Questões de Concurso CESMAC

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

111 Q681084 | Português, Regência, Dia 1, CESMAC, CEPROS, 2018

Texto associado.
Como e por que leio o romance brasileiro

Leitora apaixonada, fã de carteirinha, me envolvo com os romances de que gosto: curto, torço, roo as unhas, leio de novo um pedaço que tenha me agradado de forma particular. Se não gosto, largo no meio ou até no começo. O autor tem vinte ou trinta páginas para me convencer de que seu livro vai fazer diferença. Pois acredito piamente que a leitura faz a diferença. Se não, adeus! O livro volta para a estante e vou cuidar de outra coisa...
Ao terminar a leitura de um romance de que gosto, fico com vontade de dividi-lo com os amigos. Recomendar a leitura, emprestar, dar de presente. Mas, sobretudo, discutir. Nada melhor do que conversar sobre livros... eu acho uma coisa, meu amigo acha outra, a colega discorda de nós dois...
Na discussão, pode tudo, só não pode não achar nada nem concordar com todo mundo. No fim do papo, cada um fica mais cada um, ouvindo os outros. Quem sabe o livro tem mais de um sentido? Como foi mesmo aquele lance? E aquele personagem... vilão ou herói?
Na minha geração e nas minhas relações, é assim que se lê romance.
A leitura de romance, no entanto, não é só esta leitura envolvida e vertiginosa. Junto com o suspense, ao lado do mergulho na história, transcorre o tempo de decantação. Enredo, linguagem e personagens depositam-se no leitor. Passam a fazer parte da vida de quem lê. Vêm à tona meio sem aviso, aos pedaços, evocados não se sabe bem por quais articulações...
Vida e literatura enredam-se em bons e em maus momentos, e os romances que leio passam a fazer parte da minha vida, me expressam em várias situações.

Marisa Lajolo. Como e por que ler o romance brasileiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004, p. 13-14.
As normas sintáticas da concordância e da regência verbal foram integralmente respeitadas na seguinte alternativa:

112 Q939492 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Leia a notícia abaixo e as afirmativas a seguir.
“Os incêndios na Amazônia, em agosto, queimaram 29.944 km² do bioma, o equivalente a 4,2 milhões de campos de futebol, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais). O território queimado é mais de quatro vezes maior do que o registrado em agosto de 2018, quando foram queimados 6.048 km². Ao todo, a Amazônia tem 5,5 milhões de km², sendo 4,19 milhões de km² em nove estados brasileiros.”
Fonte: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimasnoticias/redacao/2019/09/03/inpe-fogo-queimou-area-de-34-micampos-de-futebol-na-amazonia-em-agosto.htm

1) Incêndios são fenômenos naturais comuns em florestas tropicais não influenciados pelo clima, mas pelo volume de biomassa para combustão.
2) O fogo gera cinzas ricas em nutrientes no solo, importantes para o crescimento das plantas, tais como: cálcio e fósforo.
3) O desmatamento provocado por incêndios florestais pode criar áreas desertas, diminuindo o fluxo gênico entre populações.
4) Sementes de certas espécies de plantas possuem tegumento impermeável, cuja dormência é quebrada com o fogo.

Estão corretas apenas:

113 Q939521 | Matemática, Porcentagem, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Em uma farmácia, quando um medicamento é vendido por x reais, existe um prejuízo de 20% (sobre o preço de custo). Se o mesmo item é vendido por y reais, existe um lucro de 20% (sobre o preço de custo). Qual a razão entre x e y?

114 Q939517 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Os implantes dentários são suportes metálicos posicionados cirurgicamente no osso maxilar, abaixo da gengiva, para posicionar corretamente as raízes dentárias. Por se tratar de um material leve, resistente e que apresenta mínima rejeição, o titânio (Ti) foi adotado como o principal material para a realização dos implantes dentários. Considerando que o número atômico do Ti é 22, como se apresenta sua distribuição eletrônica?

115 Q678716 | Filosofia, Filosofia e Conhecimento, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Quando o caminho cognitivo para se atingir o “ser dos entes” é a rigorosa observação empírica do sujeito cognoscente, diz-se tratar-se do conhecimento:

116 Q681033 | Biologia, Herança ligada ao sexo, Dia 2, CESMAC, CEPROS, 2018

O Daltonismo pode se manifestar em uma pessoa que enxerga a cor vermelha como se fosse verde. Este tipo de cegueira a cores é uma doença ligada ao cromossomo X. Considerando que o alelo para o Daltonismo se comporta como recessivo, é correto afirmar que:

117 Q681104 | Geografia, Mudanças climáticas, Dia 1, CESMAC, CEPROS, 2018

O Acordo do clima, firmado em 2015, no qual quase todas as nações se comprometeram a reduzir emissões de carbono, deveria ter sido um ponto de virada na luta contra a mudança climática. Mas muitos países já estão atrás de suas metas, e os EUA agora anunciaram que abandonarão o pacto. Enquanto isso, as emissões globais crescem. O único modo de recuperar o tempo perdido, e ter algum sucesso, é buscar uma abordagem que aproveite todas as estratégias possíveis para reduzir as emissões.
(revista Scientific American,out. de 2018, Edição Especial)
O texto acima está se referindo ao:

118 Q939515 | Química, Sistemas Homogêneos Constantes Kc e Kp Deslocamento do Equilíbrio Fatores, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

O enxofre (S) está presente nos combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral. Após o processo de combustão, o enxofre é convertido no dióxido de enxofre (SO2). Através da poluição da atmosfera com SO2 ocorre a chuva ácida, onde o SO2 é convertido a ácido sulfúrico (H2SO4). A formação do H2SO4 passa pela reação de formação do trióxido de enxofre (SO3), ilustrado abaixo:
2 SO2(g) + O2(g) ⇌2 SO3(g)
Sabendo que, reagindo 12 mols de SO2 e 12 mols de O2 foram produzidos 8 mols do SO3 em um recipiente de 1,0 L, qual a constante de equilíbrio da reação (Kc)?

119 Q681040 | Biologia, Protistas e algas, Dia 2, CESMAC, CEPROS, 2018

Cianobactérias e euglenoides têm em comum o fato de:

120 Q947801 | Biologia, Sistema Imunológico, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Recentemente, pela terceira vez na história, um paciente HIV-positivo parece ter sido curado após receber um transplante de medula óssea de um doador com uma mutação genética rara que o torna resistente a esta infecção viral. Apesar de que tal tipo de transplante dificilmente venha a ser adotado como tratamento viável para erradicação da AIDS, seu sucesso está relacionado ao fato de que:

1) o vírus HIV não infecta células da medula óssea, mas somente linfócitos T auxiliares (CD4+ ).
2) a medula óssea recebida pelo paciente abriga células tronco que originarão novas células resistentes ao HIV.
3) as células tronco possuem potencial de diferenciação em tipos celulares diferentes daqueles normalmente infectados pelo vírus HIV.
Está(ão) correta(s) apenas:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.