Questões de Concurso CESMAC

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

221 Q947704 | Biologia, Protistas e algas, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

Os anexos embrionários são estruturas que derivam dos folhetos germinativos do embrião, mas que não fazem parte do corpo embrionário. Com relação às suas características e funções, é correto que:

222 Q947715 | Biologia, Introdução aos estudos das Plantas, Provas de Medicina20182 2° DIA PROVA TIPO 1, CESMAC, CEPROS, 2018

O neodarwinismo acrescentou conhecimentos da genética aos conceitos da teoria evolutiva original de Darwin, sendo correto afirmar que:

223 Q939526 | Matemática, Razão e Proporção e Números Proporcionais, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

A taxa de eliminação de uma droga pelos rins é diretamente proporcional à quantidade da droga presente no organismo do paciente. Se a constante de proporcionalidade é k, a quantidade da droga presente no organismo, t dias depois da ingestão da droga, é dada por Q(t) = Q0∙e–kt, em miligramas, com Q0 sendo constante. Podemos expressar Q(t) = Q0α t , com α= e–k. Suponha que o paciente vai ingerir a mesma dose da droga a cada 24 horas. Considerando estas informações, assinale a afirmação incorreta.

224 Q947742 | Química, Velocidade de Reação, Provas de Medicina20182 2° DIA PROVA TIPO 1, CESMAC, CEPROS, 2018

O marcapasso é um sistema de estimulação elétrica do coração, que consiste em um gerador de pulsos e um eletrodo. O marcapasso só funciona na ausência de pulsações naturais do coração, liberando impulsos elétricos. As baterias de marcapasso duram de 6 a 10 anos e são fabricadas com eletrodos de iodo e lítio, cujas respectivas semi-reações de redução estão representadas abaixo:

I2(s) + 2 e- → 2 I- (aq) E0 = +0,54 V
Li+ (aq) + e- → Li(s) E0 = -3,05 V

Com base nas reações de redução acima, foram realizadas as seguintes afirmações:

1) a ddp da bateria do marcapasso é de -3,59 V. 2) o Li(s) é considerado um forte agente redutor. 3) o I2 apresenta potencial de redução mais positivo que o Li+ , por isso, numa célula galvânica deve sofrer oxidação.

Está(ão) correta(s):

225 Q678706 | Conhecimentos Gerais, Economia Internacional, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

As políticas econômicas neoliberais aplicadas em países como Chile, Reino Unido e Estados Unidos, nas décadas de 1970 e 1980, serviram para a realização, em 1989, do Consenso de Washington, que preconizou uma série de medidas a serem adotadas por países em desenvolvimento, como o Brasil. Entre as diretrizes, definidas no Consenso é possível destacar:

226 Q681064 | Matemática, Logaritmos, Dia 2, CESMAC, CEPROS, 2018

Um biomédico está pesquisando uma espécie de bactéria descoberta recentemente. Ele assume que o crescimento da colônia de bactérias ocorre esponencialmente, ou seja, que o número de bactérias na colônia será de N0∙ert, passadas t horas do instante inicial (t = 0), com N0 sendo o número de bactérias no instante inicial e r a taxa de crescimento, dada em bactérias por hora. Se, no instante inicial, temos 100 bactérias e, passada meia hora, o número de bactérias era 450, qual o valor de r? Dado: use a aproximação ln (4,5) ≈ 1,50.

227 Q947826 | Química, Estudo da matéria substâncias, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Em um experimento de separação de misturas, o estudante recebeu uma mistura contendo cloreto de sódio, areia e limalhas de ferro. A separação das misturas ocorreu em quatro processos. Inicialmente, foram removidas as limalhas de ferro da mistura (processo 1). Em seguida, foi adicionada água à mistura de cloreto de sódio e areia (processo 2), para posterior remoção da areia (processo 3). Por fim, foi obtido o cloreto de sódio livre de água (processo 4).
Em sequência, os processos realizados foram, respectivamente:

228 Q947648 | Atualidades, Prova de Medicina 2018, CESMAC, CEPROS, 2018

Mudanças climáticas sempre ocorreram na história do nosso planeta, com intensidades e condições variáveis ao longo do tempo. Uma das mudanças mais significativas com impactos diretos na vida se deu há mais de dois bilhões de anos, quando o surgimento de organismos fotossintéticos alterou a composição atmosférica e permitiu o avanço da vida para o ambiente terrestre. (JUNIOR, D. L.S. Mudanças climáticas são uma questão sobre clima? In: Revista Caros Amigos, Ano XVIII, nº 73, 2015)

Ao longo da história do planeta, os principais agentes condicionantes do clima são:

229 Q947663 | Arquivologia, Morfologia, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

Texto associado.
TEXTO 1

A valorização da ética


(1) Há um paradoxo na nossa relação com a ética. Pais, filósofos e educadores concordam quanto aos valores a serem transmitidos e preservados. A questão é que a crença nos valores se dá no atacado e no abstrato, enquanto sua transmissão se faz no concreto das relações cotidianas. Aí se instala a contradição.
(2) Ficam desacreditadas as solenes exposições pedagógicas sobre disciplina e respeito aos direitos do outro quando a escola é conivente com brincadeiras agressivas. Os repetidos sermões sobre limites ficam sob suspeita se os pais passam pelo acostamento quando a estrada está congestionada ou param em fila dupla na frente da escola. Nossas conversas sobre integridade ficam comprometidas quando compramos vídeos e discos pirateados ou fazemos ligações clandestinas de TV a cabo.
(3) Talvez a coerência não seja um atributo dos humanos: sentimentos contraditórios convivem tranquilamente dentro de nós. Infelizmente, também somos muito distraídos: a maior parte do tempo, funcionamos sob o comando de um ‘piloto automático’, que nos empurra para o caminho mais fácil, esquecidos dos valores que deveriam nortear nossas escolhas.
(4) Mas a hipocrisia está a um passo à frente do cinismo, na medida em que o hipócrita sabe qual é o caminho do bem, reconhece que deveria percorrê-lo, mas não consegue pôr em prática sua crença teórica. Diferentemente do cínico, que nega a validade de qualquer escolha e adota o princípio do “não tenho nada com isso”, com um alienado encolher de ombros.
(5) Talvez seja essa a verdadeira ameaça a nos desviar do caminho de um futuro melhor. Uma geração de jovens cínicos e alienados poderia, de fato, pôr tudo a perder. O mundo será melhor quando cuidarmos para que nosso comportamento reflita nossos princípios e transformarmos os discursos sobre fraternidade em gestos de solidariedade. Aí, então, a opção pelo caminho da ética se fará não por temor à punição ou à censura, mas como exercício de amor-próprio, como um componente da dignidade.
(Aratangy, Lídia Rosenberg. Claudia. São Paulo: Abril, jun. 2004, p. 148-151. Adaptado)
Considerando o núcleo do tema desenvolvido no Texto 1, uma afirmação relevante consta na alternativa:

230 Q947666 | Arquivologia, Interpretação de Textos, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

Texto associado.
TEXTO 2

Tempos ansiosos


(1) Saber lidar com as preocupações se tornou uma característica desejada, porque a ansiedade foi relegada ao posto de vilã do mundo moderno. Apesar de ser essencial para a sobrevivência, ela ganhou o estigma de atrapalhar as relações pessoais, a competência no trabalho e todo tipo de situação delicada.

“Se o candidato não consegue dominar a ansiedade na hora da seleção de emprego, já questionamos como ele agirá no ambiente de trabalho”, diz Adriana Vilela, analista de recursos humanos da RHBrasil, empesa que recruta candidatos para o mercado de trabalho. É muito comum, aliás, as pessoas reclamarem que são ansiosas demais e os especialistas chamarem os nossos tempos de “era da ansiedade”.

(2) Mas essa noção de que vivemos numa época especialmente estressante é coisa ultrapassada, na verdade. A ideia de “era da ansiedade” nasceu antes da internet e do computador. Apareceu pela primeira vez em 1947, num poema do inglês Hugh Auden, que, desiludido com a humanidade depois da 2ª. Guerra Mundial, criticou o homem e sua busca sem sentido por significado.

Desde então, há pelo menos uma obra por década que afirma que o ser humano está passando pelos tempos mais difíceis de sua história e que, coitados de nós, sofremos demais com a ansiedade.
(Hueck, Karin. Sobre a ansiedade. Revista Superinteressante. São Paulo: Abril, nov. 2008. Adaptado)
O Texto 2 atinge, preferencialmente, a área social própria:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.