Início

Questões de Concursos CEFET RJ

Resolva questões de CEFET RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q631326 | Informática, Conceitos Básicos de Segurança, Tecnólogo, CEFET RJ, CESGRANRIO

Em uma cidade, há dispositivos de alarme que visam a proteger moradores de possíveis desabamentos em caso de chuvas fortes, em áreas consideradas de risco. Há um limite de precipitação de chuva além do qual a Defesa Civil dessa cidade envia uma mensagem para o responsável pelo acionamento do alarme. Considerando o contexto da Segurança da Informação, o fato de a Defesa Civil expedir a mensagem, durante forte tempestade, e essa mensagem não chegar ao seu destino para que o alarme seja acionado, caracterizaria uma quebra do princípio de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q623681 | Informática, Armazenamento de Dados, Analista de Tecnologia da Informação, CEFET RJ, CEFETBAHIA

Os discos rígidos possuem basicamente 2 (dois) tipos de conectores: um de alimentação de energia e outro para troca de dados com o computador. Considerando o conector de troca de dados, marque a afirmativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

383Q170372 | Biblioteconomia, Bibliotecário, CEFET RJ, EXATUS

As classificações podem ser divididas do ponto de vista de sua finalidade em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

384Q190355 | Administração Geral, Estruturas organizacionais, Administrador, CEFET RJ, EXATUS

"Depende" também é uma resposta apropriada para as questões importantes da administração. [...] a tarefa do administrador é identificar que técnica poderá, numa situação específica sob circunstâncias específicas e num momento específico, contribuir melhor para a obtenção dos objetivos da administração. (STONER, 2000, p.35). Este texto refere–se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

385Q592573 | Química, Técnico de Química, CEFET RJ, CESGRANRIO

Os polímeros são macromoléculas amplamente utilizadas para obtenção de diversos produtos. A reação de polimerização entre buta-1,3-dieno e acrilonitrila, cujas fórmulas moleculares são C4H6 e C3H3N respectivamente, gera, sob condições ideais, um tipo de borracha sintética que pertence à classe dos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q409871 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Assistente em Administração, CEFET RJ, CESGRANRIO

Nos termos da Lei nº 8.112/1990, o servidor público faz jus à remuneração e a determinadas indenizações. Dentre essas indenizações, consta a referente ao pagamento de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q361946 | Enfermagem, Imunização, Técnico, CEFET RJ, CEFETBAHIA

Na aplicação de vacinas injetáveis, o Ministério da Saúde preconiza a utilização de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

388Q406747 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Auditor, CEFET RJ, CESGRANRIO

Os atos administrativos podem ser classificados de diversas formas. Assim, quando se indica que o ato administrativo de desapropriação representa a onipotência do Estado e o seu poder de coerção, está-se fazendo referência ao ato de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q159973 | Serviço Social, Assistente Social, CEFET RJ, EXATUS

Analise as afirmativas abaixo que correspondam aos eixos estruturantes para a gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS:
I – Matricialidade sociofamiliar.
II – Vigilância social.
III – Qualificação de recursos humanos.
IV – Defesa social e institucional.
Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

391Q160242 | Serviço Social, Assistente Social, CEFET RJ, EXATUS

"Os programas que visam o repasse direto de recursos dos fundos de assistência social aos beneficiários como forma de acesso à renda, visando o combate à fome, à pobreza e outras formas de privação de direitos que levem à situação de vulnerabilidade social, criando possibilidades para a emancipação, o exercício da autonomia das famílias e indivíduos atendidos e o desenvolvimento local", de acordo com a NOB/SUAS são denominados de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

392Q321631 | Pedagogia, Pedagogo, CEFET RJ, CESGRANRIO

Três professores conversam sobre as dificuldades de aprendizagem de seus alunos e afirmam

Professor X: Os alunos têm dificuldades porque não se esforçam o suficiente para aprender. Mas há também aqueles com deficit de aprendizagem.

Professor Y: O problema é que o contexto social e a cultura de referência dos alunos não têm sido considerados pela escola.

Professor Z: Acho que o problema está nas famílias. Elas não têm hábitos de leitura, nem um nível cultural que ajude os alunos nas tarefas escolares.

A partir das falas dos professores, analise as afirmativas abaixo.

I – X entende o fracasso escolar como um problema individual, baseado nas teorias cognitivistas.

II – X e Z explicam, respectivamente, as dificuldades de aprendizagem como um problema do aluno e das famílias.

III – Y entende as difi culdades de aprendizagem na perspectiva da pedagogia das diferenças culturais.

IV – Os três professores explicam o fracasso escolar pelas teorias do patrimônio genético e das desigualdades sociais.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q626781 | Informática, Segurança da Informação, Tecnólogo, CEFET RJ, CONSULPLAN

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Spyware consiste em um programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre seus costumes na Internet e transmite esta informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento e o seu consentimento.

II. Costuma-se incluir os adwares no estudo dos spywares, pois assemelham-se na sua forma de infecção e na sua forma de desinstalação. Seriam como se fossem um sub-grupo dos spywares.

III. Ransonwares são softwares maliciosos que, ao infectarem um computador, criptografam todo ou parte do conteúdo do disco rígido.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q170853 | Biblioteconomia, Bibliotecário, CEFET RJ, EXATUS

De acordo com a AACR2, 2. ed. rev., o título que aparece na página de rosto totalmente grafado em letras maiúsculas, deve ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

395Q616956 | Informática, Aspecto Gerais, Técnico, CEFET RJ, CONSULPLAN

Hifenizar um documento significa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q561480 | Informática, Internet, Tecnólogo, CEFET RJ, CESGRANRIO

A arquitetura e-PING (Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico) define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no governo federal, estabelecendo as condições de interação com outras instituições. A arquitetura e-PING
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q158895 | Português, Assistente de Alunos, CEFET RJ, EXATUS

Os verbos "tocar", "escutar" e "despejando" (1º parágrafo) são formas nominais do:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

398Q160462 | Serviço Social, Assistente Social, CEFET RJ, EXATUS

É o documento que indica um conjunto de projetos cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública. O enunciado acima se refere a um meio pelo qual o planejamento se expressa, sendo denominado de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

400Q158022 | Português, Assistente de Alunos, CEFET RJ, EXATUS

Quanto à acentuação gráfica, analise as afirmativas e assinale a incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.