Questões de Concurso CESMAC

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

231 Q947671 | Literatura, Escolas Literárias, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

O filósofo Quincas Borba é um personagem criado por Machado de Assis. Autor da teoria do Humanitas, o personagem de Quincas Borba dá título ao sexto romance de Machado, publicado em 1891. No entanto, Quincas Borba não é apenas personagem do romance Quincas Borba, mas também de outro romance de Machado. Qual?

232 Q939505 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Cientistas têm demonstrado que o aquecimento global reduzirá o fitoplâncton dos ambientes aquáticos nas próximas décadas. Como consequência da redução do fitoplâncton, é esperado que ocorram todos os fatos abaixo, exceto:

233 Q947730 | Química, Cadeias Carbonicas e Atomo do Carbono, Provas de Medicina20182 2° DIA PROVA TIPO 1, CESMAC, CEPROS, 2018

A deficiência de iodo no corpo humano pode causar diversos problemas de saúde, entre eles o bócio, que é o aumento no tamanho da glândula tireóide. No Brasil, desde agosto de 1953, é obrigatório que o sal de cozinha (cloreto de sódio) contenha sais de iodo, mais especificamente o iodato de potássio. Quais são, respectivamente, a distribuição eletrônica do íon K+ e a fórmula molecular do iodato de potássio?

Dado: número atômico do K = 19.

234 Q947749 | Matemática, Provas de Medicina20182 2° DIA PROVA TIPO 1, CESMAC, CEPROS, 2018

O pediatra britânico James M. Turner criou, nos anos 60, uma fórmula para estimar até que altura uma criança vai crescer, tomando como parâmetros as alturas dos pais. Para meninas, a fórmula é
h = m+p/2 - 6,5
com h sendo a altura máxima que a menina vai crescer, e m e p as alturas respectivas da mãe e do pai. Todas as medidas são dadas em centímetros. Se um pai tem altura de 1,78 m, e a mãe tem altura de 1,72 m, até que altura vai crescer uma filha dos dois, segundo a fórmula de Turner?

235 Q678697 | Literatura, Realismo, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Segundo Afrânio Coutinho, o fragmento “Notas de Teoria literária”:
“A ficção distingue-se de história e da biografia, por estas serem narrativas de fatos reais. A ficção é produto da imaginação criadora, embora, como toda arte, suas raízes mergulhem na experiência humana. Mas o que a distingue das outras formas de narrativa é que ela é uma transfiguração ou transmutação da realidade, feita pelo espírito do artista, este imprevisível e inesgotável laboratório. A ficção não pretende fornecer um simples retrato da realidade, mas antes criar uma imagem da realidade, uma reinterpretação, uma revisão. É o espetáculo da vida através do olhar interpretativo do artista, a interpretação artística da realidade”.
(Afrânio Coutinho. Notas de Teoria Literária).
O fragmento apresentado acima confirma a concepção de que a narrativa de ficção, embora tenha origem na experiência real, seja uma transfiguração da realidade, a exemplo das seguintes criações do Romance brasileiro:
1) Machado de Assis, em Memórias póstumas de Brás Cubas, que dá voz a um defunto, que narra, logo no primeiro capítulo, os pormenores de sua morte. 2) Graciliano Ramos, em Vidas Secas, que pretendendo manter indícios do Simbolismo, afastou-se dos princípios literários românticos. 3) Guimarães Rosa, em Grande Sertão Veredas, que optou por transfigurar não apenas traços da realidade, mas entrou pela área linguística e a reinterpretou também. 4) Clarice Lispector, em A hora da Estrela, que, fiel à ficção, questiona sua própria habilidade para compor uma narração no gênero ‘romance’.
Estão corretas

236 Q947763 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Texto associado.
O FUTURO NA BALANÇA

Se, na década de 1970, o principal entrave ao desenvolvimento das crianças brasileiras era a desnutrição, hoje, quase 50 anos depois, a preocupação pende para o oposto da balança. “A obesidade é a maior epidemia de todos os tempos e não deixou o Brasil de fora”, sentenciam peritos da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Trata-se de um problema que afeta gente de todas as idades – a prevalência entre os adultos aumentou 60% no país de 2006 a 2016! E começa cada vez mais cedo. Entre meninos e meninas de 5 a 9 anos, 33% já estão acima do peso, e 15% são considerados obesos. Nesse ritmo, a estimativa é que a obesidade atinja 11,3 milhões de brasileirinhos em 2025. E por que os especialistas se inquietam tanto com isso? Uma criança obesa tem 80% de chance de se tornar um adulto obeso, alertam os especialistas.

A essa condição está associada nada menos que 26doenças crônicas, como pressão alta e diabetes do tipo 2 – problemas que deixaram de ser exclusividade de gente grande. Nesse cenário, vislumbra-se, pela primeira vez na história recente, uma geração que poderá viver menos e pior que seus pais.

Não é à toa que o combate à obesidade foi alçado em prioridade para o governo, que aposta em ações de estímulo ao aleitamento materno, à prática de atividade física e à mudança do comportamento alimentar.

Ironicamente, uma criança acima do peso até pode ser considerada desnutrida.

(Revista Saúde. Abril, set. 2018, p. 48. Adaptado)
Pelas ideias expostas no Texto 2, é claro que sua abordagem temática:

237 Q947773 | Inglês, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Texto associado.

New Parents Don’t Get Enough Sleep for Six Years After a Child Is Born


Those first three months with a newborn can be rough, but researchers say sleep deprivation is an issue with parents for years. New parents are sometimes shocked to discover how little sleep they get in the first six months after a baby is born. They might also be discouraged to learn that their sleep patterns might not return to normal until that newborn is ready for kindergarten.

A new study published in the journal Sleep found that both parental sleep satisfaction and sleep duration sharply declined after childbirth, hitting their lowest point when a baby is 3 months old.

Women’s sleep duration and quality were far more affected than men, whether or not they breastfed their child. Women lost an average of one hour of sleep nightly compared to what they got prior to pregnancy, while men lost about 15 minutes of sleep per night.

Even four to six years after childbirth, mothers were getting 20 minutes less sleep per night than before they became pregnant, while fathers were still getting 15 minutes less sleep.

“The short-term effects of childbirth on parental sleep is well known. Our study just confirmed these effects,” Lemola told Healthline. “However, it was largely unexpected to find decreased sleep duration and sleep satisfaction six years after birth.”

Sleep was more affected among first-time parents than among parents with more than one child.

The findings were based on interviews of 4,659 parents who had a child between 2008 and 2015.

“While having children is a major source of joy for most parents, it is possible that increased demands and responsibilities associated with the role as a parent lead to shorter sleep and decreased sleep quality even up to six years after birth of the first child,” said Lemola.

Lemola said that future research would be required to determine how parents can cope with sleep loss and regain their sleep patterns sooner.


Adaptado de: <https://www.healthline.com/health-news/newparents-dont-get-sound-sleep-for-6-years#The-bottom-line> Acessado em 04 de março de 2019

As for sleep deprivation after childbirth, one can assert that

238 Q686142 | Biologia, Sistema Respiratório Humano, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Na respiração humana, as moléculas de gás carbônico originadas na respiração celular, difundem-se no sangue reagindo com água no interior das hemácias para formar ácido carbônico. Considerando que o ácido carbônico é dissociado em dois íons diferentes, pode-se concluir que a maioria do gás carbônico é transportada no plasma sanguíneo, na forma de:

239 Q681034 | Biologia, Evolução biológica, Dia 2, CESMAC, CEPROS, 2018

Considere as ideias evolutivas abaixo:

1) o desaparecimento de uma espécie se deve à sua transformação em outra mais evoluída e mais adaptada ao ambiente.

2) organismos vivos podem passar a existir a partir de compostos químicos inertes, havendo o ambiente físico adequado.

3) a atrofia de um órgão se deve à sua não utilização frequente, sendo tal característica repassada à prole a cada geração.

4) indivíduos da população que sobrevivem e reproduzem a cada geração apresentam características melhores adaptadas ao ambiente.

A(s) ideia(s) pertencente(s) a Charles Darwin está(ão) expressa(s), apenas, em:

240 Q947811 | Biologia, Sistema Reprodutor Humano, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

A fecundação na espécie humana depende de uma série de fatores para ter sucesso, como, por exemplo:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.