Início

Questões de Concursos Câmara dos Deputados

Resolva questões de Câmara dos Deputados comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


901Q148733 | Direito Tributário, Limitações Constitucionais Poder Tributar, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, referente a exigibilidade do crédito tributário, isenção, lançamento e princípios tributários.

Revogada a isenção, o tributo torna-se imediatamente exigível Em caso assim, não há que se observar o princípio da anterioridade, dado que o tributo já é existente.

  1. ✂️
  2. ✂️

902Q148489 | , Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Julgue o item, relativo aos crimes contra a ordem econômica e às relações de consumo.

Caracteriza crime contra a ordem econômica o fato de uma empresa vender mercadorias por valor inferior ao seu preço de custo, com o fim de vender mais do que seu único concorrente.

  1. ✂️
  2. ✂️

903Q265298 | Radiologia, Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Um fluxograma técnico administrativo deve conter informações e
procedimentos como registro do paciente, identificação,
encaminhamento de laudos e arquivamento. A respeito desse
assunto, julgue os itens a seguir.

A equipe de manutenção é responsável pelo registro das manutenções, dos reparos e das condições de operação dos equipamentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

904Q264047 | Radiologia, Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos procedimentos para realização do exame de
hemodinâmica, julgue os itens que se seguem.

Utiliza-se a angiografia por subtração digital para salientar a estrutura óssea do paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️

905Q150640 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Disciplinar Lei 9784 99, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

"A Constituição Federal de 1988 (CF) acolheu a garantia do devido processo legal, de origem anglo-saxônica, assegurando que a atuação da administração pública seja realizada mediante “um processo formal regular para que sejam atingidas a liberdade e a propriedade de quem quer que seja e a necessidade de que a administração pública, antes de tomar as decisões gravosas a um dado sujeito, ofereça-lhe a possibilidade de contraditório e ampla defesa, no que se inclui o direito a recorrer das decisões tomadas”. Celso Antônio B. Mello. Curso de direito administrativo. São Paulo: Malheiros, 2005, p. 103 (com adaptações)."

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos relacionados ao direito administrativo que ele suscita, julgue os seguintes itens.

De acordo com a Lei n.º 9.784/1999, que regula o processo administrativo federal, é desnecessária a motivação dos atos administrativos discricionários, entretanto, uma vez expressa a motivação, a validade desses atos fica vinculada aos motivos indicados como seu fundamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

906Q264332 | , Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que concerne à segurança da gestão de áreas e instalações e à segurança das telecomunicações, julgue os próximos itens.

A área da segurança localizada entre o prédio da instituição e o cercamento ao redor das instalações de segurança é classificada como zona livre externa.

  1. ✂️
  2. ✂️

907Q484497 | Geografia, Urbanização, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 214 a 218, referentes às políticas de desenvolvimento vinculadas às questões habitacional, infraestrutural e ambiental urbanas no Brasil. A zona (ou área) especial de interesse social, no zoneamento urbano, faz-se o instrumento mais visado, nos planos diretores, para orientação de políticas habitacionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

908Q152724 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Acerca dos direitos e garantias fundamentais e dos princípios constitucionais, julgue os itens subsequentes.

Suponha que lei infraconstitucional determine que, a partir das próximas eleições, o voto eletrônico de cada eleitor seja também impresso e depositado, ao final da votação, de forma automática, em local previamente lacrado, para posterior conferência. Nessa situação, segundo a jurisprudência do STF, a norma viola a garantia constitucional do voto secreto, devendo ser declarada inconstitucional.

  1. ✂️
  2. ✂️

909Q263574 | Direito Penal, Concurso de Pessoas, Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Paulo e João foram surpreendidos nas dependências da Câmara dos Deputados quando subtraíam carteiras e celulares dos casacos e bolsas de pessoas que ali transitavam. Paulo tem dezessete anos e teve acesso ao local por intermédio de João, que é servidor da Casa. 

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O fato de Paulo ser inimputável impede que se reconheça o concurso de pessoas no caso narrado.
 

  1. ✂️
  2. ✂️

910Q325582 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Com relação ao esporte educacional e seus princípios, julgue os itens a seguir. O princípio do regionalismo postula o respeito e a valorização das raízes e heranças culturais como sinergias constitutivas do todo.
  1. ✂️
  2. ✂️

912Q147951 | , Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Julgue o item subsequente, a respeito dos crimes militares e dos delitos em espécie previstos na parte especial do Código Penal.

Se um fanático religioso conclamar, em TV aberta, que todos os espectadores cometam suicídio para salvar-se do juízo final, e se, estimuladas pelo entusiasmo do orador, várias pessoas cometerem suicídio, ter-se-á, nessa hipótese, a tipificação da prática, pelo fanático orador, do crime de induzimento ou instigação ao suicídio.

  1. ✂️
  2. ✂️

913Q809969 | Legislação Federal, Novo Código de Ética Médica Resolução CFM n 1931 2009, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Com base no Código de Ética Médica, julgue os itens a seguir.

Caso seja solicitada por junta médica a emissão de parecer especializado sobre a capacidade laboral de um paciente, o médico assistente não pode negar-se a fornecer as informações relativas à condição clínica de seu paciente ao outro médico.

  1. ✂️
  2. ✂️

914Q154630 | Radiologia, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da montagem de um protocolo de exame de tórax para uma
nova tomografia de 64 cortes, julgue os itens subsecutivos.

Se a colimação for elevada de 64 x 0,5 para 32 x 1,0, a exposição do paciente à radiação diminuirá.

  1. ✂️
  2. ✂️

915Q152077 | Direito Constitucional, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

À luz dos princípios fundamentais de direito constitucional positivo brasileiro, julgue o  item a seguir.

Quando um estado da Federação deixa de invocar a proteção de Deus no preâmbulo de sua constituição, contraria a CF, pois tal invocação é norma central do direito constitucional positivo brasileiro.

  1. ✂️
  2. ✂️

916Q152606 | Museologia, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, referentes à marcação numérica e
documentação.

O termo procedência, no vocabulário museológico, refere-se à pessoa ou instituição que detinha a propriedade/guarda do objeto anteriormente à incorporação desse objeto ao seu atual acervo.

  1. ✂️
  2. ✂️

917Q148538 | Radiologia, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito dos exames do trato urogenital, julgue os próximos itens.

A tomografia computadorizada é o exame de primeira escolha para a avaliação de litíase urinária.

  1. ✂️
  2. ✂️

918Q463439 | Direito Penal, Extinção da Punibilidade, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Com relação a antijuridicidade, culpabilidade, concurso de pessoas, pena e causas de extinção da punibilidade, julgue os itens a seguir. A anistia, causa de extinção da punibilidade, consiste em ato de clemência cuja concessão cabe ao presidente da República, por meio de decreto.
  1. ✂️
  2. ✂️

920Q151689 | Ciências Políticas, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da democracia direta e representativa, julgue os itens que
se seguem.

Para John Stuart Mill, a pior forma de governo era a democracia representativa, que conduzia à tirania da maioria.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.