Questões de Concursos Câmara Municipal de São Paulo SP

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161Q362524 | Enfermagem, Técnico Administrativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, VUNESP

Quatro profissionais de enfermagem realizaram a mesma prova prática num concurso público. A prova consistia em transportar o examinador sentado numa cadeira de rodas para além da porta do edifício, até a rua, ultrapassando o meio-fio.

  Abel posicionou o examinador virado para o lado oposto à rua, fez o trajeto todo andando de costas e desceu primeiro as rodas traseiras da cadeira e, em seguida, as dianteiras, mantendo a postura ereta.

 Luana posicionou o examinador virado para a rua, próximo ao meio fio, inclinou a cadeira para trás de modo que as rodas da frente ficassem elevadas a 20 cm do solo e rodou até o nível da rua, caminhando com os joelhos semi-flexionados.

 Kenny posicionou o examinador virado para a rua até chegar próximo ao meio fio, rodou a cadeira 180 graus e desceu as rodas traseiras rente ao degrau, caminhando de costas, rolando-a até que pudesse baixar as rodas da frente, alternando as posturas ereta e semiflexionada nos movimentos descritos, respectivamente.

 Edilmar posicionou o examinador de lado para a rua, rodou com a cadeira pela calçada até que encontrasse uma guia rebaixada, moveu a cadeira para a rua invertendo a posição lateral e voltou, pela rua, até a frente do prédio, sempre mantendo a postura ereta.

 Por terem se conduzido corretamente, dentro da técnica que observa a segurança do cliente e do profissional e os recursos do equipamento, foram aprovados

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162Q429661 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Procurador Legislativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, VUNESP

Leia as seguintes assertivas.

I. Não é cabível a intervenção de terceiros nas ações diretas de inconstitucionalidade, pois este é um processo objetivo, que analisa a (in)constitucionalidade da lei ou do ato normativo e não há espaço para a subjetivação da demanda ou questões individuais. No entanto, a figura do amicus curiae é admitida expressamente, desde que haja relevância da matéria e representatividade do postulante (como entidades, grupos, associações), pluralizando o debate constitucional.
II. O controle de constitucionalidade abstrato se restringe à Constituição Federal, sendo que a supremacia da Constituição Estadual, no âmbito do Estado-membro, não é resguardada. Há previsão expressa na Constituição Federal do controle concentrado estadual, por meio da representação de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo estadual ou municipal, em face da Constituição Federal tão somente, sendo o Tribunal de Justiça o órgão competente para tal julgamento.
III. A lei municipal que viole a Constituição Estadual somente poderá ser objeto de controle concentrado de constitucionalidade, pela via da Ação Direta de Inconstitucionalidade, inexistindo controle difuso de constitucionalidade das leis municipais em contrariedade à Carta Estadual.
IV. A cláusula de reserva de plenário consiste na obrigatoriedade de que a inconstitucionalidade seja declarada pela maioria absoluta de todos os membros de um Tribunal, ou de seu órgão especial. No entanto, pelos princípios da economia e da celeridade, o Supremo Tribunal Federal já pacificou entendimento que se o Plenário do próprio Supremo Tribunal Federal já julgou esta questão de inconstitucionalidade, dispensa-se a obrigatoriedade do julgamento pelo Plenário dos demais tribunais.

São corretas somente as afirmações

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163Q646260 | Informática, Sistemas Operacionais, Técnico Administrativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, VUNESP

Em um sistema operacional típico, a parte que representa um conjunto de programas básicos, que fornece aos programas do usuário uma interface que permite a utilização dos recursos do computador, é denominada

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164Q721287 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Distribuição de Renda Direitos Humanos, Técnico Administrativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, VUNESP

Segundo Herbert de Souza, o Betinho, uma ONG se define por sua vocação política (...) As ONGs são comitês da cidadania e surgiram para ajudar a construir a sociedade democrática com que todos sonham. (www.abong.org.br) Sobre as ONGs - Organizações Não Governamentais -, é correto afirmar que
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165Q651773 | Códigos de Ética, Código de Ética de Enfermagem, Técnico Administrativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, VUNESP

Como membro integrante da equipe de saúde, Marco Antonio, um técnico de enfermagem bem informado, sabe que

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166Q441720 | Direito Constitucional, Intervenção, Procurador Legislativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, FCC

O Governador de Goiás, decidindo intervir no Município de Águas Lindas, localizado nesse Estado, editou decreto com o seguinte teor:

DECRETO Nº 6.021, DE 15 DE OUTUBRO DE 2004.

Dispõe sobre intervenção estadual no Município de Águas Lindas de Goiás e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE GOIÁS, nos termos dos arts. 35, inciso IV, e 36, inciso II, da Constituição Federal, e 61, caput, inciso IV, §§ 1o, inciso II, e 2o, da Constituição Estadual, e considerando:

I - o relatório e voto prolatados nos autos de pedido de intervenção estadual no 327-9/201 (200003200072) pelo egrégio Tribunal de Justiça de Goiás, onde se acha evidenciado que o Ministério Público Estadual formulou pedido de Intervenção Estadual no Município de Águas Lindas de Goiás, em virtude de descumprimento de decisão judicial emanada do juízo da Comarca de Luziânia e confirmada, em duplo grau de jurisdição, pelo egrégio Tribunal de Justiça de Goiás, proferidas no Mandado de Segurança em que figura como impetrante a Câmara Municipal do referido Município, visando garantir cumprimento de obrigação constitucional de repasse dos duodécimos orçamen tários no prazo legal;

II - a decisão favorável ao pedido de intervenção estadual no citado Município, prolatada em sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça, nos autos acima referenciados, obtida por maioria de vo tos, que se encontra assim redigida: Omissis

D E C R E T A

Art. 1º Fica o Município de Águas Lindas de Goiás sob a intervenção do Estado, pelo prazo de 78 (setenta e oito) dias, a contar desta data, limitada a medida ao âmbito do Poder Executivo, sendo, em consequência, afastado de seu cargo o Prefeito Municipal.

Art. 2º É nomeado interventor estadual no Município de Águas Lindas de Goiás JOSÉ PEREIRA SOARES, que substituirá o Prefeito e exercerá a Chefia do Poder Executivo durante o período de intervenção, objetivando assegurar, doravante, o efetivo cumprimento da decisão judicial emanada do Tribunal de Justiça, referenciada no preâmbulo des te ato.

Art. 3º Este Decreto entra em vigor nesta data.

O decreto interventivo em questão é

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167Q619245 | Informática, TCP IP, Técnico Administrativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, VUNESP

O roteador é primordial para a conexão das redes locais, pois, como o próprio nome diz, ele faz o roteamento dos pacotes que trafegam na rede. Considerando o modelo TCP/IP, o roteador atua no nível (ou camada)

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168Q609018 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Consultor Técnico Legislativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, FCC

A Declaração de Princípios Internacionais de Catalogação da IFLA define manifestação como
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169Q557999 | Informática, Windows, Técnico Administrativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, FCC

Comparando-se os sistemas operacionais Windows 7 e Windows 8, é correto afirmar que
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170Q609805 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Consultor Técnico Legislativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, FCC

Em relação ao consórcio de bibliotecas, é correto afirmar que ele
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171Q453244 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Procurador Legislativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, VUNESP

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, assinale a alternativa que contém os títulos que integram o salário.

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172Q607797 | Biblioteconomia, Normas técnicas para a área de documentação, Consultor Técnico Legislativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, FCC

Observe o cabeçalho de assunto abaixo, encontrado num catálogo em fichas: CÂMARA LEGISLATIVA - PROJETOS DE LEI - OPINIÃO PÚBLICA Entre suas características, encontra-se o fato de que
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173Q633144 | Informática, Arquitetura de redes, Consultor Técnico Legislativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, FCC

A arquitetura do H.323 apresenta os seguintes componentes: Terminal (TE), Gateway (GW), Gatekeeper (GK) e um componente opcional chamado Multipoint Controller Unit (MCU), que permite videoconferências entre três ou mais terminais. Um MCU é composto de um controlador multiponto (MC) e um processador multiponto (MP). O MC centraliza as chamadas multipontos para a negociação de parâmetros entre os participantes das videoconferências e o MP se responsabiliza pelo fluxo de áudio, vídeo e dados, utilizando-se dos protocolos
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174Q403068 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Procurador Legislativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, VUNESP

O ato administrativo unilateral, discricionário e precário, pe lo qual a Administração consente na prática de determinada atividade individual incidente sobre um bem público, é intitulado de

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175Q626085 | Informática, Sistemas Operacionais, Consultor Técnico Legislativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, FCC

No projeto de sistemas operacionais são utilizados escalonadores que empregam algoritmos que decidem sobre preemptibilidade, prioridades, tempos de execução e outras características de processos. No escalonamento usando o algoritmo Round-Robin,
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176Q431926 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Procurador Legislativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, VUNESP

Após a elaboração e aprovação da legislação financeira que irá viger durante determinado período, esta será implementada pelo Poder Executivo. A fiscalização contábil, financeira e também orçamentária será efetuada pelo Poder Legislativo, como determina a Constituição Federal de 1988. Para tanto, o Tribunal de Contas competente auxilia o Poder Legislativo nesta atividade. Com relação a esta matéria, é correto afirmar que

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177Q357280 | Contabilidade Geral, Classificação da Receita e Despesa Orçamentária, Técnico Administrativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, VUNESP

____________________corresponde à primeira fase da despesa e é o ato da autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição (artigo 58 da Lei n.° 4.320/64).

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

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178Q607279 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Consultor Técnico Legislativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, FCC

Visa à padronização e simplificação no processo de elaboração de qualquer trabalho científico. Facilita também o processo de comunicação e intercâmbio dentro da comunidade científica, possibilitando o processo de transferência de informação. Não tem o propósito de cercear a criatividade e a liberdade dos autores, mas, sim, o de facilitar aos diferentes leitores das diversas culturas o acesso às suas ideias e concepções científicas. A definição refere-se à
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179Q358679 | Enfermagem, Saúde da Criança, Técnico Administrativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, VUNESP

À recusa de uma criança sadia, em idade pré-escolar, em atender às solicitações do adulto, com manifestações exuberantes de resistência, dá-se o nome de

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180Q632025 | Informática, ITIL, Consultor Técnico Legislativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, FCC

De acordo com a ITIL v3, o Gerenciamento de Disponibilidade define, analisa, planeja, mede e melhora todos os aspectos da disponibilidade de serviços de TI, dentre os quais estão os abaixo definidos: I. uma medida de quão rápido e eficaz um serviço de TI ou outro item de configuração pode ser restaurado à operação normal após uma falha. II. refere-se à habilidade de um serviço de TI ou outro item de configuração de desempenhar a sua função acordada quando requerido. III. uma medida do tempo em que um serviço de TI ou outro item de configuração pode executar a sua função acordada sem interrupção. A associação correta entre as definições I, II e III e os aspectos gerenciados está apresentada, respectivamente, em:
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