Questões de Concurso CESMAC

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

171 Q947664 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

Texto associado.
TEXTO 1

A valorização da ética


(1) Há um paradoxo na nossa relação com a ética. Pais, filósofos e educadores concordam quanto aos valores a serem transmitidos e preservados. A questão é que a crença nos valores se dá no atacado e no abstrato, enquanto sua transmissão se faz no concreto das relações cotidianas. Aí se instala a contradição.
(2) Ficam desacreditadas as solenes exposições pedagógicas sobre disciplina e respeito aos direitos do outro quando a escola é conivente com brincadeiras agressivas. Os repetidos sermões sobre limites ficam sob suspeita se os pais passam pelo acostamento quando a estrada está congestionada ou param em fila dupla na frente da escola. Nossas conversas sobre integridade ficam comprometidas quando compramos vídeos e discos pirateados ou fazemos ligações clandestinas de TV a cabo.
(3) Talvez a coerência não seja um atributo dos humanos: sentimentos contraditórios convivem tranquilamente dentro de nós. Infelizmente, também somos muito distraídos: a maior parte do tempo, funcionamos sob o comando de um ‘piloto automático’, que nos empurra para o caminho mais fácil, esquecidos dos valores que deveriam nortear nossas escolhas.
(4) Mas a hipocrisia está a um passo à frente do cinismo, na medida em que o hipócrita sabe qual é o caminho do bem, reconhece que deveria percorrê-lo, mas não consegue pôr em prática sua crença teórica. Diferentemente do cínico, que nega a validade de qualquer escolha e adota o princípio do “não tenho nada com isso”, com um alienado encolher de ombros.
(5) Talvez seja essa a verdadeira ameaça a nos desviar do caminho de um futuro melhor. Uma geração de jovens cínicos e alienados poderia, de fato, pôr tudo a perder. O mundo será melhor quando cuidarmos para que nosso comportamento reflita nossos princípios e transformarmos os discursos sobre fraternidade em gestos de solidariedade. Aí, então, a opção pelo caminho da ética se fará não por temor à punição ou à censura, mas como exercício de amor-próprio, como um componente da dignidade.
(Aratangy, Lídia Rosenberg. Claudia. São Paulo: Abril, jun. 2004, p. 148-151. Adaptado)
Analise a formulação do seguinte trecho: “Ficam desacreditadas as solenes exposições pedagógicas sobre disciplina e respeito aos direitos do outro quando a escola é conivente com brincadeiras agressivas. Os repetidos sermões sobre limites ficam sob suspeita se os pais passam pelo acostamento quando a estrada está congestionada ou param em fila dupla na frente da escola. Nossas conversas sobre integridade ficam comprometidas quando compramos vídeos e discos pirateados ou fazemos ligações clandestinas de TV a cabo”. Pode-se perceber nesse trecho:

172 Q947665 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

Texto associado.
TEXTO 2

Tempos ansiosos


(1) Saber lidar com as preocupações se tornou uma característica desejada, porque a ansiedade foi relegada ao posto de vilã do mundo moderno. Apesar de ser essencial para a sobrevivência, ela ganhou o estigma de atrapalhar as relações pessoais, a competência no trabalho e todo tipo de situação delicada.

“Se o candidato não consegue dominar a ansiedade na hora da seleção de emprego, já questionamos como ele agirá no ambiente de trabalho”, diz Adriana Vilela, analista de recursos humanos da RHBrasil, empesa que recruta candidatos para o mercado de trabalho. É muito comum, aliás, as pessoas reclamarem que são ansiosas demais e os especialistas chamarem os nossos tempos de “era da ansiedade”.

(2) Mas essa noção de que vivemos numa época especialmente estressante é coisa ultrapassada, na verdade. A ideia de “era da ansiedade” nasceu antes da internet e do computador. Apareceu pela primeira vez em 1947, num poema do inglês Hugh Auden, que, desiludido com a humanidade depois da 2ª. Guerra Mundial, criticou o homem e sua busca sem sentido por significado.

Desde então, há pelo menos uma obra por década que afirma que o ser humano está passando pelos tempos mais difíceis de sua história e que, coitados de nós, sofremos demais com a ansiedade.
(Hueck, Karin. Sobre a ansiedade. Revista Superinteressante. São Paulo: Abril, nov. 2008. Adaptado)
As normas da concordância verbal são, socialmente, bastante valorizadas na definição da língua portuguesa ‘’culta’. Está conforme tais normas a seguinte alternativa:

173 Q947675 | Inglês, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

Texto associado.
Read the text below and answer the following question.


Do tweens and teens believe “fake news”?


Let's be clear: "Fake news" has always existed. From P.T. Barnum to Ripley's Believe It or Not to supermarket tabloids, selling outrageous ideas has long been a part of our culture. Most kids can tell the difference between the shocking stories they see in the checkout line and the more evenhanded reporting they see on the local TV news.

But today's fake online news sources so closely mimic real news that it's challenging even for adults to discern what's real and what's fake. Also, kids have less experience in and context for evaluating news sources, so certain words or images that might immediately tell an adult that something is fake or biased might not have the same effect on kids.

According to Common Sense Media's report, News and America's Kids: How Young People Perceive and Are Impacted by the News, less than half of kids agree that they know how to tell fake news stories from real ones. When it comes to online news, the stats reveal a serious lack of faith:

Only about one in four kids who gets news online think that news posted online is "very accurate."

Only seven percent think news by people they don't know well is "very accurate."

Tweens are more likely than teens to think that news posted online is "very accurate."

The good news is that kids who get news from social media sites are trying to be careful readers. Most kids who get their news from social media say they pay "a lot" or "some" attention to the source the link on social media takes them to. And the majority who get news online say that when they come across information in a news story that they think is wrong, they "sometimes" or "often" try to figure out whether or not it's true.

Adaptado de: < https://www.commonsensemedia.org/news-andmedia-literacy/do-tweens-and-teens-believe-fake-news> Acessado em 19 de outubro de 2018.
Fake news

174 Q939490 | Física, Eletricidade, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Quando o cérebro humano se encontra em atividade, pequenos pulsos elétricos são produzidos na sua superfície. Embora de intensidade muito pequena, os campos magnéticos gerados por estes pulsos podem ser detectados pela técnica de magnetoencefalografia (MEG). Considere um pulso cerebral de corrente elétrica de magnitude 10 µA, onde 1 µA = 10−6 A. Se essa corrente percorresse um fio retilíneo infinito no vácuo, qual seria o campo magnético gerado por ela a uma distância de 20 cm do fio? Dado: permeabilidade magnética no vácuo = 4π x 10−7 N/A2 .

175 Q947696 | Física, Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

João sacou R$ 1.000,00 no seu cartão de crédito, que cobra juros compostos de 15% ao mês. No mês seguinte, João depositou R$ 650,00 e, um mês depois, depositou o restante, liquidando a dívida. Qual o valor do último depósito feito por João?

176 Q939509 | Química, Petróleo, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

O petróleo é a principal fonte energética mundial. Seus derivados são utilizados principalmente no abastecimento de veículos e na geração de energia elétrica, sendo de vital importância para a economia mundial.
Acerca do petróleo, foram feitas algumas afirmações:
1) O petróleo bruto passa por um processo inicial de separação de misturas chamado de destilação. O processo consiste no aquecimento do petróleo bruto sob altas temperaturas para evaporação de seus componentes. Os vapores resultantes resfriam na torre de destilação, sendo coletados em diferentes níveis dentro da torre.
2) Os hidrocarbonetos metano, propano e ciclohexano, obtidos através do refino do petróleo, apresentam fórmulas moleculares CH4, C3H8 e C6H14, respectivamente.
3) Durante a obtenção e o transporte do petróleo bruto, é necessário todo o cuidado para não ocorrer vazamentos nos oceanos, pois o petróleo bruto e a água do mar produzem misturas homogêneas, de difícil separação.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

177 Q947743 | Química, Isomeria Espacial Geometrica e Optica, Provas de Medicina20182 2° DIA PROVA TIPO 1, CESMAC, CEPROS, 2018

A reação “X + 2 Y → produtos” apresenta uma lei de velocidade expressa por v = k .[X]2 . Se a concentração de X for mantida constante e a concentração de Y triplicar, a velocidade da reação fica multiplicada por um fator igual a:

178 Q947779 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

O pensador inglês Thomas Hobbes (1588-1679) foi o responsável por elaborar uma teoria política que justificava o absolutismo monárquico, a partir de uma perspectiva racional. Em sua obra, “O Leviatã” (1651), Hobbes sustentou que o Estado absoluto era necessário por:

179 Q947796 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Por herança social, se pode entender:

180 Q947821 | Química, Substâncias Inorgânicas e suas características Ácidos, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Um reagente químico é muito utilizado na preparação do pão. É um agente oxidante, e sob as condições corretas, é completamente consumido no processo de panificação. Entretanto, se adicionado em demasia, ou se o pão não é assado o suficiente, restará uma quantidade residual que pode ser nociva. Esse agente oxidante pode ser obtido a partir da reação:
3 Br2(l) + 6 KOH(aq) → agente oxidante + 5 KBr(aq) + 3 H2O(l)
A fórmula molecular e a nomenclatura desse composto são, respectivamente:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.