Início

Questões de Concursos CGU

Resolva questões de CGU comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1421Q458993 | Direito Penal, Do concurso de Pessoas, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

A (funcionário público da União Federal) desvia, atendendo solicitação de B, farmacêutico, sem qualquer vínculo com a União Federal, objeto confiado à sua guarda.

A hipótese descreve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1422Q113420 | Política Internacional, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Em 2003, o Brasil assinou a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, adotada pela Assembleia Geral da ONU naquele mesmo ano, cujo texto foi promulgado pelo Decreto n. 5.687, de 31 de janeiro de 2006. A seu respeito, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1423Q111417 | Direito Administrativo, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Constatada administrativamente a irregularidade de um pagamento feito pela Administração Pública a um servidor de seu quadro efetivo, a reposição ao erário poderá ser feita

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1424Q113027 | Programação , Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1425Q428184 | Direito Constitucional, Analista de Finanças e Controle AFC Prova 2, CGU, ESAF

Analise as assertivas a seguir, relativas à Supremacia da Constituição, tipos e classificações de Constituição, e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a opção correta.

( ) A existência de supremacia formal da constituição independe da existência de rigidez constitucional.

( ) Na história do Direito Constitucional brasileiro, apenas a Constituição de 1824 pode ser classificada, quanto à estabilidade, como uma constituição semi-rígida.

( ) As constituições outorgadas, sob a ótica jurídica, decorrem de um ato unilateral de uma vontade política soberana e, em sentido político, encerram uma limitação ao poder absoluto que esta vontade detinha antes de promover a outorga de um texto constitucional.

( ) Segundo a melhor doutrina, a tendência constitucional moderna de elaboração de Constituições sintéticas se deve, entre outras causas, à preocupação de dotar certos institutos de uma proteção eficaz contra o exercício discricionário da autoridade governamental.

( ) Segundo a classificação das Constituições, adotada por Karl Lowenstein, uma constituição nominativa é um mero instrumento de formalização legal da intervenção dos dominadores de fato sobre a comunidade, não tendo a função ou a pretensão de servir como instrumento limitador do poder real.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1426Q614839 | Informática, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

O CMM orienta a entidade no sentido de implementar a melhoria contínua do processo de desenvolvimento de software utilizando modelo de 5 níveis.

Com relação aos objetivos que devem ser alcançados em cada nível é correto afirmar que a responsabilidade por estabelecer e manter a integridade dos produtos do projeto de software ao longo de todo o ciclo de vida do projeto é da Gerência de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1427Q113865 | Segurança da Informação , Redes de Computadores, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Em termos de autenticação de usuários em redes é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1428Q618192 | Informática, Servidor, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

São requisitos de Qualidade de Serviço (QoS – Quality of Service):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1429Q111622 | Administração Pública, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Ao realizarmos um balanço da recente trajetória da administração pública brasileira no período contado a partir da edição da Carta Constitucional de 1988, em especial quanto a temas ligados à gestão, à governança federativa e aos mecanismos de controle público, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1430Q112709 | Direito Constitucional, Disposições gerais, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Sobre o Poder Judiciário, assinale a única opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1431Q439919 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Analista de Finanças e Controle AFC Prova 2, CGU, ESAF

Assinale a única opção que esteja em consonância com os direitos e deveres individuais e coletivos assegurados pela Constituição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1432Q434832 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista de Finanças e Controle AFC Prova 2, CGU, ESAF

Assinale a única opção que contempla competências materiais comuns da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1433Q113046 | Informática, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Um projeto de banco de dados está na BCNF

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1434Q112295 | Governança de TI, ITIL, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Na publicação Operação de Serviço, o processo Cumprimento de Requisição tem como objetivo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1435Q633775 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Na UML o diagrama que mostra elementos de configuração de processamento runtime e os componentes de software, processos e objetos, que neles se mantêm, é denominado diagrama de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1436Q111598 | Direito Administrativo, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Quanto ao regime jurídico dos servidores públicos da União, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1437Q815880 | Legislação Federal, Lei n 10741 2003 Estatuto do Idoso, Analista de Finanças, CGU, ESAF

Nos termos do Estatuto do Idoso, as entidades governamentais que o descumprirem ficarão sujeitas a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1438Q377370 | Administração Pública, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Uma importante característica das agências reguladoras é a amplitude de seus poderes, entre os quais são inquestionavelmente admitidos todos os indicados nas opções abaixo, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1439Q434226 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais e Objetivos, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

A idéia de Federação é a de interpor um nível intermediário de poder entre governo central (União) e o governo local (Município). Assim, com relação ao Sistema Federativo do Brasil é pertinente afirmar-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1440Q113722 | , Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Seções do tipo “Fale Conosco”, “Ajuda” e “Visita Guiada” são importantes para orientar e esclarecer o visitante em relação à utilização do sítio eletrônico. Entre os pontos importantes na elaboração desse tipo de seção, podemos ressaltar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.