das características e dos processos de diferentes tipos de serviços de referência, julgue os itens a seguir.

Na referência digital síncrona, a interação entre usuários de informação e bibliotecário ocorre em tempo real. Para a prestação desse tipo de serviço, o Skype é uma ferramenta útil.

  1. ✂️
  2. ✂️

2386Q637928 | Informática, Software, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Em relação aos serviços e aplicações web, julgue os itens a seguir. Em aplicações web, a comunicação entre um browser e um servidor é padronizada: ambos obedecem ao protocolo HTTP (hypertext transfer protocol).
  1. ✂️
  2. ✂️

2387Q399863 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao direito administrativo, julgue os itens subseqüentes.

Suponha que o presidente do BASA pretenda rever ato administrativo praticado por seu antecessor, considerado ilegal pela consultoria jurídica do banco. Nessa situação, como se trata de ilegalidade, somente o Poder Judiciário poderá anular ou invalidar o referido ato, caso haja interesse do presidente do banco.

  1. ✂️
  2. ✂️

2388Q612115 | Informática, Engenharia de Software, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

No que se refere a conceitos de projetos orientados a objetos, julgue os itens subseqüentes.

As quatro camadas de projeto orientado a objetos são: camada de subsistema, camada de classes e objetos, camada de mensagens e camada de responsabilidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

2389Q618097 | Informática, Software, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

A coexistência de ambientes de plataforma alta e de plataforma baixa resulta em desafios tecnológicos para integração de plataformas. Com relação a essa integração, julgue os itens seguintes.

Uma técnica comumente usada para a integração consiste na migração de aplicações de plataforma alta para plataforma baixa, e vice-versa.

  1. ✂️
  2. ✂️

2390Q365448 | Enfermagem, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

O diagnóstico de uma doença relacionada ao trabalho, dado pelo médico do trabalho, tem implicações médico-legais e previdenciárias que necessitam ser conhecidas e cumpridas pelos profissionais. Quanto às doenças profissionais do trabalho e relacionadas ao trabalho, julgue os itens de 77 a 85.

Entre os agentes hematotóxicos de interesse para a saúde do trabalhador, destacam-se o benzeno e as radiações ionizantes, que podem causar lesão celular em célula primitiva multipotente, reduzindo seu número ou provocando lesões citogenéticas, que resultam em hipoprodução celular ou linhagens celulares anormais.

  1. ✂️
  2. ✂️

2391Q752521 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Acerca de aspectos fitotécnicos de espécies agrícolas comerciais, julgue os itens seguintes.

O plantio adensado de cafeeiro resulta normalmente em menor produção por planta, porém em maior produção por área, comparativamente ao plantio sem adensamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

2392Q750989 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

No que concerne à criação e ao melhoramento dos rebanhos, julgue os itens a seguir. Na suinocultura, as boas práticas indicam a indução da puberdade precoce na fêmea nulípara para que, basicamente, ela comece sua atividade reprodutiva o mais cedo possível, sem prejuízo de seu desempenho reprodutivo posterior.
  1. ✂️
  2. ✂️

2393Q716685 | Arquitetura, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

No que tange às normas de desenho e representação, julgue os itens subsecutivos.

A indicação da linha de cota é realizada por setas ou traços.

  1. ✂️
  2. ✂️

2394Q720359 | Arquitetura, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Acerca de desenho arquitetônico, julgue os itens a seguir.

A planta longitudinal de um objeto tridimensional corresponde à secção do objeto que está sobre um plano segundo o eixo menor do objeto.

  1. ✂️
  2. ✂️

2395Q752408 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

O agricultor deve estar sempre atento ao manejo integrado de pragas nas lavouras, no campo e no armazenamento, adotando medidas preventivas, como, por exemplo, a utilização de cultivares com resistência a determinada praga — como é o caso do milho Bt —, a aplicação do controle biológico para determinadas pragas,a colocação de armadilhas luminosas, o uso de feromônios etc. Acerca do manejo integrado de pragas nas lavouras, julgue os itens subsequentes.

A larva alfinete da batata, cujo inseto adulto é a vaquinha (Epicauta atomaria), causa sérios danos aos tubérculos de batata. O controle dessa larva é feito com inseticidas granulados sistêmicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

2396Q533795 | Engenharia Civil, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens abaixo, relativos à impermeabilização de construções civis.

A camada-berço é a camada destinada a servir de apoio e proteção da impermeabilização.

  1. ✂️
  2. ✂️

2397Q538149 | Engenharia Civil, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Com relação a fôrmas que são componentes importantes para a execução de estruturas de concreto armado de qualidade, julgue os itens a seguir.

No dimensionamento de fôrmas, os carregamentos horizontais decorrentes da ação de ventos podem ser sempre desprezados, devido ao alto peso das fôrmas.

  1. ✂️
  2. ✂️

2398Q640555 | Informática, Gestão de TI, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Uma das principais metodologias de gerência de projeto é descrita pelo PMBOK, editado pelo Project Management Institute (PMI). Acerca da metodologia PMI para gerência de projetos, julgue os itens que se seguem. Todo projeto gerenciado deve iniciar-se pelos processos de planejamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

2399Q470327 | Direito Tributário, Contribuições de melhoria, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Acerca da contribuição para o financiamento da seguridade social (COFINS) e da contribuição de intervenção do domínio econômico (CIDE), julgue os itens seguintes.

A CIDE destinada a financiar o programa de estímulo à interação universidade-empresa, para o apoio à inovação, incide sobre a remuneração pela licença de uso, salvo quando envolver a transferência da correspondente tecnologia.

  1. ✂️
  2. ✂️

2400Q623197 | Informática, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Acerca de conceitos básicos, estrutura e objetivos do gerenciamento de serviços e considerando-se o ITIL, versão 3, julgue os itens subsequentes. O gerenciamento de serviços pode ser visto como um ativo operacional de uma organização. Um processo é um conjunto de atividades coordenadas que combinam e implementam recursos e capacidades para produzir um resultado que, direta ou indiretamente, cria valor para um cliente interno ou departamental.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.