Início

Questões de Concursos Câmara de Alexânia GO

Resolva questões de Câmara de Alexânia GO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q1066986 | Administração Pública, Governabilidade, Auditor Legislativo, Câmara de Alexânia GO, FUNATEC, 2024

Analise atentamente as seguintes opções, em seguida, assinale a que descreve melhor a responsabilidade dos dirigentes no uso de recursos públicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q864616 | Segurança e Transporte, Vigia, Câmara de Alexânia GO, FUNATEC, 2024

Qual é uma medida preventiva eficaz contra a sabotagem em uma instalação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q872592 | Matemática, Porcentagem, Vigia, Câmara de Alexânia GO, FUNATEC, 2024

Um vendedor de carro ofertou desconto de 15% para seu cliente, sabendo que o valor original do carro é de R$ 48.000,00, assinale o valor a ser pago pelo cliente, caso este aceite tal oferta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q872623 | Conhecimentos de Serviços Gerais, Zelador, Câmara de Alexânia GO, FUNATEC, 2024

Assinale o produto que é frequentemente utilizado para limpar vidros e espelhos sem deixar marcas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q906971 | Arquitetura de Software, Analista de Tecnologia da Informação, Câmara de Alexânia GO, FUNATEC, 2024

Assinale a assertiva que não apresenta de forma correta uma das importâncias de um sistema de cabeamento estruturado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q864595 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Câmara de Alexânia GO, FUNATEC, 2024

A Política Nacional de Trânsito visa assegurar a proteção da integridade humana e o desenvolvimento socioeconômico do País, atendidos os seguintes princípios, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q872606 | Conhecimentos de Serviços Gerais, Zelador, Câmara de Alexânia GO, FUNATEC, 2024

Assinale corretamente a prática que contribui para a eficácia da varrição de vias públicas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q864594 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Câmara de Alexânia GO, FUNATEC, 2024

Assinale a única assertiva que não apresenta um dos objetivos da Política Nacional de Trânsito.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q906962 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Tecnologia da Informação, Câmara de Alexânia GO, FUNATEC, 2024

Texto associado.

Texto 02:

Nós, os ridículos

Todos nós consideramos algumas profissões menores: gari, pedreiro, faxineira...olhamos facilmente com sobranceria para aquelas pessoas que todo o dia ralam muito para, literalmente, transformar a nossa vida em algo melhor. Essa manhã, um bando de pedreiro entrou em minha casa para fazer uma obra super necessária. Enquanto ouvia os seus movimentos, para cá e para lá, cobrindo paredes, abrindo caminho pelo chão que protegeram antes sequer de o pisar, pegando todo o material de que vão precisar, pensava precisamente nisso. Por que raio achamos que ser pedreiro é uma profissão menor? Lembro dos olhares na escola para os meninos cujos pais eram pedreiros ou caminhoneiros, como se não fossem trabalhos de que tanto precisamos.

A gente passa dois dias com os garis fazendo greve e sair na rua fica um inferno. Se não houvesse pedreiros...bom, adeus casas, né? Se não houvesse caminhoneiros não sei bem como a gente transportaria bens mais ou menos essenciais entre lugares vários. Se não houvesse faxineiras...e por aí vai.

Fazendo umas contas rápidas, uma faxineira em Lisboa - que cobra em média 7 euros por hora - pode tirar, no final do mês, 1.400 euros ou mais de salário. Em termos nacionais, a média salarial não chega a mil euros [no setor privado é um pouco mais elevada]. Isso significa que uma faxineira, que faz - lá está - o trabalho que ninguém quer fazer, é bem paga por isso. Melhor até do que a maioria dos jornalistas, por exemplo. Ou que um quadro médio. Um pedreiro que seja chefe de uma equipa ganhava, em 2013, uma média de 1.028 euros por mês, segundo os dados da Pordata. Hoje estará ganhando mais.

Para além de fazerem um trabalho super exigente e importante - pedreiro que erre pode fazer, na verdade, sua casa virar um inferno, um prédio ser uma obra perdida e por aí vai; faxineira que falte deixa sua vida uma confusão... - essas pessoas não ganham mal e na maioria das vezes não odeiam o que fazem. Então por quê o nosso preconceito? Por que nos achamos superiores? Por que raio nossa profissão deve ser mais bem vista, mais bem paga e mais considerada que a deles?

Que sociedade igualitária é essa que a gente quer que acredita que trabalhador só é válido se tiver diploma na mão e doutorado em filosofia? Penso muitas vezes nisso e em como somos ridículos, nós, o que achamos que somos mais do que o gari que trabalha para manter minha rua limpa.

(Margarida Vaqueiro Lopes. Disponível em https://www.estadao.com.br/viagem/sambando-em-lisboa/nos-os-ridiculos/)

No trecho "Então por quê o nosso preconceito? Por que nos achamos superiores?", qual é o principal recurso estilístico utilizado pela autora para reforçar sua crítica?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q885732 | Administração Geral, Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo, Assistente Administrativo, Câmara de Alexânia GO, FUNATEC, 2024

O controle na administração é utilizado especificamente para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q864597 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Câmara de Alexânia GO, FUNATEC, 2024

Qual das seguintes práticas é fundamental para uma direção defensiva?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q864599 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Câmara de Alexânia GO, FUNATEC, 2024

Observe as seguintes afirmações sobre direção defensiva e assinale a que está correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q872590 | Português, Vigia, Câmara de Alexânia GO, FUNATEC, 2024

Na frase "Ele lerá o livro amanhã", qual é o modo verbal presente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q906959 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Tecnologia da Informação, Câmara de Alexânia GO, FUNATEC, 2024

Texto associado.

Texto 01:

“Talvez espante ao leitor a franqueza com que lhe exponho e realço a minha mediocridade; advirta que a franqueza é a primeira virtude de um defunto. Na vida, o olhar da opinião, o contraste dos interesses, a luta das cobiças obrigam a gente a calar os trapos velhos, a disfarçar os rasgões e os remendos, a não estender ao mundo as revelações que faz à consciência; e o melhor da obrigação é quando, à força de embaçar os outros, embaça-se um homem a si mesmo, porque em tal caso poupa-se o vexame, que é uma sensação penosa, e a hipocrisia, que é um vício hediondo. Mas, na morte, que diferença! que desabafo! que liberdade! Como a gente pode sacudir fora a capa, deitar ao fosso as lentejoulas, despregar-se, despintar-se, desafeitar-se, confessar lisamente o que foi e o que deixou de ser! Porque, em suma, já não há vizinhos, nem amigos, nem inimigos, nem conhecidos, nem estranhos, não há plateia”.

(Machado de Assis, no livro “Memórias póstumas de Brás Cubas”)

No trecho transcrito acima, o narrador atribui à morte uma série de vantagens em comparação à vida. Qual das opções abaixo melhor sintetiza essas vantagens?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q864600 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Câmara de Alexânia GO, FUNATEC, 2024

Assinale a seguinte afirmação sobre técnicas de condução de veículos automotores que está correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.