Início

Questões de Concursos CAESBDF

Resolva questões de CAESBDF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q983475 | Algoritmos e Estrutura de Dados, Estrutura de Dados, Analista de Sistemas, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação às árvores de decisão, julgue os itens a seguir.

I Essa categoria de algoritmos da análise supervisionada realiza a classificação dos dados em um número limitado de classes, de modo a utilizar apenas os valores das variáveis de entrada como base.
II As árvores de decisão são mais apropriadas para dados categóricos e intervalares, portanto, o uso de variáveis contínuas em árvores de decisão requer a discretização, que consiste na transformação de variáveis numéricas contínuas em intervalos ou categorias.
III O algoritmo Random Forest utiliza o método bagging para a criação de múltiplas árvores de decisão independentes e combina as previsões para melhorar a precisão e reduzir o risco de overfitting.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

362Q983522 | Administração Pública, Especialidade Assistente Administrativo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando-se os elementos básicos da comunicação (emissor, conteúdo e receptor), é correto afirmar que, na redação oficial,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

363Q981738 | Estatística, Principais distribuições de probabilidade, Estatístico, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Caso X siga distribuição normal com média 3 e variância 1, e Y siga distribuição normal com média 2 e variância 4, então
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q983543 | Engenharia Elétrica, Especialidade Engenheiro Eletricista, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação à proteção de condutores contra sobrecargas e curtos-circuitos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q1018632 | Engenharia Civil, Hidrologia Na Engenharia Civil, Especialidade Técnico em Hidrologia, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

No mapeamento de leitos fluviais, a batimetria é essencial para projetos de navegação, obras hidráulicas e gestão de recursos hídricos. Acerca de instrumentos utilizados nesse contexto, julgue os itens seguintes.

I Ecobatímetros são equipamentos que emitem ondas acústicas para medição da profundidade do leito, sendo amplamente utilizados em levantamentos batimétricos.

II Molinete é o instrumento mais adequado para medições batimétricas, pois permite o cálculo da profundidade pela velocidade da água.

III Sonares de varredura lateral podem ser usados de forma complementar aos ecobatímetros, fornecendo imagens detalhadas da topografia subaquática.

IV Linígrafos são essenciais em batimetria, pois registram continuamente as variações de profundidade ao longo do tempo.

V O ADCP é utilizado exclusivamente para medição de vazão, não sendo capaz de fornecer qualquer informação sobre a profundidade do leito.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q983561 | Português, Especialidade Operador de Estação de Tratamento, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Texto CG3A1



Cientistas alertam que, com a atual taxa de aquecimento de 0,2 °C por década, é altamente provável que a meta de 1,5 °C do Acordo de Paris seja violada de forma permanente dentro da década de 2030. Um relatório da Organização Meteorológica Mundial prevê que a média de cinco anos entre 2024 e 2028 possa ultrapassar esse limite, chegando-se, em um único ano, a 1,9 °C acima do período pré-industrial.

Mesmo com a previsão de uma leve redução em 2025, devido ao fenômeno La Niña, especialistas afirmam que o planeta continua em uma trajetória de aquecimento preocupante. “Uma pequena queda não muda a clara trajetória ascendente em que estamos”, explicou Paulo Ceppi, cientista climático do Imperial College London.

O consenso científico é claro: ações imediatas e drásticas para reduzir emissões de carbono são necessárias. “O mundo não precisa inventar uma solução mágica para impedir que as coisas piorem em 2025” expressou Friederike Otto, cientista climática do Imperial College London. “Sabemos exatamente o que precisamos fazer para deixar de usar combustíveis fósseis.” Sem mudanças substanciais, os impactos climáticos devem se intensificar, colocando em risco ecossistemas e milhões de vidas humanas.

A quebra de recordes em 2024 é um sinal de que os limites climáticos globais estão mais próximos do que nunca, exigindo uma resposta global coordenada e ambiciosa para evitar um futuro ainda mais quente.



Bárbara Luz. 2024: o ano mais quente da história

ultrapassa limite crítico de 1,5 °C. 10/1/2025 (com adaptações)

Considerando-se os tipos e gêneros textuais, é correto classificar o texto CG3A1 como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

367Q1018638 | Engenharia Civil, Hidrologia Na Engenharia Civil, Especialidade Técnico em Hidrologia, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando os princípios de medição da vazão de um rio pelo método área-velocidade com molinete, assinale a opção que corresponde a um fator que influencia, de forma direta e significativa, a precisão da medição de vazão por tal método.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

368Q1018644 | Engenharia Civil, Hidrologia Na Engenharia Civil, Especialidade Técnico em Hidrologia, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do perfilador de corrente acústico Doppler (ADCP), equipamento que utiliza o efeito Doppler para realizar medições de vazão, julgue os itens a seguir.

I A aplicação do efeito Doppler para a medição de vazão se dá em função das variações na frequência sonora emitida pelos transdutores à medida que as ondas emitidas são refletidas por partículas dispersoras.

II No emprego do ADCP, a vazão é calculada em células de profundidade (bins); quanto menores forem essas células, maior será o detalhamento espacial dos dados de velocidade, porém a variância de velocidade também será maior.

III São métodos comuns usados em ADCPs comerciais os de banda larga e os de banda estreita; os de banda larga empregam pulsos mais curtos, se comparados com os de banda estreita, o que permite medir a velocidade da água com resolução temporal superior, embora seja limitada a distância alcançada pelo perfil.

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q1018646 | Engenharia Civil, Hidrologia Na Engenharia Civil, Especialidade Técnico em Hidrologia, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

No que diz respeito aos elementos do ciclo hidrológico, julgue os itens a seguir.

I A recuperação de vegetação original com o objetivo de melhorar as condições de infiltração no solo tem efeitoreduzido em áreas nas quais prevalece o processo Dunneano de formação de escoamento superficial, o qual depende pouco das características da vegetação, sendo um processo preponderantemente influenciado pela topografia do terreno.

II A interceptação depende apenas das características da vegetação, como a estrutura do dossel.

III A evapotranspiração real (ETr) é a quantidade de água utilizada por uma extensa área vegetada em condições ótimas de umidade do solo.

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

370Q1018650 | Engenharia Civil, Hidrologia Na Engenharia Civil, Especialidade Técnico em Hidrologia, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando que, em um aquífero confinado de 30 m de espessura constante, o armazenamento específico seja igual a 2×10-6/cm, julgue os itens a seguir.

I Para cada m3 de volume desse aquífero, pode ser descarregado um volume de 0,0002 m3 de água, se o nível piezométrico for reduzido em 1 m.

II Um volume de 0,006 m3 de água pode ser descarregado por m2 de área desse aquífero, se o nível piezométrico for reduzido em 1 m.

III Em aquíferos confinados, o mecanismo que determina a descarga de água depende da variação do volume dos poros quando a carga piezométrica é reduzida.

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q983612 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Química Ambiental e Técnicas de Laboratório, Especialidade Operador de Estação de Tratamento, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

No que diz respeito ao controle da concentração de oxigênio dissolvido no tratamento de esgoto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

372Q983623 | Física, Especialidade Engenheiro Eletrônico, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Em uma barra de ferro longa em que todos os ímãs atômicos estão distribuídos uniformemente por toda a barra e orientados na mesma direção, ocorre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

373Q982100 | Redes de Computadores, Especialidade Técnico de Telecomunicação, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue os itens que se seguem, a respeito de redes de dados e comunicação entre computadores.

I Em redes compartilhadas como Ethernet, para que um dispositivo envie uma mensagem para um dispositivo em outra rede, existe a necessidade de um mapeamento entre oendereço IP e o endereço de rede físico, o qual é realizado pelo BGP (border gateway protocol).
II Como quadros Ethernet podem transportar diversos protocolos que se originam da camada superior, eles incluem um identificador (EtherType) em seu campo de dados, permitindo especificar o tipo de protocolo transportado.
III Na arquitetura TCP/IP, os dispositivos que conectam diferentes redes são denominados roteadores e possuem múltiplas interfaces de rede, cada uma com um endereço específico.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q983389 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Especialidade Engenheiro Ambiental, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca das relações do nitrogênio com a saúde ambiental, a toxicologia ambiental e a saúde pública, bem como com o tratamento de esgoto, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

375Q982110 | Engenharia de Telecomunicações, Especialidade Técnico de Telecomunicação, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere aos emissores e receptores ópticos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q983161 | Química, Especialidade Técnico Químico, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção que corresponde a um reagente classificado como bastante tóxico e reativo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q983430 | Engenharia Civil, Especialidade Engenheiro Civil, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de saneamento básico, de acordo com o marco regulatório atualizado pela Lei n.º 14.026, de 15 de julho de 2020, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

378Q983180 | Geografia, Projeções e Representações, Especialidade Geógrafo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Com referência aos elementos obrigatórios de uma carta, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q983184 | Geografia, Especialidade Geógrafo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Ainda no que diz respeito às unidades de relevo do DF, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q981670 | Engenharia Mecânica, Especialidade Engenheiro Mecânico, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Ocorreu um incêndio em uma fábrica têxtil, provocando grandes prejuízos materiais e danos físicos e psicológicos em seus empregados. A perícia apontou que a causa do incêndio foi um curto-circuito em um quadro elétrico, iniciado por um superaquecimento em um dos disjuntores.
Considerando essa situação hipotética e as normas brasileiras de segurança, julgue se cada item seguinte apresenta uma medida preventiva eficaz para evitar a repetição de um incêndio com as mesmas características.

I Instalação de extintores de incêndio de espuma, que são adequados para a extinção de qualquer tipo de incêndio.
II Implementação de um sistema de aterramento eficaz para garantir a segurança dos trabalhadores e evitar choques elétricos.
III Utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados para a realização de trabalhos em altura.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.