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81Q16316 | Português, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

Texto associado.
Leia a carta a seguir para responder à questão.
Entendo que há um longo processo histórico-cultural sobre o qual muitos falam na superfície, mas poucos têm coragem de pensá-lo em profundidade: somos muito mal educados no sentido dos resultados efetivos aos quais chegam os processos de Ribeirão Preto, 16 de novembro de 2013.
Oi Maria,
Fico no regalo por nossa interlocução verdadeira, pois além do sentido dado pela fisiologia, a palavra sinapse indica, do latim synapsis, e do grego súnapsis, a ação de juntar, ligação, união. É o que temos a nos unir para fugir e nos manter longe das famigeradas e desagradáveis conversas fáticas apontadas por você. Você faz, em torno desse conteúdo, uma série de perguntas iniciais que expõem o nosso comportamento médio humano de uma forma dura e verdadeira, muito distante da hipocrisia que costuma cercar as relações que costumo denominar “de superfície”.
Não somos verdadeiros o tempo todo porque convivemos na quase totalidade desse mesmo tempo em “autoengano”, conforme diz o prof. Eduardo Gianetti em seu livro homônimo (1997), ou seja, mentindo excessivamente para nós mesmos! Veja o que ele diz sobre esse ato comum e corriqueiro: “se enganar outro ser humano é uma ação que pressupõe um descompasso de informação, enganar a si mesmo não seria uma impossibilidade lógica? Se posso enganar o outro, é pelo fato de ele não saber algo que conheço. [...] A aparente contradição é afastada quando percebemos que o fulcro do auto-engano está na capacidade que temos de sentir e de acreditar sinceramente que somos aquilo que não somos. [...] Abandonados a ele, perdemos a dimensão que nos reúne às outras pessoas e possibilita a convivência social”. E Gianetti conclui, incisivo: aí está a origem “dos sofrimentos que muitas vezes causamos a nós mesmos e às pessoas que nos cercam”.
Fui longo nessa citação, eu sei, mas entendo que ela se faz necessária quando reconhecemos no pensamento do outro aquilo que explica com fundamento o que já pensamos sobre o real, afinal, o conhecimento é uma construção coletiva. Respondo às suas quatro primeiras perguntas com tal menção, pois ela resume o que penso sobre a nossa falta de verdade individual e cotidiana! Mas ainda não respondi a outra pergunta central que você fez e a reproduzo agora: “Por que a sociedade impõe que usemos máscaras em diferentes contextos sociais?”
Essas tais “máscaras sociais” são verdadeiramente complexas, pois temos nelas internalizados, e em tempo interativo simultâneo, os três principais elementos que compõem a dinâmica central da vida cotidiana, quais sejam, indivíduo, sociedade e cultura. Na sociologia, denominamos essas “máscaras” de “face” em função dos estudos de um cientista social canadense, ErvingGoffman. Em seu texto “A elaboração da face: uma análise dos elementos rituais na interação social”, Goffman nos coloca em uma condição permanente: somos atores sociais em ação teatral constante no palco social. Em sua concepção, o nosso semblante (a “face”) expõe a representação que fazemos dos nossos personagens diante de um público, de forma que ele o define assim: é “o valor social positivo que uma pessoa efetivamente reclama para si mesma através daquilo que os outros presumem ser a linha por ela tomada durante um contato específico”.
Isso significa que a nossa “face” é uma imagem desenhada e construída por nós mesmos por muito tempo e nos mais diversos tipos de interação pública em função de atributos sociais previamente aprovados e, por isso, ela é partilhada por outros indivíduos. Daí ela conotar, para além dos seus significados usuais de palavra, dignidade, autorrespeito e prestígio. Em conclusão, a nossa “face social” define-se pelo que possuímos de mais pessoal que é, simultaneamente, para Goffman, um mero empréstimo que nos foi dado pela cultura e pela sociedade, de modo que é possível perdê-la no caso de não nos comportarmos para bem merecê-la, conforme a ótica social.
Por esse motivo, sinceramente, não sei se tenho ou uso menos máscaras do que você! Percebe a profundidade do problema? Se somarmos a ideia de “auto-engano” de Gianetti ao conceito de “face” de Goffman, teremos elementos de trabalho para uma discussão profunda sobre a condição do indivíduo humano, nós, na vida social complexa dos nossos dias... Quer dar seguimento a ela? Proponha...
[...]
Você perguntou por fruto de “observação empírica e indignada”: “O homem sempre foi ruim, egoísta, sem senso de coletividade e de amor ao próximo, ou hoje apenas temos a impressão de que esses sentimentos predominam devido à rápida transmissão de informação?” “Há mais maldade hoje do que antigamente?”
Ressalvo, apesar de resistir ao caminho da resposta afirmativa, também não quero ser meramente otimista! As leituras que tenho em Antonio Gramsi levam-me a insistir em pensar com os critérios do “pessimismo da razão e do otimismo da vontade”! 
socialização primária e secundária, isto é, família e escola não têm sido bem sucedidas nos seus atos diários de “fazer gente”. Isso significa que não nos educamos para a autonomia a partir dos paradigmas da prática da cooperação e do respeito ao indivíduo, mas sim para viver formas básicas de dependência familiar e pessoal ciumentas, possessivas e competitivas baseadas na máxima do provérbio da neurose individualista e insaciável da escassez, “A farinha tá pouca, no meu pirão primeiro!”.
Não acato a clássica ideia de Hobbes de que os homens são “maus por natureza”, lobos de si próprios por possuírem poder de violência ilimitado; mas também não entendo que o homem seja bom pela mesma natureza e que é a sociedade que o corrompe, como defendeu Rousseau. A meu ver, os filósofos do “contrato social” erraram na origem, mesmo que Rousseau tenha refletido muito sobre a educação, no ponto exato em que exaltaram o individualismo como princípio e base da condição existencial humana. Se nascemos presos a ele e focados apenas no leite do peito da mãe para sobreviver, e isso é um fato, essa condição concreta inicial não justifica que a nossa educação reproduza culturalmente essa condição humana primordial e primária. Por isso, educar vem, em sua etimologia, do latim, “educare”, que significa “educar, instruir” e “criar”. Essa palavra, composta por “ex”, “fora”, e “ducere”, “guiar, conduzir, liderar”, denota a ideia de que introduzir alguém ao mundo por meio da educação significa levar a pessoa para fora de si mesma, ou seja, construir com ela condições e pontes para que viva plenamente aquilo que mais existe para além dela mesma.
      Partindo dessa matriz, posso afirmar que não damos à educação a importância que ela tem para a
prática da cooperação no lugar da competição, essa é a verdade e o fenômeno não é apenas brasileiro! É isso que temos que transformar para que eu venha a discordar plenamente do que você reclama em queixa pertinente: “A honra importa? Já lhe respondo: Não! O que importa, infelizmente, é o carro que se tem, a casa que se tem, a roupa que se veste, o lugar (e não a comida) em que se come e a cultura que se ingere”. “Não importa o que fez para ter essa vida, não importa se passou por cima de pessoas para ganhar esse dinheiro; importa essa aparência...” Não sei se houve mesmo, Maria, esse tempo das “pessoas mais antigas” no qual “o nome valia a honra”, pois me parece que a única “honra” que lá valia era, e é, a dos que ocupavam, e ocupam, os andares de cima da sociedade, justamente os que menos valiam, e valem, por ter menos palavras e princípios éticos nos quais se confiar. [...]
Meu abraço é um convite!
João
FERREIRA, DELSON. “Condição humana e educação”. Ribeirão Preto, SP, nov. de 2013. (não publicado)
Releia o trecho: “Essas tais "máscaras sociais" são verdadeiramente complexas, pois temos nelas internalizados, e em tempo interativo simultâneo, os três principais elementos que compõem a dinâmica central da vida cotidiana". Analise as informações abaixo a respeito dele e assinale a alternativa correta.

I – Trata-se de um período composto por subordinação apenas.
II – Trata-se de um período composto por três orações.
III – “internalizados" é predicativo do objeto e está no masculino plural para concordar com: “os três principais elementos"

o pronome relativo que grifado exerce a função de sujeito, substituindo “os elementos".
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82Q16332 | Informática, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

Nos navegadores de internet (Browsers) mais atuais, é possível abrir várias guias ao mesmo tempo. Qual a combinação de teclas de atalho que permite fechar uma aba de cada vez?
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83Q240643 | Informática, Soldado 3° Classe, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

Em um sistema operacional Linux, pretende-se localizar um arquivo texto no diretório "/home/aluno" e que contenha a string "CORPO DE BOMBEIROS". Digamos que o cursor já esteja posicionado nesta pasta, qual a sequência de comando mais apropriada para descobrir qual o nome deste arquivo?

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84Q43303 | Direito Constitucional, Aspirante do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar SC, CONSULPLAN

Com relação aos servidores públicos, analise e as afirmativas a seguir.

I.   O servidor público estável somente perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado.
II.  Os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público são estáveis somente após três anos de efetivo exercício.
III.  Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
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85Q16338 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

Analise as afirmações e, de acordo com a Emenda Constitucional nº 033, de 13 de junho de 2003, assinale a alternativa correta.

I – Os Conselhos de Justiça funcionarão como órgãos de Primeiro Grau da Justiça Militar, constituídos na forma da lei de organização judiciária, com competência para processar e julgar, nos crimes militares definidos em lei, os militares estaduais. 
II – A Polícia Militar, órgão permanente, força auxiliar, reserva do Exército, organizada com base na hierarquia e na disciplina é subordinada ao Secretário de Estado de Justiça. 
III – A Polícia Militar é comandada por oficial da ativa do último posto da corporação.
 
IV – O Corpo de Bombeiros Militar é comandado por oficial da ativa designado pelo Governador do Estado.
 
V – Os militares estaduais, lotados funcionalmente nas unidades ou órgãos da Polícia Militar, poderão optar pelo Corpo de Bombeiros Militar, de acordo com os prazos e requisitos de qualificação estabelecidos em lei.
 
VI – A efetivação do desmembramento patrimonial da Polícia Militar para o Corpo de Bombeiros Militar se dará na forma de lei.
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86Q43320 | Informática, Aspirante do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar SC, CONSULPLAN

O sistema de arquivos do Linux é organizado na forma de uma hierarquia de diretórios. É nessa hierarquia que todas as informações sobre o computador estão armazenadas. Essa organização geralmente é feita na instalação do sistema, separando os diretórios, ou então deixando que o próprio sistema faça essa separação. Um desses diretórios é o /boot, que é o local que contém o kernel inicializável do Linux e os arquivos de configuração do carregador de inicialização (GRUB). Portanto, o diretório que contém os arquivos de configuração administrativa do Linux, denomina‐se:
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87Q16334 | Informática, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

Em um sistema operacional Linux, pretende-se localizar um arquivo texto no diretório “/home/aluno” e que contenha a string “CORPO DE BOMBEIROS”. Digamos que o cursor já esteja posicionado nesta pasta, qual a sequência de comando mais apropriada para descobrir qual o nome deste arquivo?
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88Q240201 | Português, Soldado 3° Classe, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

Texto associado.

Leia a carta a seguir para responder às questões de 1 a 5.

Entendo que há um longo processo histórico-cultural sobre o qual muitos falam na superfície, mas poucos têm coragem de pensá-lo em profundidade: somos muito mal educados no sentido dos resultados efetivos aos quais chegam os processos de Ribeirão Preto, 16 de novembro de 2013. Oi Maria, Fico no regalo por nossa interlocução verdadeira, pois além do sentido dado pela fisiologia, a palavra sinapse indica, do latim synapsis, e do grego súnapsis, a ação de juntar, ligação, união. É o que temos a nos unir para fugir e nos manter longe das famigeradas e desagradáveis conversas fáticas apontadas por você. Você faz, em torno desse conteúdo, uma série de perguntas iniciais que expõem o nosso comportamento médio humano de uma forma dura e verdadeira, muito distante da hipocrisia que costuma cercar as relações que costumo denominar "de superfície". Não somos verdadeiros o tempo todo porque convivemos na quase totalidade desse mesmo tempo em "autoengano", conforme diz o prof. Eduardo Gianetti em seu livro homônimo (1997), ou seja, mentindo excessivamente para nós mesmos! Veja o que ele diz sobre esse ato comum e corriqueiro: "se enganar outro ser humano é uma ação que pressupõe um descompasso de informação, enganar a si mesmo não seria uma impossibilidade lógica? Se posso enganar o outro, é pelo fato de ele não saber algo que conheço. [...] A aparente contradição é afastada quando percebemos que o fulcro do auto-engano está na capacidade que temos de sentir e de acreditar sinceramente que somos aquilo que não somos. [...] Abandonados a ele, perdemos a dimensão que nos reúne às outras pessoas e possibilita a convivência social". E Gianetti conclui, incisivo: aí está a origem "dos sofrimentos que muitas vezes causamos a nós mesmos e às pessoas que nos cercam". Fui longo nessa citação, eu sei, mas entendo que ela se faz necessária quando reconhecemos no pensamento do outro aquilo que explica com fundamento o que já pensamos sobre o real, afinal, o conhecimento é uma construção coletiva. Respondo às suas quatro primeiras perguntas com tal menção, pois ela resume o que penso sobre a nossa falta de verdade individual e cotidiana! Mas ainda não respondi a outra pergunta central que você fez e a reproduzo agora: "Por que a sociedade impõe que usemos máscaras em diferentes contextos sociais?" Essas tais "máscaras sociais" são verdadeiramente complexas, pois temos nelas internalizados, e em tempo interativo simultâneo, os três principais elementos que compõem a dinâmica central da vida cotidiana, quais sejam, indivíduo, sociedade e cultura. Na sociologia, denominamos essas "máscaras" de "face" em função dos estudos de um cientista social canadense, ErvingGoffman. Em seu texto "A elaboração da face: uma análise dos elementos rituais na interação social", Goffman nos coloca em uma condição permanente: somos atores sociais em ação teatral constante no palco social. Em sua concepção, o nosso semblante (a "face") expõe a representação que fazemos dos nossos personagens diante de um público, de forma que ele o define assim: é "o valor social positivo que uma pessoa efetivamente reclama para si mesma através daquilo que os outros presumem ser a linha por ela tomada durante um contato específico". Isso significa que a nossa "face" é uma imagem desenhada e construída por nós mesmos por muito tempo e nos mais diversos tipos de interação pública em função de atributos sociais previamente aprovados e, por isso, ela é partilhada por outros indivíduos. Daí ela conotar, para além dos seus significados usuais de palavra, dignidade, autorrespeito e prestígio. Em conclusão, a nossa "face social" define-se pelo que possuímos de mais pessoal que é, simultaneamente, para Goffman, um mero empréstimo que nos foi dado pela cultura e pela sociedade, de modo que é possível perdê-la no caso de não nos comportarmos para bem merecê-la, conforme a ótica social. Por esse motivo, sinceramente, não sei se tenho ou uso menos máscaras do que você! Percebe a profundidade do problema? Se somarmos a ideia de "auto-engano" de Gianetti ao conceito de "face" de Goffman, teremos elementos de trabalho para uma discussão profunda sobre a condição do indivíduo humano, nós, na vida social complexa dos nossos dias... Quer dar seguimento a ela? Proponha... [...] Você perguntou por fruto de "observação empírica e indignada": "O homem sempre foi ruim, egoísta, sem senso de coletividade e de amor ao próximo, ou hoje apenas temos a impressão de que esses sentimentos predominam devido à rápida transmissão de informação?" "Há mais maldade hoje do que antigamente?" Ressalvo, apesar de resistir ao caminho da resposta afirmativa, também não quero ser meramente otimista! As leituras que tenho em Antonio Gramsi levam-me a insistir em pensar com os critérios do "pessimismo da razão e do otimismo da vontade"! socialização primária e secundária, isto é, família e escola não têm sido bem sucedidas nos seus atos diários de "fazer gente". Isso significa que não nos educamos para a autonomia a partir dos paradigmas da prática da cooperação e do respeito ao indivíduo, mas sim para viver formas básicas de dependência familiar e pessoal ciumentas, possessivas e competitivas baseadas na máxima do provérbio da neurose individualista e insaciável da escassez, "A farinha tá pouca, no meu pirão primeiro!". Não acato a clássica ideia de Hobbes de que os homens são "maus por natureza", lobos de si próprios por possuírem poder de violência ilimitado; mas também não entendo que o homem seja bom pela mesma natureza e que é a sociedade que o corrompe, como defendeu Rousseau. A meu ver, os filósofos do "contrato social" erraram na origem, mesmo que Rousseau tenha refletido muito sobre a educação, no ponto exato em que exaltaram o individualismo como princípio e base da condição existencial humana. Se nascemos presos a ele e focados apenas no leite do peito da mãe para sobreviver, e isso é um fato, essa condição concreta inicial não justifica que a nossa educação reproduza culturalmente essa condição humana primordial e primária. Por isso, educar vem, em sua etimologia, do latim, "educare", que significa "educar, instruir" e "criar". Essa palavra, composta por "ex", "fora", e "ducere", "guiar, conduzir, liderar", denota a ideia de que introduzir alguém ao mundo por meio da educação significa levar a pessoa para fora de si mesma, ou seja, construir com ela condições e pontes para que viva plenamente aquilo que mais existe para além dela mesma. Partindo dessa matriz, posso afirmar que não damos à educação a importância que ela tem para a prática da cooperação no lugar da competição, essa é a verdade e o fenômeno não é apenas brasileiro! É isso que temos que transformar para que eu venha a discordar plenamente do que você reclama em queixa pertinente: "A honra importa? Já lhe respondo: Não! O que importa, infelizmente, é o carro que se tem, a casa que se tem, a roupa que se veste, o lugar (e não a comida) em que se come e a cultura que se ingere". "Não importa o que fez para ter essa vida, não importa se passou por cima de pessoas para ganhar esse dinheiro; importa essa aparência..." Não sei se houve mesmo, Maria, esse tempo das "pessoas mais antigas" no qual "o nome valia a honra", pois me parece que a única "honra" que lá valia era, e é, a dos que ocupavam, e ocupam, os andares de cima da sociedade, justamente os que menos valiam, e valem, por ter menos palavras e princípios éticos nos quais se confiar. [...]

Meu abraço é um convite!

João

FERREIRA, DELSON. "Condição humana e educação". Ribeirão Preto, SP, nov. de 2013. (não publicado)

Analise as informações abaixo sobre o texto e assinale a alternativa correta: I – O remetente da carta sente verdadeiro prazer em poder conversar com sua interlocutora. II – O remetente da carta afirma que os diálogos com a destinatária são um elo de amizade e os afastam de conversas fáticas. III – Da leitura atenta da carta, deduz-se que as "conversas fáticas" sejam vazias de significado podendo até serem falsas. IV – O remetente da carta faz uma longa narração de episódios cotidianos da sociedade moderna. V – Por meio dos argumentos usados pelo remetente, pode-se considerá-lo um homem culto e estudioso. VI – O autor da carta limita-se apenas a parafrasear os teóricos por ele citados.

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89Q390093 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar SC, 2018

Os Atos Institucionais foram mecanismos de controle adotados nas ditaduras militares no Brasil. Sabe-se que o Ato Inconstitucional nº 1:
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90Q43321 | Informática, Aspirante do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar SC, CONSULPLAN

As memórias são um componente importantíssimo nos computadores e possuem várias classificações. Memórias RAM (Random Access Memory) ou memórias de acesso aleatório e as memórias ROM (Read Only Memory) ou memórias somente de leitura, ou seja, não pode‐se gravar na ROM. Entretanto, existem alguns tipos de ROM que podem ser reprogramadas. Com relação às memórias RAM existem duas classificações que denominam‐se:
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91Q43314 | Raciocínio Lógico, Aspirante do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar SC, CONSULPLAN

Segundo estudos, um em cada três brasileiros será idoso em 2050. Idoso é o indivíduo com 60 anos ou mais, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O envelhecimento deve ser entendido como um processo natural, visto que envelhecer é redescobrir que a vida se renova a cada dia. E apesar das mudanças físicas em todo organismo e das alterações sociais buscar atividades adequadas e qualidade de vida é a maneira mais sadia de se aproveitar a terceira idade. Essa fase da vida não deve ser sinônimo de decadência, mas de um tempo privilegiado. De acordo com o exposto, assinale a afirmativa correta.
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92Q239564 | História, Soldado 3° Classe, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

A definição mais apropriada e aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de garantir as necessidades básicas da geração atual, sem comprometer a capacidade de sobrevivência das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos naturais para o futuro. De acordo com essa definição que surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor mecanismos para a harmonização do desenvolvimento econômico e a conservação ambiental, é correto afirmar que:

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93Q239954 | Química, Soldado 3° Classe, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

"A uréia ( H2NCONH 2 ) é expelida na urina como o principal produto final de nitrogênio, resultante do

metabolismo das proteínas. Utiliza-se em grande escala como adubo e como matéria-prima, na

fabricação de plástico de ureia-formaldeído e de produtos farmacêuticos". (Morrison e Boyd,pg1010).

Sobre a ureia podemos afirmar que

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94Q240639 | Informática, Microsoft Excel, Soldado 3° Classe, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

Na planilha eletrônica "Microsoft Excel", tem-se nas células A1, B1 e C1, os nomes "JOÃO", "JOSÉ" e "ANTONIO", respectivamente (Note que não existe espaço nem antes nem depois dos caracteres). Para que na célula D1 tenha como resultado "José João ANTONIO", é necessário qual combinação de funções abaixo?

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95Q722228 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Violência, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar SC, 2018

Sobre o preconceito racial no Brasil na atualidade, é CORRETO afirmar que:
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96Q240269 | História, Soldado 3° Classe, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

A Nova Ordem Mundial ou Nova Ordem Geopolítica Mundial significa o plano geopolítico

internacional das correlações de poder e força entre as Nações no pós Guerra Fria. A Geopolítica atual é

representada, principalmente, pelos seguintes atores:

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97Q390230 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar SC, 2018

Sobre o Brasil dos anos 1930 e 1940 e as consequências da Segunda Guerra Mundial, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(---) O Brasil passou ileso economicamente pela crise de 1929.

(---) Uma das consequências da Segunda Guerra foi a amplitude do processo de industrialização no Brasil.

(---) O Brasil teceu parcerias exclusivamente com países do continente europeu, visto que este foi o continente menos atingido pela crise e pelo conflito.

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98Q723904 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar SC, 2018

A preocupação com o meio ambiente emerge como problema no Brasil a partir da década de 1960 como consequência do desenvolvimento industrial, da poluição e do crescimento da sociedade de consumo. Pode-se resumir de forma sintética algumas causas genéricas que levaram à aceleração da degradação ambiental a partir da década de 1960 no Brasil:

I - As teorias econômicas dos anos 50 que preconizavam a maximização dos benefícios monetários, sem preocupação com a renovação dos recursos.

II - A planificação e a gestão fragmentária e setorial dos recursos naturais sem ter em conta suas interações com todos os níveis: ecológicos, sociais e econômicos.

III - A não inclusão do homem nos sistemas naturais.

Está(ão) CORRETO(S):

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99Q239148 | Português, Interpretação de Textos, Soldado 3° Classe, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

Texto associado.

Leia a carta a seguir para responder às questões de 1 a 5.

Entendo que há um longo processo histórico-cultural sobre o qual muitos falam na superfície, mas poucos têm coragem de pensá-lo em profundidade: somos muito mal educados no sentido dos resultados efetivos aos quais chegam os processos de Ribeirão Preto, 16 de novembro de 2013. Oi Maria, Fico no regalo por nossa interlocução verdadeira, pois além do sentido dado pela fisiologia, a palavra sinapse indica, do latim synapsis, e do grego súnapsis, a ação de juntar, ligação, união. É o que temos a nos unir para fugir e nos manter longe das famigeradas e desagradáveis conversas fáticas apontadas por você. Você faz, em torno desse conteúdo, uma série de perguntas iniciais que expõem o nosso comportamento médio humano de uma forma dura e verdadeira, muito distante da hipocrisia que costuma cercar as relações que costumo denominar "de superfície". Não somos verdadeiros o tempo todo porque convivemos na quase totalidade desse mesmo tempo em "autoengano", conforme diz o prof. Eduardo Gianetti em seu livro homônimo (1997), ou seja, mentindo excessivamente para nós mesmos! Veja o que ele diz sobre esse ato comum e corriqueiro: "se enganar outro ser humano é uma ação que pressupõe um descompasso de informação, enganar a si mesmo não seria uma impossibilidade lógica? Se posso enganar o outro, é pelo fato de ele não saber algo que conheço. [...] A aparente contradição é afastada quando percebemos que o fulcro do auto-engano está na capacidade que temos de sentir e de acreditar sinceramente que somos aquilo que não somos. [...] Abandonados a ele, perdemos a dimensão que nos reúne às outras pessoas e possibilita a convivência social". E Gianetti conclui, incisivo: aí está a origem "dos sofrimentos que muitas vezes causamos a nós mesmos e às pessoas que nos cercam". Fui longo nessa citação, eu sei, mas entendo que ela se faz necessária quando reconhecemos no pensamento do outro aquilo que explica com fundamento o que já pensamos sobre o real, afinal, o conhecimento é uma construção coletiva. Respondo às suas quatro primeiras perguntas com tal menção, pois ela resume o que penso sobre a nossa falta de verdade individual e cotidiana! Mas ainda não respondi a outra pergunta central que você fez e a reproduzo agora: "Por que a sociedade impõe que usemos máscaras em diferentes contextos sociais?" Essas tais "máscaras sociais" são verdadeiramente complexas, pois temos nelas internalizados, e em tempo interativo simultâneo, os três principais elementos que compõem a dinâmica central da vida cotidiana, quais sejam, indivíduo, sociedade e cultura. Na sociologia, denominamos essas "máscaras" de "face" em função dos estudos de um cientista social canadense, ErvingGoffman. Em seu texto "A elaboração da face: uma análise dos elementos rituais na interação social", Goffman nos coloca em uma condição permanente: somos atores sociais em ação teatral constante no palco social. Em sua concepção, o nosso semblante (a "face") expõe a representação que fazemos dos nossos personagens diante de um público, de forma que ele o define assim: é "o valor social positivo que uma pessoa efetivamente reclama para si mesma através daquilo que os outros presumem ser a linha por ela tomada durante um contato específico". Isso significa que a nossa "face" é uma imagem desenhada e construída por nós mesmos por muito tempo e nos mais diversos tipos de interação pública em função de atributos sociais previamente aprovados e, por isso, ela é partilhada por outros indivíduos. Daí ela conotar, para além dos seus significados usuais de palavra, dignidade, autorrespeito e prestígio. Em conclusão, a nossa "face social" define-se pelo que possuímos de mais pessoal que é, simultaneamente, para Goffman, um mero empréstimo que nos foi dado pela cultura e pela sociedade, de modo que é possível perdê-la no caso de não nos comportarmos para bem merecê-la, conforme a ótica social. Por esse motivo, sinceramente, não sei se tenho ou uso menos máscaras do que você! Percebe a profundidade do problema? Se somarmos a ideia de "auto-engano" de Gianetti ao conceito de "face" de Goffman, teremos elementos de trabalho para uma discussão profunda sobre a condição do indivíduo humano, nós, na vida social complexa dos nossos dias... Quer dar seguimento a ela? Proponha... [...] Você perguntou por fruto de "observação empírica e indignada": "O homem sempre foi ruim, egoísta, sem senso de coletividade e de amor ao próximo, ou hoje apenas temos a impressão de que esses sentimentos predominam devido à rápida transmissão de informação?" "Há mais maldade hoje do que antigamente?" Ressalvo, apesar de resistir ao caminho da resposta afirmativa, também não quero ser meramente otimista! As leituras que tenho em Antonio Gramsi levam-me a insistir em pensar com os critérios do "pessimismo da razão e do otimismo da vontade"! socialização primária e secundária, isto é, família e escola não têm sido bem sucedidas nos seus atos diários de "fazer gente". Isso significa que não nos educamos para a autonomia a partir dos paradigmas da prática da cooperação e do respeito ao indivíduo, mas sim para viver formas básicas de dependência familiar e pessoal ciumentas, possessivas e competitivas baseadas na máxima do provérbio da neurose individualista e insaciável da escassez, "A farinha tá pouca, no meu pirão primeiro!". Não acato a clássica ideia de Hobbes de que os homens são "maus por natureza", lobos de si próprios por possuírem poder de violência ilimitado; mas também não entendo que o homem seja bom pela mesma natureza e que é a sociedade que o corrompe, como defendeu Rousseau. A meu ver, os filósofos do "contrato social" erraram na origem, mesmo que Rousseau tenha refletido muito sobre a educação, no ponto exato em que exaltaram o individualismo como princípio e base da condição existencial humana. Se nascemos presos a ele e focados apenas no leite do peito da mãe para sobreviver, e isso é um fato, essa condição concreta inicial não justifica que a nossa educação reproduza culturalmente essa condição humana primordial e primária. Por isso, educar vem, em sua etimologia, do latim, "educare", que significa "educar, instruir" e "criar". Essa palavra, composta por "ex", "fora", e "ducere", "guiar, conduzir, liderar", denota a ideia de que introduzir alguém ao mundo por meio da educação significa levar a pessoa para fora de si mesma, ou seja, construir com ela condições e pontes para que viva plenamente aquilo que mais existe para além dela mesma. Partindo dessa matriz, posso afirmar que não damos à educação a importância que ela tem para a prática da cooperação no lugar da competição, essa é a verdade e o fenômeno não é apenas brasileiro! É isso que temos que transformar para que eu venha a discordar plenamente do que você reclama em queixa pertinente: "A honra importa? Já lhe respondo: Não! O que importa, infelizmente, é o carro que se tem, a casa que se tem, a roupa que se veste, o lugar (e não a comida) em que se come e a cultura que se ingere". "Não importa o que fez para ter essa vida, não importa se passou por cima de pessoas para ganhar esse dinheiro; importa essa aparência..." Não sei se houve mesmo, Maria, esse tempo das "pessoas mais antigas" no qual "o nome valia a honra", pois me parece que a única "honra" que lá valia era, e é, a dos que ocupavam, e ocupam, os andares de cima da sociedade, justamente os que menos valiam, e valem, por ter menos palavras e princípios éticos nos quais se confiar. [...]

Meu abraço é um convite!

João

FERREIRA, DELSON. "Condição humana e educação". Ribeirão Preto, SP, nov. de 2013. (não publicado)

No livro "Auto-engano", o prof. Eduardo Gianetti afirma que mentimos excessivamente para nós mesmos, o que seria uma aparente contradição, pois

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100Q43308 | Direito Constitucional, Aspirante do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar SC, CONSULPLAN

São Princípios Fundamentais da República Federativa do Brasil de 1988:
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