Questões de Concurso CESMAC

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

211 Q678688 | Português, Análise sintática, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Texto associado.


Se você parar para pensar...


1. Na correria do dia a dia, o urgente não vem deixando tempo para o importante. Essa constatação, carregada de estranha obviedade, obriga-nos quase a tratar como uma circunstância paralela e eventual aquela que deve ser considerada a marca humana por excelência: a capacidade de reflexão e consciência. Aliás, em alguns momentos, as pessoas usam até uma advertência (quando querem afirmar que algo não vai bem): “Se você parar para pensar...”

2. Por que parar para pensar? Será tão difícil pensar enquanto continua fazendo outras coisas ou, melhor ainda, seria possível fazer sem pensar e, num determinado momento, ter de parar? Ora, pensar é uma atitude contínua, e não um evento episódico! Não é preciso parar – nem se deve fazê-lo – sob pena de romper com nossa liberdade consciente.

3. O escritor francês Anatole França, um mestre da ironia e do ceticismo, dizia: “O pensamento é uma doença peculiar de certos indivíduos, que, ao propagar-se, em breve acabaria com a espécie”.

4. Talvez “pensar mais” não levasse necessariamente ao “término da espécie”, mas, com muita probabilidade, dificultaria a presença daqueles, no mundo dos negócios e da comunicação, que só entendem e tratam as pessoas como consumidores vorazes e insanos. Talvez, um “pensar mais” nos levasse a gritar que basta de tantos imperativos. Compre! Olhe! Veja! Faça! Leia! Sinta! E a vontade própria e o desejo sem contornos? E a liberdade de decidir, escolher, optar, aderir? Será um basta do corpo e da mente que já não mais aguentam tantas medicinas, tantas dietas compulsórias, tantas ordens da moda e admoestações da mídia; corpo e mente que carecem, cada dia mais, de horas de sono complementares, horas de lazer suplementares e horas de sossego regulamentares, quase esgotados na capacidade de persistir, combater e evitar o amortecimento dos sentidos e dos sonhos pessoais e sinceros. Essa demora em “pensar mais”, esse retardamento da reflexão como uma atitude continuada e deliberada, vem produzindo um fenômeno quase coletivo: mais e mais pessoas querendo desistir, com vontade imensa de mudar de vida, transformar-se, livrando-se das pequenas situações que as torturam, que as amarguram, que as esvaem. Vêm à tona impulsos de romper as amarras da civilização e partir, céleres, em direção ao incerto, ao sedutor repouso oferecido pela irracionalidade e pela inconsequência. Cansaço imenso de um grande sertão com diminutas veredas? (...)

5. Pouco importa, dado que ser humano é ser capaz de dizer “não” ao que parece não ter alternativa. Apesar dos constrangimentos e da tentativa de sequestro da nossa subjetividade, pensar não é, de fato, crime e, por isso, não se deve parar.

(CORTELLA, Mário Sérgio. Folha de S. Paulo, maio de 2001. Adaptado)

Observe o trecho: “Pouco importa, dado que ser humano é ser capaz de dizer “não” ao que parece não ter alternativa. Apesar dos constrangimentos e da tentativa de sequestro da nossa subjetividade, pensar não é, de fato, crime”. Uma análise da conclusão do Texto 1 (parágrafo 5) nos revela que constam, em suas linhas, respectivamente, uma declaração.
1) adversativa e outra com ideia de causa. 2) causal e outra com ideia de tempo. 3) explicativa e outra concessiva. Está(ão) correta(s):

213 Q678717 | Filosofia, O Fazer Filosófico, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

O ato de filosofar é muito importante porque, através dele, o homem:

214 Q947782 | História e Geografia de Estados e Municípios, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Em Maceió, os denominados “africanos livres” foram utilizados, sobretudo, como mão de obra subalterna em repartições do poder público. Essa categoria de trabalhadores, criada pelo Parlamento imperial brasileiro, em 1831, era composta por

215 Q681050 | Química, Teoria Atômica Modelo atômico de Dalton, Dia 2, CESMAC, CEPROS, 2018

Em 1911, Ernest Rutherford incidiu partículas radioativas em uma lâmina metálica, observando que a maioria das partículas atravessava a lâmina, algumas desviavam e poucas refletiam. De acordo com o experimento realizado, que importante afirmação Rutherford propôs acerca da estrutura dos átomos?

216 Q947836 | Matemática, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Um teste para tuberculose foi aplicado a 1.000 pessoas, 10% das quais sabia-se que tinham tuberculose. Para os que têm tuberculose, o teste indicou tuberculose em 85%, foi negativo em 5% e inconclusivo no restante. Para os que não têm tuberculose, o teste indicou tuberculose em 7%, foi negativo em 85% e inconclusivo nos restantes. Se uma dessas pessoas é selecionada ao acaso, qual a probabilidade de não ter tuberculose, se o teste foi inconclusivo?

217 Q947616 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Conhecimentos Gerais, CESMAC, VUNESP, 2018

Texto associado.
TEXTO 1


A realidade da saúde no Brasil.


(1) A crise da saúde no Brasil vem de longa data e continua presente. Frequentemente, nos deparamos com notícias de filas de pacientes nos hospitais públicos, além da falta de leitos, equipamentos etc. E, no meio da crise, está a população que precisa de atendimento, e estão os médicos que, quase sempre, atuam em condições precárias.
(2) Independente do jogo de empurra-empurra, há escassez de recursos financeiros, materiais e humanos, para manter os serviços de saúde operando com eficiência. Problemas, como atraso no repasse dos pagamentos do Ministério da Saúde, baixos valores pagos pelo SUS aos procedimentos médico-hospitalares consolidam o entrave no setor. O mundo econômico da saúde é cruel. Segundo estatísticas oficiais, são gastos R$ 31 bilhões para cuidar de 35 milhões de segurados, enquanto todo o SUS, para suprir o direito à saúde de mais de 145 milhões de brasileiros, gasta quase a mesma quantia. Por essas razões, nos encontramos no 124º lugar no ranking da OMS em qualidade de saúde.
(3) É difícil para qualquer especialista apontar apenas um motivo para tal crise. Mesmo com a evolução do contexto político-social pelo qual o Brasil passou, pouco mudou. Na realidade, em 500 anos de Brasil, independentemente do regime vigente, a saúde nunca ocupou lugar de destaque. Só se olhou atentamente para o setor quando certas epidemias representaram eminentes ameaças à sociedade.
(4) É assim desde o Brasil Colônia, quando o país não dispunha de um modelo de atenção à saúde e nem mesmo do interesse em criá-lo, por parte do governo colonizador. As noções empíricas (a cargo dos curandeiros) eram a opção. Com a vinda da família real ao Brasil, se fez necessária a organização de uma estrutura sanitária mínima, capaz de dar suporte ao poder que se instalava no Rio de Janeiro. A carência de médicos no Brasil Colônia e no Brasil Império era enorme. Para se ter uma ideia, no Rio, em 1789, só existiam quatro médicos exercendo a profissão. Em outros estados, eram mesmo inexistentes, o que fez com que proliferassem pelo país os Boticários, a quem cabia a manipulação das fórmulas prescritas pelos médicos.
(5) Veio a República, e o Brasil continuou o mesmo. No início do século passado, a cidade do Rio apresentava um quadro sanitário caótico, com doenças graves que acometiam a população, como varíola, malária e febre amarela. Isso gerou sérias consequências tanto para a saúde coletiva quanto para o comércio exterior, já que navios estrangeiros evitavam atracar no porto do Rio. Poderíamos escrever muito mais sobre o tema e chegaríamos à mesma conclusão: em pleno século XXI, no Brasil, pouco se evoluiu em política de saúde.
(6) Dados do Conselho Federal de Medicina revelam que a má distribuição de médicos no país ainda persiste. São 65,9% deles atuando nas regiões Sul e Sudeste, onde se concentra apenas cerca de 25% da população.
(7) É a saúde continuando um sistema embrionário e contraditório, pois nos destacamos mundialmente por nossas pesquisas pioneiras, no combate a Aids, por exemplo, mas não conseguimos dar atendimento básico à maioria do povo.
Disponível em: https://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/artigo/1466/a-realidadesaude-brasil.

Admita uma solução aquosa de sulfato de ferro(II) que passoupor um processo de eletrólise durante duas horas, empregando-se uma corrente elétrica com intensidade (i) de 5 A, e asemirreação a seguir:


Fe2 + (aq) + 2e-Fe(s)


Considerando a Constante de Faraday = 96 500 C/mol,1 hora= 3 600 s e massa molar do ferro (Fe) = 56 g/mol, amassa aproximada de ferro metálico que pode ser depositadano cátodo, nessas condições, é

218 Q947693 | Matemática, Problemas, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

Numa frente de emergência, criada para atender as vítimas da chuva de certa cidade, trabalhavam 500 pessoas, das quais 150 eram menores de 20 anos, 400 eram casadas e nenhuma das pessoas maiores de 20 anos era solteira. Se uma das pessoas da frente de emergência for escolhida ao acaso para supervisionar os trabalhos, qual a probabilidade percentual de ela ser menor de 20 anos e casada?

219 Q939502 | Biologia, Sistema Imunológico, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

As alergias são reações excessivas e/ou inapropriadas do sistema imunológico, observadas em algumas pessoas sensíveis a certas substâncias. Nesses casos, em contato com o organismo, tais moléculas podem desencadear a liberação de mediadores inflamatórios, como a histamina, por:

220 Q947700 | Química, Sistemas Gasosos, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

As reações redox fazem parte de muitos processos presentes no nosso dia a dia, como: respiração dos seres vivos, estocagem de energia em baterias, corrosão de metais, combustão de combustíveis fósseis, fotossíntese etc. A reação abaixo exemplifica uma reação redox:
a KMnO4 + b Na2SO3 + c H2O → d MnO2 + e Na2SO4 + f KOH

A soma dos coeficientes estequiométricos a, b, c, d, e e f, que tornam a equação corretamente balanceada, deve ser:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.