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Questões de Concursos Câmara de Descalvado SP

Resolva questões de Câmara de Descalvado SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


51Q27582 | Legislação Municipal, Secretário Administrativo, Câmara de Descalvado SP, VUNESP

O Código Tributário Municipal é considerado como
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52Q27578 | Legislação Municipal, Secretário Administrativo, Câmara de Descalvado SP, VUNESP

A criação, a organização e a supressão de distritos habitacionais competem ao Município de Descalvado, observada a
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53Q27632 | Administração Financeira e Orçamentária, Tesoureiro, Câmara de Descalvado SP, VUNESP

As receitas de Operação de Crédito, de Alienação de Bens Móveis e Imóveis e de Amortização de Empréstimos Concedidos, conforme determina a Lei nº  4.320/64, serão classificadas em qual categoria de receita?
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54Q27598 | Raciocínio Lógico, Técnico em Informática, Câmara de Descalvado SP, VUNESP

Se corro e pedalo aos domingos, então será feriado na segunda-feira seguinte. Uma conclusão lógica dessa condicional é:
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55Q27590 | Redação Oficial, Secretário Administrativo, Câmara de Descalvado SP, VUNESP

Um vereador solicitou ao Secretário Administrativo de uma Câmara Municipal que redigisse um ofício para o Prefeito do Município, sobre a pavimentação das ruas da cidade.

O Secretário Administrativo padronizou corretamente o início do documento, antes de começar o texto propriamente dito, com as seguintes partes:
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56Q27607 | Informática, Técnico em Informática, Câmara de Descalvado SP, VUNESP

Em relação à internet, são protocolos exclusivos da camada de Rede da arquitetura TCP/IP:
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57Q27609 | Informática, Redes de Computadores, Técnico em Informática, Câmara de Descalvado SP, VUNESP

Foi solicitado ao técnico de informática comprar o conector para realizar a conectorização dos cabos de pares trançados, que serão utilizados para interconectar alguns computadores à Switch. Para isso, o técnico deve procurar por conectores conhecidos comercialmente como
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58Q27579 | Legislação Municipal, Secretário Administrativo, Câmara de Descalvado SP, VUNESP

Conforme prescreve a Lei Orgânica, ao Município de Descalvado é vedado
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59Q27589 | Redação Oficial, Secretário Administrativo, Câmara de Descalvado SP, VUNESP

Uma comunicação oficial enviada ao Presidente da Câmara Municipal de Descalvado/SP foi corretamente redigida, já que, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, empregava, respectivamente, o pronome de tratamento e o vocativo
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60Q27629 | Legislação Municipal, Tesoureiro, Câmara de Descalvado SP, VUNESP

As contas do Município ficarão à disposição dos contribuintes
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61Q27580 | Legislação Municipal, Secretário Administrativo, Câmara de Descalvado SP, VUNESP

Em relação ao Exame Público das Contas Municipais, e em conformidade com a Lei Orgânica do Município de Descalvado, assinale a alternativa correta.
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62Q27634 | Administração Financeira e Orçamentária, Tesoureiro, Câmara de Descalvado SP, VUNESP

A contabilidade deverá evidenciar, em seus registros, o montante dos créditos orçamentários vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, à conta dos mesmos créditos, e as dotações disponíveis. O registro contábil da receita e da despesa far-se-á de acordo com as especificações constantes da Lei de Orçamento e dos créditos adicionais.

Nesse caso, a dívida flutuante compreenderá: os serviços da dívida a pagar, os depósitos e os débitos de tesouraria, bem como:
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63Q27605 | Informática, Técnico em Informática, Câmara de Descalvado SP, VUNESP

O administrador de um servidor com sistema operacional Linux deseja saber o tamanho, ou seja, o espaço utilizado por um determinado diretório.

Para isso, ele deve utilizar o comando
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64Q27617 | Português, Tesoureiro, Câmara de Descalvado SP, VUNESP

Texto associado.
O potencial de consumo dos idosos

     No Censo de 2010, a participação das pessoas com mais de 65 anos de idade atingiu 7,4%. Isso representa mais de 14 milhões de brasileiros.
     Além de numeroso, esse grupo representa um grande potencial de vendas para o varejo e empresas em geral. Afinal, essas pessoas já passaram pelas maiores despesas da vida: educaram os filhos e construíram e mobiliaram a casa onde vivem. A renda agora é para alimentação, saúde e lazer e para continuar presenteando os familiares.
     Como entender e atender esses consumidores? A pior coisa que uma empresa pode fazer é usar eufemismos como “melhor idade” para se comunicar com eles. “Melhor idade é quando eu tinha 20”, muitos vão dizer.
     Mesmo assim, o estereótipo da velhinha de cabelos brancos usando bengala é absolutamente rejeitado por eles – e com toda a razão.
     Hoje em dia, pessoas perto dos 70 anos não têm cara de velhinha de bengala, afinal foram culturalmente ativas e pioneiras: viram o homem pisar na Lua, viveram como hippies, passaram pelo regime militar, pela revolução sexual, da informática e da internet, entre tantas outras modificações. Para elas, a idade é um estado de espírito, e não um número.
     Entre os 20 e os 40 anos, as pessoas sentem-se imortais. O esforço pessoal é focado em ser alguém, em destacar-se. Acredita-se que é possível moldar o mundo às nossas necessidades.
     Depois dos 40 anos, percebe-se que a realidade não é tão boa assim, e as pessoas iniciam uma busca por significado na vida, que se estende até seus últimos dias.
     De maneira geral, até os 40, o foco é no “ser social”. Depois dessa idade, o foco passa a ser o “eu interior”.
     Produtos e serviços que satisfaçam essa necessidade têm mais chances junto a esse público. Mas será que nossas lojas sabem atender esses consumidores?
     Não, pois os consumidores mais velhos, apesar da mentalidade jovem, sentem desconforto em ambientes com excesso de estímulos, sua visão perde a capacidade de discernir cores (sem falar nas letras pequenas), sua agilidade para manusear objetos fica reduzida, além de sofrerem mais com as consequências da obesidade.
     É patente que as lojas e os produtos não são desenhados para ajudá-los a superar essas dificuldades. No quesito atendimento, os mais velhos odeiam ser um número. Querem tratamento diferenciado, alguém treinado para ouvi-los e que os trate como indivíduos, coisas cada vez mais raras no varejo de hoje.
     Além disso, não valorizam lojas, produtos e marcas pelo prestígio social que trazem. Querem algo autêntico, personalizado e, hoje, poucas marcas podem disputar esse lugar no mercado.
     Em poucas palavras, o potencial dos consumidores mais velhos é grande, mas quase ninguém está preparado para atendê-los.

(Maurício Morgado. Folha de S.Paulo, 10.06.2012. Adaptado)
As pessoas que hoje estão na faixa dos 70 anos são culturalmente ativas e pioneiras, visto que participaram de fatos históricos marcantes, como a revolução sexual e da internet, portanto, embora tenham de lidar com algumas limitações físicas, para elas a idade está relacionada à vitalidade e não à passagem do tempo.

No trecho reescrito a partir das informações do texto, as conjunções destacadas estabelecem, respectivamente, as relações de
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65Q27581 | Legislação Municipal, Secretário Administrativo, Câmara de Descalvado SP, VUNESP

O Presidente da Câmara Municipal de Descalvado ou seu substituto só terá voto
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66Q27611 | Informática, Redes de Computadores, Técnico em Informática, Câmara de Descalvado SP, VUNESP

A arquitetura TCP/IP estabelece, hierarquicamente, os serviços e os protocolos utilizados para a comunicação na internet.

Exemplos de protocolos das camadas de Rede e de Aplicação da arquitetura TCP/IP são, respectivamente,
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67Q27606 | Informática, Técnico em Informática, Câmara de Descalvado SP, VUNESP

Há situações em que pode ser necessário atualizar os drivers de dispositivos instalados em um computador.

Uma dessas situações é quando
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68Q27615 | Português, Tesoureiro, Câmara de Descalvado SP, VUNESP

Texto associado.
O potencial de consumo dos idosos

     No Censo de 2010, a participação das pessoas com mais de 65 anos de idade atingiu 7,4%. Isso representa mais de 14 milhões de brasileiros.
     Além de numeroso, esse grupo representa um grande potencial de vendas para o varejo e empresas em geral. Afinal, essas pessoas já passaram pelas maiores despesas da vida: educaram os filhos e construíram e mobiliaram a casa onde vivem. A renda agora é para alimentação, saúde e lazer e para continuar presenteando os familiares.
     Como entender e atender esses consumidores? A pior coisa que uma empresa pode fazer é usar eufemismos como “melhor idade” para se comunicar com eles. “Melhor idade é quando eu tinha 20”, muitos vão dizer.
     Mesmo assim, o estereótipo da velhinha de cabelos brancos usando bengala é absolutamente rejeitado por eles – e com toda a razão.
     Hoje em dia, pessoas perto dos 70 anos não têm cara de velhinha de bengala, afinal foram culturalmente ativas e pioneiras: viram o homem pisar na Lua, viveram como hippies, passaram pelo regime militar, pela revolução sexual, da informática e da internet, entre tantas outras modificações. Para elas, a idade é um estado de espírito, e não um número.
     Entre os 20 e os 40 anos, as pessoas sentem-se imortais. O esforço pessoal é focado em ser alguém, em destacar-se. Acredita-se que é possível moldar o mundo às nossas necessidades.
     Depois dos 40 anos, percebe-se que a realidade não é tão boa assim, e as pessoas iniciam uma busca por significado na vida, que se estende até seus últimos dias.
     De maneira geral, até os 40, o foco é no “ser social”. Depois dessa idade, o foco passa a ser o “eu interior”.
     Produtos e serviços que satisfaçam essa necessidade têm mais chances junto a esse público. Mas será que nossas lojas sabem atender esses consumidores?
     Não, pois os consumidores mais velhos, apesar da mentalidade jovem, sentem desconforto em ambientes com excesso de estímulos, sua visão perde a capacidade de discernir cores (sem falar nas letras pequenas), sua agilidade para manusear objetos fica reduzida, além de sofrerem mais com as consequências da obesidade.
     É patente que as lojas e os produtos não são desenhados para ajudá-los a superar essas dificuldades. No quesito atendimento, os mais velhos odeiam ser um número. Querem tratamento diferenciado, alguém treinado para ouvi-los e que os trate como indivíduos, coisas cada vez mais raras no varejo de hoje.
     Além disso, não valorizam lojas, produtos e marcas pelo prestígio social que trazem. Querem algo autêntico, personalizado e, hoje, poucas marcas podem disputar esse lugar no mercado.
     Em poucas palavras, o potencial dos consumidores mais velhos é grande, mas quase ninguém está preparado para atendê-los.

(Maurício Morgado. Folha de S.Paulo, 10.06.2012. Adaptado)
Segundo o autor do texto,
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69Q27631 | Administração Financeira e Orçamentária, Tesoureiro, Câmara de Descalvado SP, VUNESP

Conforme a Lei Complementar nº 101/2000, para fins de observância da ordem cronológica determinada na constituição federal, a execução orçamentária e financeira identificará os beneficiários de pagamento de sentenças judiciais por meio de
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