Questões de Concursos Bombeiro Militar SC

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101Q240047 | Química, Soldado 3° Classe, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

"O bicarbonato de sódio é útil em quase tudo. Pode ser usado umas pitadas em cima do creme dental, ajuda a branquear os dentes. Usa-se uma colher (cafezinho) em ½ copo de água para fazer bochecho após escovar os dentes, ajuda a combater cárie dentária e aftas. Quando sai firidinha no canto da boca ou na língua, coloca-se uma pitada em cima, arde e queima um pouquinho, mas logo cura, aplicar 3xdia. Usa-se também em bolos junto do fermento bem pouquinho para massa ficar leve. Usa-se como antiácido para aliviar dor de estômago. Usa-se com água morna uma colher (sopa) bem cheia em meio litro de água, para limpar a geladeira, tira o odor impregnado de alimentos. E também tem várias dicas de limpeza onde é utilizado o bicarbonato de sódio. Enfim, se faz várias coisas com bicarbonato de sódio, por isto é importante sempre ter em casa."(Fonte: WWW.lacos.Wordpress.com/2008/01/17.) O bicarbonato de sódio pode ser classificado como sal

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102Q240472 | História, Soldado 3° Classe, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

A economia do Estado de Santa Catarina é diversificada e no território são desenvolvidas atividades econômicas, tais como, industriais, extrativismo (animal, vegetal e mineral), agricultura, pecuária, pesca e turismo. Considerando essa diversificação econômica, analise as alternativas a seguir e assinale a única incorreta.

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103Q238488 | Matemática, Soldado 3° Classe, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

Um prisma regular reto possui 18 arestas. Então podemos afirmar que ele possui:

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104Q240609 | Primeiros Socorros, Soldado 3° Classe, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

As paradas cardiorrespiratórias neonatais são predominantemente por asfixias. Contudo, quando há etiologia claramente cardíaca, realiza-se a razão de 15:2 ou 30:2 para reanimação cardiopulmonar, respectivamente com 2 ou 1 socorrista. Sendo assim, quando o motivo for asfixia, independente do número de socorristas, essa razão deve ser de?

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105Q240754 | Química, Soldado 3° Classe, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

"A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve. Pela sua disponibilidade e características, a madeira foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pela humanidade, mantendo, apesar do aparecimento dos materiais sintéticos, uma imensidade de usos diretos e servindo de matéria-prima para múltiplos outros produtos. É também uma importante fonte de energia, sendo utilizada como lenha para cozinhar e outros usos." (Fonte: http://pt.wikipedia.org) Em relação à composição química elementar da madeira, pode-se afirmar que não há diferenças consideráveis, levando-se em conta as madeiras de diversas espécies. Os principais elementos existentes são: Carbono (C )48%, Hidrogênio (H )6%, Oxigênio (O ) 44% e Nitrogênio (N ) 1%; além destes elementos encontram-se pequenas quantidades de cálcio (C(A), potássio (K ), magnésio (Mg) e outros, constituindo as substâncias minerais existentes na madeira. Em um churrasco realizado por um certo gaúcho, em sua residência, foi consumido 1,7 Kg de madeira para assar toda a carne. Supondo que a combustão do carbono seja completa, a quantidade em matéria (mol) formada de gás carbônico será: Dados: C=12g/mol.

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106Q240071 | Português, Interpretação de Textos, Soldado 3° Classe, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

Texto associado.

Leia a carta a seguir para responder às questões de 1 a 5.

Entendo que há um longo processo histórico-cultural sobre o qual muitos falam na superfície, mas poucos têm coragem de pensá-lo em profundidade: somos muito mal educados no sentido dos resultados efetivos aos quais chegam os processos de Ribeirão Preto, 16 de novembro de 2013. Oi Maria, Fico no regalo por nossa interlocução verdadeira, pois além do sentido dado pela fisiologia, a palavra sinapse indica, do latim synapsis, e do grego súnapsis, a ação de juntar, ligação, união. É o que temos a nos unir para fugir e nos manter longe das famigeradas e desagradáveis conversas fáticas apontadas por você. Você faz, em torno desse conteúdo, uma série de perguntas iniciais que expõem o nosso comportamento médio humano de uma forma dura e verdadeira, muito distante da hipocrisia que costuma cercar as relações que costumo denominar "de superfície". Não somos verdadeiros o tempo todo porque convivemos na quase totalidade desse mesmo tempo em "autoengano", conforme diz o prof. Eduardo Gianetti em seu livro homônimo (1997), ou seja, mentindo excessivamente para nós mesmos! Veja o que ele diz sobre esse ato comum e corriqueiro: "se enganar outro ser humano é uma ação que pressupõe um descompasso de informação, enganar a si mesmo não seria uma impossibilidade lógica? Se posso enganar o outro, é pelo fato de ele não saber algo que conheço. [...] A aparente contradição é afastada quando percebemos que o fulcro do auto-engano está na capacidade que temos de sentir e de acreditar sinceramente que somos aquilo que não somos. [...] Abandonados a ele, perdemos a dimensão que nos reúne às outras pessoas e possibilita a convivência social". E Gianetti conclui, incisivo: aí está a origem "dos sofrimentos que muitas vezes causamos a nós mesmos e às pessoas que nos cercam". Fui longo nessa citação, eu sei, mas entendo que ela se faz necessária quando reconhecemos no pensamento do outro aquilo que explica com fundamento o que já pensamos sobre o real, afinal, o conhecimento é uma construção coletiva. Respondo às suas quatro primeiras perguntas com tal menção, pois ela resume o que penso sobre a nossa falta de verdade individual e cotidiana! Mas ainda não respondi a outra pergunta central que você fez e a reproduzo agora: "Por que a sociedade impõe que usemos máscaras em diferentes contextos sociais?" Essas tais "máscaras sociais" são verdadeiramente complexas, pois temos nelas internalizados, e em tempo interativo simultâneo, os três principais elementos que compõem a dinâmica central da vida cotidiana, quais sejam, indivíduo, sociedade e cultura. Na sociologia, denominamos essas "máscaras" de "face" em função dos estudos de um cientista social canadense, ErvingGoffman. Em seu texto "A elaboração da face: uma análise dos elementos rituais na interação social", Goffman nos coloca em uma condição permanente: somos atores sociais em ação teatral constante no palco social. Em sua concepção, o nosso semblante (a "face") expõe a representação que fazemos dos nossos personagens diante de um público, de forma que ele o define assim: é "o valor social positivo que uma pessoa efetivamente reclama para si mesma através daquilo que os outros presumem ser a linha por ela tomada durante um contato específico". Isso significa que a nossa "face" é uma imagem desenhada e construída por nós mesmos por muito tempo e nos mais diversos tipos de interação pública em função de atributos sociais previamente aprovados e, por isso, ela é partilhada por outros indivíduos. Daí ela conotar, para além dos seus significados usuais de palavra, dignidade, autorrespeito e prestígio. Em conclusão, a nossa "face social" define-se pelo que possuímos de mais pessoal que é, simultaneamente, para Goffman, um mero empréstimo que nos foi dado pela cultura e pela sociedade, de modo que é possível perdê-la no caso de não nos comportarmos para bem merecê-la, conforme a ótica social. Por esse motivo, sinceramente, não sei se tenho ou uso menos máscaras do que você! Percebe a profundidade do problema? Se somarmos a ideia de "auto-engano" de Gianetti ao conceito de "face" de Goffman, teremos elementos de trabalho para uma discussão profunda sobre a condição do indivíduo humano, nós, na vida social complexa dos nossos dias... Quer dar seguimento a ela? Proponha... [...] Você perguntou por fruto de "observação empírica e indignada": "O homem sempre foi ruim, egoísta, sem senso de coletividade e de amor ao próximo, ou hoje apenas temos a impressão de que esses sentimentos predominam devido à rápida transmissão de informação?" "Há mais maldade hoje do que antigamente?" Ressalvo, apesar de resistir ao caminho da resposta afirmativa, também não quero ser meramente otimista! As leituras que tenho em Antonio Gramsi levam-me a insistir em pensar com os critérios do "pessimismo da razão e do otimismo da vontade"! socialização primária e secundária, isto é, família e escola não têm sido bem sucedidas nos seus atos diários de "fazer gente". Isso significa que não nos educamos para a autonomia a partir dos paradigmas da prática da cooperação e do respeito ao indivíduo, mas sim para viver formas básicas de dependência familiar e pessoal ciumentas, possessivas e competitivas baseadas na máxima do provérbio da neurose individualista e insaciável da escassez, "A farinha tá pouca, no meu pirão primeiro!". Não acato a clássica ideia de Hobbes de que os homens são "maus por natureza", lobos de si próprios por possuírem poder de violência ilimitado; mas também não entendo que o homem seja bom pela mesma natureza e que é a sociedade que o corrompe, como defendeu Rousseau. A meu ver, os filósofos do "contrato social" erraram na origem, mesmo que Rousseau tenha refletido muito sobre a educação, no ponto exato em que exaltaram o individualismo como princípio e base da condição existencial humana. Se nascemos presos a ele e focados apenas no leite do peito da mãe para sobreviver, e isso é um fato, essa condição concreta inicial não justifica que a nossa educação reproduza culturalmente essa condição humana primordial e primária. Por isso, educar vem, em sua etimologia, do latim, "educare", que significa "educar, instruir" e "criar". Essa palavra, composta por "ex", "fora", e "ducere", "guiar, conduzir, liderar", denota a ideia de que introduzir alguém ao mundo por meio da educação significa levar a pessoa para fora de si mesma, ou seja, construir com ela condições e pontes para que viva plenamente aquilo que mais existe para além dela mesma. Partindo dessa matriz, posso afirmar que não damos à educação a importância que ela tem para a prática da cooperação no lugar da competição, essa é a verdade e o fenômeno não é apenas brasileiro! É isso que temos que transformar para que eu venha a discordar plenamente do que você reclama em queixa pertinente: "A honra importa? Já lhe respondo: Não! O que importa, infelizmente, é o carro que se tem, a casa que se tem, a roupa que se veste, o lugar (e não a comida) em que se come e a cultura que se ingere". "Não importa o que fez para ter essa vida, não importa se passou por cima de pessoas para ganhar esse dinheiro; importa essa aparência..." Não sei se houve mesmo, Maria, esse tempo das "pessoas mais antigas" no qual "o nome valia a honra", pois me parece que a única "honra" que lá valia era, e é, a dos que ocupavam, e ocupam, os andares de cima da sociedade, justamente os que menos valiam, e valem, por ter menos palavras e princípios éticos nos quais se confiar. [...]

Meu abraço é um convite!

João

FERREIRA, DELSON. "Condição humana e educação". Ribeirão Preto, SP, nov. de 2013. (não publicado)

A expressão: "essa condição humana primordial e primária" refere-se

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107Q240621 | Informática, Navegadores, Soldado 3° Classe, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

Nos navegadores de internet (Browsers) mais atuais, é possível abrir várias guias ao mesmo tempo. Qual a combinação de teclas de atalho que permite fechar uma aba de cada vez?

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108Q239915 | Química, Soldado 3° Classe, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

Como se sabe, os metais não se encontram de forma pura na natureza, é preciso extrair e

posteriormente purificar para obtê-los sem resíduos (impurezas). O primeiro a realizar a façanha de

purificar metais através da eletrólise foi Charles Hall, no ano de 1886. A Eletrólise é um método muito

usado para este fim em razão da economia e eficiência desse método. No processo da eletrólise da

alumina ( Al2O3 ), pode-se afirmar que

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109Q238708 | Geografia, Soldado 3° Classe, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

Alguns dados populacionais, urbanísticos e de desenvolvimento social do estado de Santa Catarina são divulgados com frequência pelos veículos de comunicação, no entanto é incorreto afirmar que

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110Q239448 | História, Soldado 3° Classe, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

A escravidão, também denominada de escravismo, escravagismo ou escravatura, é uma prática social de exploração humana, onde o escravo é considerado uma mercadoria. Sob o ponto de vista histórico, pode-se afirmar que a escravidão se enquadra nos seguintes aspectos, exceto:

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111Q240228 | Matemática, Soldado 3° Classe, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

Seja a função do 1º grau f:R?R, tal que f transforma a Progressão Aritmética 3, 7, 11, 15, 19, 23..., em outra Progressão Aritmética 5, 25, 45, 65, 85, 105... Qual é a lei de formação dessa função f?

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112Q239080 | Português, Soldado 3° Classe, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

Texto associado.

Leia a carta a seguir para responder às questões de 1 a 5.

Entendo que há um longo processo histórico-cultural sobre o qual muitos falam na superfície, mas poucos têm coragem de pensá-lo em profundidade: somos muito mal educados no sentido dos resultados efetivos aos quais chegam os processos de Ribeirão Preto, 16 de novembro de 2013. Oi Maria, Fico no regalo por nossa interlocução verdadeira, pois além do sentido dado pela fisiologia, a palavra sinapse indica, do latim synapsis, e do grego súnapsis, a ação de juntar, ligação, união. É o que temos a nos unir para fugir e nos manter longe das famigeradas e desagradáveis conversas fáticas apontadas por você. Você faz, em torno desse conteúdo, uma série de perguntas iniciais que expõem o nosso comportamento médio humano de uma forma dura e verdadeira, muito distante da hipocrisia que costuma cercar as relações que costumo denominar "de superfície". Não somos verdadeiros o tempo todo porque convivemos na quase totalidade desse mesmo tempo em "autoengano", conforme diz o prof. Eduardo Gianetti em seu livro homônimo (1997), ou seja, mentindo excessivamente para nós mesmos! Veja o que ele diz sobre esse ato comum e corriqueiro: "se enganar outro ser humano é uma ação que pressupõe um descompasso de informação, enganar a si mesmo não seria uma impossibilidade lógica? Se posso enganar o outro, é pelo fato de ele não saber algo que conheço. [...] A aparente contradição é afastada quando percebemos que o fulcro do auto-engano está na capacidade que temos de sentir e de acreditar sinceramente que somos aquilo que não somos. [...] Abandonados a ele, perdemos a dimensão que nos reúne às outras pessoas e possibilita a convivência social". E Gianetti conclui, incisivo: aí está a origem "dos sofrimentos que muitas vezes causamos a nós mesmos e às pessoas que nos cercam". Fui longo nessa citação, eu sei, mas entendo que ela se faz necessária quando reconhecemos no pensamento do outro aquilo que explica com fundamento o que já pensamos sobre o real, afinal, o conhecimento é uma construção coletiva. Respondo às suas quatro primeiras perguntas com tal menção, pois ela resume o que penso sobre a nossa falta de verdade individual e cotidiana! Mas ainda não respondi a outra pergunta central que você fez e a reproduzo agora: "Por que a sociedade impõe que usemos máscaras em diferentes contextos sociais?" Essas tais "máscaras sociais" são verdadeiramente complexas, pois temos nelas internalizados, e em tempo interativo simultâneo, os três principais elementos que compõem a dinâmica central da vida cotidiana, quais sejam, indivíduo, sociedade e cultura. Na sociologia, denominamos essas "máscaras" de "face" em função dos estudos de um cientista social canadense, ErvingGoffman. Em seu texto "A elaboração da face: uma análise dos elementos rituais na interação social", Goffman nos coloca em uma condição permanente: somos atores sociais em ação teatral constante no palco social. Em sua concepção, o nosso semblante (a "face") expõe a representação que fazemos dos nossos personagens diante de um público, de forma que ele o define assim: é "o valor social positivo que uma pessoa efetivamente reclama para si mesma através daquilo que os outros presumem ser a linha por ela tomada durante um contato específico". Isso significa que a nossa "face" é uma imagem desenhada e construída por nós mesmos por muito tempo e nos mais diversos tipos de interação pública em função de atributos sociais previamente aprovados e, por isso, ela é partilhada por outros indivíduos. Daí ela conotar, para além dos seus significados usuais de palavra, dignidade, autorrespeito e prestígio. Em conclusão, a nossa "face social" define-se pelo que possuímos de mais pessoal que é, simultaneamente, para Goffman, um mero empréstimo que nos foi dado pela cultura e pela sociedade, de modo que é possível perdê-la no caso de não nos comportarmos para bem merecê-la, conforme a ótica social. Por esse motivo, sinceramente, não sei se tenho ou uso menos máscaras do que você! Percebe a profundidade do problema? Se somarmos a ideia de "auto-engano" de Gianetti ao conceito de "face" de Goffman, teremos elementos de trabalho para uma discussão profunda sobre a condição do indivíduo humano, nós, na vida social complexa dos nossos dias... Quer dar seguimento a ela? Proponha... [...] Você perguntou por fruto de "observação empírica e indignada": "O homem sempre foi ruim, egoísta, sem senso de coletividade e de amor ao próximo, ou hoje apenas temos a impressão de que esses sentimentos predominam devido à rápida transmissão de informação?" "Há mais maldade hoje do que antigamente?" Ressalvo, apesar de resistir ao caminho da resposta afirmativa, também não quero ser meramente otimista! As leituras que tenho em Antonio Gramsi levam-me a insistir em pensar com os critérios do "pessimismo da razão e do otimismo da vontade"! socialização primária e secundária, isto é, família e escola não têm sido bem sucedidas nos seus atos diários de "fazer gente". Isso significa que não nos educamos para a autonomia a partir dos paradigmas da prática da cooperação e do respeito ao indivíduo, mas sim para viver formas básicas de dependência familiar e pessoal ciumentas, possessivas e competitivas baseadas na máxima do provérbio da neurose individualista e insaciável da escassez, "A farinha tá pouca, no meu pirão primeiro!". Não acato a clássica ideia de Hobbes de que os homens são "maus por natureza", lobos de si próprios por possuírem poder de violência ilimitado; mas também não entendo que o homem seja bom pela mesma natureza e que é a sociedade que o corrompe, como defendeu Rousseau. A meu ver, os filósofos do "contrato social" erraram na origem, mesmo que Rousseau tenha refletido muito sobre a educação, no ponto exato em que exaltaram o individualismo como princípio e base da condição existencial humana. Se nascemos presos a ele e focados apenas no leite do peito da mãe para sobreviver, e isso é um fato, essa condição concreta inicial não justifica que a nossa educação reproduza culturalmente essa condição humana primordial e primária. Por isso, educar vem, em sua etimologia, do latim, "educare", que significa "educar, instruir" e "criar". Essa palavra, composta por "ex", "fora", e "ducere", "guiar, conduzir, liderar", denota a ideia de que introduzir alguém ao mundo por meio da educação significa levar a pessoa para fora de si mesma, ou seja, construir com ela condições e pontes para que viva plenamente aquilo que mais existe para além dela mesma. Partindo dessa matriz, posso afirmar que não damos à educação a importância que ela tem para a prática da cooperação no lugar da competição, essa é a verdade e o fenômeno não é apenas brasileiro! É isso que temos que transformar para que eu venha a discordar plenamente do que você reclama em queixa pertinente: "A honra importa? Já lhe respondo: Não! O que importa, infelizmente, é o carro que se tem, a casa que se tem, a roupa que se veste, o lugar (e não a comida) em que se come e a cultura que se ingere". "Não importa o que fez para ter essa vida, não importa se passou por cima de pessoas para ganhar esse dinheiro; importa essa aparência..." Não sei se houve mesmo, Maria, esse tempo das "pessoas mais antigas" no qual "o nome valia a honra", pois me parece que a única "honra" que lá valia era, e é, a dos que ocupavam, e ocupam, os andares de cima da sociedade, justamente os que menos valiam, e valem, por ter menos palavras e princípios éticos nos quais se confiar. [...]

Meu abraço é um convite!

João

FERREIRA, DELSON. "Condição humana e educação". Ribeirão Preto, SP, nov. de 2013. (não publicado)

Releia o trecho: "Essas tais ?máscaras sociais? são verdadeiramente complexas, pois temos nelas internalizados, e em tempo interativo simultâneo, os três principais elementos que compõem a dinâmica central da vida cotidiana". Analise as informações abaixo a respeito dele e assinale a alternativa correta. I – Trata-se de um período composto por subordinação apenas. II – Trata-se de um período composto por três orações. III – "internalizados" é predicativo do objeto e está no masculino plural para concordar com: "os três principais elementos" IV – o pronome relativo que grifado exerce a função de sujeito, substituindo "os elementos".

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113Q238317 | Português, Acentuação Gráfica, Soldado 3° Classe, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

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Leia a carta a seguir para responder às questões de 1 a 5.

Entendo que há um longo processo histórico-cultural sobre o qual muitos falam na superfície, mas poucos têm coragem de pensá-lo em profundidade: somos muito mal educados no sentido dos resultados efetivos aos quais chegam os processos de Ribeirão Preto, 16 de novembro de 2013. Oi Maria, Fico no regalo por nossa interlocução verdadeira, pois além do sentido dado pela fisiologia, a palavra sinapse indica, do latim synapsis, e do grego súnapsis, a ação de juntar, ligação, união. É o que temos a nos unir para fugir e nos manter longe das famigeradas e desagradáveis conversas fáticas apontadas por você. Você faz, em torno desse conteúdo, uma série de perguntas iniciais que expõem o nosso comportamento médio humano de uma forma dura e verdadeira, muito distante da hipocrisia que costuma cercar as relações que costumo denominar "de superfície". Não somos verdadeiros o tempo todo porque convivemos na quase totalidade desse mesmo tempo em "autoengano", conforme diz o prof. Eduardo Gianetti em seu livro homônimo (1997), ou seja, mentindo excessivamente para nós mesmos! Veja o que ele diz sobre esse ato comum e corriqueiro: "se enganar outro ser humano é uma ação que pressupõe um descompasso de informação, enganar a si mesmo não seria uma impossibilidade lógica? Se posso enganar o outro, é pelo fato de ele não saber algo que conheço. [...] A aparente contradição é afastada quando percebemos que o fulcro do auto-engano está na capacidade que temos de sentir e de acreditar sinceramente que somos aquilo que não somos. [...] Abandonados a ele, perdemos a dimensão que nos reúne às outras pessoas e possibilita a convivência social". E Gianetti conclui, incisivo: aí está a origem "dos sofrimentos que muitas vezes causamos a nós mesmos e às pessoas que nos cercam". Fui longo nessa citação, eu sei, mas entendo que ela se faz necessária quando reconhecemos no pensamento do outro aquilo que explica com fundamento o que já pensamos sobre o real, afinal, o conhecimento é uma construção coletiva. Respondo às suas quatro primeiras perguntas com tal menção, pois ela resume o que penso sobre a nossa falta de verdade individual e cotidiana! Mas ainda não respondi a outra pergunta central que você fez e a reproduzo agora: "Por que a sociedade impõe que usemos máscaras em diferentes contextos sociais?" Essas tais "máscaras sociais" são verdadeiramente complexas, pois temos nelas internalizados, e em tempo interativo simultâneo, os três principais elementos que compõem a dinâmica central da vida cotidiana, quais sejam, indivíduo, sociedade e cultura. Na sociologia, denominamos essas "máscaras" de "face" em função dos estudos de um cientista social canadense, ErvingGoffman. Em seu texto "A elaboração da face: uma análise dos elementos rituais na interação social", Goffman nos coloca em uma condição permanente: somos atores sociais em ação teatral constante no palco social. Em sua concepção, o nosso semblante (a "face") expõe a representação que fazemos dos nossos personagens diante de um público, de forma que ele o define assim: é "o valor social positivo que uma pessoa efetivamente reclama para si mesma através daquilo que os outros presumem ser a linha por ela tomada durante um contato específico". Isso significa que a nossa "face" é uma imagem desenhada e construída por nós mesmos por muito tempo e nos mais diversos tipos de interação pública em função de atributos sociais previamente aprovados e, por isso, ela é partilhada por outros indivíduos. Daí ela conotar, para além dos seus significados usuais de palavra, dignidade, autorrespeito e prestígio. Em conclusão, a nossa "face social" define-se pelo que possuímos de mais pessoal que é, simultaneamente, para Goffman, um mero empréstimo que nos foi dado pela cultura e pela sociedade, de modo que é possível perdê-la no caso de não nos comportarmos para bem merecê-la, conforme a ótica social. Por esse motivo, sinceramente, não sei se tenho ou uso menos máscaras do que você! Percebe a profundidade do problema? Se somarmos a ideia de "auto-engano" de Gianetti ao conceito de "face" de Goffman, teremos elementos de trabalho para uma discussão profunda sobre a condição do indivíduo humano, nós, na vida social complexa dos nossos dias... Quer dar seguimento a ela? Proponha... [...] Você perguntou por fruto de "observação empírica e indignada": "O homem sempre foi ruim, egoísta, sem senso de coletividade e de amor ao próximo, ou hoje apenas temos a impressão de que esses sentimentos predominam devido à rápida transmissão de informação?" "Há mais maldade hoje do que antigamente?" Ressalvo, apesar de resistir ao caminho da resposta afirmativa, também não quero ser meramente otimista! As leituras que tenho em Antonio Gramsi levam-me a insistir em pensar com os critérios do "pessimismo da razão e do otimismo da vontade"! socialização primária e secundária, isto é, família e escola não têm sido bem sucedidas nos seus atos diários de "fazer gente". Isso significa que não nos educamos para a autonomia a partir dos paradigmas da prática da cooperação e do respeito ao indivíduo, mas sim para viver formas básicas de dependência familiar e pessoal ciumentas, possessivas e competitivas baseadas na máxima do provérbio da neurose individualista e insaciável da escassez, "A farinha tá pouca, no meu pirão primeiro!". Não acato a clássica ideia de Hobbes de que os homens são "maus por natureza", lobos de si próprios por possuírem poder de violência ilimitado; mas também não entendo que o homem seja bom pela mesma natureza e que é a sociedade que o corrompe, como defendeu Rousseau. A meu ver, os filósofos do "contrato social" erraram na origem, mesmo que Rousseau tenha refletido muito sobre a educação, no ponto exato em que exaltaram o individualismo como princípio e base da condição existencial humana. Se nascemos presos a ele e focados apenas no leite do peito da mãe para sobreviver, e isso é um fato, essa condição concreta inicial não justifica que a nossa educação reproduza culturalmente essa condição humana primordial e primária. Por isso, educar vem, em sua etimologia, do latim, "educare", que significa "educar, instruir" e "criar". Essa palavra, composta por "ex", "fora", e "ducere", "guiar, conduzir, liderar", denota a ideia de que introduzir alguém ao mundo por meio da educação significa levar a pessoa para fora de si mesma, ou seja, construir com ela condições e pontes para que viva plenamente aquilo que mais existe para além dela mesma. Partindo dessa matriz, posso afirmar que não damos à educação a importância que ela tem para a prática da cooperação no lugar da competição, essa é a verdade e o fenômeno não é apenas brasileiro! É isso que temos que transformar para que eu venha a discordar plenamente do que você reclama em queixa pertinente: "A honra importa? Já lhe respondo: Não! O que importa, infelizmente, é o carro que se tem, a casa que se tem, a roupa que se veste, o lugar (e não a comida) em que se come e a cultura que se ingere". "Não importa o que fez para ter essa vida, não importa se passou por cima de pessoas para ganhar esse dinheiro; importa essa aparência..." Não sei se houve mesmo, Maria, esse tempo das "pessoas mais antigas" no qual "o nome valia a honra", pois me parece que a única "honra" que lá valia era, e é, a dos que ocupavam, e ocupam, os andares de cima da sociedade, justamente os que menos valiam, e valem, por ter menos palavras e princípios éticos nos quais se confiar. [...]

Meu abraço é um convite!

João

FERREIRA, DELSON. "Condição humana e educação". Ribeirão Preto, SP, nov. de 2013. (não publicado)

Releia: "Fico no regalo por nossa interlocução verdadeira, pois além do sentido dado pela fisiologia, a palavra sinapse indica, do latim synapsis, e do grego súnapsis, a ação de juntar, ligação, união". A maioria das palavras não acentuadas dessa frase são

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114Q240728 | Geografia, Soldado 3° Classe, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

Algumas das informações abaixo foram elaboradas, adaptadas ou alteradas a partir governo de Santa Catarina (http://www.sc.gov.br incorretas sobre essa unidade federativa.

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115Q238808 | Geografia, Soldado 3° Classe, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

"Lançado em julho de 2013, em Brasília, o novo Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil, feito

pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNU(D), em parceria com o Ipea e a

Fundação João Pinheiro (FJP), trouxe novidades. Elaborado com base nos Censos de 1991, 2000

esse Atlas apresenta o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de todos os 5.565

municípios brasileiros e mais de 180 indicadores de população, educação, habitação, saúde, trabalho,

renda e vulnerabilidade". Com base neste texto, transcr

assinale a alternativa em que todas

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