Questões de Concursos Bombeiro Militar MG

Resolva questões de Bombeiro Militar MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q5172 | História, Soldado Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUMARC

"(...) e em lugar de ouro, de prata e de outros bens que servem de moeda em outras regiões, aqui a moeda é feita de pessoas, que não são nem ouro, nem tecidos, mas sim criaturas. E a nós a vergonha e a de nossos predecessores, de termos, em nossa simplicidade, aberto a porta a tantos males (...)"

Garcia II, Rei do Congo, século XVII

Na citação acima, o Rei do Congo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q43069 | Português, Literatura, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUNDEP

Texto associado.
INSTRUÇÃO: A questão refere-se a noções de Teoria da Literatura: Gêneros Literários; Estilos de Época (do Barroco ao Modernismo - Brasil): Contexto Histórico, características e principais autores.
Literatura é uma das formas artísticas de representação da realidade e do imaginário. Para Ezra Pound (em Abc da literatura. São Paulo: Cultrix, s.d. p.32), “Literatura é linguagem carregada de significado. Grande literatura é simplesmente a linguagem carregada de significado até o máximo possível”.

Considerando os recursos semânticos utilizados pelos escritores para dar forma artística à linguagem, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q43070 | Português, Literatura, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUNDEP

Texto associado.
INSTRUÇÃO: A questão refere-se a noções de Teoria da Literatura: Gêneros Literários; Estilos de Época (do Barroco ao Modernismo - Brasil): Contexto Histórico, características e principais autores.
Estilo de época remete ao conjunto de características comuns a vários escritores quanto ao modo de utilizar a língua, a explorar temas e a refletir uma visão de mundo em determinados períodos da história.

Considerando os estilos de época (do Barroco ao Modernismo no Brasil), é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q374742 | Português, Literatura, Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, 2018

Em relação aos gêneros literários, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q5165 | Física, Soldado Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUMARC

O maior acelerador de partículas do mundo entrou em funcionamento dia 10/09/2008, na fronteira da França com a Suíça. O custo de construção do aparelho foi estimado em mais de 3 bilhões de euros: tecnologia de ponta, um time de cientistas hiper-qualificados do CERN, todo o investimento e a aspiração de grandes resultados científicos, a partir da operação do LHC (Large Hadrons Collider ou Grande Colisor de Hádrons). Trata-se de um “rodo-anel” desenhado para a aceleração de prótons, com extensão de 27 km e um raio tão grande que, uma vez dentro dos túneis, mal se percebe a curvatura do anel magnético. Essa curvatura provoca o choque entre as partículas elementares da matéria (prótons e elétrons) a uma velocidade de aproximadamente 99% da velocidade da luz, com o objetivo de encontrar informações preciosas sobre a existência dos Higgs ou sub-partículas próximas dele.

Qual é o valor em m/s da velocidade que falta ao acelerador de partículas para atingir a velocidade da luz? (velocidade da luz é igual a 300.000. 000 m/s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q43071 | Português, Literatura, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUNDEP

Texto associado.
INSTRUÇÃO: A questão refere-se a noções de Teoria da Literatura: Gêneros Literários; Estilos de Época (do Barroco ao Modernismo - Brasil): Contexto Histórico, características e principais autores.
A literatura brasileira apresenta dois grandes períodos, o colonial e o nacional, divididos pela Proclamação da Independência do Brasil em 1822.

Assinale a alternativa em que se apresenta o autor de destaque do movimento literário identificado entre parênteses.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q16517 | Geografia, Oficial Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, IDECAN

Sabendo-se que em Tóquio, cidade localizada a aproximadamente 140° Leste do meridiano de referência, Greenwich, são 17 horas, horário oficial, e desprezando quaisquer ajustes de fusos entre os países, bem como outras adaptações, que horas (horário oficial) serão na cidade de Porto Alegre, localizada a cerca de 51° a Oeste do meridiano de Greenwich?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q692243 | Biologia, Soldado, Bombeiro Militar MG, FUNDEP, 2019

Em potes de palmito, ou outras conservas, ainda que apresentem aparência normal, podem se encontrar toxinas altamente tóxicas que levam ao óbito. Para se inativar essas toxinas, recomenda-se ferver os potes e as latas por pelo menos 20 minutos, antes de consumir seus produtos.
A toxina presente nesses produtos causa a doença conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q16513 | Português, Oficial Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, IDECAN

Tem-se, na Língua Portuguesa, várias classes de palavras, dentre elas, destacam-se os numerais que podem  indicar  quantidade,  ordem,  aumento proporcional de  quantidade  e  divisão dos  seres. Mas,  em  alguns  casos, os  numerais  exercem a função de qualificar sintagmas. Analise o uso do numeral nas afirmativas. 

I.  Após a investigação, o crime da rua sete foi elucidado. 
II.  Marisa pulou do vigésimo sétimo andar, pois, estava com muitas dívidas. 
III.Gabriel comprou um carro zero no ano passado com o dinheiro que economizou. 
IV.O suspeito estava portando um revólver trinta e oito quando foi abordado pela polícia. 

O numeral NÃO está sendo usado para indicar quantidade ou ordem, apenas nas afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q8428 | Física, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, FUMARC

Num escritório, um ventilador fazia muito barulho e ventilava muito. Paulo, atento, percebeu que o ventilador tinha uma chave 110-220 V. Ele mudou a posição da chave, que estava em 110 V, para 220 V. Ao fazer isso, a potência do chuveiro

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q689940 | Português, Interpretação de Textos, Soldado, Bombeiro Militar MG, FUNDEP, 2019

Texto associado.
                                        Medo do futuro   
A temporada dos furacões começou com estardalhaço, causando danos devastadores pelo mundo. No Japão, três tufões em seguida deixaram uma trilha de morte e destruição. Na Indonésia, a situação é absolutamente trágica.
Mesmo assim, muitos ainda se recusam a associar o aumento da intensidade dos furacões e tempestades ao aquecimento global, ignorando dados e pesquisas científicas de alta qualidade. Obviamente, líderes como Trump, que são apoiados pela indústria de combustíveis fósseis, são os primeiros a ignorar a ciência como um mero incômodo. Lembra-me a imagem do imperador romano Nero, enlouquecido, tocando harpa enquanto Roma queimava. Tenho perguntado a amigos e colegas a razão da relutância de tantos em aceitar o óbvio. Por que pessoas com alto nível de educação, bem-informadas, quando se deparam com a correlação clara do aquecimento global e da poluição, recusam-se a mudar? [...]
Mesmo que não haja apenas uma resposta para isso, podemos dizer algumas coisas sobre essa apatia que afeta os que manipulam o poder e muitos outros. As pessoas só mudam sob pressão, seja ela real ou imaginária. Quanto maior a pressão, mais rápida a mudança. Historicamente, a mobilização social de larga escala só ocorre quando uma nação ou um grupo luta contra um inimigo comum. Quando líderes políticos invocam o patriotismo, fazem isso com a intenção clara de unificar a população, que lutaria, assim, contra uma ameaça à nação, seja ela real ou inventada. Os EUA só começaram a participar da Segunda Guerra Mundial após os japoneses terem bombardeado o porto de Pearl Harbor, no Havaí, em 1941, ainda que a guerra já estivesse devastando a Europa desde 1939.
No caso da mudança climática e da correlata falta de mobilização social, o que falta é essa pressão que provoca mudanças. Muitas pessoas, incluindo as que entendem os princípios do aquecimento global como sendo provocado pelo excesso de poluição, encolhem os ombros, afirmando que isso é coisa para muito tempo no futuro. Por que fazer algo agora, certo? Para que proteger o uso e a qualidade da água, proteger o ambiente e as áreas litorâneas de baixo relevo, ou usar fontes de energia alternativas ou mais limpas? Para que essa pressa toda em mudar nosso estilo de vida?
Existem algumas cidades que estão tomando providências, e uma exemplar é Miami, nos EUA, cuja orla vem, já, sofrendo com o aumento do nível do mar. Obras estão elevando as ruas e avenidas, muralhas protetoras estão sendo construídas em áreas críticas, bombas e sistemas de drenagem estão sendo instalados. Por que em Miami? Porque na cidade já ocorreram diversos incidentes ligados a furacões e tempestades que são consequência do aquecimento global.
Quanto mais se espera, maiores serão os custos e maior será o número de mortos e feridos. O que Miami está fazendo deveria ser imitado por todas as cidades costeiras ameaçadas. O Rio de Janeiro é uma delas, e também Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, etc.
O aquecimento global é obviamente muito diferente das invasões nazistas durante a Segunda Guerra, mas a ameaça de uma grande catástrofe social é real. O problema, ao contrário de um inimigo bem definido durante uma guerra, é que, no aquecimento global, somos nossos próprios inimigos, e cada um de nós tem um papel na crise. A poluição global não enxerga fronteiras entre países ou diferenças culturais. A atmosfera, os oceanos, os rios, todos nós dividimos a culpa e arcamos com as consequências, mesmo que, obviamente, alguns tenham muito mais culpa do que outros.
O ponto é que o indivíduo raramente pensa no efeito cumulativo da ação de muitas pessoas: se eu jogo esse saco plástico no mar, é só um, não muda nada. E quando milhões de pessoas pensam do mesmo jeito e jogam sacos de plástico no mar? Veja o exemplo do Chile, proibindo sacos de plástico no país inteiro!
Se milhões devem escapar das regiões costeiras, para onde irão? E se 4 milhões de cariocas invadirem São Paulo? Quais seriam as perdas econômicas e ambientais? Quanto maior o envolvimento da mídia, mais cientistas participarão da iniciativa de educar a população sobre os riscos sociais do aquecimento global. E, com isso, espero, a pressão para uma mudança geral de perspectiva aumentará.
A questão é quanta pressão, quanta evidência, será necessária para promover uma mudança global da forma que precisamos sabendo que, para muitos, essas mudanças serão incômodas?
GLEISER, Marcelo. Folha de S.Paulo, São Paulo, 7 out. 2018. Disponível em:. Acesso em 7: out. 2018. [Fragmento].
O tema central abordado no texto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q16522 | História, Oficial Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, IDECAN

“As grandes navegações foram um conjunto de viagens marítimas que expandiram os limites do mundo conhecido até então. Mares nunca antes navegados, terras, povos, flora e fauna começaram a ser descobertos pelos europeus. E muitas crenças passadas de geração a geração foram conferidas, confirmadas, ou desmentidas. Eram crenças de que os oceanos eram povoados por animais gigantescos ou que em outros lugares habitavam seres estranhos e perigosos. Ou que a terra poderia acabar a qualquer momento no meio do oceano, o que faria os navios caírem no nada.”
(Disponível em: http://www.brazilsite.com.br/historia/desco/desco04.htm)

As viagens pelo oceano Atlântico, que receberam na historiografia a denominação de Expansão Marítima Europeia, tiveram como pano de fundo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q5162 | Física, Soldado Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUMARC

Nas rodovias brasileiras de pista dupla, a velocidade máxima permitida é de 110km/h (aproximadamente de 30,5m/s). Infelizmente, o índice de acidentes rodoviários é muito alto, quase sempre provocados pela imprudência dos motoristas, que ultrapassam o limite máximo de velocidade. Ocorrem também casos em que a conduta dos motoristas frente a um acidente é negligente, sinalizando-se de forma deficiente os arredores do ocorrido e dessa forma conduzindo a novos acidentes. Se uma colisão tem lugar numa estrada, qual deve ser a distância mínima de sinalização com cones ou outros objetos para que um carro a 110km/h consiga desacelerar e evitar a colisão? (considere a desaceleração máxima do carro como -3,05m/s).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q374813 | Português, Literatura, Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, 2018

Em relação às três gerações de escritores românticos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q5158 | Matemática, Soldado Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUMARC

Brincando com uma calculadora, Pedro digitou o número 777. Em seguida, foi subtraindo 7 sucessivamente, até obter um número negativo. Nesse caso, quantas vezes Pedro apertou a tecla do número 7?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q16516 | Geografia, Oficial Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, IDECAN

“A teoria da tectônica de placas é recente, mas sua formulação baseia-se em mais de 100 anos de especulações, pesquisas geológicas e debates. Com a formulação da teoria da tectônica de placas surge uma nova explicação para um dos mais antigos e controvertidos temas da geologia – o da deriva continental. A ideia de que os continentes não foram fixos durante toda a história da Terra e, sim, de que sofreram movimentos relativos sobre a sua superfície só agora se torna mais compreensível e aceita com a explicação do ponto de vista da tectônica de placas.”

(Popp, José Henrique. Geologia Geral. 6ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010 p. 11.)

Sobre a teoria da tectônica de placas, analise.

I. Procura demonstrar que a superfície semirrígida da crosta sofre movimentos sobre uma porção inferior, quente e fluida, denominada astenosfera.
II.A superfície semirrígida da crosta sofre movimentos; com isso, as rochas superficiais sofrem deformações, produzindo estruturas características, conhecidas como produtos do tectonismo.
III.O fenômeno da tectônica de placas processa-se em escala global, mas se encontra evidenciado segundo direções preferenciais ou regionais.

Estão corretas as alternativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q43068 | Português, Literatura, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUNDEP

Texto associado.
INSTRUÇÃO: A questão refere-se a noções de Teoria da Literatura: Gêneros Literários; Estilos de Época (do Barroco ao Modernismo - Brasil): Contexto Histórico, características e principais autores.
Gênero literário é a categoria à qual pertence uma obra com base em suas características predominantes, que possibilitam o agrupamento por semelhanças.

Em relação aos gêneros literários, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q43072 | Português, Literatura, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUNDEP

Texto associado.
INSTRUÇÃO: A questão refere-se a noções de Teoria da Literatura: Gêneros Literários; Estilos de Época (do Barroco ao Modernismo - Brasil): Contexto Histórico, características e principais autores.
Em relação à autoria das obras literárias brasileiras do século XX, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q16527 | Biologia, Oficial Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, IDECAN

A Aids,  ou  Síndrome  da  Imunodeficiência Adquirida,  é  uma  doença  sexualmente  transmissível  (DST)  causada  pelo  vírus HIV. Sobre essa doença, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.