Questões de Concursos CEMIG MG

Resolva questões de CEMIG MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q1090255 | Geologia, Geologia Geral, Formação Geologia, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Conforme Silva e Crispim (2019), a partir de outros autores, a estrutura interna da Terra, pensando quimicamente, pode ser dividida em crosta, manto e núcleo, com suas subdivisões.
Sobre as características dessa divisão, analise as afirmativas a seguir.

I. A crosta continental possui uma espessura variável, que podem ser de 30 a 80 km. Sua constituição é, basicamente, de silicatos de magnésio, ferro, alumínio e sílica livre (SIAL). Fazem parte de sua composição sedimentos, rochas xistosas, granitoides, gnaisses, anfibolitos, migmatitos, intrusões máficas, entre outros, nas diversas porções em que podemos dividi-la.
II. O manto inferior inicia-se desde aproximadamente 650 km e vai até algo em torno de 100-300 km da descontinuidade de Gutenberg a 2.900 km. Estima-se que sua composição é de silicatos ferromagnesianos com estrutura densa, predominantemente, mas em menor quantidade, por silicatos cálcio alumínio, bem como por óxidos de magnésio, ferro e alumínio, também densos.
III. O núcleo interno possui um raio de 1.220 km, é sólido e é composto pela liga de ferro-níquel, uma vez que sua densidade corresponde à densidade calculada. É possível que ele cresça pela solidificação do núcleo externo e gire com velocidade maior que o restante do planeta.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q1090256 | Geologia, Geologia Geral, Formação Geologia, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

De acordo com a obra “Quadrilátero Ferrífero: avanços do conhecimento”, nos últimos 50 anos (2020) deveriam ocorrer ações estratégicas de ordenamento e desenvolvimento do Quadrilátero Ferrífero (QFe), visando à geoconservação (preservação ambiental).
Sobre o que deveria ser considerado para essa geoconservação, analise as afirmativas a seguir.

I. Os elementos notáveis do patrimônio ambiental presentes no QFe devem ser classificados em função de seu possível uso educativo, científico e geoturístico.
II. Vários sítios devem ser preparados para visitação pública, levando em consideração as estruturas interpretativas e educativas tais como sinalização, trilhas e roteiros.
III. Deve-se elaborar e executar estratégias regionais de geoconservação envolvendo os diversos sítios existentes no QFe.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q1090257 | Geologia, Geologia Geral, Formação Geologia, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Sobre a geologia e geomorfologia de Belo Horizonte, a partir de Parizzi (2021), analise as afirmativas a seguir.

I. Na capital mineira há um domínio litológico e geomorfológico conhecido como Complexo Belo Horizonte que abrange, aproximadamente, 70% do território municipal e constitui-se por gnaisses e solos residuais e transportados correspondentes.
II. De acordo com estudos, a geomorfologia do Complexo Belo Horizonte, chamada de Depressão Belo Horizonte, tem como característica um relevo de mar de morros, colinas e espigões ocupando as altitudes entre 600 e 900 metros.
III. Existe, ainda, outro domínio em Belo Horizonte, localizado ao sul da área municipal, que se constitui por rochas metassedimentares do supergrupo Minas, do Quadrilátero Ferrífero, especificamente dos grupos Cauê, Piracicaba e Sabará. O supergrupo Minas estende-se desde cotas de 900 metros até os patamares mais elevados da Serra do Curral, com 1340 metros, aproximadamente.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q1090258 | Geologia, Geologia Geral, Formação Geologia, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Leia o trecho a seguir.
A geologia [dessa província mineral] envolve rochas Arqueanas e Proterozoicas que, portanto, encerram testemunhos ou relictos de uma evolução marcada pela passagem gradativa de condições de alta mobilidade tectônica da litosfera, típicas do Arqueano, para uma condição mais estável e consolidada no Proterozoico. Várias rochas na região [...] mostram evidências que nos permitem compreender melhor a evolução da atmosfera, biosfera e hidrosfera nos primórdios da evolução da Terra. [Tal província] ocorre na região centro-sul do Estado de Minas Gerais. Situa-se entre Belo Horizonte, capital do Estado, e a cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica, cidade-berço da mineração no Brasil. Trata-se de região montanhosa, de grande beleza natural e rica em depósitos minerais.
HASUI, Y.; CARNEIRO, C. D. Ré.; ALMEIDA, F. F, M. de.; BARTORELLI, A. Geologia do Brasil. São Paulo: Editora Beca, 2012 (adaptado).

O trecho anterior refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q1090259 | Geologia, Geologia Geral, Formação Geologia, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

De acordo com Parizzi (2021), em Belo Horizonte, os escorregamentos e outros movimentos de massa ocorrem em grupos de materiais geológicos distintos.
Sobre esses processos, analise as afirmativas a seguir.

I. Nas áreas de rochas sedimentares, os escorregamentos e movimentos de massa dependem de cortes e processos erosivos que expõem os saprólitos que preservam estruturas reliquiares da rocha-mãe.
II. Em solos residuais de gnaisse, tais processos dependem da disposição, confinamento, características e intensidade das descontinuidades e do grau de alteração das rochas.
III. Nas áreas de tálus, as rupturas mais comuns ocorrem estimuladas por cortes na base dos taludes.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q1090260 | Geologia, Geologia Geral, Formação Geologia, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

As bacias interiores do Brasil podem ser classificadas de diferentes formas, conforme estudos realizados.
A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação da classificação da bacia com sua respectiva característica, conforme descrito por Bizzi et. al. (2003), na obra “Geologia, tectônica e recursos minerais do Brasil”.

COLUNA I
1. Bacias intracratônicas
2. Bacias Strike-Slip
3. Bacias de antepaís retroarco

COLUNA II
(   ) Essas bacias formam-se em áreas com regime de tectônica de placas mutantes, com alternância de transcorrências e falhamentos normais. Entre esses tipos de bacia, estão as bacias pull-apart, formadas como calhas extensionais e as bacias poli-históricas, formadas inicialmente como bacias rifte, desenvolvidas sob extensão regional.
(   ) Essas bacias se localizam no interior continental da Plataforma Sul-Americana, região de história geológica longa e complexa, onde se depositaram espessas sequências de rochas sedimentares paleozoicas e mesozoicas, algumas com intenso magmatismo básico e alcalino associado. Essas rochas sedimentares afloram em área superior a 3.500.000 km2 , remanescente de superfície primitivamente muito maior, cujos sítios deposicionais foram condicionados por estruturas herdadas do ciclo Brasiliano-Pan-Africano.
(   ) Tais bacias são estruturas de grande escala e longa duração: centenas de quilômetros de largura, milhares de quilômetros de extensão, muitos quilômetros de espessura e 10-100 milhões de anos de duração. Elas formam-se ao longo dos flancos de cinturões orogênicos de margem continental, do lado voltado para o interior do continente.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q1090261 | Geologia, Geologia Geral, Formação Geologia, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

De acordo com a obra “Para entender a Terra” (2006), “[existem diferentes] processos de superfície do ciclo das rochas que são importantes na formação das rochas sedimentares”.
PRESS, F.; SIEVER, R.; GROTZINGER, J.; JORDAN, T. H. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006 (adaptado).

São exemplos desses processos, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.