Início

Questões de Concursos CIAAR

Resolva questões de CIAAR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1001Q1047243 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

A norma ABNT NBR14565:2019, utiliza como referência a ISO/IEC 11801-2. Ela especifica um cabeamento estruturado para um edifício ou conjunto de edifícios em um campus contemplando a utilização de cabos metálicos e de fibras ópticas. Também designa as partes de elementos funcionais.
Sobre este tema, associe as colunas relacionando os elementos funcionais listados às respectivas siglas utilizadas na NBR 14565.

Elemento funcional

(1) Distribuidor de piso (2) Distribuidor de edifício (3) Distribuidor de campus (4) Ponto de consolidação (5) Tomada de telecomunicações


Sigla

( ) BD ( ) CD ( ) CP ( ) FD ( ) TO

A sequência correta dessa associação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1002Q1047247 | Engenharia de Telecomunicações, Transmissão, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

No padrão da transmissão de sinais digitais segundo a hierarquia digital síncrona denominada de SDH, a carga útil é transportada em um contêiner virtual. Os diferentes contêiners podem transportar diferentes taxas de transmissão de outros padrões de comunicação digital, como aquelas da hierarquia PDH.
Associe as colunas relacionando a carga útil a ser transportada ao respectivo tipo de contêiner do SDH.

Carga Útil

(1) E1 – 2.048 kbps (2) E3 – 34.368 kbps (3) E4 – 139.264 kbps (4) T2 – 6.312 kbps

Contêiner
( ) C12 ( ) C2 ( ) C3 ( ) C4

A sequência correta dessa associação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1003Q1058309 | Português, Pontuação, Capelão Evangélico, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Texto associado.

Texto I


Algumas dicas ajudam a melhorar a produção de hortas caseiras



Em uma empresa de Sorocaba (SP), vendas de mudas para hortas caseiras saltou de 5% para 20% em um período de quatro anos.



As hortas caseiras têm se tornado opção cada vez mais presente na mesa das pessoas. Os itens, cultivados com muito carinho e colhidos na hora, podem fazer toda a diferença na hora do consumo. O mercado já percebeu essa mudança no estilo de vida da população. Em uma empresa, situada em Sorocaba (SP), as vendas de mudas de hortas caseiras saltaram de 5% para 20% em um período de quatro anos, com cerca de 180 mil unidades por semana.

Dentro de casa, é possível cultivar uma série de vegetais distintos. Entre eles, alface, rúcula, brócolis, couve-flor e pepino, garantindo uma alimentação mais saudável, sem agrotóxicos e com um maior valor nutricional.

"Tenho vários clientes que atendo em busca de uma vida mais saudável. É uma distração, uma terapia, uma ocupação. As pessoas relatam que esperam o final de semana para dar uma desestressada, fazendo o próprio manejo da horta ou plantando outras mudas", comenta Marcelo Higashi, dono do espaço.


Fonte: G1. Algumas dicas ajudam a melhorar a produção de hortas caseiras. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sorocabajundiai/nosso-campo/noticia/2025/02/09/algumas-dicas-ajudam-a-melhorar-a-producao-de-hortas-caseiras.ghtml. (Texto adaptado).

Acesso em: 09 fev. 2025.

Leia o trecho retirado do Texto I.

“Os itens, cultivados com muito carinho e colhidos na hora, podem fazer toda a diferença na hora do consumo.”

Sobre o uso da vírgula no trecho acima, marque a opção que segue a mesma regra.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1004Q1058314 | Português, Morfologia, Capelão Evangélico, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Texto associado.

Texto II



Cuidadores tendem a subestimar a capacidade das pessoas com Alzheimer



Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre a Consciência em Transtornos Neurodegenerativos da UFRJ lembra que, sem estímulos, a condição dos pacientes se deteriora mais rapidamente.



O Laboratório de Estudos sobre a Consciência em Transtornos Neurodegenerativos (LabCONS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro tem a coordenação da psicóloga clínica Marcia Cristina Nascimento Dourado, professora adjunta do Instituto de Psiquiatria da UFRJ e especializada nos cuidados a idosos. Ali são realizadas inúmeras pesquisas com pessoas com a Doença de Alzheimer – entre elas, medir a percepção dos indivíduos sobre sua enfermidade.


“Há 25 anos, atendia pessoas com Alzheimer em psicoterapia e comecei a me perguntar se conseguiam perceber o que estava acontecendo com elas em decorrência da doença. Meu trabalho nasceu desses questionamentos e as pesquisas mostram que há aspectos da cognição que ficam mais preservados. A pessoa pode ter problemas de memória, mas identifica se os outros a estão desqualificando. Em muitos casos, será capaz de dizer que se sente um inútil porque não o deixam fazer nada. As limitações vão aumentando gradativamente, mas o cuidador tende a subestimar a capacidade de um portador de Alzheimer”, afirma a professora.


Dourado faz uma ressalva importante: o cuidador normalmente está sobrecarregado, o que faz com que procure resolver tudo de uma forma rápida e prática. Entretanto, sem estímulos, a condição se deteriora mais rapidamente, por isso essa não é a alternativa ideal na fase inicial da enfermidade: “Sabemos que acaba sendo trabalhoso. Se a pessoa for lavar um prato, talvez não fique limpo, mas, para o portador de demência, lavar aquele prato é relevante, porque dá uma sensação de autonomia, melhora a autoestima. Da mesma forma, na hora de sair, seria bem mais estimulante apresentar pelo menos duas opções de roupas para que a escolha seja dele”, ensina.


A psicóloga lembra que os cuidadores, na maioria composta por esposas e filhas, podem participar de sessões de psicoeducação, para entender não apenas o que é a doença, mas também para aprender a lidar com seus próprios sentimentos: “Há uma tendência de culpabilizar o cuidador, como se ele nunca fizesse o bastante. Se a filha teve uma mãe agressiva ou negligente, haverá uma mescla de ressentimento, obrigação, raiva. É preciso considerar o contexto da relação”.


A professora Dourado enfatiza que, no Alzheimer, os domínios que têm um componente emocional ou afetivo se deterioram num ritmo menos acelerado. Portanto, embora seja comum que o paciente não reconheça que enfrenta problemas de memória, distingue alterações nas relações sociais e na forma como é tratado – inclusive no estágio moderado da doença: “O fato de estar esquecido não impede que o portador de Alzheimer perceba uma expressão de irritação – ele não virou uma planta, mas os outros inclusive se referem à pessoa como se não estivesse no local. O diagnóstico acaba virando sinônimo de desqualificação”.


Num dos últimos estudos feitos pelos pesquisadores, que contou com a participação de colegas da Universidade Federal de Santa Catarina, foi identificada uma diferença significativa entre as perspectivas dos pacientes e cuidadores sobre o funcionamento socioemocional de pessoas com Alzheimer leve e moderado. O projeto envolveu uma avaliação transversal de 102 com sintomas leves e 59 casos considerados moderados e seus principais cuidadores.


De maneira geral, portadores de Alzheimer moderado são mais dependentes nas atividades diárias, o que faz com que os cuidadores avaliem seu desempenho de forma mais negativa em relação a outras habilidades. O estudo recebeu investimentos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e os resultados foram publicados na revista científica Journal of Alzheimer Disease and Associatied Disorders.


Fonte: G1. Cuidadores tendem a subestimar a capacidade das pessoas com Alzheimer.

Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/2025/02/09/cuidadores-tendem-a-subestimar-a-capacidade-daspessoas-com-alzheimer.ghtml. Acesso em: 09 fev. 2025.

Analise as assertivas a seguir.


I. “Se a pessoa for lavar um prato, talvez não fique limpo.”

II. “Se a filha teve uma mãe agressiva ou negligente.”

III. “A professora Dourado enfatiza que, no Alzheimer, os domínios que têm um componente emocional ou afetivo se deterioram num ritmo menos acelerado.”

Os artigos destacados apresentam, respectivamente, a função de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1005Q1047095 | Medicina, Urologia, Urologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Associe as colunas, relacionando os procedimentos cirúrgicos para Hiperplasia Prostática com as respectivas especificidades.
Procedimentos Cirúrgicos (1) Incisão Transuretral da Próstata (2) Ablação da Próstata por Agulha (TUNA) (3) Enucleação de Próstata por Holmium (HoLEP) (4) Ressecção Endoscópica de Próstata Monopolar (RTU-M)
Especificidades ( ) Pode levar à Síndrome de intoxicação hídrica. ( ) Normalmente é indicado(a) para próstatas menores de 30 gramas. ( ) Procedimento pode ser feito com o paciente sob anestesia local. ( ) Procedimento endoscópico que se mostrou superior em relação ao padrão-ouro.

A sequência correta essa associação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1006Q1047096 | Medicina, Urologia, Urologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Sobre a fisiopatologia do cálculo urinário, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A urina deve estar supersaturada para formação de cálculos. ( ) A supersaturação isolada é suficiente para que ocorra a cristalização da urina. ( ) Cálcio e o oxalato urinários contribuem igualmente para a saturação urinária do oxalato de cálcio. ( ) Nefrocalcina, uropontina e proteína de Tamm-Horsfall são fatores essenciais no crescimento de cristais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1007Q1057618 | Sem disciplina, Crase, Serviços Jurídicos, CIAAR, Aeronáutica, 2022

Texto associado.
TEXTO I


A complicada arte de ver


1§Ela entrou, deitou-se no divã e disse: “Acho que estou ficando louca”. Eu fiquei em silêncio aguardando que ela me revelasse os sinais da sua loucura. “Um dos meus prazeres é cozinhar. Vou para a cozinha, corto as cebolas, os tomates, os pimentões – é uma alegria.

2§Entretanto, faz uns dias, eu fui para a cozinha para fazer aquilo que já fizera centenas de vezes: cortar cebolas. Ato banal sem surpresas. Mas, cortada a cebola, eu olhei para ela e tive um susto. Percebi que nunca havia visto uma cebola. Aqueles anéis perfeitamente ajustados, a luz se refletindo neles: tive a impressão de estar vendo a rosácea de um vitral de catedral gótica.

3§De repente, a cebola, de objeto a ser comido, se transformou em obra de arte para ser vista! E o pior é que o mesmo aconteceu quando cortei os tomates, os pimentões… agora, tudo o que vejo me causa espanto.” Ela se calou, esperando o meu diagnóstico. Eu me levantei, fui à estante de livros e de lá retirei as “Odes Elementales”, de Pablo Neruda. Procurei a “Ode à Cebola” e lhe disse: “Essa perturbação ocular que a acometeu é comum entre os poetas. Veja o que Neruda disse de uma cebola igual àquela que lhe causou assombro: ‘Rosa de água com escamas de cristal’. Não, você não está louca. Você ganhou olhos de poeta…Os poetas ensinam a ver”.

4§Ver é muito complicado. Isso é estranho porque os olhos, de todos os órgãos dos sentidos, são os de mais fácil compreensão científica. A sua física é idêntica à física óptica de uma máquina fotográfica: o objeto do lado de fora aparece refletido do lado de dentro. Mas existe algo na visão que não pertence à física. William Blake sabia disso e afirmou: “A árvore que o sábio vê não é a mesma árvore que o tolo vê”. Sei disso por experiência própria. Quando vejo os ipês floridos, sinto-me como Moisés diante da sarça ardente: ali está uma epifania do sagrado. Mas uma mulher que vivia perto da minha casa decretou a morte de um ipê que florescia à frente de sua casa porque ele sujava o chão, dava muito trabalho para a sua vassoura. Seus olhos não viam a beleza. Só viam o lixo. Adélia Prado disse: “Deus de vez em quando me tira a poesia. Olho para uma pedra e vejo uma pedra”.

5§Drummond viu uma pedra e não viu uma pedra. A pedra que ele viu virou poema. Há muitas pessoas de visão perfeita que nada veem.

6§“Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. Não basta abrir a janela para ver os campos e os rios”, escreveu Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa. O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido.

7§Nietzsche sabia disso e afirmou que a primeira tarefa da educação é ensinar a ver. O zen-budismo concorda, e toda a sua espiritualidade é uma busca da experiência chamada “satori”, a abertura do “terceiro olho”. Não sei se Cummings se inspirava no zen-budismo, mas o fato é que escreveu: “Agora os ouvidos dos meus ouvidos acordaram e agora os olhos dos meus olhos se abriram”.

8§Há um poema no Novo Testamento que relata a caminhada de dois discípulos na companhia de Jesus ressuscitado. Mas eles não o reconheciam. Reconheceram-no subitamente: ao partir do pão, “seus olhos se abriram”.

9§Vinicius de Moraes adota o mesmo mote em “Operário em Construção”: “De forma que, certo dia, à mesa ao cortar o pão, o operário foi tomado de uma súbita emoção, ao constatar assombrado que tudo naquela mesa – garrafa, prato, facão – era ele quem fazia. Ele, um humilde operário, um operário em construção”.

10§A diferença se encontra no lugar onde os olhos são guardados. (...) Os olhos que moram na caixa de ferramentas são os olhos dos adultos. Os olhos que moram na caixa dos brinquedos, das crianças. Para ter olhos brincalhões, é preciso ter as crianças por nossas mestras.

Rubem Alves
Texto Adaptado (originalmente publicado no caderno “Sinapse” - “Folha de S. Paulo”, em 26/10/2004).
De acordo com a norma culta, assinale a opção que apresenta justificativa correta para a estrutura analisada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1008Q1047222 | Engenharia Elétrica, Circuitos Elétricos Na Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Uma bobina com resistência de 5Ωe indutância de 117 mH está ligada em série com um capacitor de 60μF. O circuito está sendo alimentado por uma fonte monofásica de 120 V.

A frequência na qual vai ocorrer ressonância no circuito e a corrente nesta frequência são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1009Q1047242 | Segurança da Informação, Segurança Na Internet, Engenharia da Computação, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Inicialmente, a Web era utilizada apenas para a distribuição de páginas estáticas. No entanto, em pouco tempo, algumas empresas passaram a explorá-la para e-commerce e transações bancárias online. Essas aplicações geraram uma demanda por conexões seguras. Com base nessa necessidade, quais protocolos de segurança foram desenvolvidos para garantir a transmissão segura de dados na Web?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1010Q1047253 | Engenharia de Telecomunicações, Transmissão, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Um OTDR (refletômetro óptico no domínio do tempo) é um instrumento versátil e portátil amplamente utilizado para avaliar as características de um enlace por fibras ópticas.
Para localizar um evento de quebra de uma fibra óptica o OTDR envia um pulso luminoso que, ao encontrar o ponto de quebra, sofre uma reflexão devido à mudança brusca do meio de propagação da luz. Esse pulso retorna ao OTDR que avalia a distância do evento pelo tempo de atraso desse pulso, entre o instante de emissão e o instante de recebimento.

Considere uma fibra óptica cujo núcleo possui um índice de refração igual a 1,480. Se o OTDR indica que existe um evento de quebra na fibra a uma distância de 15 km, o tempo total de percurso do pulso luminoso terá sido de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1011Q1047042 | Medicina, Neurologia, Pneumologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Considerada o principal agente na manutenção do hábito de fumar, a nicotina produz uma gama de efeitos neurofisiológicos, motivacionais e comportamentais mediados por ações neuroquímicas em diferentes regiões do sistema nervoso. Das manifestações do uso da nicotina citados abaixo, é incorreto afirmar que ela produz:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1012Q1058318 | Português, Pontuação, Capelão Evangélico, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Quanto à diferença de sentido das orações I e II, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.


I. Os pilotos, que passam por rigorosos treinamentos de segurança, são preparados para lidar com situações de emergência em voos comerciais de longa distância.

II. Os pilotos que passam por rigorosos treinamentos de segurança são preparados para lidar com situações de emergência em voos comerciais de longa distância.

() O período entre vírgulas na oração I é classificado como uma Oração Subordinada Substantiva Adjetiva Restritiva.

() A oração “que passam por rigorosos treinamentos de segurança”, sem a vírgula, funciona como Oração Subordinada Substantiva Adjetiva Explicativa.

() Na oração I, o uso da vírgula passa a ideia de que todos os pilotos que passam por rigorosos treinamentos de segurança são preparados para lidar com situações de emergência em voos comerciais de longa distância.

() Na oração II, a ausência de vírgulas limita o conceito de que apenas os pilotos que passam por rigorosos treinamentos de segurança são preparados para lidar com situações de emergência em voos comerciais de longa distância, isto é, não são todos que estão preparados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1013Q1047083 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Reumatologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Paciente, sexo feminino, 64 anos, acompanhada há 5 anos na reumatologia com poliartrite simétrica de pequenas articulações, parotidite de repetição, fotossensibilidade, xeroftalmia, xerostomia, vasculite cutânea, leucopenia e pneumonia intersticial. Apresentou exames recentes com FAN 1/640 padrão nuclear pontilhado fino e fator reumatoide em título alto. Há, ainda, consumo de complemento, hipergamaglobulinemia e a biópsia de glândula salivar apresenta 3 escores focais com centros germinativos.
Em relação ao diagnóstico e prognóstico da paciente em questão, marque a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1014Q1057614 | Português, Interpretação de Textos, Serviços Jurídicos, CIAAR, Aeronáutica, 2022

Texto associado.
TEXTO I


A complicada arte de ver


1§Ela entrou, deitou-se no divã e disse: “Acho que estou ficando louca”. Eu fiquei em silêncio aguardando que ela me revelasse os sinais da sua loucura. “Um dos meus prazeres é cozinhar. Vou para a cozinha, corto as cebolas, os tomates, os pimentões – é uma alegria.

2§Entretanto, faz uns dias, eu fui para a cozinha para fazer aquilo que já fizera centenas de vezes: cortar cebolas. Ato banal sem surpresas. Mas, cortada a cebola, eu olhei para ela e tive um susto. Percebi que nunca havia visto uma cebola. Aqueles anéis perfeitamente ajustados, a luz se refletindo neles: tive a impressão de estar vendo a rosácea de um vitral de catedral gótica.

3§De repente, a cebola, de objeto a ser comido, se transformou em obra de arte para ser vista! E o pior é que o mesmo aconteceu quando cortei os tomates, os pimentões… agora, tudo o que vejo me causa espanto.” Ela se calou, esperando o meu diagnóstico. Eu me levantei, fui à estante de livros e de lá retirei as “Odes Elementales”, de Pablo Neruda. Procurei a “Ode à Cebola” e lhe disse: “Essa perturbação ocular que a acometeu é comum entre os poetas. Veja o que Neruda disse de uma cebola igual àquela que lhe causou assombro: ‘Rosa de água com escamas de cristal’. Não, você não está louca. Você ganhou olhos de poeta…Os poetas ensinam a ver”.

4§Ver é muito complicado. Isso é estranho porque os olhos, de todos os órgãos dos sentidos, são os de mais fácil compreensão científica. A sua física é idêntica à física óptica de uma máquina fotográfica: o objeto do lado de fora aparece refletido do lado de dentro. Mas existe algo na visão que não pertence à física. William Blake sabia disso e afirmou: “A árvore que o sábio vê não é a mesma árvore que o tolo vê”. Sei disso por experiência própria. Quando vejo os ipês floridos, sinto-me como Moisés diante da sarça ardente: ali está uma epifania do sagrado. Mas uma mulher que vivia perto da minha casa decretou a morte de um ipê que florescia à frente de sua casa porque ele sujava o chão, dava muito trabalho para a sua vassoura. Seus olhos não viam a beleza. Só viam o lixo. Adélia Prado disse: “Deus de vez em quando me tira a poesia. Olho para uma pedra e vejo uma pedra”.

5§Drummond viu uma pedra e não viu uma pedra. A pedra que ele viu virou poema. Há muitas pessoas de visão perfeita que nada veem.

6§“Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. Não basta abrir a janela para ver os campos e os rios”, escreveu Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa. O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido.

7§Nietzsche sabia disso e afirmou que a primeira tarefa da educação é ensinar a ver. O zen-budismo concorda, e toda a sua espiritualidade é uma busca da experiência chamada “satori”, a abertura do “terceiro olho”. Não sei se Cummings se inspirava no zen-budismo, mas o fato é que escreveu: “Agora os ouvidos dos meus ouvidos acordaram e agora os olhos dos meus olhos se abriram”.

8§Há um poema no Novo Testamento que relata a caminhada de dois discípulos na companhia de Jesus ressuscitado. Mas eles não o reconheciam. Reconheceram-no subitamente: ao partir do pão, “seus olhos se abriram”.

9§Vinicius de Moraes adota o mesmo mote em “Operário em Construção”: “De forma que, certo dia, à mesa ao cortar o pão, o operário foi tomado de uma súbita emoção, ao constatar assombrado que tudo naquela mesa – garrafa, prato, facão – era ele quem fazia. Ele, um humilde operário, um operário em construção”.

10§A diferença se encontra no lugar onde os olhos são guardados. (...) Os olhos que moram na caixa de ferramentas são os olhos dos adultos. Os olhos que moram na caixa dos brinquedos, das crianças. Para ter olhos brincalhões, é preciso ter as crianças por nossas mestras.

Rubem Alves
Texto Adaptado (originalmente publicado no caderno “Sinapse” - “Folha de S. Paulo”, em 26/10/2004).
“Ver é muito complicado. Isso é estranho porque os olhos, de todos os órgãos dos sentidos, são os de mais fácil compreensão científica. A sua física é idêntica à física óptica de uma máquina fotográfica: o objeto do lado de fora aparece refletido do lado de dentro. Mas existe algo na visão que não pertence à física. William Blake sabia disso e afirmou: “A árvore que o sábio vê não é a mesma árvore que o tolo vê”.

Analise as assertivas a seguir:

I. Ocorre, entre as ideias apresentadas nos dois períodos iniciais do trecho, uma relação de contraste associada ao ato de ver. II. A referência intertextual apresentada no trecho indica que “ver” está associado ao campo da subjetividade. III. O terceiro período recorre a uma relação de comparação para endossar um posicionamento apresentado. IV. O fragmento “Mas existe algo na visão que não pertence à física” é compreendido como uma oposição à ideia de que “ver é muito complicado”.

Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1015Q1047131 | Sistemas Operacionais, Processos, Análise de Sistemas, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Preencha as lacunas abaixo.
A ____________ refere-se a possibilidade de uma aplicação interativa multithreaded continuar em execução, mesmo que parte dele esteja bloqueado ou executando uma operação demorada. Em relação à questão de ___________, os processos só podem compartilhar recursos por meio de técnicas como memória compartilhada e transmissão de mensagens. O uso de threads proporciona _________, pois a criação de processos, demanda mais alocação de memória e recursos do sistema. Como threads compartilham o espaço do processo principal, sua criação e gerenciamento são mais eficientes. Por fim, em uma arquitetura multiprocessadora, múltiplos threads podem ser executados em paralelo, em diferentes núcleos de processamento, o que melhora o desempenho e contribui para a ____________ de aplicações.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1016Q1057141 | Português, Interpretação de Textos, Serviços Juridicos, CIAAR, Aeronáutica, 2020

Texto associado.

O pai do herói autista


1. O canadense David Shore é o criador da série The Good Doctor, cujo personagem é Shaun Murphy, um médico dividido entre seus tormentos pessoais e a capacidade extraordinária de salvar vidas. Com o excelente Freddie Highmore na pele de um jovem cirurgião autista, a série, constituída de vários episódios, caiu nas graças dos brasileiros. Em parte da entrevista transcrita a seguir, Shore fala sobre os desafios para fazer de um autista um personagem tão pop.

2. Um diferencial de The Good Doctor é dar ao espectador a sensação de ver o mundo como um autista. Por que essa preocupação com as filigranas sensoriais? Não queria que as pessoas simplesmente vissem um autista na tela, mas que pudessem se identificar com ele e se colocassem no lugar de Shaun para poderem entendê-lo e amá-lo. Shaun não é perfeito, mas é o nosso herói, e ele tenta superar seus desafios com destemor. Queria que o público embarcasse nessa jornada de superação.

3. Como as pessoas com autismo e seus familiares têm reagido à série? Criaram-se expectativas. Foi muito gratificante. Havia nervosismos por parte da comunidade autista antes de a série ir ao ar, mas as respostas foram emocionantes e acolhedoras. Infelizmente existe muita conversa sobre diversidade na televisão, mas a realidade dos autistas nunca tinha sido abordada o suficiente. Eu sabia do risco de não agradar a todos, mas me sinto bem por ter feito um personagem como Shaun. Tenho orgulho dele.

4. Shaun enfrenta percalços como a falta de confiança dos pacientes e o desprezo dos colegas de profissão. Autistas que tentam trabalhar de forma regular vivem problemas semelhantes? Sim. Alimentei-me de muitas leituras e informações sobre isso. Os autistas enfrentam preconceitos, suposições, julgamentos injustos e prematuros. Todos nós, em alguma medida, encaramos desafios e somos julgados o tempo todo. Mas é um processo mais extremo para Shaun, sem dúvida. E o fato de ele não ficar para baixo nunca é uma das coisas mais inspiradoras para mim. Ele exibe uma atitude tão saudável que nos ensina a viver bem a vida.

Veja. 18 set. 2019, edição nº 2652, p. 110-101. Adaptado.

A frase que não apresenta uma opinião de David Shore sobre a série The Good Doctor e seu personagem principal, no contexto em que aparece, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1017Q1047179 | Direito Civil, Direito das Obrigações, Serviços Jurídicos, CIAAR, Aeronáutica, 2025

A obrigação é um vínculo jurídico entre o devedor e o credor, no qual o devedor se compromete a realizar uma prestação, seja de dar, fazer ou não fazer algo, e o credor tem o direito de exigir o cumprimento dessa prestação. Referente às obrigações de dar coisa certa e de restituir coisa certa, analise as afirmativas abaixo, com base no que dispõe o Código Civil Brasileiro.
I. O credor é obrigado a receber a coisa no estado em que ela se encontra, se o objeto da obrigação for de dar coisa certa e a coisa se deteriorar sem culpa do devedor.
II. O credor não sofrerá a perda da coisa e a obrigação se resolverá, se a obrigação for de restituir coisa certa, e esta, sem culpa do devedor, se perder antes da tradição.
III. A entrega de coisa certa é uma obrigação do devedor, que não pode ser substituída por outra coisa, salvo acordo entre as partes ou impossibilidade de cumprimento por motivo superveniente.
IV. O credor poderá exigir o equivalente, ou aceitar a coisa no estado em que se acha, com direito a reclamar indenização das perdas e danos, sendo culpado o devedor da obrigação de dar coisa certa.
V. A coisa pertence ao devedor até a tradição, com os seus melhoramentos e acrescidos, pelos quais poderá exigir aumento no preço, sendo que os frutos percebidos são do devedor, cabendo ao credor os pendentes, na obrigação de dar coisa certa.
Estão corretas apenas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1018Q1047181 | Direito do Consumidor, Proteção Contratual do Consumidor, Serviços Jurídicos, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Preencha as lacunas abaixo.
Nos contratos de adesão, são ___________ as cláusulas que estipulem a ___________ antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1019Q1047213 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Capelão Católico, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Dizer que a Igreja é una, santa, católica e apostólica significa reconhecer
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1020Q1047230 | Engenharia Elétrica, Análise de Sep, Engenharia Elétrica, CIAAR, Aeronáutica, 2025

A complexidade das instalações elétricas faz com que os cálculos de correntes de falta sejam muitas vezes realizados por aproximações.
Algumas hipóteses simplificadoras usadas nos cálculos estão listadas abaixo.

I. A falta é admitida próxima da fonte geradora. II. A rede de distribuição de baixa tensão não é radial. III. Os valores de tensão de alimentação e as impedâncias dos diferentes componentes são supostos constantes. IV. As resistências de contato e as impedâncias de falta não são levadas em consideração.

Marque a opção que apresenta apenas as hipóteses incorretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.