Início

Questões de Concursos BNDES

Resolva questões de BNDES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1101Q236067 | Jornalismo, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Um jornalista avaliou se seria mais adequado escrever que uma pessoa "já leu 200 livros" ou "diz ter lido 200 livros". Em um texto jornalístico, a diferença entre usar uma forma ou outra

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1102Q746056 | Economia, Estruturas de Mercado, Economista, BNDES, CESGRANRIO

Um empresário, quando toma um empréstimo bancário, sabe mais sobre a verdadeira condição de sua empresa repagá-lo do que o funcionário do banco que analisa o crédito. Essa situação gera um problema de assimetria de informação denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1103Q725834 | Conhecimentos Bancários, Administrador, BNDES, NCE

"Propensão marginal a consumir" significa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1104Q747115 | Economia, Economista, BNDES, NCE

Observe as afirmativas a seguir, em relação a Análise de Projetos Estruturados:

I - A estrutura do Project finance permite que as partes envolvidas em um empreendimento possam realizá-lo assumindo diferentes combinações de risco retorno, de acordo com suas preferências.

 II - De forma geral, as operações de Project Finance no Brasil estão associadas às concessões públicas. A relação entre o concessionário e o poder cedente é formalizada pelos contratos de concessão, os quais regem, em conjunto com as leis brasileiras, os direitos e obrigações das partes.

III - As operações de Project Finance são costumeiramente operações de longo prazo. Todos os credores deverão estar cientes de que deverão esperar o término do empreendimento para receber o pagamento da sua participação através dos retornos que serão alcançados.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1105Q547526 | Informática, Analista de Sistemas, BNDES, VUNESP

A respeito dos dicionários de dados, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1106Q234186 | Economia, Profissional Básico Economia, BNDES, CESGRANRIO

A integração vertical de uma empresa, adquirindo o fornecedor de certo insumo, traz benefícios e custos a serem considerados pela empresa na análise da aquisição. Assim, após a integração, haverá o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1107Q422097 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Assessor, BNDES, CESGRANRIO

RM, microempresário, obtém financiamento do BNDES para a aquisição de insumos e materiais para o desenvolvimento de sua atividade empresarial. Trata-se de contrato que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1108Q615714 | Informática, Software, Analista de Sistemas, BNDES, NCE

Considere as seguintes afirmações sobre sincronização e deadlock em sistemas computacionais multiprocessados e multiprogramados:

i) a eliminação apenas da espera cíclica é suficiente para impedir a ocorrência de deadlocks;

 ii) apenas a liberação de recursos de forma preemptiva é suficiente para eliminar a possibilidade de ocorrência de deadlocks;

 iii) a eliminação apenas do uso de recursos exclusivos é suficiente para impedir a ocorrência de deadlocks;

iv) a possibilidade de ocorrência de deadlocks somente é eliminada quando não existe espera ocupada e cíclica

A quantidade de afirmativas corretas é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1109Q601393 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Biblioteconomista, BNDES, CESGRANRIO

Os procedimentos de indexação automática têm se revelado pouco eficazes no sentido de possibilitar o acesso preciso da informação, pois os modelos utilizados pelos sistemas de recuperação de informações, como forma de acesso à informação, baseiam-se no uso de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1110Q240950 | Legislação Federal, Lei n4595, Técnico Administrativo, BNDES, CESGRANRIO

A Lei no 4.595, de 31/12/1964, dispõe sobre a política e as instituições monetárias, bancárias e creditícias e dá outras providências.

À luz dessa Lei, considere as afirmativas abaixo sobre as instituições financeiras.

I - As instituições financeiras somente poderão atuar no País mediante autorização prévia do Banco Central do Brasil (Bacen) ou por decreto do Poder Executivo, quando forem estrangeiras.

II - As pessoas físicas que exerçam, de forma permanente ou eventual, quaisquer das atividades atribuídas às instituições financeiras não se equiparam a elas.

III - Instituições financeiras são pessoas jurídicas públicas ou privadas, cujas atividades principais ou acessórias são a coleta, intermediação ou aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros.

IV - As instituições financeiras terão as condições de concorrência reguladas pelo Bacen, que lhes coibirá os abusos com aplicação de pena nos termos da lei.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1111Q228931 | Administração Geral, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

As decisões empresariais relacionam-se com a escolha de uma alternativa de ação dentre aquelas que forem selecionadas como viáveis, em decorrência da disponibilidade de seus recursos operacionais, humanos e financeiros. Em decorrência, os gestores empresariais têm que adotar, em termos gerais, um dos seguintes tipos de decisão: estratégica, administrativa ou operacional.

Nesse contexto, caracteriza-se como uma decisão estratégica, direcionada para a solução de diversos problemas, a de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1112Q230229 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O texto produzido pelo assessor de imprensa para um pressrelease tem como público alvo o(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1113Q235356 | Contabilidade Geral, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

As provisões têm como contrapartida a débito sempre uma conta de despesa, e, a crédito, uma conta de passivo, quando representa um risco de pagamento ou uma conta de ativo quando o risco for de não recebimento.


A legislação fiscal, entretanto, só admite a dedução, na base de cálculo, do imposto de renda das pessoas jurídi- cas, as despesas decorrentes da provisão de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1114Q547210 | Informática, Analista de Sistemas, BNDES, VUNESP

Sejam as seguintes afirmações sobre a recuperação de bancos de dados:

I. A recuperação de um banco de dados significa restaurá-lo a um estado consistente, após a ocorrência e detecção de alguma falha.

II. O princípio básico para a recuperação de um banco de dados é a existência de redundância de informação.

III. Em um banco de dados, todas as transações devem preservar a consistência dos dados.

Sobre as afirmações, pode-se dizer que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1115Q464012 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Advogado, BNDES, CESGRANRIO

Clarice Menezes, renomada estilista, rompe noivado com um famoso sócio de banco de investimentos que, pouco tempo depois, marca casamento com uma antiga namorada de infância. Clarice, movida por ciúmes e com o intuito deliberado de prejudicá-lo em seus negócios, cria um boato de que o banco de seu ex-noivo encontra-se com graves dificuldades para adimplir contrato milionário de opções, do conhecimento de todo o mercado. Resolve redigir uma nota e divulgá-la anonimamente pela via postal, utilizando-se da mala direta de clientes e operadores daquele banco. Alguns dias depois, sem sofrer prejuízos, o Banco consegue desmentir o boato perante a imprensa, comprovando plenas condições de cumprimento daquele contrato. Considerando o tipo penal previsto no artigo 3º da Lei nº 7.492/86 ("Divulgar informação falsa ou prejudicialmente incompleta sobre instituição financeira: Pena – de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa"), pode-se afirmar que Clarice:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1116Q548254 | Informática, Analista de Sistemas, BNDES, VUNESP

Sejam as seguintes afirmações sobre bancos de dados:

I. As informações detalhadas (metadados) referentes aos diversos objetos de interesse de um sistema de banco de dados são armazenadas no catálogo ou dicionário de dados.

II. A modelagem entidade-relacionamento utilizada em bancos de dados é uma modelagem do tipo semântica.

III. No controle de segurança do tipo discricionário, a cada objeto de dados é assinalado um certo nível de classificação, e cada usuário recebe um certo nível de liberação.

Sobre as afirmações, pode-se dizer que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1117Q724651 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Agente Técnico, BNDES, CESGRANRIO

A proposta do desenvolvimento sustentável tornou-se mais evidente a partir do Relatório Brundtland, publicado pela ONU, em 1987. Tal proposta envolve a noção de sustentabilidade cultural, que se caracteriza explicitamente por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1118Q743099 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Economista, BNDES, VUNESP

Um imposto sobre transações será considerado "em cascata" ou cumulativo quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1119Q616425 | Informática, Linguagens, Analista de Sistemas, BNDES, NCE

Observe as afirmações a seguir, a respeito das seções interface e implementation nas Units Delphi 7:

i. variáveis declaradas na seção interface são globais à Unit onde elas foram declaradas e a qualquer outra que insira esta Unit na sua cláusula uses;

 ii. variáveis declaradas na seção implementation de uma Unit podem ser usadas apenas na Unit onde foram declaradas;

iii. o código dos métodos das classes definidas em uma Unit podem ser escritos apenas na seção implementation desta mesma Unit;

 iv. as seções interface e implementation de uma Unit, se não usadas, podem ser removidas do código.

O número de afirmações corretas é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1120Q748061 | Economia, Outros temas de economia, Engenheiro, BNDES, CESGRANRIO

Além das empresas e de suas atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), o conjunto de instituições que contribui para a inovação e a ligação entre elas compreende o Sistema Nacional de Inovação.

Com relação ao ciclo da inovação,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.