Questões de Concursos CAU MG

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21Q699270 | Raciocínio Lógico, Advogado, CAU MG, Gestão de Concursos, 2019

Uma empresa realizou uma prova de um concurso para provimento de cargo público, em caráter efetivo, na área
jurídica.
A prova era composta por 8 perguntas, as quais cada candidato poderia marcar como resposta somente uma das
opções: certo (C), errado (E) ou não sei a resposta (N). As letras C, E e N representavam as opções de marcação
em cada uma das perguntas.
Logo, respeitando as opções de marcação em cada pergunta e o número de perguntas da prova, a quantidade
total de gabaritos distintos que poderiam ser apresentados pelos candidatos é igual a
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22Q700305 | Matemática, Advogado, CAU MG, Gestão de Concursos, 2019

A fim de verificar os meios pelos quais sua equipe de professores obtém informações, uma escola perguntou ao
seu corpo docente, formado por 80 professores, quais os meios de comunicação eles utilizam.
Todo o corpo docente afirmou utilizar rádio ou jornais impressos. Após a pesquisa, constatou-se que 36
professores não utilizam o rádio como meio de comunicação e 15 professores afirmaram utilizar o rádio e jornais
impressos. Sabe-se que somente esses dois meios de comunicação são utilizados.
Escolhido ao acaso um desses professores do corpo docente da escola, a probabilidade de que ele utilize somente
um dos dois meios de comunicação apresentado é igual a
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23Q702618 | Direito Administrativo, Intervenção do Estado na Propriedade, Advogado, CAU MG, Gestão de Concursos, 2019

Texto associado.
Denomina-se coeficiente de aproveitamento básico a relação entre a área edificável e a do terreno, para evitar
edificações muito altas, trazendo superpopulação da área com consequente desgaste e insuficiência dos bens e
serviços públicos para a região.
O coeficiente de aproveitamento básico é um exemplo de
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24Q701100 | Arquitetura, Advogado, CAU MG, Gestão de Concursos, 2019

Para cumprir a finalidade de zelar pela verificação e cumprimento dos artigos 17 a 23 da Lei n° 12.378, de 31 de
dezembro de 2010, que versam sobre as regras da ética profissional, e do Código de Ética e Disciplina do
Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, compete à Comissão de Ética e Disciplina do CAU / MG (CEDCAU /
MG), exceto:
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25Q704947 | Informática, Advogado, CAU MG, Gestão de Concursos, 2019

No MS-Outlook, qual é o formato de e-mail que suporta estilos de parágrafo, de caracteres e planos de fundo e
são compatíveis com a maioria dos leitores de e-mail?
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26Q701637 | Matemática, Advogado, CAU MG, Gestão de Concursos, 2019

Texto associado.
Uma construtora tem 20 dias para realizar a construção de uma fundação e, para tanto, fará uso de vinte
retroescavadeiras que trabalham simultaneamente.
Ao final do décimo dia de trabalho, seis retroescavadeiras pararam de funcionar, sem que os trabalhos fossem
interrompidos e sem que houvesse qualquer substituição dessas máquinas, nesse período. Sabe-se que são
necessários 6 dias para fazer o conserto das máquinas e que elas voltam a funcionar no dia seguinte em que se
encerra esse conserto.
Para que o trabalho fosse realizado dentro dos 20 dias estabelecidos, a construtora necessitou alugar uma
quantidade n de retroescavadeiras, além das vinte que já possuía.
Logo, o valor de n é igual a
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27Q706000 | Direito Processual Civil, Sentença e Coisa Julgada, Advogado, CAU MG, Gestão de Concursos, 2019

Texto associado.
Analise as afirmativas a seguir relativas à coisa julgada no processo civil.
I. O efeito positivo da coisa julgada determina que a questão indiscutível pela coisa julgada, uma vez retornando
como fundamento de uma pretensão, tenha de ser observada, não podendo ser resolvida de modo distinto.
II. A coisa julgada secundum eventum litis é aquela que somente se forma em caso de esgotamento das provas
na demanda em curso, ou seja, se a demanda for julgada procedente, é porque houve esgotamento do evento
probatório do litígio.
III. No âmbito do processo coletivo, a verificação da coisa julgada prescinde da identidade de partes; logo, o que
importa para a configuração da identidade de demandas é a precisa correspondência entre o pedido e a causa de
pedir.
IV. A decisão judicial apta à coisa julgada deve se fundar em cognição exauriente, uma vez que decisões
proferidas em cognição sumária não estão aptas à coisa julgada.
Estão corretas as afirmativas
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28Q701649 | Português, Grafia das palavras, Advogado, CAU MG, Gestão de Concursos, 2019

Texto associado.
                             Notre-Dame de Paris, eu não vou dizer adeus

                 Carga cultural e moral da catedral transcendeu em muito sua história factual
A Catedral de Notre-Dame em chamas é uma tragédia terrível, como a definiu a prefeita de Paris, Anne Hidalgo. A Notre-Dame é um
patrimônio da Humanidade, uma herança gótica inestimável, cuja carga cultural e moral transcendeu em muito sua história factual. Virou o
ícone épico de uma era, nas penas de Victor Hugo, em “Notre-Dame de Paris”. É quase uma visão no desenho de Marc Chagal, “Notre-Dame
en gris”. Vista da calçada por Rafaelli ou estilizada por Utrilo, a catedral inspirou, enlevou, acolheu escritores, pintores, poetas, pessoas.
Nenhum deixou jamais de se emocionar.
[...]
Mas será o fim? Em 1829, a Notre-Dame, transformada em fábrica de pólvora durante a Revolução Francesa, sofreu grande destruição. Pois
não foi para conclamar a nova França a salvar a velha, expressa naquela catedral imorredoura, que Victor Hugo pôs-se a escrever? Seu
romance, “Notre Dame de Paris”, renomeado posteriormente para “O Corcunda de Notre-Dame”, acolhido pelo povo, animou a mobilização
dos esforços para a restauração da Notre-Dame.
Ela é o foco central do romance que teve seu nome como título original, e esta é a marca da maestria narrativa de Hugo. O enredo se
constrói a partir da arquitetura da catedral e a força moral da Notre-Dame sobressai-se majestosa, mesmo diante de personagens
inesquecíveis como Quasimodo, a jovem Esmeralda e o sinistro arcebispo de Paris, Claude Frollo. Daí haver mais que um laço íntimo entre
Quasimodo e a igreja, “uma espécie de misteriosa e preexistente harmonia entre essa criatura e esse edifício”. Precisaremos de outro autor
para mobilizar Paris e o mundo para salvar a Notre-Dame dos escombros?
Ou nos basta Victor Hugo com seu tamanho e sua imortalidade? Ainda hoje o Corcunda de Notre-Dame leva multidões ao teatro, quase
esquecidas de que a Notre-Dame é um monumento plantado no coração de Paris e sua obra um romance-símbolo da História da França e
sua Revolução.
[...]
A vitalidade da Notre-Dame, entretanto, não está na sua arquitetura esplêndida, ou na arte deslumbrante e abundante no seu interior, nos
afrescos, nas pinturas, na escultura, nos vitrais. São destrutíveis e restauráveis. Está nos sentimentos poderosos que esta arte em nós
provoca. Como escreveu Victor Hugo, “o que conta não é a reprodução dos acontecimentos reais, históricos, mas a das paixões humanas
elementares, o medo, a coragem, a vontade de poder, a abnegação, o instinto de morte, o amor”.
Notre-Dame é o coração de Paris e é de todos nós, os que fomos a Paris e a amamos, e os que não foram, mas podem amá-la assim
mesmo. Victor Hugo resumiu “o homem, o artista e o indivíduo se apagam nessas grandes construções sem nome de autor; a inteligência
humana nelas se resume e se totaliza. O tempo é o arquiteto, o povo é o pedreiro.”
Disponível em: . Acesso em: 18 abr. 2019
(Adaptação).
De acordo com as regras de utilização de hífen, assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas de
acordo com a norma-padrão.
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29Q702418 | Direito Processual do Trabalho, Advogado, CAU MG, Gestão de Concursos, 2019

Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar, exceto:
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30Q699870 | Direito Constitucional, Dos Orçamentos Finanças Públicas, Advogado, CAU MG, Gestão de Concursos, 2019

Considerando que a Constituição Federal, ao dedicar um capítulo às finanças públicas, estabelece que a
arquitetura do sistema orçamentário é composta por Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias
(LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), é correto afirmar:
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31Q705514 | Arquitetura, Advogado, CAU MG, Gestão de Concursos, 2019

Caio Figueiredo, devidamente inscrito no CAU / MG, reproduziu um trabalho técnico, de autoria de terceiro, sem a
devida autorização do detentor dos direitos autorais, em março de 2016. O processo disciplinar para apuração da
mencionada infração foi instaurado de ofício pela autarquia em janeiro de 2017, sendo que Caio foi intimado para
apresentar sua defesa em julho de 2017.
Considerando as normas que disciplinam a prescrição da pretensão de punição das sanções disciplinares dispostas
na Lei nº 12.378, de 31 de dezembro de 2010, que “regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo; cria o
Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU / BR – e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos
Estados e do Distrito Federal – CAUs; e dá outras providências”; pode-se afirmar que a prescrição para aplicação
de eventual sanção disciplinar a Caio ocorrerá em
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32Q706298 | Informática, Advogado, CAU MG, Gestão de Concursos, 2019

No MS-Word, o processo de mesclagem de informações de uma fonte de dados a um documento, como endereço
de e-mail ou banco de dados, para criar documentos personalizados, como cartas modelo ou etiquetas de
endereçamento, é
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33Q705020 | Português, Sintaxe, Advogado, CAU MG, Gestão de Concursos, 2019

Texto associado.
                                Notre-Dame de Paris, eu não vou dizer adeus

                 Carga cultural e moral da catedral transcendeu em muito sua história factual
A Catedral de Notre-Dame em chamas é uma tragédia terrível, como a definiu a prefeita de Paris, Anne Hidalgo. A Notre-Dame é um
patrimônio da Humanidade, uma herança gótica inestimável, cuja carga cultural e moral transcendeu em muito sua história factual. Virou o
ícone épico de uma era, nas penas de Victor Hugo, em “Notre-Dame de Paris”. É quase uma visão no desenho de Marc Chagal, “Notre-Dame
en gris”. Vista da calçada por Rafaelli ou estilizada por Utrilo, a catedral inspirou, enlevou, acolheu escritores, pintores, poetas, pessoas.
Nenhum deixou jamais de se emocionar.
[...]
Mas será o fim? Em 1829, a Notre-Dame, transformada em fábrica de pólvora durante a Revolução Francesa, sofreu grande destruição. Pois
não foi para conclamar a nova França a salvar a velha, expressa naquela catedral imorredoura, que Victor Hugo pôs-se a escrever? Seu
romance, “Notre Dame de Paris”, renomeado posteriormente para “O Corcunda de Notre-Dame”, acolhido pelo povo, animou a mobilização
dos esforços para a restauração da Notre-Dame.
Ela é o foco central do romance que teve seu nome como título original, e esta é a marca da maestria narrativa de Hugo. O enredo se
constrói a partir da arquitetura da catedral e a força moral da Notre-Dame sobressai-se majestosa, mesmo diante de personagens
inesquecíveis como Quasimodo, a jovem Esmeralda e o sinistro arcebispo de Paris, Claude Frollo. Daí haver mais que um laço íntimo entre
Quasimodo e a igreja, “uma espécie de misteriosa e preexistente harmonia entre essa criatura e esse edifício”. Precisaremos de outro autor
para mobilizar Paris e o mundo para salvar a Notre-Dame dos escombros?
Ou nos basta Victor Hugo com seu tamanho e sua imortalidade? Ainda hoje o Corcunda de Notre-Dame leva multidões ao teatro, quase
esquecidas de que a Notre-Dame é um monumento plantado no coração de Paris e sua obra um romance-símbolo da História da França e
sua Revolução.
[...]
A vitalidade da Notre-Dame, entretanto, não está na sua arquitetura esplêndida, ou na arte deslumbrante e abundante no seu interior, nos
afrescos, nas pinturas, na escultura, nos vitrais. São destrutíveis e restauráveis. Está nos sentimentos poderosos que esta arte em nós
provoca. Como escreveu Victor Hugo, “o que conta não é a reprodução dos acontecimentos reais, históricos, mas a das paixões humanas
elementares, o medo, a coragem, a vontade de poder, a abnegação, o instinto de morte, o amor”.
Notre-Dame é o coração de Paris e é de todos nós, os que fomos a Paris e a amamos, e os que não foram, mas podem amá-la assim
mesmo. Victor Hugo resumiu “o homem, o artista e o indivíduo se apagam nessas grandes construções sem nome de autor; a inteligência
humana nelas se resume e se totaliza. O tempo é o arquiteto, o povo é o pedreiro.”
Disponível em: . Acesso em: 18 abr. 2019
(Adaptação).
Em “Pois não foi para conclamar a nova França a salvar a velha, expressa naquela catedral imorredoura, que
Victor Hugo pôs-se a escrever?”, no trecho destacado observa-se a ocorrência da seguinte figura de sintaxe:
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34Q701181 | Direito Ambiental, Advogado, CAU MG, Gestão de Concursos, 2019

Texto associado.
Foram concluídas, em agosto de 2015, as negociações que culminaram na adoção, em setembro, dos Objetivos
de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por ocasião da Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento
Sustentável. Processo iniciado em 2013, seguindo mandato emanado da Conferência Rio+20, os ODS deverão
orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos, sucedendo e
atualizando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
                                                                                                  Ministério das Relações Exteriores.
Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/ desenvolvimento-sustentavel-e-meioambiente/
134-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-ods. Acesso em: 19 mar. 2019.
O ODS 15 almeja proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma
sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de
biodiversidade.
Nesse contexto, assinale a alternativa que não apresenta uma das metas do ODS 15.
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35Q705023 | Português, Interpretação de Textos, Advogado, CAU MG, Gestão de Concursos, 2019

Texto associado.
Analise os dois textos a seguir.
Texto I
[...]
Aliás
Aceite uma ajuda do seu futuro amor
Pro aluguel
Devolva o Neruda que você me tomou
E nunca leu
Eu bato o portão sem fazer alarde
Eu levo a carteira de identidade
Uma saideira, muita saudade
E a leve impressão de que já vou tarde.
(Chico Buarque – Trocando em miúdos) Disponível em:<https://www.letras.mus.br/chico-buarque/45182/> .
Texto II
“[...]
A noite é preta e maravilhosa, Lupita Nyong’o
Tô perto do fogo que nem o couro de tambor numa roda de jongo
Nesse sufoco, tô dando soco que nem Lango-lango
Se a vida é um filme, meu Deus, é que nem
Tarantino, eu tô tipo Django.
[...]”
(Rincon Sapiência – Ponta de Lança)
Disponível em: <https://www.letras.mus.br/rincon-sapiencia/ponta-de-lanca-verso-livre/ .                   
Sobre a figura de linguagem presente nos trechos destacados em ambos os textos, é correto afirmar que se trata
de um(a)
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36Q188423 | Informática, Advogado, CAU MG, FUNDEP

Assinale a alternativa que apresenta a guia do menu do Word 2007 que o usuário deve escolher para configurar as margens do documento.

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37Q157972 | Raciocínio Lógico, Assistente de Tecnologia da Informação, CAU MG, FUNDEP

Uma condicional seja A, então B significa que

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38Q158498 | Informática, Assistente Financeiro, CAU MG, FUNDEP

Qual a guia do menu do Word 2007 que o usuário deve escolher para mudar a orientação de página de retrato para paisagem?

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39Q159022 | Informática, Assistente Financeiro, CAU MG, FUNDEP

O aplicativo do Windows 7 que configura as opções de segurança para proteger o computador de hackers e programas mal intencionados é:

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40Q192048 | Informática, Advogado, CAU MG, FUNDEP

A média de três números digitados nas células A1, A2 e A3 de uma planilha de Excel pode ser calculada pela função ?=MÉDIA(A1:A3)?.
Analise as seguintes fórmulas para calcular a média acima citada
I. =(1/3)*(A1+A2+A3)
II. =(1/3)*SOMA(A1:A3)
III. =A1+A2+A3/3
As fórmulas que calculam CORRETAMENTE a média são:

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