Questões de Concursos Câmara de Itajubá MG

Resolva questões de Câmara de Itajubá MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1026154 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Contador Público, Câmara de Itajubá MG, Consulplan, 2024

Na última quarta-feira, Luciana foi até o seu dermatologista e realizou um procedimento estético. Assim que o procedimento foi realizado, ela recebeu uma orientação de que deve retornar em um prazo de 650 dias. Se Luciana cumprir essa orientação, ela retornará no dermatologista em qual dia da semana?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q894600 | Gestão de Pessoas, Oficial Administrativo, Câmara de Itajubá MG, Consulplan, 2024

Os modelos de Gestão de Pessoas, em sua evolução histórica, desenvolveram-se em torno de conceitos-chave determinantes da sua forma de atuação e direcionamento de uma organização, os quais, quando analisados, permitem a compreensão das suas especificidades e complementaridades ao longo da história.
(FLEURY, 2002.)

Os modelos de Gestão de Pessoas são classificados em quatro perspectivas, sobre as quais, marque Vpara as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Modelo de Gestão de Pessoas como Departamento de Pessoal: distinguir a administração de pessoal processual e burocrática, da Gestão de Recursos Humanos, voltada para a integração, o comprometimento, a flexibilidade, a adaptabilidade e a qualidade.
( ) Modelo de Gestão de Pessoas como Gestão do Comportamento Humano: atuação sobre comportamento e entendimento de que os empregados são um fator de produção, cujos custos deveriam ser administrados de forma semelhante aos custos dos demais fatores de produção.
( ) Modelo de Gestão de Pessoas Estratégica: vincular a gestão de pessoas às estratégias, às políticas e às práticas da organização, adaptando as necessidades desta e promovendo as pessoas como elementos de diferenciação.
( ) Modelo de Gestão de Pessoas baseada nas Competências: competências definem a competitividade das organizações e oportunidades a serem aproveitadas por meio do desenvolvimento das competências pessoais.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q1014322 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Itajubá MG, Consulplan, 2024

Tendo como referencial as orientações da Lei nº 14.191/2021, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas materiais didáticos e professores bilíngues com formação e especialização adequadas, em nível superior.
( ) Cabe aos estados da federação apoio técnico e financeiro para os sistemas de ensino no provimento da educação bilíngue e intercultural às comunidades surdas, com desenvolvimento de programas integrados de ensino e pesquisa.
( ) Os programas incluídos no Plano Nacional de Educação terão como um de seus objetivos fortalecer as práticas socioculturais dos surdos e a Língua Brasileira de Sinais.
( ) A modalidade de educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, prescinde da prerrogativa de matrícula em escolas e classes regulares, de acordo com o que decidir o estudante ou, no que couber, seus pais ou responsáveis.
( ) Elaborar e publicar sistematicamente material didático bilíngue, específico e diferenciado será propósito dos programas inclusos no Plano Nacional de Educação.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q1026153 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Contador Público, Câmara de Itajubá MG, Consulplan, 2024

Ana, Bartolomeu, Clésio, Diego e Edmundo são amigos e aproveitaram uma corrida promovida por uma ação beneficente para criar uma competição particular entre eles. Em relação aos tempos distintos de conclusão da corrida dos cinco amigos, sabe-se que:

• Clésio terminou a corrida imediatamente após Bartolomeu;

• O tempo de corrida de Ana é um dos três piores tempos obtidos;

• Diego foi a primeira ou última pessoa a terminar a corrida;

• Edmundo fez o terceiro melhor tempo na corrida.

Considerando essas informações, qual dos amigos fez o quarto melhor tempo na corrida?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q1014323 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Itajubá MG, Consulplan, 2024

Além de várias habilidades e competências, que comprovam a complexidade do processo em que o tradutor/intérprete de língua de sinais está envolvido, é relevante o fato de que encontra-se diante de manipulação de informação simultânea; portanto, etapas e procedimentos específicos devem ser dominados. O aspecto fundamental desse processo de tradução e interpretação baseia-se nas interações entre os participantes. O intérprete deve reconhecer o contexto, os participantes, os objetivos e a mensagem. Podem ser consideradas as seguintes categorias: recepção da mensagem; processamento preliminar (reconhecimento inicial); retenção da mensagem na memória de curto prazo (a mensagem deve ser retida em porções suficientes para então passar ao próximo passo); reconhecimento da intenção semântica (o intérprete adianta a intenção do falante); determinação da equivalência semântica (encontrar a tradução apropriada na língua); formulação sintática da mensagem (seleção da forma apropriada); produção da mensagem (o último passo do processo da interpretação). O texto descreve a proposta de modelo de processamento no ato da tradução e interpretação denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q1014325 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Itajubá MG, Consulplan, 2024

A assertiva que apresenta características próprias da diferenciação entre a língua portuguesa e a Libras é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q1026147 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Analista Administrativo, Câmara de Itajubá MG, Consulplan, 2024

Considere a seguinte estrutura lógica:
Premissas:
• Se Maria vai à feira, compra pastel. • Se José compra pastel, também compra refrigerante. • Maria e José compraram pastel.

Conclusões:
I. Maria foi à feira. II. José comprou refrigerante.

Em relação às conclusões anteriores, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q1014327 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Itajubá MG, Consulplan, 2024

Em referência a aspectos linguísticos e gramaticais da Libras, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q1016035 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Itajubá MG, Consulplan, 2024

Segundo o disposto na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, consideram-se formas de interlocução, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.