Início

Questões de Concursos CGU

Resolva questões de CGU comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1481Q441309 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Sobre direitos e garantias fundamentais, na Constituição Federal de 1988, assinale a única opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1482Q618222 | Informática, Linguagens, Analista de Finanças, CGU, ESAF

Para indicar a visibilidade da propriedade, a UML

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1483Q421176 | Direito Civil, Responsabilidade Civil, Analista de Finanças, CGU, ESAF

No fi nal do ano de 2009, o Ministro de Estado do Controle e da Transparência, o Ministro da Justiça e o Advogado-Geral da União apresentaram, em exposição de motivos conjunta, anteprojeto de Lei dispondo sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira. Atualmente, após avaliação da Presidência da República, a proposta encontra-se em análise na Câmara dos Deputados, sob a forma do Projeto de Lei n. 6.826/2010, contendo disposições inovadoras no que tange à responsabilização de pessoas jurídicas pela prática de atos ilícitos contra a Administração Pública.

Considerando questões atinentes à responsabilidade penal, administrativa e civil da pessoa jurídica, é correto afi rmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1484Q402037 | Direito Administrativo, Poderes e Deveres do Administrador Público, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Tratando-se do poder de polícia administrativa, assinale a afirmativa falsa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1485Q525431 | Direito Processual Civil, Procedimento ordinário, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Indique a opção falsa, a propósito dos princípios constitucionais do processo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1486Q522628 | Auditoria, Auditoria Governamental, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

O planejamento das ações de controle adotado no Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal dividese em quatro grandes tópicos, com a seguinte estrutura, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1487Q430520 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Técnico, CGU, ESAF

A respeito da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1488Q563051 | Informática, Rede de Computadores, Técnico, CGU, ESAF

Um dos serviços providos pela camada de enlace em redes de computadores é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1489Q113789 | Direito Administrativo, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Quanto às responsabilidades do servidor público federal, é incorreto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1490Q729481 | Direito Internacional, Estados soberanos e organizações internacionais, Analista de Finanças, CGU, ESAF

No âmbito do Direito Internacional Público, existe mais de uma interpretação acerca dos atores que se qualifi cam como sujeitos do Direito Internacional: alguns autores defendem que apenas os Estados nacionais e as Organizações Internacionais se apresentam como detentores de direitos e obrigações no contexto da ordem jurídica internacional enquanto outros incluem empresas e indivíduos nesse conjunto. Há consenso, contudo, quanto ao papel de destaque do Estado nacional, a respeito do qual se pode afirmar que,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1491Q111505 | , Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

“Num universo em que a Comunicação organizacional administrada se transforma em vantagem competitiva, as organizações e os seus gestores passam a ser usinas de imagens que estão permanentemente direcionadas a públicos com poder político e econômico”.

(NASSAR, Paulo. O que é comunicação empresarial. São Paulo: Brasiliense, 1995). 

Avalie as opções a seguir e assinale a correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1492Q112312 | Segurança da Informação, Criptografia, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Comparando a criptografia simétrica com a assimétrica, observa-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1493Q431050 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Técnico, CGU, ESAF

Assinale a opção correta. Compete privativamente à União legislar sobre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1494Q554200 | Informática, Segurança da Informação, Técnico, CGU, ESAF

Na comunicação segura (confidencial) entre os usuários A e B, uma chave de sessão é definida como chave

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1495Q399335 | Direito Administrativo, Lei 8112 90, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

A licença a favor do servidor público para o exercício de atividade política será

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1496Q392527 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Em matéria de licitação, objeto de disciplinamento pela Lei nº 8.666/93, é permitido asseverar-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1497Q639347 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

A programação orientada a objetos é baseada em diversos conceitos, tais como encapsulamento, herança, polimorfismo e abstração. Com relação a esses conceitos, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1498Q430725 | Direito Constitucional, Poder Executivo, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Sobre o Poder Executivo, assinale a única opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1499Q619748 | Informática, Firewalls, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

As arquiteturas clássicas de Firewall são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1500Q399859 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Compete ao Ministério Público:

I. promover a ação civil pública para a proteção do patrimônio público e social.

II. promover a ação civil de indenização por danos morais, em favor de funcionário público ofendido no exercício da função.

III. requisitar a instauração de inquérito policial, destinado a apurar crime contra o patrimônio público.

IV. promover a ação penal, em caso de crime contra a Administração Pública.

V. promover a ação civil por ato de improbidade administrativa.

Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.