Questões de Concursos: Câmara de Venâncio Aires RS

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Câmara de Venâncio Aires RS. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q865600 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar Legislativo, Câmara de Venâncio Aires RS, FUNDATEC, 2024

Cada dia mais, a Inteligência Artificial (IA) tem sido utilizada no mundo inteiro para criação de computadores e máquinas que podem raciocinar, aprender e atuar semelhantemente à inteligência humana. São usos possíveis da IA, EXCETO:

13 Q865596 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Auxiliar Legislativo, Câmara de Venâncio Aires RS, FUNDATEC, 2024

Segundo a definição do Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), o conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu valor primário, é objeto de consultas frequentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração, se chama arquivo:

14 Q874727 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Lei nº 3072 de 2002, Auxiliar Legislativo, Câmara de Venâncio Aires RS, FUNDATEC, 2024

Conforme o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Venâncio Aires, em seu Art. 22, §1º, é de ___ dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

15 Q865593 | Secretariado, Atribuições, Auxiliar Legislativo, Câmara de Venâncio Aires RS, FUNDATEC, 2024

Segundo Veiga (2010), para que a reunião atinja o seu objetivo, é preciso que algumas providências sejam tomadas, e cabe a quem for secretariar encarregar-se delas. Sendo assim, analise as seguintes afirmações, relacionadas a alguns aspectos básicos que envolvem a realização de uma reunião:

1. Convocação dos participantes – deve ser feita o mais breve possível, para que todos possam se preparar. Dependendo do caráter da reunião, a convocação pode ser feita por e-mail, telefone ou edital. 2. Pauta – representa a agenda da reunião. Devem constar o título da reunião, a data, o horário, o local, os nomes dos participantes e os assuntos que serão discutidos. 3. Lista de presença – devem constar o título da reunião, a data, o horário, o local e os nomes dos participantes, com respectivo espaço para assinatura. 4. Ata – é o documento no qual fica registrado tudo o que foi discutido e acordado pelos participantes durante a reunião. O responsável pela elaboração da ata deve relatar os assuntos e as discussões da maneira como aconteceram. Fazem parte da ata os seguintes itens: título da reunião, data, horário, local, presenças, mesa dirigente, assuntos discutidos, votações realizadas, deliberações e assinaturas.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

16 Q874728 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Lei nº 3072 de 2002, Auxiliar Legislativo, Câmara de Venâncio Aires RS, FUNDATEC, 2024

Conforme o Art. 120 do Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Venâncio Aires, sem qualquer prejuízo, o servidor poderá ausentar-se do serviço:
I. Por sete dias, a cada seis meses de trabalho, para doação de sangue. II. Três dias consecutivos, por motivo de falecimento de avô ou avó. III. Um dia, para alistar-se como eleitor.
Quais estão corretas?

17 Q865591 | Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Auxiliar Legislativo, Câmara de Venâncio Aires RS, FUNDATEC, 2024

Chiavenato (2020) define que os processos de provisão estão relacionados ao suprimento de talentos para a organização. Sendo assim, analise as afirmações abaixo, relacionadas ao recrutamento de pessoas:

1. Os dois meios de recrutamento de pessoas são: o interno e o externo. 2. O recrutamento interno ocorre quando a empresa procura preencher determinada vaga com remanejamento de seus funcionários, que podem ser promovidos ou transferidos ou, ainda, transferidos com promoção. O recrutamento externo funciona com candidatos vindos de fora. 3. O recrutamento interno se baseia em dados e informações relacionados com os outros subsistemas de gestão de pessoas, entre outros, nos resultados das avaliações do desempenho do candidato interno, bem como nos resultados dos programas de treinamento e de aperfeiçoamento de que participou o candidato interno. 4. Entre as técnicas de recrutamento externo estão as agências de recrutamento e o recrutamento online, pela internet. 5. Uma das vantagens do recrutamento interno é que esse processo é uma fonte poderosa de motivação para os colaboradores da organização, e uma das vantagens do recrutamento externo é que esse processo traz “sangue novo” e experiências novas para a organização.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

18 Q874730 | Redação Oficial, Signatário, Auxiliar Legislativo, Câmara de Venâncio Aires RS, FUNDATEC, 2024

O Manual de Redação da Presidência da República (2018) define que a correção de erro material que não afete a substância do ato singular de caráter pessoal e as retificações ou alterações da denominação de cargos, funções ou órgãos que tenham tido a denominação modificada em decorrência de lei ou de decreto superveniente à expedição do ato pessoal a ser apostilado são realizadas por meio de apostila. Sendo assim, com base no referido Manual, analise as afirmações que seguem, relacionadas à estrutura da apostila:

1. Título: o termo “APOSTILA” deve ser escrito em letra maiúscula, com alinhamento centralizado. 2. Texto: o conteúdo do texto deve apresentar a correção do erro material constante do ato original. 3. Local e data: deve constar por extenso e com alinhamento centralizado. 4. Identificação do signatário: deve constar abaixo da assinatura e com alinhamento centralizado.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

19 Q874729 | Administração de Materiais, Movimentação, Auxiliar Legislativo, Câmara de Venâncio Aires RS, FUNDATEC, 2024

Castiglioni (2013) define que a área demarcada nos armazéns, próxima das rampas/plataformas de carregamento, em que os materiais a serem embarcados/carregados são pré-separados e conferidos, a fim de agilizar a operação de carregamento, se chama:

20 Q865594 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Auxiliar Legislativo, Câmara de Venâncio Aires RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), o termo “destinação” tem a seguinte definição:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.