Início

Questões de Concursos Câmara de Salvador BA

Resolva questões de Câmara de Salvador BA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q817185 | Legislação Federal, Decreto n 1171 1994 Código de Ética do Servidor Público, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, AOCP

São deveres fundamentais do servidor público, entre outros, “ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum”.

A palavra probo, citada no texto acima, pode ser substituída por?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q434482 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, AOCP

Consoante ao § 6º do Art. 37 da Constituição Federal: “As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q717035 | Arquitetura, Urbanístico, Especialista, Câmara de Salvador BA, FGV, 2018

Além de contribuírem para o bem-estar psicológico e físico dos cidadãos e de reduzir a poluição, a arborização urbana contribui sobremaneira para a melhoria de outros aspectos da cidade, que por vezes podem passar desapercebidos.

Considere uma cidade hipotética onde a prefeitura decidiu criar parques próximos à área urbana. Passados alguns anos, como era de se esperar, houve uma melhoria nos indicadores de poluição da cidade. Entretanto, percebeu-se também uma redução do consumo de energia elétrica nos domicílios.

Um dos motivos pelos quais a arborização urbana pode ter contribuído para a redução do consumo de energia elétrica da cidade pode ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q717617 | Arquitetura, Arquitetura, Especialista, Câmara de Salvador BA, FGV, 2018

A respeito da Perícia Técnica, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q446439 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Especialista, Câmara de Salvador BA, FGV, 2018

Em razão de falhas no sistema de filtros de uma siderúrgica, foram despejadas diversas toneladas de resíduos em um rio do Município Delta, o que causou grandes danos ao meio ambiente. Assim que esse fato ocorreu, diversas pessoas procuraram o Ministério Público e solicitaram que fossem adotadas providências para a responsabilização da siderúrgica pelos danos causados ao meio ambiente.

À luz da sistemática constitucional, o Ministério Público tem atribuição para adotar as providências cabíveis, pois estamos perante interesse:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q430032 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, AOCP

Segundo as Disposições Gerais da Administração Pública artigos 37 e 38 da Constituição Federal, a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, Distrito federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q551907 | Informática, Hardware, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, AOCP

Sobre clock, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. O sinal de clock é utilizado pela unidade de controle para execução das instruções.

II. O clock é um dispositivo, localizado na UCP, que gera pulsos elétricos síncronos em um determinado intervalo de tempo (sinal de clock).

III. A quantidade de vezes que o pulso elétrico síncronos acontecem em um segundo define a frequência do clock.

IV. A frequência do clock de um processador é medida em Hertz (Hz).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q558955 | Informática, Software, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, AOCP

Sobre Unidade de Medida nos computadores digitais convencionais, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. O sistema de medidas de distância é base 10, como os computadores trabalham apenas com 0 e 1 seu sistema de medida é base 2 ou binário.

II. O sistema de medidas de um computador pode ser base 2 e também base 8.

III. A primeira medida de um computador é o kilobyte.

IV. A maior medida encontrada em um computador é o Petabyte.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q445634 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, FGV, 2018

Pedro ingressou no serviço público municipal estimulado pela segurança e pelos benefícios inerentes ao cargo. Um desses benefícios seria fruído após dez anos de exercício funcional. Pedro completou os dez anos de serviço, mas, no dia em que ia requerer o benefício, o regime jurídico da categoria foi alterado e o benefício foi extinto, somente sendo assegurado o direito dos servidores que já o receberam.

À luz da sistemática constitucional, Pedro:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q447091 | Direito Constitucional, Tribunais e Juízes Estaduais, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, FGV, 2018

Tiago, Prefeito do Município Delta, recebeu citação para responder a uma ação de alimentos ajuizada perante o juízo único da Comarca, por seu filho Pedro, constando, do respectivo mandado, que o não pagamento das três últimas prestações alimentícias poderia acarretar a sua prisão. Ao solicitar orientação ao seu assessor mais próximo, foi informado que a Constituição da República de 1988, em seu Art. 29, X, assegura o “julgamento do Prefeito perante o Tribunal de Justiça”. Com isso, Tiago concluiu que o seu advogado deveria suscitar a incompetência do juízo único da Comarca para processá-lo e julgá-lo.

À luz da sistemática constitucional, o juízo único da Comarca é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q442259 | Direito Constitucional, Processo legislativo, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, AOCP

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. De acordo com a Constituição Federal considere o texto a seguir: Se o Presidente da República considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrário ao interesse público, vetá-lo-á total ou parcialmente, no prazo de___, contados da data do recebimento, e comunicará, dentro de___, ao ___ os motivos do veto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q394959 | Direito Administrativo, Serviço Público, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, AOCP

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre serviços públicos – fornecimento de energia elétrica - e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Os serviços públicos impróprios podem ser prestados por órgãos da administração pública indireta ou, modernamente, por delegação, como previsto na Constituição Federal.

( ) Os serviços prestados por concessionárias são remunerados por tarifa, sendo facultativa a sua utilização, que é regida pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor), o que a diferencia da taxa, esta, remuneração do serviço público próprio.

( ) A continuidade do serviço, sem o efetivo pagamento, quebra o princípio da racionalização das partes e ocasiona o enriquecimento sem causa, repudiado pelo Direito.

( ) Os serviços públicos podem ser próprios e impróprios, sem possibilidade de identificação dos destinatários e são financiados pelos tributos e prestados pelo próprio Estado (segurança pública, saúde, educação etc.).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q647125 | Informática, Criptografia, Analista de Tecnologia da Informação, Câmara de Salvador BA, FGV, 2018

A criptografia tem uma longa e interessante história de milhares de anos.

Seus princípios fundamentais são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q808582 | Legislação Federal, Lei 8313 1991, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, AOCP

Assinale a assertiva INCORRETA no que diz respeito à Nova Lei de Incentivo à Cultura para o ano de 2011.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q375550 | Administração Pública, Novas práticas de gestão governamental no Brasil, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, AOCP

Em relação à estruturação da rede de governo, assinale a alternativa que aponta corretamente os tipos diferentes de redes que os governos utilizam e que atendem a propósitos diferentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q449599 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, FGV, 2018

Conforme previsto na Constituição da República de 1988, o controle externo da Câmara Municipal é exercido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q648762 | Informática, Segurança da Informação, Analista de Tecnologia da Informação, Câmara de Salvador BA, FGV, 2018

Atualmente, a função do gestor do processo de segurança da informação vem ganhando destaque em diversas organizações.

Os níveis de confiabilidade em que a informação pode ser classificada são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q809509 | Legislação Federal, Lei 10257 2001, Analista Legislativo, Câmara de Salvador BA, AOCP

É instrumento do Estatuto da Cidade - Lei n.° 10.257
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q441173 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, AOCP

De acordo com a Constituição Federal, extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.