Questões de Concursos: Câmara de Sorocaba SP

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Câmara de Sorocaba SP. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q27405 | Matemática, Telefonista, Câmara de Sorocaba SP, VUNESP

A composição de uma prova para um concurso era: 20 questões de matemática e 20 questões de língua portuguesa. Um candidato acertou 3/4 da prova de matemática e 4/5 da prova de língua portuguesa.

A razão entre o número de questões que ele errou e o total de questões é:

22 Q27397 | Português, Telefonista, Câmara de Sorocaba SP, VUNESP

Assinale a alternativa em que o acento indicativo da crase está de acordo com a norma culta da língua.

23 Q27398 | Português, Telefonista, Câmara de Sorocaba SP, VUNESP

Na questão abaixo , assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto, considerando a norma culta da língua.

Ontem reencontrei seus pais, _________ sinto muita simpatia. Combinamos um almoço para daqui a um mês, _________ poderemos conversar demoradamente.

24 Q27399 | Português, Telefonista, Câmara de Sorocaba SP, VUNESP

Na questão abaixo , assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto, considerando a norma culta da língua.

Se eu fosse meu irmão, visitaria nossos avós com mais frequência, pois, durante muito tempo, foram eles as pessoas __________ nós mais __________ financeiramente.

25 Q27391 | Técnicas de Vendas e Negociação, Telefonista, Câmara de Sorocaba SP, VUNESP

Faz parte das atribuições prioritárias da telefonista

26 Q28144 | Português, Interpretação de Textos, Oficial Legislativo, Câmara de Sorocaba SP, VUNESP

Texto associado.
Felicidade não se compra?

      Aconteceu de verdade, nos Estados Unidos – a Coca-Cola instalou uma daquelas máquinas que vendem refrigerante no refeitório de uma escola. Mas a máquina era especial. Quando os estudantes inseriam o dinheiro, não saía lá de dentro apenas uma garrafinha, mas várias. Com tantas Cocas na mão, os estudantes acabavam oferecendo aos colegas os refrigerantes a mais. Porém, a coisa não parou por aí. Um funcionário escondido dentro da máquina começou a passar pela fenda caixas de pizza, flores, balões, enfim, uma infinidade de agrados, para espanto e alegria da garotada.
      Com essa iniciativa esquisita, a empresa quis reforçar a ideia de que, mais que comercializar produtos, sua missão é espalhar felicidade. Não foi à toa que ela batizou suas máquinas de “fábricas de felicidade”. Não precisamos perder tempo discutindo se os produtos da multinacional americana podem, de fato, trazer felicidade, se são saudáveis ou nutritivos. Afinal, a questão aqui não se relaciona ao bem-estar do corpo e sim à busca do prazer,que hoje parece orientar boa parte de nossas escolhas. A verdade é que, de um jeito ou de outro, a felicidade agora pode ser encontrada em toda parte, pelo menos no que diz respeito à comunicação das marcas. A Best Buy, líder na venda de eletroeletrônicos nos Estados Unidos, também usou uma estratégia semelhante em suas campanhas de publicidade. Seu slogan é: “Você mais feliz”.
      Essa guinada das empresas, que pararam de alardear a qualidade superior de seus produtos e passaram a vender felicidade, tem estreita relação com a mudança dos consumidores, hoje mais preocupados com os benefícios que as marcas trazem a suas vidas do que com o desempenho dos objetos que adquirem. Em outras palavras, mais que deixar limpas as roupas da família, uma nova lavadora economiza o tempo da dona de casa, o que se traduz em mais felicidade.
      O diretor Frank Capra assinou, nos anos 40, uma verdadeira obra-prima, que em português ganhou o nome de “A Felicidade Não se Compra”. Hoje provavelmente esse título do filme não faria o menor sentido, porque o que as empresas oferecem é justamente a ilusão de felicidade, embutida nos produtos que vendem.

(Luiz Alberto Marinho, Vida Simples, 05.2010, http://zip.net/bplQ7v, 17.12.2013. Adaptado)
O autor relata uma iniciativa da Coca-Cola para

27 Q28149 | Português, Oficial Legislativo, Câmara de Sorocaba SP, VUNESP

Texto associado.
Matusalém*

      Não sei como, não sei quando, não sei por quê, fui incluída, à minha revelia, em um site de relacionamentos. Faz dias que meu e-mail é invadido por desconhecidos interessados em estabelecer contato comigo.
      Na primeira vez que dei com a mensagem na tela, corri para as letras miúdas, a fim de cancelar a inscrição. Procedi como indicado, mas apareceu uma mensagem exigindo a senha. Eu não tinha a menor ideia do número da senha, eu não me lembro de ter cadastrado uma senha. Jamais, em hipótese alguma, eu me engajaria em um site de relacionamentos. Sou sociofóbica, nasci em meados do século passado e suspeito da massa de anônimos que povoam o ciberespaço.
      Cliquei em “Esqueceu sua senha?”, e esperei pela nova, a ser enviada. Demorou, demorou, e nunca chegou. Escrevi para a entidade fantasma – cuja central de atendimento deve ser no México,na Rússia ou em Porto Rico –, exigindo a retirada do meu nome de
circulação. Não há números de telefones disponíveis, nem qualquer ser humano que dê atenção ao meu trauma. A cada contato, o cérebro eletrônico me lê como usuária assídua e redobra a seleção de contatos. Quem controla esse abuso? É o Procon?
      Parei no e-mail. Eu amo e-mail. Você escreve quando pode e recebe quando é conveniente. É uma troca pessoal e intransferível, serve de documento e ainda obriga o cidadão a escrever alguma língua direito, com sujeito, verbo e predicado.
      Usei o Twitter uma vez e saí batido, impressionada com o número de estranhos que passaram a me tratar como íntima. Não achei prudente a exposição.
      A internet foi, e é, o estopim das manifestações de massa que explodiram mundo afora. Como sou antiga e uso meu computador como máquina de escrever e correio, só soube do acontecido depois que aconteceu. Meu filho de 13, não, esse estava informado sobre tudo.
      Peco pelo conservadorismo, leio jornal impresso e me informo pela televisão. Ainda assim, ignorante, solitária e ultrapassada, troco toda a consciência pela glória da minha privacidade. Não nasci para o Facebook, o Instagram e o LinkedIn. Estacionei no caráter enciclopédico, epistolar*, matusalênico* das novas tecnologias.

(Fernanda Torres, Veja Rio, 15.07.2013, http://zip.net/bjlQrh, 17.12.2013. Adaptado)

* Matusalém: patriarca da Bíblia que teria morrido com 969 anos
* epistolar: relativo a cartas
* matusalênico: velho, antigo
Nos três primeiros parágrafos do texto, a autora conta que

28 Q28140 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Oficial Legislativo, Câmara de Sorocaba SP, VUNESP

Chanceler do Irã vê “chance real” de acordo com os Estados Unidos

O ministro das Relações Exteriores do Irã disse ontem, 29.09.13, que há uma “chance real” de acordo com os EUA. Para isso, segundo o ministro, os EUA devem estar preparados para acabar com as sanções e reconhecer os direitos de Teerã.
(http://www.estadao.com.br/noticias/impresso, chanceler-do-ira-ve-chance- -real-de-acordo-com-os-estados-unidos,1080350,0.htm. Adaptado)

O principal entrave às relações entre Estados Unidos e Irã é

29 Q27396 | Português, Telefonista, Câmara de Sorocaba SP, VUNESP

A concordância das palavras destacadas está de acordo com a norma culta da língua em:

30 Q28139 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Oficial Legislativo, Câmara de Sorocaba SP, VUNESP

Um relatório elaborado por investigadores da Organização das Nações Unidas (ONU) e publicado nesta quarta-feira, 11.09.13, destaca que o governo cometeu “crimes contra a humanidade” e que a oposição cometeu “crimes de guerra”.
Ainda de acordo com o relatório da ONU, “as forças gover- namentais continuaram com os ataques de grande magnitude contra a população civil, cometendo assassinatos, torturas, violações e sequestros, considerados como crimes contra a humanidade”.
Já as “forças antigovernamentais cometeram crimes de guerra, assassinatos, execuções sumárias e sequestros”, segundo a instituição.

(http://opiniaoenoticia.com.br/internacional/relatorio-da-onu-fala-em- -crimes-contra-a-humanidade. Adaptado)

O texto refere-se aos problemas que ocorreram ao longo de 2013

🖨️ Baixar o PDF
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.