Questões de Concurso CESMAC

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

81 Q947684 | História, Era Vargas 19301954, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

As rebeliões que aconteceram no Brasil ameaçaram o poder de Portugal mas conseguiram conquistas importantes. No século XVIII, por exemplo, as rebeliões:

82 Q947814 | Biologia, Sistema Circulatório Humano, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Sobre o funcionamento do sistema cardiovascular humano, analise as assertivas abaixo.

1) O aumento da frequência cardíaca durante o exercício aumenta a circulação sanguínea, mas diminui a pressão arterial;
2) A menor frequência cardíaca durante o sono faz chegar aos órgãos menos nutrientes e oxigênio que durante o exercício.
3) Uma pessoa em situação de perigo tem frequência cardíaca e pressão arterial elevadas, devido à liberação de adrenalina pelas glândulas suprarrenais.

Está(ão) correta(s)

83 Q947795 | Sociologia, Sociologia como ciência, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

A disciplina Sociologia tem particular importância entre as demais ciências, porque é ela que:

84 Q681045 | Biologia, Vírus e bactérias, Dia 2, CESMAC, CEPROS, 2018

Infecções de garganta causadas pela bactéria Streptococcus pyogenes podem, ocasionalmente, evoluir para uma doença inflamatória que afeta as articulações. Considerando a informação acima, podese concluir que, em tal doença:

85 Q681101 | História, Era Vargas 19301954, Dia 1, CESMAC, CEPROS, 2018

Em dezembro de 1940, o presidente Getúlio Vargas inaugurou o porto de Maceió, uma aspiração antiga dos alagoanos e que se integrava ao conjunto de obras inauguradas durante o governo de Osman Loureiro. Também marcaram o governo desse interventor

86 Q681115 | Sociologia, Dia 1, CESMAC, CEPROS, 2018

Se quisermos definir ‘Sociedade’, de acordo com a disciplina acadêmica denominada ‘Sociologia’, devemos dizer que se trata de um determinado conjunto:

87 Q947621 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Prova de Medicina 2018, CESMAC, CEPROS, 2018

Texto associado.

TEXTO 2


A “A língua dos índios é muito rudimentar”


Assim como outros mitos, esse aqui já começa completamente equivocado. Sua formulação já é, de saída, imprópria: não há uma “língua dos índios”. Há, na verdade, diversas línguas indígenas, faladas por diferentes comunidades indígenas. E nenhuma dessas línguas é “rudimentar”, em qualquer sentido que se possa pensar. As línguas indígenas são extremamente complexas – tão complexas quanto qualquer outra língua natural, como o português, o francês, o chinês ou o japonês.

Para tentar desconstruir a primeira parte deste mito (sobre haver apenas uma única “língua dos índios”), precisamos falar um pouco sobre a variedade linguística reinante entre as populações indígenas brasileiras.

Hoje, no Brasil, são faladas cerca de 180 línguas indígenas, por cerca de 220 povos indígenas. Por trás desse número, devo fazer algumas ressalvas. Em primeiro lugar, todo e qualquer método de contagem de línguas é impreciso por natureza, já que os limites entre língua e dialeto são corredios. O critério normalmente utilizado para afirmar que determinada língua é, de fato, uma língua e não um dialeto de uma outra – não é um critério de natureza estritamente linguística, mas de viés marcadamente político. Daí por que, entre os sociolinguistas, se diz que “uma língua é um dialeto com um exército e uma marinha”.

Além de o critério de contagem das línguas, em especial o de línguas indígenas, não ser preciso e uniforme, há ainda a questão que envolve a destruição das culturas indígenas, e, consequentemente, o desaparecimento de suas línguas. Se hoje temos cerca de 180 línguas indígenas faladas no Brasil, estima-se que, em 1500, à época da chegada portuguesa em terras brasileiras, o número era de 1.270 línguas, ou seja, um número sete vezes maior. Além de o número total de línguas ter sido drasticamente reduzido – e, com isso, o número de populações indígenas – todas as línguas indígenas brasileiras podem hoje ser consideradas línguas ameaçadas.

Isso significa que, a cada ano que passa, podemos perder uma língua no país. É uma perda terrível, não só para a linguística, mas para o patrimônio mundial cultural e humano. Quando uma língua deixa de existir, perdemos mais do que um sistema de comunicação complexo e estruturado; perdemos uma maneira de ver e de compreender o mundo.

Gabriel de Ávila Othero.Mitos de Linguagem. São Paulo: Editora Parábola, 2017, p. 109-111. (Adaptado).

O Texto 2 aborda um tema que tem implicações interdisciplinares, como se mostra a seguir. Interessa à:

88 Q939500 | Biologia, Sistema Excretor Humano, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Pessoas com insuficiência renal grave, geralmente, têm de ser submetidas a sessões de hemodiálise, de forma a reproduzir de forma artificial algumas das funções dos rins. Este órgão é vital, pois realiza, por exemplo:

89 Q678698 | Literatura, Escolas Literárias, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Leia um trecho de um poema de Olavo Bilac.
Profissão de fé
“Torce, aprimora, alteia, lima A frase; e enfim, No verso de ouro engasta a rima, Como um rubim. Quero que a estrofe cristalina Dobrada ao jeito Do ourives, saia da oficina Sem um defeito”.
Olavo Bilac
Os versos de Olavo Bilac, transcritos acima, representam o ideal literário do:

90 Q678723 | Sociologia, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

O conceito de Sociedade, conforme entendido na Sociologia, deve formular-se como sendo:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.