Início

Questões de Concursos Banco do Brasil

Resolva questões de Banco do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q859631 | Conhecimentos Bancários, Atendimento, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2021

A gestão da experiência do cliente é fundamental para reter os clientes numa empresa. Depois de mapear a jornada do cliente e fazer adequações nos canais de relacionamentos remotos e presenciais, o gerente de uma agência bancária decidiu medir o impacto dessas ações na taxa de rotatividade de clientes (churn rate) ao longo de um trimestre. Em janeiro sua agência contava com 460 clientes, mas 23 clientes encerraram suas contas no final do terceiro mês. Dessa forma, a taxa de rotatividade dessa agência foi de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q649278 | Informática, Engenharia de Software, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2018

Na versão 1.4.6 do Sqoop, é função do argumento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q200385 | Português, Pontuação, Escriturário, Banco do Brasil, FCC

Texto associado.

A multiplicação de desastres naturais vitimando populações
inteiras é inquietante: tsunamis, terremotos, secas e inundações
devastadoras, destruição da camada de ozônio, degelo
das calotas polares, aumento dos oceanos, aquecimento do planeta,
envenenamento de mananciais, desmatamentos, ocupação
irresponsável do solo, impermeabilização abusiva nas grandes
cidades. Alguns desses fenômenos não estão diretamente
vinculados à conduta humana. Outros, porém, são uma consequência
direta de nossas maneiras de sentir, pensar e agir.
É aqui que avulta o exemplo de Hans Jonas.
Em 1979 ele publicou O Princípio Responsabilidade. A
obra mostra que as éticas tradicionais - antropocêntricas e
baseadas numa concepção instrumental da tecnologia - não
estavam à altura das consequências danosas do progresso
tecnológico sobre as condições de vida humana na Terra e o
futuro das novas gerações. Jonas propõe uma ética para a
civilização tecnológica, capaz de reconhecer para anatureza
um direito próprio. O filósofo detectou a propensão de nossa
civilização para degenerar de maneira desmesurada, em virtude
das forças econômicas e de outra índole que aceleram o curso
do desenvolvimento tecnológico, subtraindo o processo de
nosso controle.
Tudo se passa como se a aquisição de novas competências
tecnológicas gerasse uma compulsão a seu aproveitamento
industrial, de modo que a sobrevivência de nossas sociedades
depende da atualização do potencial tecnológico, sendo
as tecnociências suas principais forças produtivas. Funcionando
de modo autônomo, essa dinâmica tende a se reproduzir
coercitivamente e a se impor como único meio de resolução dos
problemas sociais surgidos na esteira do desenvolvimento. O
paradoxo consiste em que o progresso converte o sonho de
felicidade em pesadelo apocalíptico - profecia macabra que tem
hoje a figura da catástrofe ecológica. [...]
Jonas percebeu o simples: para que um "basta" derradeiro
não sejaimposto pela catástrofe, é preciso uma nova
conscientização, que não advém do saber oficial nem da
conduta privada, mas de um novo sentimento coletivo de
responsabilidade e temor. Tornar-se inventivo no medo, não só
reagir com a esperteza de "poupar a galinha dos ovos de ouro",
mas ensaiar novos estilos de vida, comprometidos com o futuro
das próximas gerações.

(Adaptado de Oswaldo Giacoia Junior. O Estado de S. Paulo,
A2 Espaço Aberto, 3 de abril de 2010)

Considere as afirmativas a respeito dos sinais de pontuação empregados no texto.

I. Os dois-pontos, no 1º parágrafo, introduzem enumeração de fatos que exemplificam desastres naturais.

II. Os travessões isolam, no 3º parágrafo, um comentário explicativo da expressão imediatamente anterior a esse segmento.

III. O travessão único, no final do 4º parágrafo, pode ser corretamente substituído por uma vírgula, sem alteração do sentido original.

IV. As aspas colocadas na frase do final do texto "poupar a galinha dos ovos de ouro" têm por objetivo assinalar a ideia principal do texto.

Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q200854 | Conhecimentos Bancários, BACEN, Escriturário, Banco do Brasil, FCC

Com relação à atuação do Banco Central do Brasil, é correto afirmar que ele

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q4661 | Matemática, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Pretendendo fazer uma viagem à Europa, Mazza foi certo dia a uma Agência do Banco do Brasil comprar euros e dólares. Sabe-se que ela usou R$ 6 132,00 para com- prar € 2 800,00 e que, com R$ 4 200,00 comprou US$ 2 500,00. Com base nessas duas transações, é correto afirmar que, nesse dia, a cotação do euro em relação ao dólar, era de 1 para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q202401 | Informática, Navegadores, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Muito utilizados para interagir com a Internet, os softwares navegadores Internet Explorer da Microsoft e Firefox da Mozilla Foundation, entre outras características, diferem porque apenas um deles faz uso de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q171694 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Foram prescritos 2000 ml de soro glicosado a 5% para serem administrados num período de 6 horas. A velocidade de infusão em gotas por minuto, deverá ser de, aproximadamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q201922 | Conhecimentos Bancários, Atendimento e Marketing, Escriturário, Banco do Brasil, Não definido

O Banco Lovelock encomendou uma pesquisa tentando identificar fatores associados à fidelização de clientes que, potencialmente, podem fazer sua lucratividade crescer. NÃO representa um fator ligado ao aumento da lucratividade por fidelização do cliente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q10431 | Raciocínio Lógico, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Durante 185 dias úteis, 5 funcionários de uma agência bancária participaram de um rodízio. Nesse rodízio, a cada dia, exatamente 4 dos 5 funcionários foram designados para trabalhar no setor X, e cada um dos 5 funcionários trabalhou no setor X o mesmo número N de dias úteis.

O resto de N na divisão por 5 é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q1121 | Informática, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

O Filtro do SmartScreen da Microsoft é um recurso do Internet Explorer que ajuda a detectar sites de Phishing e sites de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q1122 | Informática, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Nos sistemas operacionais como o Windows, as informações estão contidas em arquivos de vários formatos, que são armazenados no disco fixo ou em outros tipos de mídias removíveis do computador, organizados em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q205762 | Técnicas de Vendas e Negociação, Telemarketing, Escriturário, Banco do Brasil, FCC

As atividades do Telemarketing permitem conduzir campanhas de marketing direto e têm se tornado popular nos últimos anos. Seu uso em pesquisa de mercado, em promoção de vendas e em vendas é crescente, devido a um número considerado de vantagens. São vantagens do Telemarketing:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q200617 | Conhecimentos Bancários, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Nos termos da Lei de regência, cabe ao Conselho Monetário Nacional determinar recolhimento de determinado percentual do total dos depósitos e/ou outros títulos contábeis das instituições financeiras, seja na forma de subscrição de letras ou obrigações do Tesouro Nacional, seja na compra de títulos da Dívida Pública Federal, ou ainda, através de recolhimento em espécie. Esse percentual corresponderá a até.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q205115 | Técnicas de Vendas e Negociação, Telemarketing, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da etiqueta empresarial, julgue os itens subseqüentes.

Durante uma ligação telefônica a serviço, o funcionário de um banco, visando estabelecer contato cordial e gerar empatia com o cliente do outro lado da linha, deve empregar termos como querido ou amigo.

  1. ✂️
  2. ✂️

135Q202119 | Matemática, Matemática Financeira, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Um investimento rende a taxa nominal de 12% ao ano com capitalização trimestral.

A taxa efetiva anual do rendimento correspondente é, aproximadamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q4642 | Informática, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Em relação aos recursos comuns, tanto no Windows, quanto no Linux, é INCORRETO afirmar que possuem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q3257 | Conhecimentos Bancários, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

A operação de antecipação de um recebimento, ou seja, venda de uma duplicata (crédito a receber) para uma sociedade de fomento mercantil, mediante o pagamento de uma taxa percentual atrelada ao valor de face da duplicata, constitui o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q22157 | Conhecimentos Específicos, Cultura Organizacional, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Um indivíduo está buscando inspiração para prosseguir nos seus estudos e se depara com um pensamento aristotélico assim desenvolvido: trata-se do produto dos usos e costumes; ela não existe nos homens naturalmente, pois nada do que é natural se adquire pelo costume.

Nesse caso, a referência do filósofo grego está relacionada à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q551681 | Informática, URL, Médico do Trabalho, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Ao digitar a URL http://170.66.11.10:50 na barra de endereços de um navegador, um usuário está tentando conectar-se a um servidor Web utilizando a porta (do servidor)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q10421 | Administração Geral, Administração Geral, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

A cultura é aprendida, transmitida e partilhada. É resultante de um aprendizado por condicionamento social. Ela é construída ao longo do tempo. Em termos empresariais, a cultura também é expressa na maneira como as coisas são feitas, como a empresa está estruturada, etc.

Dessa forma, a cultura organizacional cria o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.