Início

Questões de Concursos CGU

Resolva questões de CGU comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1441Q113734 | Direito Constitucional, Direitos Individuais e Garantias, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Os direitos e garantias fundamentais têm previsão constitucional e é sem dúvida um dos grandes avanços na busca pelas garantias do cidadão. Sobre o assunto, é correto
afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1442Q443727 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Tratando-se de mandado de segurança, assinale a afirmativa falsa, conforme as súmulas do Supremo Tribunal Federal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1443Q623211 | Informática, Modelagem conceitual, Analista de Finanças, CGU, ESAF

Em bases de dados relacionais, o catálogo ANSI (INFORMATION_SCHEMA) contém views unicamente para leitura, provendo informações sobre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1444Q112018 | Administração Financeira e Orçamentária, Orçamento Público, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Segundo disposição da Constituição Federal, são exceções. ao princípio orçamentário da Não Afetação da Receita:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1445Q392127 | Direito Administrativo, Lei 8112 90, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Os ocupantes de cargos em comissão, na Administração Pública Federal, sem nela deterem outro vínculo funcional efetivo, são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1446Q113613 | Direito Administrativo, Organização da administração pública, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

São cláusulas obrigatórias no Protocolo de Intenções, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1447Q807717 | Legislação Federal, Lei n 8429 1992 Lei de Improbidade Administrativa, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

As sanções previstas na Lei da Improbidade Administrativa:

I. dependem, para aplicação, da efetiva ocorrência de dano ao patrimônio público.

II. não se aplicam, se as contas do responsável tiverem sido aprovadas pelo Tribunal de Contas.

III. prescrevem em cinco anos, contados da data da prática do ato, nos casos de agente público que não seja titular de cargo ou emprego efetivo.

IV. prescrevem em cinco anos, contados da data da prática do ato, em qualquer hipótese.

V. podem ser graduadas pelo juiz, em face da extensão do dano ou do proveito patrimonial obtido pelo agente.

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1448Q113002 | , Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Em 2009, a legislação brasileira sobre comunicação social foi alterada pelo Supremo Tribunal Federal. Entre as opções abaixo, assinale a correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1449Q439725 | Direito Constitucional, Organização dos Poderes, Analista de Finanças e Controle AFC Prova 2, CGU, ESAF

Assinale a única opção correta relativa aos Poderes, as respectivas funções e à organização do Estado brasileiro, considerando a supremacia da Constituição Federal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1450Q355279 | Contabilidade Geral, Conceitos Orçamentário Financeiro, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Assinale a opção correta a respeito do controle contábil das descentralizações de créditos realizadas no âmbito federal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1451Q630480 | Informática, Programação, Analista de Finanças, CGU, ESAF

Em relação ao ZOPE (Z Object Publishing Environment), é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1452Q357369 | Contabilidade Geral, Contabilização de Operações Típicas, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Em relação aos registros contábeis, a transferência de um bem móvel entre unidades gestoras do mesmo órgão provoca

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1453Q391161 | Direito Administrativo, Serviço Público, Analista de Finanças e Controle AFC Prova 2, CGU, ESAF

O que, conceitualmente, é comum entre a concessão, a permissão e a autorização, sob o aspecto jurídico- administrativo, é o fato de terem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1454Q524610 | Auditoria, Auditoria Governamental, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Concluídos os trabalhos de campo, após os esclarecimentos apresentados pelas áreas auditadas, o titular do órgão ou unidade do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, responsável pela realização da auditoria, dará conhecimento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1455Q111945 | Direito Penal, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Em relação às disposições atinentes aos Crimes de “Lavagem” ou Ocultação de Bens, Direitos e Valores, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1456Q375685 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Acerca do ciclo de gestão das políticas públicas na história recente do país, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1457Q114053 | Direito Constitucional, Congresso Nacional, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Assinale, entre as hipóteses abaixo, aquela que corresponde à competência legislativa do Congresso Nacional, prevista na Constituição Federal, sobre a organização administrativa do Poder Executivo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1458Q521621 | Auditoria, Auditoria Governamental, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Após a posse do auditor, o mesmo só perderá o cargo por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1459Q615400 | Informática, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

No desenvolvimento de um sistema, um conjunto de métodos e técnicas deve ser empregado para atender aos atributos de "dependabilidade".

Com relação à classificação desses métodos e técnicas é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1460Q631536 | Informática, Sistema de arquivos, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Analise as seguintes afirmações relacionadas a servidores, protocolos e elementos de interconexão em redes de comunicação de dados:

I. O FTP permite que um usuário de um computador transfira, renomeie ou remova arquivos remotos. O FTP só permite a transferência de arquivos completos.

II. Os repetidores são usualmente classificados em conversores de meio e em tradutores de protocolos. Como conversores de meio são capazes de receber um pacote do nível inferior, tratar o cabeçalho inter-redes do pacote, identificar os dados que necessita, construir novo pacote e enviá-lo ao destino.

III. O sistema de gerenciamento de redes da arquitetura Internet TCP/IP opera na camada de aplicação e baseia-se no protocolo SNMP.

IV. O HTTP é um esquema de gerenciamento de nomes, hierárquico e distribuído, capaz de definir a sintaxe dos nomes usados na Internet, as regras para a delegação de autoridade na definição desses nomes, um banco de dados distribuído que associa nomes a atributos e um algoritmo distribuído para mapear nomes em endereços.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.