Questões de Concursos CFA

Resolva questões de CFA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

131Q23982 | Informática, Assistente Administrativo, CFA, IADES

Nos sistemas operacionais da família Windows é possível criar um disquete que pode ser usado em caso de problemas com a instalação do sistema operacional no disco rígido. Esse disquete é chamado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q23988 | Recursos Humanos, Assistente Administrativo, CFA, IADES

A implementação de sistemas de qualidade em uma organização só é possível com o engajamento de todas as áreas e pessoas envolvidas. Para o sucesso na implementação é fundamental
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q421384 | Direito Civil, Propriedade, Analista Jurídico, CFA, IADES

Assinale a alternativa correta sobre direitos reais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q118605 | Engenharia de Software , Conceitos Básicos, Analista de Sistemas, CFA, IADES

A Engenharia de Software é uma disciplina que se ocupa de todos os aspectos da produção de software, desde os estágios iniciais de especificação do sistema até a sua manutenção. A Engenharia de Software adota métodos que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

135Q23910 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, CFA, QUADRIX

Qual, dos fatores de qualidade de um software, avalia a capacidade de o sistema funcionar mesmo em condições anormais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q160274 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Nacional, Assistente Administrativo, CFA, IADES

Quase 2 milhões de brasileiros exigiram e os deputados não puderam ignorar: aprovaram o Ficha Limpa.
In: Revista Veja, 19/5/2010, p. 68.
Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q23895 | Português, Analista de Sistemas, CFA, QUADRIX

Texto associado.
Gol aprova nova estrutura de capital para levantar mais recursos na Bolsa

      Os acionistas da Gol aprovaram ontem uma nova estrutura societária para a empresa aérea, abrindo o caminho para futuras vendas de participação da companhia na Bolsa de Valores e uma diluição do porcentual da família Constantino, controladora da Gol, no capital total.
      A nova composição da empresa permitirá que ela faça novas emissões e dilua a participação dos controladores dos atuais 61,22% para até 7,5% do capital total. "No limite, se a Gol fizesse sucessivas emissões, sem participação do controlador, poderia levantar cerca de R$ 50 bilhões em bolsa de valores, considerando a cotação de ontem do papel da companhia", explica o vice-presidente financeiro e de Relações com Investidores da Gol, Edmar Lopes.
      Pela estrutura atual, a Gol não poderia mais buscar capital na bolsa de valores sem que o controlador acompanhasse os aportes. A lei das S/As limita o porcentual de ações preferenciais em circulação no mercado a 50% do capital total da companhia - a Gol já estava perto desse limite. Ao mesmo tempo, a legislação do setor aéreo não permite que estrangeiros tenham participação superior a 20% no capital votante das empresas aéreas, o que inviabiliza a negociação de ações ordinárias na bolsa de valores.
      A mudança na Gol será implementada em abril e não precisa do aval da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Lopes afirma, no entanto, que a empresa não tem previsão de emitir ações no curto prazo e que não há operação de venda da empresa em curso. "Essa foi uma solução de longo prazo para a capitalização da companhia", afirma. Segundo ele, a Gol já tem recursos captados para financiar seus investimentos nos próximos dois anos.
      As ações superpreferenciais já estão na estrutura societária de empresas estrangeiras, como Alibaba e Facebook, mas ainda são novidade no Brasil. Antes da Gol, sua concorrente Azul apresentou uma estrutura semelhante à CVM, mas, como suspendeu sua oferta de ações, ela não chegou a ser implementada.
      O presidente da Associação de Investidores no Mercado de Capitais, Mauro da Cunha, se manifestou publicamente contra a operação proposta pela Gol. Ele defende a proporcionalidade entre o poder econômico e político nas companhias e diz que, no longo prazo, esse desalinhamento não funciona e favorece o controlador.
      Com outra interpretação, Francisco Satiro, professor de Direito, entende que o uso de superpreferenciais é válido, desde que a regra esteja clara para o investidor. "O investidor deve saber que o controle da empresa está em um grupo com fatia pequena do capital e estar disposto a acompanhá-los. O mercado se regula e o investidor não compra se não achar interessante", disse.

(http://economia.estadao.com.br/")
Quanto à sua tipologia, pode-se afirmar que o texto apresentado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q23876 | Direito Administrativo, Analista Jurídico, CFA, IADES

Assinale a alternativa incorreta quanto ao tema atos administrativos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

139Q158308 | Raciocínio Lógico, Implicações lógicas, Assistente Administrativo, CFA, IADES

Se Lula é o cara, então Obama é o craque. A proposição equivalente a esta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

140Q23998 | Arquivologia, Assistente Administrativo, CFA, IADES

Existem vários métodos possíveis de arquivamento. Assinale a alternativa correta sobre o tema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.