Questões de Concursos CAMPO REAL

Resolva questões de CAMPO REAL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q948174 | Química, Química Orgânica, Vestibular Medicina, CAMPO REAL, UFPR, 2018

Nos processos hidrometalúrgicos de obtenção do cobre metálico a partir da calcopirita (CuFeS2), os componentes desse minério são inicialmente separados utilizando-se solução aquosa de cloreto férrico (FeCl3), como indicado pela seguinte equação:


CuFeS2 (s) + 4 Fe+3 (aq.) → Cu+2 (aq.) + 5 Fe+2 (aq.) + 2 S (s)


Sabendo que o número de oxidação do cobre na calcopirita é +2, considere as seguintes afirmativas a respeito da ação redox dos reagentes da equação apresentada:


1. O S-2 (aq.) é o agente oxidante.

2. O Fe+3 (aq.) é o agente oxidante.

3. O CuFeS2 (s) é o agente redutor.

4. O Cu+2 (aq.) é o agente redutor.


Assinale a alternativa correta.


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q948149 | Literatura, Escolas Literárias, Vestibular Medicina, CAMPO REAL, UFPR, 2018

“Clara era uma natureza amorfa, pastosa, que precisava mãos fortes que a modelassem e fixassem. Seus pais não seriam capazes disso. A mãe não tinha caráter, no bom sentido, para o fazer; limitava-se a vigiá-la caninamente; e o pai, devido aos seus afazeres, passava a maioria do tempo longe dela. E ela vivia toda entregue a um sonho lânguido de modinhas e descantes, entoadas por sestrosos cantores, como o tal Cassi e outros exploradores da morbidez do violão. O mundo se lhe representava como povoado de suas dúvidas, de queixumes de viola, a suspirar amor.” (Clara dos Anjos, p. 49)

Considerando o trecho selecionado e a integridade do romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q948171 | Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, Vestibular Medicina, CAMPO REAL, UFPR, 2018

Em um jogo, há cartões azuis e vermelhos. São 10 cartões de cada cor, numerados de 1 a 10. Escolhendo aleatoriamente um cartão de cada cor, sem saber os números impressos neles, qual é a probabilidade de haver pelo menos um cartão cujo número é menor ou igual a 3?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q948154 | Biologia, Gametogênese, Vestibular Medicina, CAMPO REAL, UFPR, 2018

O Ministério da Saúde anunciou, no mês de setembro de 2017, o fim do surto de febre amarela no País. Segundo a pasta, desde junho não havia registro de novos casos. Ao todo, foram 777 casos e 261 mortes entre dezembro de 2016 e agosto de 2017. (Fonte:<https://g1.globo.com/bemestar/noticia/ministerio-da-saude-anuncia-fim-do-surto-de-febre-amarela.ghtml>. Acessado em 16/09/2017.)

A respeito de medidas de prevenção de doenças, considere os seguintes itens:
1. Ampliação da cobertura vacinal. 2. Controle da proliferação de insetos. 3. Higienização dos alimentos.

No caso da febre amarela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q948146 | Literatura, Modernismo, Vestibular Medicina, CAMPO REAL, UFPR, 2018

Na coluna da direita, são apresentadas perguntas feitas ao artista William Kentridge, em entrevista concedida ao jornal El País. Numere a coluna da direita, relacionando as respostas às respectivas perguntas.

1. O que faz com que uma obra seja percebida como verdadeira? 2. Nasceu em Johanesburgo e viveu em uma minoria dentro da minoria branca: a dos que se opunham ao apartheid. Sua família defendia os direitos dos negros. Como foi a sua infância? 3. Sua mulher [Anne Stanwix] é australiana. Chegou com 16 anos, se conheceram na escola e desde então permanecem juntos. Nada mal para um homem que se descreve como instalado na dúvida perpétua. 4. Em 25 anos, como o seu país evoluiu?

( ) Faz parte das minhas contradições. Pouco antes de conhecê-la, decidi que tinha nascido no país errado e com cinco anos de atraso. Se estivesse com 18 e em Paris, Berlim ou Berkeley teria feito parte da revolta estudantil em vez de estar enredado na África do Sul, onde não acontecia nada. ( ) Muita gente esperava uma mudança radical de vida. E o que se passou é que há uma classe média branca e outra negra que, numericamente, já são iguais (quatro milhões cada raça). Mas para a classe trabalhadora a vida não mudou. Sua situação, embora não tão ruim, é de grande pobreza e desespero. ( ) Se você dá a mesma fotografia a duas pessoas, cada uma dirá coisas diferentes. Isso significa que só podem estar falando de si mesmas. Não veem a fotografia, veem a si mesmas. Por isso uma das funções do artista é lembrar o espectador que quando olha uma obra não está vendo uma verdade, mas uma projeção. ( ) Privilegiada, branca, suburbana. Tínhamos babás e criados. Fui a uma escola em que só podiam entrar crianças brancas. E me parecia que isso era o normal.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q948151 | Biologia, Sistema Endócrino Humano, Vestibular Medicina, CAMPO REAL, UFPR, 2018

O poema “Entre o ser e as coisas” integra o livro Claro enigma, de Carlos Drummond de Andrade:

Onda e amor, onde amor, ando indagando ao largo vento e à rocha imperativa, e a tudo me arremesso, nesse quando amanhece frescor de coisa viva.
Às almas, não, as almas vão pairando, e, esquecendo a lição que já se esquiva, tornam amor humor, e vago e brando o que é de natureza corrosiva.
N’água e na pedra amor deixa gravados seus hieróglifos e mensagens, suas verdades mais secretas e mais nuas.
E nem os elementos encantados sabem do amor que os punge e que é, pungindo, uma fogueira a arder no dia findo.

Com base na leitura desse poema e na integridade do livro, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q948175 | Química, Soluções características, Vestibular Medicina, CAMPO REAL, UFPR, 2018

O poder calorífico de alimentos pode ser determinado em uma bomba calorimétrica, que consiste em um recipiente de aço inox hermeticamente fechado, no qual a amostra é queimada em presença de oxigênio puro sendo o calor resultante, medido pela variação da temperatura de um banho de água circundante ao recipiente. Devido à espessura e massa do recipiente, o banho de água sofre uma variação de poucos graus, porém no momento da combustão a temperatura interna pode atingir 1200 oC. Na determinação do calor de combustão de uma amostra de glicose (C6H12O6), 1,8 g dessa substância foram colocados em uma bomba calorimétrica e o recipiente (de 1 L de capacidade) foi pressurizado a 30 atm com oxigênio puro (1,23 mols) e a ignição perpetrada.
Considere: O sistema adiabático, uma combustão completa a 1200 oC e que os gases gerados são gases ideais. Dados: R = 0,082 atm.L.K-1 .mol-1 ; Massa Molar (C6H12O6) = 180 g/mol.

A pressão interna do recipiente no momento exato da combustão da amostra é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q948168 | Matemática, Áreas e Perímetros, Vestibular Medicina, CAMPO REAL, UFPR, 2018

Um hospital possui 210 leitos e uma média de 6,9 funcionários por leito, incluindo-se nessa média todos os 126 médicos contratados pelo hospital. Quantos funcionários desse hospital NÃO são médicos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q948172 | Matemática, Pontos e Retas, Vestibular Medicina, CAMPO REAL, UFPR, 2018

A quantidade de um medicamento no corpo de um paciente, após sua administração intravenosa, é de aproximadamente Q (t) = 10 x 4-t/16 miligramas por litro (mg/L) de sangue, sendo t o tempo medido em horas. Quanto tempo é necessário para que a quantidade de medicamento atinja o valor de 1 mg/L de sangue? (use log 2 = 0,3)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q948179 | Espanhol, Vestibular Medicina, CAMPO REAL, UFPR, 2018

Texto associado.
O texto a seguir é referência para a questão.

Entre un 25% y un 40% de los accidentes de coche podrían estar causados por las distracciones. Aunque resulta difícil medirlo, es evidente que la sobredosis de estímulos de nuestra vida diaria se traslada también al vehículo, donde se acumulan los dispositivos y fuentes de información. Algunos laboratorios, como el de Charles Spence, de la Universidad de Oxford, trabajan para encontrar soluciones desde la Neurociencia. “Estamos utilizando lo que hemos aprendido en los últimos 20 años sobre el cerebro para diseñar nuevas formas de alertar al conductor que no habían sido probadas antes”, explica a Quo. Su equipo ha comprobado por ejemplo, que mediante señales auditivas y táctiles se puede mejorar la velocidad de respuesta ante imprevisto, que existen variables como el sonido del coche, o el olor, que cambian la percepción de seguridad de pasajero y conductor, y que cuando vamos hablando por el móvil es mejor que salte una señal acústica que una alerta visual.
Su trabajo, y el de otros, se centra en construir una especie de coche anti-distracciones, en que la tecnología aproveche la forma en que trabaja el cerebro. Aunque hay quien predice que el futuro son los coches automáticos, Spence cree que tardarán en conquistar el mercado porque la mayoría no quiere aún dejar en manos de una máquina decisiones que le pueden costar la vida. Los coches del futuro, predice, sonarán y registrarán algunas señales biológicas del conductor para avisar de los peligros.
(Revista QUO.ES, octubre 2014, p. 45.)
Llevando en consideración los datos presentados, señala la alternativa correcta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.