Início

Questões de Concursos Banco do Brasil

Resolva questões de Banco do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q4656 | Técnicas de Vendas e Negociação, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

O Decreto no 5.296/2004 dispõe que os órgãos da administração pública direta, indireta e fundacional, as empresas prestadoras de serviços públicos e as instituições financeiras deverão dispensar tratamento diferenciado em LIBRAS às pessoas portadoras de deficiência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

362Q171370 | Administração Geral, Ambiente Organizacional, Cargos de Nível Médio, Banco do Brasil, CESGRANRIO

A cultura organizacional apresenta aspectos formais e informais, escritos e não escritos, sendo que os aspectos formais são relativos aos aspectos visíveis da organização, enquanto os aspectos informais se referem ao seu aspecto invisível. Constitui-se aspecto invisível da cultura organizacional:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

363Q205118 | Conhecimentos Bancários, Mercados Futuros, Escriturário, Banco do Brasil, FCC

Os contratos negociados nos mercados futuros são caracterizados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q10432 | Raciocínio Lógico, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Numa empresa, todos os seus clientes aderiram a apenas um dos seus dois planos, Alfa ou Beta. O total de clientes é de 1.260, dos quais apenas 15% são do Plano Beta. Se x clientes do plano Beta deixarem a empresa, apenas 10% dos clientes que nela permanecerem estarão no plano Beta. O valor de x é um múltiplo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q170267 | Administração Geral, Ambiente Organizacional, Cargos de Nível Médio, Banco do Brasil, CESGRANRIO

As atividades realizadas em uma empresa diferem das realizadas nas demais empresas em função de diversos aspectos, sejam esses operacionais, culturais, mercadológicos, dentre outros. A cultura organizacional, que contribui ativamente para a diferenciação entre as organizações, é criada e preservada pelas pessoas que, juntas, formam a organização. Essa abordagem tem como base que a cultura organizacional é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q3260 | Conhecimentos Bancários, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Atualmente os grandes bancos do mercado financeiro realizam desde as atividades mais simples, como o pagamento de um título, até as mais complexas, como as operações de Corporate Finance, que envolvem a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

367Q205244 | Conhecimentos Bancários, Atendimento e Marketing, Escriturário, Banco do Brasil, Não definido

A diretoria do Banco ABC tem tentado ampliar suas atividades de “linha de frente” (front office), aumentando o contato dos clientes com suas atividades bancárias. Uma vantagem para o Banco, dentre outras, advinda dessa decisão, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

368Q202851 | Matemática, Estatística e probabilidade, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Um grupo de analistas financeiros composto por 3 especialistas – X, Y e Z – possui a seguinte característica: X e Y decidem corretamente com probabilidade de 80%, e Z decide corretamente em metade das vezes.
Como as decisões são tomadas pela maioria, a probabilidade de o grupo tomar uma decisão correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q4643 | Informática, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Nos processadores de texto Word e BrOffice.org Writer, são comandos com funções e nomes idênticos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

370Q726544 | Conhecimentos Bancários, Sistema de seguros privados e Previdência Complementar, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

O mercado de seguros surgiu da necessidade que as pessoas e as empresas têm de se associar para suportar coletivamente suas perdas individuais. Foram criadas, então, as seguradoras, as corretoras de seguro, além de algumas instituições encarregadas não só de fixar normas e políticas, mas também de regular e fiscalizar esse mercado.

Com o surgimento de tal necessidade, qual instituição foi criada para, além de fiscalizar as seguradoras e corretoras, também regulamentar as operações de seguro, fixando as condições da apólice e dos planos de operação e valores de tarifas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q202981 | Inglês, Interpretação de Textos em Inglês, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Text VII questions 38 through 40

World Bank Brazil country brief
1 With an estimated 167 million inhabitants, Brazil has the
largest population in Latin America and ranks sixth in the world. The
majority live in the south-central area, which includes industrial cities
4 such as São Paulo, Rio de Janeiro and Belo Horizonte. 80% of the
population now lives in urban areas. Rapid growth in the urban
population has aided economic development but also created serious
7 problems for major cities.
Brazils miracle years were in the late 1960s and early 1970s
when double digit-annual growth rates were recorded and the structure
10 of the economy underwent rapid change.
In the 1980s, however, Brazils economic performance was
poor in comparison with its potential. Annual Gross Domestic Product
13 (GDP) growth only averaged 1.5 percent over the period from 1980
to 1993. This reflected the economys inability to respond to
international eventsin the late 1970s and the 1980s: the second oil
16 shock; increase in international real interest rates; the Latin American
external debt crisis and the ensuing cutoff of foreign credit and foreign
direct investment. This lack of responsiveness reflected the largely
19 inward-looking policy orientation that had been in place since the
1960s.
Economic flexibility was further impaired by provisions of the
22 1988 Constitution, which introduced significant rigidities in budgeting
and public expenditure. An outcome of these pressures was a steady
rise in the rate of inflation, which reached monthly rates of 50% by the
25 middle of 1994.

Internet: <http://lnweb18.worldbank.org/Exter/
abe36259ca656c4985256914005207e3?OpenDocumen> (with adaptations).

Considering text VII, judge the items below.

More than 20% of Brazilian population lives in the rural area.

  1. ✂️
  2. ✂️

372Q543749 | Probabilidade e Estatística, Probabilidade, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2018

Em um jogo, os jogadores escolhem três números inteiros diferentes, de 1 a 10. Dois números são sorteados e se ambos estiverem entre os três números escolhidos por um jogador, então ele ganha um prêmio. O sorteio é feito utilizando-se uma urna com 10 bolas numeradas, de 1 até 10, e consiste na retirada de duas bolas da urna, de uma só vez, seguida da leitura em voz alta dos números nelas presentes. Qual é a probabilidade de um jogador ganhar um prêmio no sorteio do jogo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

373Q859660 | Conhecimentos Bancários, Escriturário, Banco do Brasil, Cesgranrio, 2021

Essencialmente, o mercado de capitais canaliza a poupança da sociedade para suprir as necessidades das empresas por recursos produtivos. Promover o fortalecimento de mercados de capitais locais para que se tornem pilares para o desenvolvimento econômico tem sido um objetivo constante, em praticamente toda a comunidade internacional. A sociedade é beneficiada à medida que o mercado de capitais cumpre aquelas que são suas quatro principais funções:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q202380 | Matemática, Frações e Porcentagem, Escriturário, Banco do Brasil, FCC

Suponha que 60 funcionários do Banco do Brasil - 60% dos quais lotados em certa Agência de Florianópolis e, os demais, em determinada Agência de Chapecó - serão di- vididos em grupos, a fim de participar de um curso sobre Desenvolvimento Pessoal. Considerando que todos os grupos deverão conter a mesma quantidade de funcio- nários e que todos os funcionários de cada grupo deverão pertencer à mesma Agência, então a menor quantidade de grupos que poderão ser formados é um número

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

375Q859650 | Administração Geral, Escriturário, Banco do Brasil, Fundação Cesgranrio, 2021

Leia as considerações seguintes sobre o expressivo crescimento das criptomoedas nas movimentações financeiras internacionais. Criptomoeda, ou moeda criptografada, é um ativo digital denominado na própria unidade de conta que é emitido e transacionado de modo descentralizado, independentemente de registro ou validação por parte de intermediários centrais, com validade e integridade de dados assegurada por tecnologia criptográfica e de consenso em rede. Trata-se de instrumentos desenhados para viabilizar transferências de valores em rede de maneira segura e independente de um sistema de intermediação financeira (...). Outro aspecto econômico que merece destaque é o lado político-econômico da atribuição de valor a uma moeda. As moedas estatais de curso forçado contam não apenas com reservas legais, mas também com uma infraestrutura estatal ou privada (fortemente regulada) e com as políticas monetária e cambial oficiais (...). Muitas criptomoedas, mesmo que funcionem como instrumentos descentralizados, têm grande parte de sua base monetária em poder da organização que a desenvolveu.
Stella, J.C. Moedas virtuais no Brasil: como enquadrar as criptomoedas.

Revista da PGBC, v. 11, n. 2, dez. 2017, p. 151, 156. Disponível em: . Acesso em: 24 jul.2021.

O texto sugere que o mercado de criptomoedas é fonte de enorme instabilidade e preocupação dos bancos centrais, porque as empresas emissoras desses ativos monetários

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q205389 | Conhecimentos Bancários, Atendimento e Marketing, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Em um congresso sobre novas ferramentas de vendas, um palestrante afirmou:

"o telemarketing vem-se tornando uma ferramenta fundamental de marketing direto, muito aceita pelos consumidores".

Essa afirmativa merece reparos porque o telemarketing
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q203700 | Conhecimentos Bancários, Atendimento e Marketing, Escriturário, Banco do Brasil, Não definido

Considere um setor bancário hipotético com as seguintes características: inexistência de economias de escala; clientes com baixo custo de troca de banco; baixa necessidade de capital para abertura do negócio; ausência de políticas públicas restritivas.

Dentre as denominadas cinco forças competitivas de Porter, a mais relevante como ameaça a um banco em funcionamento, diante da estrutura setorial apresentada, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

378Q169727 | Administração Geral, Ambiente Organizacional, Cargos de Nível Superior, Banco do Brasil, CESGRANRIO

A cultura organizacional é composta por diversos elementos construídos ao longo do tempo. A cultura organizacional absorve as mudanças e a evolução ocorridas na empresa; por isso, cada organização possui a sua própria cultura.
A cultura organizacional é formada por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q202682 | Informática, Windows, Escriturário, Banco do Brasil, FCC

Em relação aos recursos comuns, tanto no Windows, quanto no Linux, é INCORRETO afirmar que possuem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q203056 | Técnicas de Vendas e Negociação, Marketing de Serviços e Valor, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência a satisfação, valor e retenção de clientes, julgue
os itens de 99 a 106.

O termo marketing surge no início da década de 60 do século passado e, desde então, o cliente é representado como alguém a ser plenamente satisfeito.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.