Início

Questões de Concursos Câmara de Rio de Janeiro RJ

Resolva questões de Câmara de Rio de Janeiro RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


51Q9172 | Direito Constitucional, Assistente Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

A constituição dogmática pode ser conceituada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q9189 | Noções de Ética, Ética na Administração Pública, Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

A Lei de Improbidade Administrativa enquadra expressamente a conduta do agente público que aceita emprego em pessoa jurídica, a qual tenha interesse suscetível de ser atingido por ação decorrente de suas atribuições, como ato de improbidade que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q27296 | Legislação Municipal, Legislação do Município do Rio de Janeiro, Revisor de Texto, Câmara de Rio de Janeiro RJ

Sobre a cláusula de revogação, de acordo com a Lei Complementar nº 48/2000, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q9168 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Atualidades, Assistente Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

A Convenção sobre os Direitos da Criança, de 1989, é a única que já obteve ratificação praticamente universal, faltando apenas a de dois países:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q13097 | Noções de Ética, Ética na Administração Pública, Administrador, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

A Lei nº 8429/92 (Lei de Improbidade administrativa), no capítulo em que trata do procedimento administrativo e do processo judicial referentes a ato de improbidade, dispõe que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q13099 | Noções de Ética, Ética na Administração Pública, Administrador, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

A Lei de Improbidade Administrativa (8429/92), no que tange à prescrição prevê:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q9184 | Direito Administrativo, Assistente Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

Conforme o disposto na Lei nº 10.520 (Lei do Pregão), a fase externa do pregão observará, entre outras, a seguinte regra:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q27343 | Legislação Municipal, Legislação do Município do Rio de Janeiro, Fotógrafo, Câmara de Rio de Janeiro RJ

O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Municipal do Rio de Janeiro prevê expressamente que é vedado ao servidor público:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

61Q13113 | Recursos Humanos, Administrador, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

O critério que define a construção de um plano de remuneração, pelo qual se pode incluir o maior número possível de funcionários sob o mesmo sistema de remuneração ou se estabelecem diferentes planos conforme os níveis hierárquicos ou grupos de funcionários é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q27356 | Conhecimentos Específicos, Áudio e Vídeo, Fotógrafo, Câmara de Rio de Janeiro RJ

As composições radicais são aquelas em que os elementos principais se irradiam do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q9157 | Administração de Recursos Materiais, Assistente Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

O sistema de planejamento de necessidades de materiais que trabalha com um conjunto de informações básicas, tais como o plano mestre de produção, a estrutura do produto com base em uma lista de materiais e a situação geral dos estoques dos itens, é o conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q27359 | Conhecimentos Específicos, Áudio e Vídeo, Fotógrafo, Câmara de Rio de Janeiro RJ

O processo que estabelece quanta luz é necessária para obter o resultado desejado em determinado filme ou sensor digital chama-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q9186 | Noções de Ética, Ética na Administração Pública, Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

Segundo o Código Penal Brasileiro, o servidor que retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal, comete o crime de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q9187 | Noções de Ética, Ética na Administração Pública, Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

O Código Penal Brasileiro, no Capítulo em que trata especificamente sobre os crimes praticados por funcionário público contra a Administração em Geral, prevê expressamente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q27289 | Português, Revisor de Texto, Câmara de Rio de Janeiro RJ

Texto associado.
Texto II: E o castelo de areia ruiu

   Pisar em Cuba, referência para mim desde que comecei a me interessar mais seriamente por política, foi impactante. Já nas cercanias do aeroporto José Martí, em Havana, dois outdoors me impressionaram. Seus dizeres eram “Cuba, território livre do analfabetismo” e “Bem-vindo ao primeiro território livre da América”. A comunicação visual tinha dado um salto importante depois da revolução e outdoors como aqueles eram novidade para mim, tanto do ponto de vista estético, como no que se referia a seu uso político. Décadas depois eles continuam sendo usados na comunicação do governo com a população e os visitantes do país em geral. Recordo-me dos dizeres de um dos que vi da última vez que estive em Cuba: “Hoje vão dormir nas ruas 200 milhões de crianças. Nenhuma delas é cubana”.
   Logo percebi que a capacidade de expressão verbal do cubano médio era bem maior do que a do brasileiro médio. Consequência de um bom sistema de ensino, o cubano era capaz de articular seu pensamento com começo, meio e fim – concordasse ou não o interlocutor com o que ele dizia. No Brasil, até hoje, mais de 40 anos depois, parte expressiva da população tem dificuldades para exprimir de forma coerente o que pensa. 

Cid Benjamin. Gracias a la vida: memórias de um militante. Rio de Janeiro: José Olympio, 2013. Páginas 146 – 147. Fragmento.
Quanto à concordância verbal, o uso da língua está adequado à situação formal, respeitando as regras gramaticais para a escrita padrão, na seguinte frase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q27309 | Redação Oficial, Revisor de Texto, Câmara de Rio de Janeiro RJ

O correio eletrônico é uma espécie de correspondência muito utilizada atualmente, pela agilidade na transmissão e recepção de mensagens.

De acordo com o Manual de redação oficial da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, este tipo de texto tem como característica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q13115 | Recursos Humanos, Administrador, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

Um supervisor da CMRJ adota o estilo de administração de McGregor denominado teoria Y. Em consequência, espera-se que ele pressuponha que seus subordinados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.