Questões de Concursos Bombeiro Militar MG

Resolva questões de Bombeiro Militar MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q5156 | Matemática, Soldado Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUMARC

Uma pessoa, ao efetuar a multiplicação de um número inteiro x por 186, achou o produto 24552. Ao conferir o resultado, percebeu que havia se enganado, trocando em x as posições do algarismo das unidades com o das dezenas. Nessas condições, a diferença entre o produto correto e o produto que obteve é um número entre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q5166 | Física, Soldado Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUMARC

Durante o dia, a luz branca vinda do Sol reflete e refrata sobre a Terra provocando vários fenômenos visuais importantes e interessantes aos seres vivos e suas relações cotidianas.

A chuva interfere nesses fenômenos, provocando alterações no campo visual, principalmente nas ruas e rodovias, prejudicando a visibilidade dos motoristas, mesmo durante o dia, e parcialmente com a presença da luz solar.

Com base nessas informações, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q8430 | Física, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, FUMARC

Do alto de um edifício, uma pedra é abandonada. Sua energia potencial gravitacional nesse instante era de 400 J. A resistência do ar não é desprezível durante a queda. São feitas quatro afirmações sobre o movimento da pedra, do instante em que foi abandonada até o instante imediatamente anterior a ela tocar o solo.

A afirmação CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q5170 | Geografia, Soldado Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUMARC

Mapa IDH - Prova Bombeiro MG
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q43078 | Direitos Humanos, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUNDEP

Considerando o que expressamente prevê a Constituição da República Federativa do Brasil, é CORRETOafirmar que a erradicação da pobreza e da marginalização constitui:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q16514 | Português, Oficial Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, IDECAN

tirinha turma da mônica

O processo de  formação de palavras ocorre em qualquer  idioma. Na  Língua Portuguesa,  as palavras  são  formadas  basicamente  por  dois  processos:  derivação  e/ou  composição.  Assinale  a  alternativa  que  apresenta  o  processo  de  formação da palavra “semanada” utilizada pelos personagens na tirinha em estudo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q687622 | Geografia, Soldado, Bombeiro Militar MG, FUNDEP, 2019

Leia o trecho a seguir.
“Esquematicamente, uma rede é um sistema integrado de fluxos. A rede é constituída por pontos de acesso, arcos de transmissão e nós ou polos de bifurcação. [...] Numa rede, o valor dos lugares se define pelo grau de acesso que eles oferecem ao conjunto da rede.
”TERRA, Lygia; ARAÚJO, Regina; GUIMARÃES, R. B. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2010. p. 18 (Adaptação).
É incorreto afirmar que as redes vigentes no espaço mundial contemporâneo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q694301 | Direito Constitucional, Direitos e Garantias Fundamentais, Soldado, Bombeiro Militar MG, Gestão de Concursos, 2019

Considere que o partido político X foi fundado e registrado em 2006, possui mais de 5 000 filiados e mais de 500 diretórios municipais, além de ter 12 deputados federais e um senador.
Segundo a Constituição da República, o referido partido tem legitimidade para propor mandado de segurança coletivo porque tem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q5150 | Direitos Humanos, Soldado Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUMARC

Considere as assertivas abaixo sobre o Estatuto do Idoso e, após, marque a opção correta:

I - Se o idoso ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover o seu sustento, impõe-se ao Poder Público esse provimento, no âmbito da assistência social.
II - É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.
III - Aos idosos, a partir de 65 (sessenta e cinco) anos, que não possuam meios para prover sua subsistência, nem de tê-la provida por sua família, é assegurado o benefício mensal de 1 (um) salário-mínimo, nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS.
IV - É assegurada prioridade na tramitação dos processos e procedimentos e na execução dos atos e diligências judiciais em que figure como parte ou interveniente pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, em qualquer instância.

São VERDADEIRAS as assertivas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q43073 | História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUNDEP

Leia o trecho a seguir.

“A atual Constituição Brasileira estabelece como um dos objetivos fundamentais do Estado promover o bem estar de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Decorre desse princípio o repúdio ao racismo, declarado crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão (Art. 5º, XLII) [...].”

COTRIM, Gilberto. História Global Brasil e Geral. Volume único. São Paulo: Ed. Saraiva, 2008, 7ª tiragem. p. 393.

A finalização oficial da escravidão no Brasil percorreu um longo caminho até a Lei Áurea de 1888, e até hoje ainda se pode vivenciar situações de desrespeitos. Essa luta foi iniciada em 1850, com a lei que proibia o tráfico de escravos da África para o Brasil.

Essa lei é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q5153 | Direitos Humanos, Soldado Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUMARC

São Direitos Humanos Fundamentais de segunda dimensão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q16533 | Física, Oficial Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, IDECAN

Um veículo mantendo velocidade escalar constante de 72 km/h e em trajetória retilínea se aproxima de um semáforo que se encontra aberto. No instante em que o semáforo se fecha, o veículo passa a apresentar uma desaceleração constante até atingir o repouso, deslocando, nesse trecho de desaceleração, uma distância de 40 m. Considerando que o semáforo se mantém fechado por um minuto, então o intervalo de tempo em que esse veículo fica parado esperando o semáforo abrir é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q8423 | Direitos Humanos, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, FUMARC

Ana, de 8 anos de idade, foi abandonada por sua mãe e, depois de perambular pelas ruas da capital, foi levada para um abrigo. Considerando o caso hipotético e o que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei 8.069/90, pode-se afirmar que o dever de proteção estabelecido na lei a todas as crianças e adolescentes, estejam ou não em situação de abandono, se estende
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q544764 | Física, Termologia, Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, 2018

Quando ocorrem variações exageradas de temperatura, um fenômeno comum que se pode observar é a dilatação dos corpos. Tal fenômeno é observado, por exemplo, em um local em que ocorre um incêndio. Analisando a dilatação de dois objetos distintos, essa dilatação dependerá apenas da(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q16530 | Biologia, Oficial Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, IDECAN

Devido à redução da biomassa na passagem de um nível trófico para outro, a concentração do produto tóxico aumenta nos organismos ao longo da cadeia e os organismos dos últimos níveis tróficos acabam absorvendo doses altas dessas substâncias prejudiciais à saúde. É correto afirmar que o fenômeno descrito é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q43066 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUNDEP

Texto associado.
Genes no banco dos réus

O que você faria se pudesse decidir sobre a cor dos olhos de seu filho, seu tipo físico ou até mesmo sua aptidão para determinada profissão? Escolhas ainda inviáveis tecnicamente, mas que já suscitam profundas reflexões éticas, fazem parte dos tópicos levantados pela geneticista Mayana Zatz em seu livro GenÉtica: escolhas que nossos avós não faziam, lançado [...] pela Editora Globo.

Coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano, na Universidade de São Paulo (CEGH/USP), Zatz foi uma das pioneiras no uso de técnicas de biologia molecular para o estudo de genes humanos no Brasil. A geneticista também esteve à frente do debate no Supremo Tribunal Federal em defesa do uso de embriões humanos em pesquisas com células-tronco.

Por meio de uma escrita apaixonada, a pesquisadora elege temas atuais relacionados à biotecnologia e expõe conflituosos casos que vivenciou ao longo de sua trajetória. De linguagem acessível e envolvente, o livro é permeado por referências a filmes, livros de divulgação científica, notícias de grande destaque e artigos científicos.

Ao oferecer à população serviços de detecção de doenças com base genética no CEGH, a pesquisadora se defronta diariamente com dilemas que não têm uma resposta simples e correta. Os testes genéticos podem, por exemplo, revelar não apenas que o paciente é portador de doença grave, mas também que o seu suposto pai não é seu progenitor.

O médico, então, se vê diante de uma encruzilhada: contar ou não contar sobre a falsa paternidade ao paciente, uma vez que esse resultado não lhe foi solicitado? Como não há um respaldo legal para esse tipo de situação, a decisão fica a cargo da equipe médica.

No livro, Zatz critica essa falta de mecanismos legais para proteger os pacientes envolvidos em testes genéticos no Brasil. “A informação genética faz parte de nossa individualidade e deve ser tratada como qualquer outro tipo de informação pessoal”, defende. Um dos riscos de esses dados se tornarem públicos está na possibilidade de eles serem usados indevidamente por companhias de seguro de saúde e de vida.

Informar, apoiar e ajudar a interpretar os testes genéticos junto ao paciente é tarefa de uma equipe interdisciplinar, que deve contar com geneticistas, psicólogos e médicos, e faz parte do chamado aconselhamento genético. Apesar do nome, “o geneticista não aconselha, ele deve apenas cuidar para que as possibilidades de escolha de seus pacientes sejam informadas e esclarecidas”.

A geneticista recorda no livro a história noticiada em maio de 2011 de um casal que teve trigêmeas após tratamento de fertilização in vitro e quis, após o nascimento, ficar apenas com duas filhas. “Dois é suficiente, três é demais?”, questiona a pesquisadora.

O caso também serve de alerta para a questão da gravidez múltipla, comum na reprodução assistida devido à implantação de muitos pré-embriões no útero da mulher. Essa condição aumenta o risco de nascimentos prematuros e de recém-nascidos com problemas intelectuais e de saúde em geral.

Zatz relata ainda que, nos próximos anos, será possível sequenciar genomas individuais por apenas mil dólares. Se à primeira vista a notícia soa como um avanço, a pesquisadora alerta para o excesso de confiança depositado no material genético como única forma de determinar as características futuras do indivíduo.

O livro deixa mais perguntas que respostas e nos faz refletir sobre a importância da discussão mais ampla sobre decisões que já vêm sendo tomadas no dia a dia, mas que ainda se encontram no limbo da legislação.

Nesse sentido, um último alerta da pesquisadora: “Enquanto as questões éticas são pensadas e discutidas depois de anunciadas as novas descobertas, o comércio anda sempre na frente”. Nem sempre a favor dos mais afetados. 

REZNIK, Gabriela. Genes no banco dos réus. Ciência Hoje. Disponível em: .
[Fragmento] Acesso em: 2 fev. 2016. (Adaptação)
Leia este fragmento do texto:

De linguagem acessível e envolvente, o livro é permeado por referências a filmes, livros de divulgação científica, notícias de grande destaque e artigos científicos.

Considerando as classes de palavras prescritas pelas gramáticas tradicionais da Língua Portuguesa, classificam-se como substantivos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q5152 | Direitos Humanos, Soldado Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUMARC

Assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q16521 | História, Oficial Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, IDECAN

Leia os textos a seguir.

“A economia funciona por uma ordem natural inerente e pré-existente. De acordo com essa premissa, as atividades humanas devem ser mantidas em harmonia com as leis naturais. ‘Laissez faire, laissez passer’ (deixe fazer, deixe passar) – expressão creditada a Vincent de Gournay e que é o resumo de um conceito que determinava que os governos não deveriam interferir nas atividades humanas, sendo que estas estariam em conformidade com as leis naturais. Além disso, dão ênfase na agricultura — era consenso que a indústria, comércio e manufatura estavam subordinadas à agricultura, e, em menor proporção à mineração, por serem estas as fontes de riqueza, enquanto que os demais setores não detinham o fator produção, sendo, na concepção fisiocrata, meros transformadores.”
(MACHADO, Luiz, 2011.)

“Segundo esse pensador, o Estado poderia, em ocasiões pontuais, intervir para evitar a ocorrência de monopólios ou de cartéis comerciais, uma vez que o mercado para se autorregular necessita de competitividade, livre concorrência, a fim de atender os anseios da sociedade, tanto na produção quanto na qualidade dos produtos ofertados e até mesmo no preço destes. Afinal, a intervenção direta do Estado na economia acarretaria na redução do bem estar-social.”
(Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/a-ideia-central-do-pensamento-economico.)

Ao analisar os dois textos e tendo em vista o contexto em que surgiram, é possível identificá-los corretamente como pensamentos pertencentes às seguintes correntes filosóficas, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q43083 | Biologia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUNDEP

As glândulas adrenais situam-se acima da porção cefálica dos rins e estão associadas a diversas funções no metabolismo humano, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.