Questões de Concursos CAUMG

Resolva questões de CAUMG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

221Q1010716 | Estatuto da Pessoa Idosa, Assistente Administrativo e Financeiro, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, de acordo com o Estatuto da pessoa idosa (Lei n.º 10.741/2003) e o Estatuto da pessoa com deficiência (Lei n.º 13.146/2015).

A comunidade e a sociedade têm a obrigação de assegurar à pessoa idosa a efetivação do direito à convivência familiar e comunitária.

  1. ✂️
  2. ✂️

222Q1010736 | Administração Financeira e Orçamentária, Dívida Ativa, Assistente Administrativo e Financeiro, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere a receita e despesa públicas, julgue o item que se segue.

No âmbito federal, compete à Advocacia-Geral da União a responsabilidade institucional pela gestão administrativa e judicial de parcela significativa da dívida ativa da União, nos termos da legislação vigente e das normas aplicáveis à contabilidade pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

223Q1010749 | Contabilidade Pública, Demonstração das mutações do patrimônio líquido, Assistente Administrativo e Financeiro, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte relativo a patrimônio e classificação de fatos contábeis.

O valor do patrimônio líquido de uma entidade será mantido inalterado caso um evento contábil venha a provocar, simultaneamente e no mesmo valor, o aumento do saldo de uma conta de ativo e o aumento do saldo de uma conta de passivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

224Q1012294 | Português, Coesão e coerência, Advogado, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Entre as décadas de 1890 e 1930, período caracterizado pelo processo de modernização das grandes cidades, observou-se uma das maiores transformações técnicas nas habitações: a sua articulação aos sistemas de infraestrutura urbana. Com a chegada dos serviços de abastecimento de energia e saneamento no interior da moradia, surgiu a necessidade de espaços e práticas específicas para o funcionamento da nova aparelhagem, o que implicava a reorganização dos ambientes e da vida doméstica.
Um dos grandes feitos da tecnologia das canalizações foi concentrar e organizar os fluxos de água pura e servida, antes dispersos pelo espaço da cidade, e estabelecer, assim, maior controle sobre a captação e o descarte da água. Simultaneamente à oferta da infraestrutura sanitária, existia uma série de ações deliberadas para a extinção do uso compartilhado e gratuito da água, como a destruição dos chafarizes, para forçar a conexão das residências às redes urbanas, e a proibição do uso dos rios e córregos para banho, lavagem de roupa ou despejo de dejetos. Além dos riscos que ofereciam à saúde pública, essas práticas, comuns até então, passaram a ser consideradas como expressão do atraso civilizacional das grandes cidades do país, obstáculos em seu processo de modernização.
Nesse sentido, o cerceamento de determinadas práticas no espaço público respondia ao enquadramento de ordem do sistema de higiene, pelo qual se promovia a casa como lugar privilegiado do domínio sobre o consumo da água e de eliminação dos dejetos. Trata-se do processo que François Béguin, engenheiro de materiais e ex-líder do Grupo de Energia e Meio Ambiente, na França, denomina de “domesticação da circulação dos fluidos”, em referência ao pioneiro sistema urbano de redes nas cidades industriais inglesas do século XIX.
Béguin mostra que, embora não tenham sido desenvolvidos para as habitações residenciais, o aparelhamento técnico e as atividades de captação de água, lavagem de roupa, banhos, despejo de água servida etc. passaram a ter lugar nos espaços domésticos. A configuração arquitetônica foi transformada com a instalação de dispositivos e equipamentos, bem como com a formulação de ambientes especiais, como os banheiros.

Clarissa de Almeida Paulillo. Padrões e apropriações da higiene na consolidação do banheiro nas moradias paulistanas (1890−1930). In: Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 30, p. 1–38, 2022. Internet: (com adaptações).

Julgue o item que se seguem, com base na estruturação linguística do texto CG1A1 e no vocabulário nele empregado.

No primeiro período do primeiro parágrafo, o vocábulo “sua” tem como referente o termo “transformações”.

  1. ✂️
  2. ✂️

225Q1010776 | Arquivologia, Classificação de Documentos, Assistente Administrativo e Financeiro, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos princípios, aos conceitos e à legislação arquivística, julgue o item que se segue.

A elaboração de códigos de classificação de documentos bem como de tabelas de temporalidade e destinação de documentos é competência da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

226Q1010782 | Arquitetura, Teoria e História do Patrimônio, Arquiteto e Urbanista, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da teoria e da história da arquitetura e do urbanismo, especialmente no que diz respeito ao patrimônio brasileiro, julgue o item a seguir.

A Carta do Recife destaca o Conjunto de Fortificações do Brasil como bem seriado constituído por dezenove fortificações construídas entre os séculos XVI e XIX no Brasil, que demonstram o esforço para a ocupação, defesa e integração do território nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

227Q1012326 | Arquitetura, Lei n 12378 de 2010, Assistente Administrativo e Financeiro, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, de acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal e com a Resolução do CAU/BR n.º 193/2020.

Os arquitetos e urbanistas com até 5 anos de formado têm direito de pagar apenas metade do valor da anuidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

228Q1010793 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do conforto ambiental e dos condicionamentos de ar, julgue o item que se segue.

No estudo do tecido urbano, os critérios de zona de conforto sugerem medidas de declividade e variedade topográfica, exclusivamente, para aumentar o conforto quando o ponto está na zona de desconforto.

  1. ✂️
  2. ✂️

229Q1010794 | Arquitetura, Conforto Térmico, Arquiteto e Urbanista, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do conforto ambiental e dos condicionamentos de ar, julgue o item que se segue.

Para a adequação entre clima e projeto arquitetônico com particular referência à carta bioclimática, são propostas as estratégias de orientação, cálculo de sombras, e os movimentos do ar.

  1. ✂️
  2. ✂️

230Q1010806 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do projeto executivo de arquitetura, bem como do detalhamento e da fiscalização de obra, julgue o item seguinte.

A inexistência de dobradiças é a diferença principal entre as portas pivotantes e as tradicionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

231Q1012346 | Direito Urbanístico, Do plano diretor, Arquiteto e Urbanista, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do planejamento e do projeto urbano, julgue o item a seguir.

O plano diretor é obrigatório para municípios em que o poder público pretenda utilizar os instrumentos de parcelamento ou edificação compulsórios e demais instrumentos de política de desenvolvimento urbano.

  1. ✂️
  2. ✂️

232Q1012364 | Contabilidade Pública, Lançamento e Registro Contábil, Contador, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito do tratamento contábil aplicável a impostos e contribuições no setor público, julgue o item a seguir.

O recebimento antecipado de tributos por entes da Federação deve ser reconhecido contabilmente a débito de caixa e a crédito de uma conta de passivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

233Q1010841 | Contabilidade Pública, Teste de Recuperabilidade impairment, Contador, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de mensuração de ativos, ativo intangível, reavaliação e redução ao valor recuperável, julgue o item subsequente.

A reversão de perda anteriormente reconhecida por redução ao valor recuperável de ativo não gerador de caixa deve ser registrada como variação patrimonial aumentativa, de natureza credora, com reflexo positivo imediato no resultado do período.

  1. ✂️
  2. ✂️

234Q1010843 | Contabilidade Pública, Mensuração e Avaliação de Itens Patrimoniais, Contador, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação a mensuração de passivos, provisões e passivos contingentes, julgue o item que se segue.

A mensuração da provisão deve refletir a melhor estimativa do valor que a entidade racionalmente pagaria para liquidar ou transferir a obrigação na data das demonstrações contábeis, considerando, inclusive, evidências posteriores ao encerramento do exercício.

  1. ✂️
  2. ✂️

235Q1010849 | Direito Financeiro, As leis orçamentárias, Contador, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Relativamente aos princípios, ao ciclo e ao processo orçamentário, julgue o item que se segue.

Por determinação constitucional, a lei orçamentária anual (LOA) deve conter apenas dispositivos relacionados à previsão da receita e à fixação da despesa, salvo no que se refere à autorização para abertura de crédito suplementar e à contratação de operações de crédito, observado o previsto em lei.

  1. ✂️
  2. ✂️

236Q1010854 | Direito Financeiro, As leis orçamentárias, Contador, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

No que concerne ao sistema de planejamento e de orçamento federal e a peças integrantes, julgue o item subsequente.

A avaliação do cumprimento de metas, verificada no exercício anterior, é parte do anexo de riscos fiscais da lei de diretrizes orçamentárias.

  1. ✂️
  2. ✂️

237Q1010864 | Direito Tributário, Obrigação Principal e Acessória, Contador, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, no que se refere a conceito e espécie de tributos, repartição das receitas tributárias e normas tributárias.

Em matéria de legislação tributária, a instituição de normas gerais sobre obrigação, lançamento e crédito tributários é reservada à lei complementar.

  1. ✂️
  2. ✂️

238Q1010882 | Administração de Recursos Materiais, Inventários, Assistente de Fiscalização e Atendimento, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item relativo a gestão de estoques, recebimento e armazenagem, gestão patrimonial e compras no setor público.

Uma prática importante no gerenciamento do ativo imobilizado é a identificação física dos bens por meio da colocação de chapas ou etiquetas patrimoniais, o que facilita o controle, a localização e a realização de inventários periódicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

239Q1010886 | Direito Administrativo, Conceito, Assistente de Fiscalização e Atendimento, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item relativo a gestão de estoques, recebimento e armazenagem, gestão patrimonial e compras no setor público.

O objeto de licitação é definido como o bem ou serviço que a administração pública deseja adquirir ou contratar, sendo esse o motivo que justifica a abertura do processo licitatório.

  1. ✂️
  2. ✂️

240Q1010890 | Administração de Recursos Materiais, Movimentação, Assistente de Fiscalização e Atendimento, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à distribuição de materiais, julgue o item que se segue.

A estrutura de armazenamento, a exemplo de centros de distribuição, armazéns e galpões, deve ser adequada para receber, armazenar e expedir materiais de forma eficiente e segura.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.