Início

Questões de Concursos Câmara de Rio de Janeiro RJ

Resolva questões de Câmara de Rio de Janeiro RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q13116 | Recursos Humanos, Administrador, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

O sistema administrativo de Likert em que se favorece a organização informal sadia e positiva, há ênfase nas recompensas materiais e simbólicas e as comunicações ocorrem nos sentidos vertical (descendente e ascendente) e horizontal, é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q27350 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Fotógrafo, Câmara de Rio de Janeiro RJ

“Fazer parte de uma rede online pode ser difícil para algumas pessoas, porque, segundo Jones (1955), elas teriam que desenvolver uma personalidade eletrônica. Pesquisas realizadas por Palloff e Pratt (2002) demonstraram que, para essa personalidade existir, certos elementos precisam se manifestar”.

[CARVALHO, Jaciara de Sá. Redes e comunidades: ensino-aprendizagem pela Internet. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2011, p. 64]

Nessa proposta, entre os elementos na construção dessa personalidade eletrônica, destaca-se a capacidade de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q27301 | Legislação Municipal, Revisor de Texto, Câmara de Rio de Janeiro RJ

De acordo com o expressamente disposto na Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, a convocação extraordinária da Câmara Municipal dar-se-á:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q27325 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Arquivologista, Câmara de Rio de Janeiro RJ

“A atribuição da nacionalidade como um ato de vontade (adesão política ou escolha de local para viver) ou um pertencimento étnico e cultural está presente em todos os Estados modernos. Isso nem sempre se apresenta de forma clara.

”[REIS, Rossana Rocha. Soberania, Direitos Humanos e Migrações Internacionais. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 19, n. 55, jun. 2004, p. 156

Na atualidade essa atribuição, em relação aos imigrantes, pode combinar diferentes tradições, sendo um delas aquela baseada no direito decorrente do local de nascimento, que é o jus:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q9190 | Noções de Ética, Ética na Administração Pública, Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

A respeito de funcionário público que permite, mediante o fornecimento de senha, o acesso de pessoas não autorizadas a bancos de dados da Administração Pública, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q13125 | Administração de Recursos Materiais, Administrador, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

Na representação da supplay chain, as ações que envolvem planejamento da produção, otimização dos transportes e itinerário da frota, referem-se ao seguinte nível de planejamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q13109 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

Constitui uma ferramenta organizacional que pode ser considerada um trabalho com datas de início e término previamente estabelecidas, coordenador responsável, resultado final predeterminado e alocação de recursos necessários ao seu desenvolvimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q13122 | Administração de Recursos Materiais, Administrador, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

O tipo de canal de distribuição que tem em sua estrutura uma parte das funções que é executada em paralelo por dois ou mais elementos da cadeia de suprimento é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q27287 | Português, Revisor de Texto, Câmara de Rio de Janeiro RJ

Texto associado.
Texto II: E o castelo de areia ruiu

   Pisar em Cuba, referência para mim desde que comecei a me interessar mais seriamente por política, foi impactante. Já nas cercanias do aeroporto José Martí, em Havana, dois outdoors me impressionaram. Seus dizeres eram “Cuba, território livre do analfabetismo” e “Bem-vindo ao primeiro território livre da América”. A comunicação visual tinha dado um salto importante depois da revolução e outdoors como aqueles eram novidade para mim, tanto do ponto de vista estético, como no que se referia a seu uso político. Décadas depois eles continuam sendo usados na comunicação do governo com a população e os visitantes do país em geral. Recordo-me dos dizeres de um dos que vi da última vez que estive em Cuba: “Hoje vão dormir nas ruas 200 milhões de crianças. Nenhuma delas é cubana”.
   Logo percebi que a capacidade de expressão verbal do cubano médio era bem maior do que a do brasileiro médio. Consequência de um bom sistema de ensino, o cubano era capaz de articular seu pensamento com começo, meio e fim – concordasse ou não o interlocutor com o que ele dizia. No Brasil, até hoje, mais de 40 anos depois, parte expressiva da população tem dificuldades para exprimir de forma coerente o que pensa. 

Cid Benjamin. Gracias a la vida: memórias de um militante. Rio de Janeiro: José Olympio, 2013. Páginas 146 – 147. Fragmento.
“Hoje vão dormir nas ruas 200 milhões de crianças. Nenhuma delas é cubana”. Há uma relação de sentido implícita entre essas duas frases. Essa relação lógica e um conectivo que poderia unir as frases explicitando-a são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q13100 | Legislação Municipal, Administrador, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

A Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro contempla emendas ao seu próprio texto, havendo a previsão específica de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q13107 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

A estratégia de diversificação empresarial que ocorre quando a empresa passa a produzir com aproveitamento da mesma tecnologia ou força de vendas, oferecendo uma quantidade maior de produtos no mesmo mercado, é a denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q9188 | Noções de Ética, Ética na Administração Pública, Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

Se determinado servidor público municipal se recusa a prestar a declaração de seus bens à Administração Pública dentro do prazo determinado, sob a alegação de que se trata de violação ao direito fundamental à privacidade, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q13103 | Legislação Municipal, Administrador, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

De acordo com o Código de Administração Financeira e Contabilidade Pública do Município do Rio de Janeiro, o orçamento deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q13106 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

No estabelecimento dos objetivos e desafios empresariais, o processo em que os indicadores, parâmetros e critérios de avaliação, bem como a realidade atual das atividades ficam disponíveis para acompanhamento, interação e intervenção dos interessados da empresa, segundo Oliveira, esta associado ao conceito de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q9175 | Direito Constitucional, Assistente Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

O Tribunal de Contas da União é integrado por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q9178 | Direito Administrativo, Assistente Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

Considerando-se os critérios doutrinários adotados para definir a classificação dos órgãos públicos, é possível afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q27313 | Redação Oficial, Revisor de Texto, Câmara de Rio de Janeiro RJ

Considerando-se o que recomenda o Manual de redação oficial da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, está correta a seguinte escrita de numerais por extenso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q27334 | Português, Fotógrafo, Câmara de Rio de Janeiro RJ

Texto associado.
Velho mal disfarçado

      Os cigarros e cachimbos eletrônicos são a nova roupagem tecnológica de um velho e conhecido produto que faz mal à saúde — o tabaco, principal causa evitável de doenças e mortes no mundo. Ao contrário do que tem sido divulgado, longe de ser um sonho para os fumantes, fumar (vaporizar) tabaco através destes dispositivos eletrônicos que liberam a nicotina pode se transformar num pesadelo para a saúde pública e um novo filão de lucro, um sonho para a indústria do tabaco.
      O cigarro eletrônico produz um vapor que não é inofensivo. Ele tem mais de oito mil sabores, o que favorece a captação de adolescentes curiosos, além da sedução por novidades tecnológicas. A propaganda de cigarro, proibida na mídia, vem ressurgindo, induzindo os jovens, e mesmo personalidades e formadores de opinião, a acreditarem que o uso deste produto não gera prejuízos para a saúde. Além disso, não há estudos científicos que provem que eles ajudam a parar de fumar.
      O vapor que conduz a nicotina às vias respiratórias do fumante de cigarro eletrônico não é composto somente por água, tendo em sua composição o gelo seco (propilenoglicol), substância que não é liberada para inalação por apresentar riscos de doenças respiratórias. O gelo seco, quando aquecido, forma outra substância (óxido de propileno) com evidências de ser cancerígena.
      Embora o vapor não contenha alcatrão e monóxido de carbono — presentes na fumaça do cigarro convencional —, há diversas substâncias que causam doenças respiratórias, câncer de pulmão e em outros órgãos, tais como as nitrosaminas, creolina (acroleína), formol (formaldeído) e metais pesados. Também libera um anticongelante (etilenoglicol) que causa desde irritação na pele, olhos, nariz, garganta até convulsão, lesão cerebral, podendo chegar ao coma; e ainda pode causar má-formação no feto.
      A cotinina, subproduto da nicotina, foi encontrada em níveis semelhantes aos da fumaça do cigarro em pessoas expostas ao vapor dos cigarros eletrônicos. Nesse caso, aplicam-se as restrições da Lei Antifumo brasileira.
      Como representantes de entidades médicas, de pesquisa e da sociedade civil, nos sentimos no dever de passar aos leitores estas informações. Nossas principais preocupações são com a desinformação quanto aos riscos dos cigarros eletrônicos, que podem levar os jovens iniciantes e os fumantes que desejam parar de fumar a acreditar que somente o cigarro tradicional é o vilão.
      O fumo de tabaco, em suas diversas formas e disfarces, vem enganando seus consumidores há longo tempo. Essa história já aconteceu com os cigarros de baixos teores. Estejamos em alerta, pois não há forma segura de consumo de tabaco. O fumo mata dois de cada três usuários e, com o cigarro eletrônico, não será diferente. Fumar e vaporizar são duas faces cruéis da mesma moeda cunhada no tabaco, que rouba os sonhos e a vida de seis milhões de pessoas a cada ano.

Stella Martins e Alberto Araújo. O Globo, 02/06/2015, “Opinião”, 1º caderno, Página 15.
A leitura do texto possibilita concluir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q27304 | Comunicação Social, Revisor de Texto, Câmara de Rio de Janeiro RJ

Em texto relativo a estudo apresentado pelo Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, seria correto escrever:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q27321 | Matemática, Arquivologista, Câmara de Rio de Janeiro RJ

Carlos irá estudar para um concurso público durante 12 dias. Para isso, de uma lista contendo n temas, ele irá escolher dois por dia. Sabe-se que nunca os mesmos dois temas serão escolhidos em um determinado dia.

O menor valor possível para o número n é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.