Início

Questões de Concursos CIAAR

Resolva questões de CIAAR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1121Q1047147 | Segurança da Informação, Conceitos Básicos em Segurança da Informação, Análise de Sistemas, CIAAR, Aeronáutica, 2025

A segurança de redes é um assunto abrangente e inclui inúmeros tipos de problemas. Em sua forma mais simples, preocupa-se em impedir que pessoas mal-intencionadas leiam ou, pior ainda, modifiquem secretamente mensagens enviadas a outros destinatários.
Considerando os princípios clássicos da segurança, formulados em 1975 por Jerome Saltzer e Michael Schroeder, é correto afirmar que o princípio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1122Q1057150 | Português, Interpretação de Textos, Cardiologia, CIAAR, Aeronáutica, 2020

Texto associado.
Como premiar a moderação na rede?

Ronaldo Lemos*

1. Quer ter uma experiência completamente diferente da internet? Basta instalar no seu navegador o plug-in chamado Demetricator. Ele oculta totalmente os likes, coraçõezinhos, joinhas, retuítes, compartilhamentos mas também outras métricas que são usadas para indicar quantas pessoas se “engajaram” com uma publicação.
2. A experiência é atordoante. Vivenciei-a. Estamos tão acostumados a enxergar os números das reações que vêm com cada publicação. Após enxergar um post sem esses números, somos obrigados a ver o conteúdo por si só, nu e cru, sem adornos, e a pensar qual o valor que aquilo tem por si.
3. Esse experimento com o Demetricator pode ajudar a melhorar o sistema e o acesso à internet. O estado geral da rede hoje é de inflamação generalizada. Por causa desses números (likes, compartilhamentos, retuítes), as redes sociais se tornaram um concurso de histeria. Ganha quem é mais histriônico, chocante ou apelativo.
4. Um caminho é repensar a arquitetura das redes sociais. É preciso criar mecanismos mais sofisticados de indexar a importância do que é publicado por meio delas. Hoje, o mecanismo é simples: quanto mais radical um post, mais engajamento ele gera, o que, por sua vez, leva a mais distribuição e ainda mais engajamento. Essa dinâmica não precisa ser assim. Esse desenho premia o extremismo. É possível sim um desenho que premie racionalidade e moderação.
5. Criar uma métrica assim permitiria que os usuários organizassem sua experiência na rede. Quem quisesse ver histeria ficaria livre para isso. Mas quem estivesse cansado e quisesse moderação, em vez de radicalização inflamatória, selecionaria essa outra opção, que hoje não existe.
6. Em outras palavras, criar outros critérios de organização da informação e deixar que os usuários decidam como querem ver suas timelines é um caminho promissor: traz mais racionalidade à internet.

* Advogado, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.
Folha de S. Paulo. Mercado, p. A 20, 8 abr. 2019. Adaptado.
“No processo de leitura e contrução de sentido dos textos, levamos em conta que a escrita/fala baseiam-se em formas-padrão e relativamente estáveis de estruturação. [...] Os gêneros textuais – práticas sociocomunicativas – são constituídos de um determinado modo, com uma certa função, em dadas esferas de atuação humana, o que nos possibilita (re)conhecê-los e produzi-los, sempre que necessário.” KOCH, Ingedore V. O texto e a construção de sentidos. São Paulo: Contexto, 2012, p. 101-102.
A partir desse conceito, preencha corretamente as lacunas do texto a seguir.
Como premiar a moderação na rede? pertence ao gênero _______________. Caracteriza-se por ser um texto _______________ em que o autor defende um ponto de vista sobre uma questão polêmica, muitas vezes debatida em sociedade, como é o caso das redes sociais e suas nuances. O contexto de circulação desse tipo texto é, geralmente, o meio _______________.
A sequência que preenche corretamente as lacunas é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1123Q1047178 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Psicologia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Sobre a atuação profissional do psicólogo na atenção secundária e terciária em saúde, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) As diferenças físicas e administrativas dos espaços do hospital não devem interferir no seu trabalho.
( ) A prestação de serviços rotineiros e constantes nas unidades de emergência facilita ao paciente maior participação em seu tratamento e reabilitação.
( ) O psicólogo que atuar nos serviços ambulatoriais deverá prestar serviços a todos os pacientes da unidade.
( ) Todas as unidades de tratamento dentro dos hospitais propiciam igualmente sofrimento aos integrantes das suas equipes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1124Q1047209 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

A adoção de um programa de monitoramento e de avaliação, organizado sob uma concepção sistêmica, é identificada como condição fundamental que torna mais efetiva a gestão escolar e seu trabalho educacional, tendo em vista possibilitar a revisão objetiva e bem-informada das ações educacionais praticadas. Objetivamente, esse resultado é promovido a partir de aportes baseados em conhecimento crítico das práticas educacionais, condição básica para a sua melhoria e aprimoramento contínuo. Contribuindo com esse conhecimento, o monitoramento e a avaliação, dentre outros aspectos, permitem verificar e analisar certos elementos (recurso on-line).
LUCK, Heloísa. Avaliação e Monitoramento do Trabalho Educacional. Editora Vozes. 2013. Livro Eletrônico. Edição Kindle.
O texto acima discorre sobre o lugar dos programas de monitoramento e avaliação. A respeito desses programas, segundo Luck (2013), avalie as afirmativas a seguir.
I. Permitem verificar e analisar quais concepções, orientações e práticas pedagógicas demandam uniformidade.
II. Permitem verificar e analisar quais aspectos necessitam de melhorias, bem como serem mantidos e reforçados.
III. Permitem verificar e analisar o que é funcional ou não, e o que contribui ou não para a efetividade da atuação.
IV. Permitem verificar e analisar se o currículo deve ser considerado no desenvolvimento dos conteúdos programáticos.
V. Permitem verificar e analisar que dimensões, aspectos e locais os processos educacionais apresentam limitações.
Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1125Q1047211 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Capelão Católico, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Analise as assertivas abaixo a respeito da teologia católica da filiação divina de Jesus Cristo.

I. Através de Jesus Cristo, os cristãos são adotados como filhos de Deus pelo batismo, participando da filiação divina de Jesus.
II. Jesus é “o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8,29), porque n’Ele nos tornamos filhos de Deus da mesma forma que ele é Filho.
III. A filiação divina de Jesus Cristo revela sua natureza divina, sendo ele o Filho unigênito de Deus, gerado eternamente pelo Pai.
IV. A filiação divina de Jesus se manifesta na Encarnação, quando Ele assume a natureza humana no seio da Virgem Maria por obra do Espírito Santo.

Estão corretas apenas as assertivas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1126Q1047227 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Um hangar para aeronaves de combate está sendo iluminado por 10 luminárias de 1.200 W. A iluminação permanece ligada durante 10 horas por dia. O custo mensal da energia consumida, considerando-se que o preço do kWh é de R$ 0,50, será de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1127Q1057805 | Português, Interpretação de Textos, Engenharia Civil, CIAAR, Aeronáutica, 2023

Leia o fragmento a seguir.

“Extraviei-me pela cidade na tarde de sábado, e então me deixei bobear um pouco pela Cinelândia. Foi certamente uma lembrança antiga que me fez sentar na ‘Brasileira’; e quando o garçom veio e perguntou o que eu desejava, foi um rapaz de 15 anos que disse dentro de mim: ‘waffles com mel’. E disse meio assustado, como quem se resolve a fazer uma loucura. Não sei por que, para aquele estudante de quinze anos, que dispunha apenas de 50 mil réis mensais para suas despesas pequenas, ‘waffles com mel’ ficou sendo o símbolo do desperdício; era uma pequena loucura a que se aventurava raramente, sabendo que iria desequilibrar seu orçamento”.
BRAGA, Rubem. Cinelândia. In: BRAGA, Rubem. A Borboleta Amarela (Crônicas). 4. ed. Rio de Janeiro: Sabiá, 1963. p. 140. (Fragmento).

Com base na leitura do fragmento apresentado e considerando a abordagem literária de Rubem Braga, é correto afirmar que, dentre as características do gênero crônica, predominam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1128Q1047057 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Radiologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Marque a opção que apresenta os meios de contrastes iodados que apresentam maior potencial de eventos adversos em exames tomográficos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1129Q1047102 | Português, Morfologia, Capelão Evangélico, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Sobre o uso dos pronomes relativos, marque a opção incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1130Q1047103 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Capelão Evangélico, CIAAR, Aeronáutica, 2025

“O seu objetivo consiste em captar os interesses, as características de vocabulário, estilo e pensamento teológico de cada autor”.

A informação acima corresponde a que etapa do Método Histórico-Crítico?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1131Q1047117 | Português, Morfologia, Administração, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Texto associado.
A questão se refere ao Texto II.
Texto II

Cuidadores tendem a subestimar a capacidade das pessoas com Alzheimer
Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre a Consciência em Transtornos Neurodegenerativos da UFRJ lembra que, sem estímulos, a condição dos pacientes se deteriora mais rapidamente.

O Laboratório de Estudos sobre a Consciência em Transtornos Neurodegenerativos (LabCONS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro tem a coordenação da psicóloga clínica Marcia Cristina Nascimento Dourado, professora adjunta do Instituto de Psiquiatria da UFRJ e especializada nos cuidados a idosos. Ali são realizadas inúmeras pesquisas com pessoas com a Doença de Alzheimer – entre elas, medir a percepção dos indivíduos sobre sua enfermidade.
“Há 25 anos, atendia pessoas com Alzheimer em psicoterapia e comecei a me perguntar se conseguiam perceber o que estava acontecendo com elas em decorrência da doença. Meu trabalho nasceu desses questionamentos e as pesquisas mostram que há aspectos da cognição que ficam mais preservados. A pessoa pode ter problemas de memória, mas identifica se os outros a estão desqualificando. Em muitos casos, será capaz de dizer que se sente um inútil porque não o deixam fazer nada. As limitações vão aumentando gradativamente, mas o cuidador tende a subestimar a capacidade de um portador de Alzheimer”, afirma a professora.
Dourado faz uma ressalva importante: o cuidador normalmente está sobrecarregado, o que faz com que procure resolver tudo de uma forma rápida e prática. Entretanto, sem estímulos, a condição se deteriora mais rapidamente, por isso essa não é a alternativa ideal na fase inicial da enfermidade: “Sabemos que acaba sendo trabalhoso. Se a pessoa for lavar um prato, talvez não fique limpo, mas, para o portador de demência, lavar aquele prato é relevante, porque dá uma sensação de autonomia, melhora a autoestima. Da mesma forma, na hora de sair, seria bem mais estimulante apresentar pelo menos duas opções de roupas para que a escolha seja dele”, ensina.
A psicóloga lembra que os cuidadores, na maioria composta por esposas e filhas, podem participar de sessões de psicoeducação, para entender não apenas o que é a doença, mas também para aprender a lidar com seus próprios sentimentos: “Há uma tendência de culpabilizar o cuidador, como se ele nunca fizesse o bastante. Se a filha teve uma mãe agressiva ou negligente, haverá uma mescla de ressentimento, obrigação, raiva. É preciso considerar o contexto da relação”. A professora Dourado enfatiza que, no Alzheimer, os domínios que têm um componente emocional ou afetivo se deterioram num ritmo menos acelerado. Portanto, embora seja comum que o paciente não reconheça que enfrenta problemas de memória, distingue alterações nas relações sociais e na forma como é tratado – inclusive no estágio moderado da doença: “O fato de estar esquecido não impede que o portador de Alzheimer perceba uma expressão de irritação – ele não virou uma planta, mas os outros inclusive se referem à pessoa como se não estivesse no local. O diagnóstico acaba virando sinônimo de desqualificação”.
Num dos últimos estudos feitos pelos pesquisadores, que contou com a participação de colegas da Universidade Federal de Santa Catarina, foi identificada uma diferença significativa entre as perspectivas dos pacientes e cuidadores sobre o funcionamento socioemocional de pessoas com Alzheimer leve e moderado. O projeto envolveu uma avaliação transversal de 102 com sintomas leves e 59 casos considerados moderados e seus principais cuidadores.
De maneira geral, portadores de Alzheimer moderado são mais dependentes nas atividades diárias, o que faz com que os cuidadores avaliem seu desempenho de forma mais negativa em relação a outras habilidades. O estudo recebeu investimentos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e os resultados foram publicados na revista científica Journal of Alzheimer Disease and Associatied Disorders.
Fonte: G1. Cuidadores tendem a subestimar a capacidade das pessoas com Alzheimer. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/2025/02/09/cuidadores-tendem-a-subestimar-a-capacidade-daspessoas-com-alzheimer.ghtml. Acesso em: 09 fev. 2025.
Analise as assertivas a seguir.
I. “A pessoa pode ter problemas de memória, mas identifica se os outros a estão desqualificando. Em muitos casos, será capaz de dizer que se sente um inútil porque não o deixam fazer nada.”
II. “Ali são realizadas inúmeras pesquisas com pessoas com a Doença de Alzheimer – entre elas, medir a percepção dos indivíduos sobre sua enfermidade”.
Os verbos destacados podem ser classificados, respectivamente, como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1132Q1047119 | Português, Morfologia, Administração, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Analise o papel semântico da preposição "com" nas frases abaixo e assinale a opção correta.
Com uma única caneta, os estudantes realizam o vestibular. Ela realiza o trabalho com o auxílio de estudantes experientes. Os estudantes, com dedicação, se preparam para o exame final. Os estudantes brasileiros lutam com as dificuldades do dia a dia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1133Q1047125 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, Administração, CIAAR, Aeronáutica, 2025

São características do estilo de Liderança Democrática, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1134Q1047142 | Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Análise de Sistemas, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Os requisitos de um sistema são as descrições dos serviços que ele deve prestar e das restrições à sua operação. Esses requisitos refletem as necessidades dos clientes de um sistema que atende a um determinado propósito, como controlar um dispositivo, fazer um pedido ou encontrar informações.
Considerando as características de requisitos funcionais e não funcionais, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1135Q1047167 | Enfermagem, Teorias da Enfermagem, Enfermagem, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Associe as colunas relacionando as teóricas com as respectivas teorias de enfermagem nas práticas profissionais.
Teóricas (1) Myra Levine (2) Wanda Horta (3) Dorothea Orem (4) Madeleine Leininger (5) Florence Nightingale
Teorias de enfermagem ( ) Teoria Holística ( ) Teoria Ambientalista ( ) Teoria do Autocuidado ( ) Teoria das Necessidades Humanas Básicas (NHB) ( ) Teoria da Diversidade e Universidade do cuidado Cultural
A sequência correta dessa associação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1136Q1047195 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

O debate em torno do conhecimento talvez seja o de maior destaque ao longo da história do currículo, pois as concepções do que vem a ser currículo se modificam em função das diferentes finalidades educacionais pretendidas e dos contextos sociais nos quais são produzidas. Ainda assim, frequentemente estão relacionadas às perguntas: qual conhecimento deve ser ensinado na escola? qual conhecimento deve ser incluído no currículo e, por conseguinte, qual deve ser excluído? Dependendo das finalidades da escolarização e da concepção de conhecimento defendida, diferentes respostas são elaboradas.

LOPES, Alice Cassimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez/Faperj, 2011. p. 70. (adaptado).


Considerando as informações apresentadas no texto bem como os estudos sobre conhecimento e currículo, segundo Lopes e Macedo (2011), associe as vertentes do campo do currículo às respectivas definições.

Vertentes

(1) Perspectiva acadêmica

(2) Perspectiva instrumental

(3) Perspectiva progressivista

(4) Perspectiva crítica

Definições

( ) Regras e métodos são necessários para a validação de saberes como conhecimentos por meio do atendimento eficiente a determinados fins.

( ) A questão do conhecimento bem como o lugar de quem legitima os saberes como conhecimento são centrais no processo de construção do currículo.

( ) Na relação conhecimento e currículo, é defendida a existência de regras e métodos que validam determinados saberes como conhecimentos.

( ) A determinação dos fins e o bem-estar da humanidade são imperativos necessários à seleção dos conhecimentos que comporão o currículo.

A sequência correta dessa associação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1137Q1047198 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

A atividade humana é finalística, isto é, supõe fins a atingir. Assim, a educação se realiza em função de propósitos e metas, e a atuação de professores e alunos, no processo ensino-aprendizagem, está orientada para a consecução de objetivos. Existe, portanto, uma relação íntima entre a formulação de objetivos e a avaliação da aprendizagem, pois avaliar consiste, essencialmente, em determinar em que medida os objetivos previstos estão sendo realmente alcançados.
HAYDT, Regina Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 6. ed. 12. reimp. São Paulo: Editora Ática, 2008. p. 29. (adaptado).
Levando em consideração as funções da avaliação da aprendizagem bem como suas modalidades, segundo Haydt (2008), avalie as afirmativas a seguir.
I. A avaliação diagnóstica, dentre outras possibilidades, é utilizada para caracterizar eventuais problemas relacionados ao processo ensino-aprendizagem, identificando suas causas a fim de saná-los.
II. A avaliação formativa visa determinar se o aluno domina gradativa e hierarquicamente cada etapa da instrução, de modo que sejam alcançados os objetivos pedagógicos elencados para o processo educativo.
III. A avaliação somativa é uma modalidade avaliativa orientadora, pois orienta o estudo do aluno e o trabalho docente, de modo que a construção do conhecimento seja significativa, para além da promoção.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1138Q1047200 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Os limites dessa concepção encontram-se na visão parcial dos procedimentos educacionais excessivamente centrados no indivíduo e nos modelos ideais que determinam, a priori, o que é o ser humano “universal” e como deve ser a educação. Trata-se, portanto, de uma visão intelectualista da pedagogia.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3. ed. rev. ampl. São Paulo: Moderna, 2006. . p. 151. (adaptado).
A crítica apresentada no fragmento de texto acima se refere a qual concepção filosófico-antropológica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1139Q1047203 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Como ponto de partida para compreender o que é o design instrucional, considera-se que o design é o resultado de um processo ou atividade (um produto), em termos de forma e funcionalidade, com propósitos e intenções claramente definidos, enquanto instrução é a atividade de ensino que se utiliza da comunicação para facilitar a aprendizagem.
FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2008. (adaptado).
De acordo com Filatro (2008), é correto afirmar que a noção de design instrucional se define
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1140Q1047235 | Redes de Computadores, Redes sem Fio, Engenharia da Computação, CIAAR, Aeronáutica, 2025

O padrão IEEE 802.11 é amplamente utilizado em redes locais. Em relação às características das redes Wi-Fi, é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.