Início

Questões de Concursos CIAAR

Resolva questões de CIAAR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1141Q1047238 | Redes de Computadores, Arquitetura Tcp Ip, Engenharia da Computação, CIAAR, Aeronáutica, 2025

O modelo de 5 camadas definido pelo IETF é uma versão estruturada da arquitetura TCP/IP, que surgiu para reduzir a complexidade do projeto de arquitetura de redes, na qual cada camada possui um conjunto de funções bem definidas. Relacione as camadas abaixo de acordo com suas respectivas finalidades:

Camada
(1) Física (2) Enlace (3) Rede (4) Transporte (5) Aplicação

Finalidade

( ) Responsável por fornecer serviços como navegação na Web, correio eletrônico e transferência de arquivos.
( ) Responsável pela comunicação fim a fim, início e término de conexões lógicas e controle de fluxo.
( ) Realiza a sinalização, interface com o meio de transmissão, modulação e multiplexação.
( ) Realiza o enquadramento dos bits, detecção de erros, endereçamento MAC e controle de acesso ao meio.
( ) Responsável pelo roteamento e movimentação dos datagramas entre os hosts.

A sequência correta dessa associação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1142Q1058313 | Português, Interpretação de Textos, Capelão Evangélico, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Texto associado.

Texto II



Cuidadores tendem a subestimar a capacidade das pessoas com Alzheimer



Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre a Consciência em Transtornos Neurodegenerativos da UFRJ lembra que, sem estímulos, a condição dos pacientes se deteriora mais rapidamente.



O Laboratório de Estudos sobre a Consciência em Transtornos Neurodegenerativos (LabCONS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro tem a coordenação da psicóloga clínica Marcia Cristina Nascimento Dourado, professora adjunta do Instituto de Psiquiatria da UFRJ e especializada nos cuidados a idosos. Ali são realizadas inúmeras pesquisas com pessoas com a Doença de Alzheimer – entre elas, medir a percepção dos indivíduos sobre sua enfermidade.


“Há 25 anos, atendia pessoas com Alzheimer em psicoterapia e comecei a me perguntar se conseguiam perceber o que estava acontecendo com elas em decorrência da doença. Meu trabalho nasceu desses questionamentos e as pesquisas mostram que há aspectos da cognição que ficam mais preservados. A pessoa pode ter problemas de memória, mas identifica se os outros a estão desqualificando. Em muitos casos, será capaz de dizer que se sente um inútil porque não o deixam fazer nada. As limitações vão aumentando gradativamente, mas o cuidador tende a subestimar a capacidade de um portador de Alzheimer”, afirma a professora.


Dourado faz uma ressalva importante: o cuidador normalmente está sobrecarregado, o que faz com que procure resolver tudo de uma forma rápida e prática. Entretanto, sem estímulos, a condição se deteriora mais rapidamente, por isso essa não é a alternativa ideal na fase inicial da enfermidade: “Sabemos que acaba sendo trabalhoso. Se a pessoa for lavar um prato, talvez não fique limpo, mas, para o portador de demência, lavar aquele prato é relevante, porque dá uma sensação de autonomia, melhora a autoestima. Da mesma forma, na hora de sair, seria bem mais estimulante apresentar pelo menos duas opções de roupas para que a escolha seja dele”, ensina.


A psicóloga lembra que os cuidadores, na maioria composta por esposas e filhas, podem participar de sessões de psicoeducação, para entender não apenas o que é a doença, mas também para aprender a lidar com seus próprios sentimentos: “Há uma tendência de culpabilizar o cuidador, como se ele nunca fizesse o bastante. Se a filha teve uma mãe agressiva ou negligente, haverá uma mescla de ressentimento, obrigação, raiva. É preciso considerar o contexto da relação”.


A professora Dourado enfatiza que, no Alzheimer, os domínios que têm um componente emocional ou afetivo se deterioram num ritmo menos acelerado. Portanto, embora seja comum que o paciente não reconheça que enfrenta problemas de memória, distingue alterações nas relações sociais e na forma como é tratado – inclusive no estágio moderado da doença: “O fato de estar esquecido não impede que o portador de Alzheimer perceba uma expressão de irritação – ele não virou uma planta, mas os outros inclusive se referem à pessoa como se não estivesse no local. O diagnóstico acaba virando sinônimo de desqualificação”.


Num dos últimos estudos feitos pelos pesquisadores, que contou com a participação de colegas da Universidade Federal de Santa Catarina, foi identificada uma diferença significativa entre as perspectivas dos pacientes e cuidadores sobre o funcionamento socioemocional de pessoas com Alzheimer leve e moderado. O projeto envolveu uma avaliação transversal de 102 com sintomas leves e 59 casos considerados moderados e seus principais cuidadores.


De maneira geral, portadores de Alzheimer moderado são mais dependentes nas atividades diárias, o que faz com que os cuidadores avaliem seu desempenho de forma mais negativa em relação a outras habilidades. O estudo recebeu investimentos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e os resultados foram publicados na revista científica Journal of Alzheimer Disease and Associatied Disorders.


Fonte: G1. Cuidadores tendem a subestimar a capacidade das pessoas com Alzheimer.

Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/2025/02/09/cuidadores-tendem-a-subestimar-a-capacidade-daspessoas-com-alzheimer.ghtml. Acesso em: 09 fev. 2025.

O Texto II discute a relação entre cuidadores e pessoas com Alzheimer, destacando aspectos como a subestimação das capacidades dos pacientes, a sobrecarga emocional dos cuidadores e a importância da estimulação na preservação das funções cognitivas e socioemocionais. Com base no Texto II, marque a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1143Q1057091 | Português, Pontuação, Engenharia de Computação, CIAAR, Aeronáutica, 2020

Texto associado.
Como premiar a moderação na rede?
Ronaldo Lemos*

1. Quer ter uma experiência completamente diferente da internet? Basta instalar no seu navegador o plug-in chamado Demetricator. Ele oculta totalmente os likes, coraçõezinhos, joinhas, retuítes, compartilhamentos mas também outras métricas que são usadas para indicar quantas pessoas se “engajaram” com uma publicação.

2. A experiência é atordoante. Vivenciei-a. Estamos tão acostumados a enxergar os números das reações que vêm com cada publicação. Após enxergar um post sem esses números, somos obrigados a ver o conteúdo por si só, nu e cru, sem adornos, e a pensar qual o valor que aquilo tem por si.

3. Esse experimento com o Demetricator pode ajudar a melhorar o sistema e o acesso à internet. O estado geral da rede hoje é de inflamação generalizada. Por causa desses números (likes, compartilhamentos, retuítes), as redes sociais se tornaram um concurso de histeria. Ganha quem é mais histriônico, chocante ou apelativo.

4. Um caminho é repensar a arquitetura das redes sociais. É preciso criar mecanismos mais sofisticados de indexar a importância do que é publicado por meio delas. Hoje, o mecanismo é simples: quanto mais radical um post, mais engajamento ele gera, o que, por sua vez, leva a mais distribuição e ainda mais engajamento. Essa dinâmica não precisa ser assim. Esse desenho premia o extremismo. É possível sim um desenho que premie racionalidade e moderação.

5. Criar uma métrica assim permitiria que os usuários organizassem sua experiência na rede. Quem quisesse ver histeria ficaria livre para isso. Mas quem estivesse cansado e quisesse moderação, em vez de radicalização inflamatória, selecionaria essa outra opção, que hoje não existe.
6. Em outras palavras, criar outros critérios de organização da informação e deixar que os usuários decidam como querem ver suas timelines é um caminho promissor: traz mais racionalidade à internet.

* Advogado, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.
Folha de S. Paulo. Mercado, p. A 20, 8 abr. 2019. Adaptado.

Avalie o que se afirma sobre o objetivo da utilização das aspas em “engajaram”, considerando-se o seu contexto de uso na frase “... outras métricas que são usadas para indicar quantas pessoas se ‘engajaram’ com uma publicação.” (1º §).
I. Isolar um vocábulo de caráter explicativo.
II. Indicar hesitação ou interrupção do pensamento.
III. Salientar, em si, um termo típico do jargão midiático.
IV. Revelar o uso dessa palavra fora da acepção original.
Está correto apenas o que se informa em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1144Q1047123 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Administração, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Com base no Decreto-Lei nº 200/1967, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) O planejamento governamental inclui apenas o orçamento-programa anual, pois os demais instrumentos são definidos conforme a necessidade.
( ) A descentralização administrativa pode ocorrer em três planos principais: dentro da Administração Federal, para unidades federadas e para a iniciativa privada.
( ) A delegação de competência permite maior eficiência administrativa, sendo facultada a autoridades da Administração Federal para agilizar processos decisórios.
( ) O controle da Administração Federal é realizado apenas por órgãos de auditoria financeira, que garantem a correta aplicação dos recursos públicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1145Q1047149 | Banco de Dados, Sgbd, Análise de Sistemas, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Sobre os estágios do processamento de consultas, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Converter a consulta para algum formato interno, é considerado o primeiro estágio do processo. Envolve a conversão da consulta original em uma representação interna mais adequada à manipulação pela máquina, eliminando ambiguidades e verificando sua correção sintática e semântica.
( ) Na segunda etapa do processamento, responsável pela conversão para a forma canônica, o otimizador executa transformações algébricas que buscam tornar a consulta mais eficiente. Algumas dessas otimizações são sempre benéficas.
( ) O terceiro estágio do processo de otimização envolve a elaboração de um conjunto de planos de consulta, seguida pela escolha do melhor (isto é, o mais oneroso) desses planos.
( ) No último estágio do processamento, o banco de dados executa a consulta escolhida conforme o plano de execução definido, sem a necessidade de acelerar ou manipular os dados necessários para gerar o resultado esperado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1146Q1057143 | Sem disciplina, Fonologia, Farmácia Bioquímica, CIAAR, Aeronáutica, 2020

Texto associado.
O pai do herói autista

1. O canadense David Shore é o criador da série The Good Doctor, cujo personagem é Shaun Murphy, um médico dividido entre seus tormentos pessoais e a capacidade extraordinária de salvar vidas. Com o excelente Freddie Highmore na pele de um jovem cirurgião autista, a série, constituída de vários episódios, caiu nas graças dos brasileiros. Em parte da entrevista transcrita a seguir, Shore fala sobre os desafios para fazer de um autista um personagem tão pop.
2. Um diferencial de The Good Doctor é dar ao espectador a sensação de ver o mundo como um autista. Por que essa preocupação com as filigranas sensoriais? Não queria que as pessoas simplesmente vissem um autista na tela, mas que pudessem se identificar com ele e se colocassem no lugar de Shaun para poderem entendê-lo e amá-lo. Shaun não é perfeito, mas é o nosso herói, e ele tenta superar seus desafios com destemor. Queria que o público embarcasse nessa jornada de superação.
3. Como as pessoas com autismo e seus familiares têm reagido à série? Criaram-se expectativas. Foi muito gratificante. Havia nervosismos por parte da comunidade autista antes de a série ir ao ar, mas as respostas foram emocionantes e acolhedoras. Infelizmente existe muita conversa sobre diversidade na televisão, mas a realidade dos autistas nunca tinha sido abordada o suficiente. Eu sabia do risco de não agradar a todos, mas me sinto bem por ter feito um personagem como Shaun. Tenho orgulho dele.
4. Shaun enfrenta percalços como a falta de confiança dos pacientes e o desprezo dos colegas de profissão. Autistas que tentam trabalhar de forma regular vivem problemas semelhantes? Sim. Alimentei-me de muitas leituras e informações sobre isso. Os autistas enfrentam preconceitos, suposições, julgamentos injustos e prematuros. Todos nós, em alguma medida, encaramos desafios e somos julgados o tempo todo. Mas é um processo mais extremo para Shaun, sem dúvida. E o fato de ele não ficar para baixo nunca é uma das coisas mais inspiradoras para mim. Ele exibe uma atitude tão saudável que nos ensina a viver bem a vida.
Veja. 18 set. 2019, edição nº 2652, p. 110-101. Adaptado.
Leia o último parágrafo do texto.
Shaun enfrenta percalços como a falta de confiança dos pacientes e o desprezo dos colegas de profissão. Autistas que tentam trabalhar de forma regular vivem problemas semelhantes? Sim, absolutamente. Os autistas enfrentam preconceitos, suposições, julgamentos injustos e prematuros. Todos nós, em alguma medida, encaramos desafios e somos julgados o tempo todo. Mas é um processo mais extremo para Shaun, sem dúvida. E o fato de ele não ficar para baixo nunca é uma das coisas mais inspiradoras para mim.”
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma acerca da grafia e da acentuação das palavras presentes no parágrafo.
( ) Substituir “percalços” por “percalsos” corrige adequadamente a grafia desse vocábulo. ( ) Emprega-se o “h” medial no termo “semelhantes” por se tratar de uma letra integrante de um dígrafo. ( ) Colocar o acento circunflexo na sílaba -ÊN de “pacientes” é o mais correto, pois se trata de uma palavra paroxítona terminada em “s”. ( ) Usa-se o acento agudo em “Mas”, que no texto é uma conjunção e um monossílabo, somente se, em outro contexto, for empregada como adjetivo.
A sequência correta é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1147Q1047159 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Enfermagem, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Relacione as colunas abaixo, associando as etapas do Processo de Enfermagem com às suas respectivas descrições.
Etapas (1) Avaliação. (2) Diagnóstico. (3) Implementação. (4) Evolução.
Descrição ( ) Compreende a identificação de problemas existentes, condições de vulnerabilidades ou disposições para melhorar comportamentos de saúde.
( ) Compreende a realização das intervenções, ações e atividades previstas no planejamento assistencial, pela equipe de enfermagem.
( ) Compreende a coleta de dados subjetivos (entrevista) e objetivos (exame físico) inicial e contínua pertinentes à saúde da pessoa, da família, coletividade e grupos especiais.
( ) Compreende a avaliação dos resultados alcançados de enfermagem e saúde da pessoa, família, coletividade e grupos especias.
A sequência correta dessa associação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1148Q1047161 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Enfermagem, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Analise as afirmativas abaixo quanto à Agenda de Cuidados da Criança nos primeiros 5 anos de vida, no contexto da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC).
I. O Eixo Estratégico III enfatiza a vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil, sendo o monitoramento da caderneta da criança um instrumento essencial para essa estratégia.
II. O Eixo Estratégico V propõe a organização de estratégias para prevenção de violências e promoção da cultura de paz, além da articulação da rede de saúde para atender crianças em situação de vulnerabilidade.
III. O Eixo Estratégico IV prioriza a detecção precoce e o tratamento de doenças crônicas na infância, com encaminhamento obrigatório para internação hospitalar, independentemente da gravidade do caso.
IV. O Eixo Estratégico II reforça a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, sendo recomendado o uso de fórmulas infantis como alternativa equivalente quando a mãe apresenta dificuldades na amamentação.
V. O Eixo Estratégico I da PNAISC preconiza a atenção humanizada e qualificada à gestação, parto e nascimento, incluindo o acompanhamento da criança nos primeiros anos de vida, visando à continuidade do cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS).
Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1149Q1047162 | Enfermagem, Saúde Pública, Enfermagem, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Preencha as lacunas abaixo.
A Rede de Atenção à Saúde (RAS) tem como elemento central de comunicação a _______________, permitindo a coordenação do cuidado e a continuidade da assistência por meio de relações _______________ entre os pontos de atenção.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1150Q1047164 | Enfermagem, Enfermagem em Central de Material Esterilizado, Enfermagem, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Analise as assertivas abaixo sobre as práticas recomendadas para o controle de rotina dos processos de esterilização.
I. As cargas podem ser liberadas para uso rotineiro se apenas uma ferramenta de monitoramento indicar uma falha no processo de esterilização.
II. Os pacotes ou caixas de instrumental esterilizados que forem selecionados devem ser externamente identificados com um indicador químico do tipo I.
III. Para monitorar ciclos expandidos definidos pelo CME, como os de 7, 12 e 18 minutos a 134ºC, utilizar indicador químico tipo VI, específico para o tempo de exposição definido para o ciclo.
IV. O monitoramento do processo de esterilização com IB deve ser feito diariamente, em pacote teste-desafio disponível comercialmente, que deve ser posicionado no ponto de maior desafio ao processo de esterilização, definido durante os estudos térmicos na qualificação de desempenho da autoclave.
V. É obrigatório realizar, diariamente, antes da primeira utilização do dia, o teste de Bowie-Dick para avaliar o desempenho do sistema de remoção de ar da autoclave assistida por bomba a vácuo, com a autoclave vazia e pré-aquecida.
Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1151Q1047168 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Enfermagem, CIAAR, Aeronáutica, 2025

O Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC), busca reduzir a incidência e a mortalidade por câncer no Brasil, promovendo ações de prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e cuidados paliativos.
Considerando a importância da PNPCC na organização da atenção oncológica no país, assinale a opção que apresenta um dos principais princípios e diretrizes relacionado ao rastreamento e ao diagnóstico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1152Q1047267 | Matemática, Equações Polinomiais, Engenharia de Produção, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Ao se implementar uma política de sustentabilidade, com foco em reflorestamento, percebe-se que os custos de tal política crescem linearmente com a área reflorestada x, isto é, c(x) = f x, enquanto a utilidade do reflorestamento, do ponto de vista da retirada de carbono da atmosfera, é controlada por uma lei hiperbólica na forma
u(x) = a / (1 + d x ).

Determine o ponto de equilíbrio econômico, além do qual o custo de reflorestamento é superior à sua utilidade, e marque a opção correta. Considere que todos os parâmetros são quantidades não-negativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1153Q1047271 | Português, Pontuação, Periodontia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Texto associado.
A questão refere-se ao texto I.

Texto I

Sonho de Ícaro

Alcançar o espaço e as estrelas é um sonho antigo da humanidade. Praticamente todas as culturas destacam o céu como um lugar especial. Esse local era normalmente designado como a morada dos deuses. Muitos povos consideravam que as constelações eram representações dos seus mitos e lendas. Dessa forma, o céu era um lugar divino e os homens somente o alcançavam quando eram convidados ou homenageados pelos deuses.

Entretanto, o espírito humano de vencer limites e barreiras nos impulsionou a superar as nossas limitações e buscou meios para atingirmos o céu. Um exemplo desse desejo é a interessante história sobre Dédalo, relatada na mitologia grega.

Ícaro era filho de Dédalo, o construtor do labirinto em que o rei Minos aprisionava o Minotauro, um ser com corpo de homem e cabeça de touro. A lenda grega conta que Dédalo ensinou Teseu, que seria devorado juntamente com outros jovens pelo monstro, como sair do labirinto. Dédalo sugeriu que ele deveria utilizar um novelo que deveria ser desenrolado na medida em que fosse penetrando no labirinto. Dessa forma, após ter matado o monstro, ele conseguiu fugir do labirinto. O rei Minos ficou furioso e prendeu Dédalo e o seu filho Ícaro no labirinto. Como o rei tinha deixado guardas vigiando as saídas, Dédalo construiu asas com penas dos pássaros colando-as com cera. Antes de levantar voo, o pai recomendou a Ícaro que, quando ambos estivessem voando, não deveriam voar nem muito alto (perto do Sol, cujo calor derreteria a cera) e nem muito baixo (perto do mar, pois a umidade tornaria as asas pesadas). Entretanto, a sensação de voar foi tão estonteante para Ícaro que ele esqueceu a recomendação e elevou-se tanto nos ares a ponto de a previsão de Dédalo ocorrer. A cera derreteu e Ícaro perdeu as asas, precipitando-se no mar e morrendo afogado.

Nos dias de hoje sabemos que é impossível voarmos com asas como imaginou Dédalo. Na realidade, o fato de Ícaro ter voado mais alto não derreteria a cera das asas, mas ocorreriam outros problemas. As aves que voam em grande altitude não sofrem com o calor, mas sim com o frio, o ar rarefeito e a falta de oxigênio. O ser humano não consegue voar batendo asas porque ele não tem força física suficiente para levantar o seu peso. Há outras maneiras muito mais eficientes para voarmos.

Desde o voo histórico de Santos Dumont, em Paris, em 1906, até o pouso dos astronautas da Apollo 11, na Lua, em 1969, o homem tem tentado alcançar as estrelas. Dezenas de missões não tripuladas já foram enviadas para praticamente todos os planetas do sistema solar (com exceção de Plutão). No momento, cogita-se a volta do homem à Lua e uma viagem tripulada para o planeta Marte ainda no século XXI. Entretanto, alcançar outras estrelas e seus sistemas planetários ainda é um sonho muito distante de se realizar. Talvez essa meta seja impossível como o voo de Dédalo e Ícaro.

A atual tecnologia utilizada nos foguetes e nas espaçonaves é baseada no princípio da ação e reação, que foi proposto por Isaac Newton há quase 300 anos. A ideia é simples. Para toda ação de uma força há uma força de reação de igual intensidade e de sentido contrário. Os atuais motores de foguetes utilizam enormes quantidades de combustíveis (oxigênio e hidrogênio líquidos). Quando os componentes do combustível reagem na câmara de combustão, o gás resultante é expelido para trás em alta pressão. De acordo com o princípio da ação e reação, o foguete é impelido para frente. Na medida em que ele vai esgotando o combustível, os módulos vazios são ejetados, o que ajuda também a propulsão do foguete. Independentemente do tipo de combustível utilizado, o princípio é sempre o mesmo.

Para viajar pelo sistema solar, as sondas não tripuladas já lançadas utilizam a atração gravitacional dos planetas para dar um impulso adicional. O planeta, ao “puxar” a espaçonave, acelera o seu movimento. Entretanto, com as trajetórias devidamente calculadas a partir das Leis da Mecânica e da Teoria da Gravitação, desenvolvida por Newton, o seu movimento consegue ser controlado para que ela não se choque com os planetas.

Dessa forma, essas espaçonaves podem atingir as impressionantes marcas de 100.000km/h. Contudo, mesmo com essa velocidade, seriam necessários aproximadamente 40.000 anos para que uma espaçonave alcançasse a estrela mais próxima do sistema solar, Alfa Centauri, que está a quatro anos-luz (aproximadamente 30 trilhões de quilômetros). Estamos ainda muito distantes para conseguir realizar tal viagem. Na conquista do espaço não podemos nos esquecer da prudência que Dédalo pediu para Ícaro, mas também não podemos nunca perder a esperança de alcançar as estrelas.

RECANTO DAS LETRAS. Textos. Contos. Fantasia. Sonho de Ícaro. Recanto das Letras, 21 maio 2008. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/contosdefantasia/998894. Acesso em: 10 jan. 2023. (Adaptado).
Leia o trecho a seguir.

O planeta, ao “puxar” a espaçonave, acelera o seu movimento.

As aspas na palavra “puxar” foram usadas para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1154Q1047037 | Medicina, Pneumologia, Pneumologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Sobre o transplante de pulmão em pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A sobrevida média após o transplante é de 05 anos.
( ) Prolonga a sobrevida e melhora a capacidade funcional.
( ) A maioria dos transplantes de pulmão em pacientes com DPOC é unilateral.
( ) As complicações mais comuns são doença linfoproliferativa, bronquiolite obliterante, rejeição aguda e infecção oportunista.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1155Q1047101 | Medicina, Urologia, Urologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Analise as assertivas abaixo quanto aos tumores de testículos.
I. A orquiectomia radical por via inguinal é o procedimento diagnóstico e terapêutico de escolha.
II. A orquiectomia parcial pode ser considerada em pacientes com testículo contralateral anormal ou ausente, com lesões polares de até 2cm.
III. A linfangiografia e tomografia por emissão de pósitrons marcados com fluordesoxiglicose são mais eficazes para acompanhamento pós-operatório.
IV. A mensuração dos marcadores tumorais como alfa-fetoproteína, gonadotrofina coriônica e desidrogenase lática são necessárias após o tratamento cirúrgico.
V. A radioterapia adjuvante é recomendada para prevenir recorrência local em pacientes submetidos a orquiectomia parcial por tumores de células germinativas.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1156Q1047115 | Português, Sintaxe, Administração, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Texto associado.
A questão se refere ao Texto II.
Texto II

Cuidadores tendem a subestimar a capacidade das pessoas com Alzheimer
Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre a Consciência em Transtornos Neurodegenerativos da UFRJ lembra que, sem estímulos, a condição dos pacientes se deteriora mais rapidamente.

O Laboratório de Estudos sobre a Consciência em Transtornos Neurodegenerativos (LabCONS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro tem a coordenação da psicóloga clínica Marcia Cristina Nascimento Dourado, professora adjunta do Instituto de Psiquiatria da UFRJ e especializada nos cuidados a idosos. Ali são realizadas inúmeras pesquisas com pessoas com a Doença de Alzheimer – entre elas, medir a percepção dos indivíduos sobre sua enfermidade.
“Há 25 anos, atendia pessoas com Alzheimer em psicoterapia e comecei a me perguntar se conseguiam perceber o que estava acontecendo com elas em decorrência da doença. Meu trabalho nasceu desses questionamentos e as pesquisas mostram que há aspectos da cognição que ficam mais preservados. A pessoa pode ter problemas de memória, mas identifica se os outros a estão desqualificando. Em muitos casos, será capaz de dizer que se sente um inútil porque não o deixam fazer nada. As limitações vão aumentando gradativamente, mas o cuidador tende a subestimar a capacidade de um portador de Alzheimer”, afirma a professora.
Dourado faz uma ressalva importante: o cuidador normalmente está sobrecarregado, o que faz com que procure resolver tudo de uma forma rápida e prática. Entretanto, sem estímulos, a condição se deteriora mais rapidamente, por isso essa não é a alternativa ideal na fase inicial da enfermidade: “Sabemos que acaba sendo trabalhoso. Se a pessoa for lavar um prato, talvez não fique limpo, mas, para o portador de demência, lavar aquele prato é relevante, porque dá uma sensação de autonomia, melhora a autoestima. Da mesma forma, na hora de sair, seria bem mais estimulante apresentar pelo menos duas opções de roupas para que a escolha seja dele”, ensina.
A psicóloga lembra que os cuidadores, na maioria composta por esposas e filhas, podem participar de sessões de psicoeducação, para entender não apenas o que é a doença, mas também para aprender a lidar com seus próprios sentimentos: “Há uma tendência de culpabilizar o cuidador, como se ele nunca fizesse o bastante. Se a filha teve uma mãe agressiva ou negligente, haverá uma mescla de ressentimento, obrigação, raiva. É preciso considerar o contexto da relação”. A professora Dourado enfatiza que, no Alzheimer, os domínios que têm um componente emocional ou afetivo se deterioram num ritmo menos acelerado. Portanto, embora seja comum que o paciente não reconheça que enfrenta problemas de memória, distingue alterações nas relações sociais e na forma como é tratado – inclusive no estágio moderado da doença: “O fato de estar esquecido não impede que o portador de Alzheimer perceba uma expressão de irritação – ele não virou uma planta, mas os outros inclusive se referem à pessoa como se não estivesse no local. O diagnóstico acaba virando sinônimo de desqualificação”.
Num dos últimos estudos feitos pelos pesquisadores, que contou com a participação de colegas da Universidade Federal de Santa Catarina, foi identificada uma diferença significativa entre as perspectivas dos pacientes e cuidadores sobre o funcionamento socioemocional de pessoas com Alzheimer leve e moderado. O projeto envolveu uma avaliação transversal de 102 com sintomas leves e 59 casos considerados moderados e seus principais cuidadores.
De maneira geral, portadores de Alzheimer moderado são mais dependentes nas atividades diárias, o que faz com que os cuidadores avaliem seu desempenho de forma mais negativa em relação a outras habilidades. O estudo recebeu investimentos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e os resultados foram publicados na revista científica Journal of Alzheimer Disease and Associatied Disorders.
Fonte: G1. Cuidadores tendem a subestimar a capacidade das pessoas com Alzheimer. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/2025/02/09/cuidadores-tendem-a-subestimar-a-capacidade-daspessoas-com-alzheimer.ghtml. Acesso em: 09 fev. 2025.
Analise o trecho abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta o sujeito da oração.
“Num dos últimos estudos feitos pelos pesquisadores, que contou com a participação de colegas da Universidade Federal de Santa Catarina, foi identificada uma diferença significativa entre as perspectivas dos pacientes e cuidadores sobre o funcionamento socioemocional de pessoas com Alzheimer leve e moderado.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1157Q1057151 | Português, Interpretação de Textos, Cardiologia, CIAAR, Aeronáutica, 2020

Texto associado.
Como premiar a moderação na rede?

Ronaldo Lemos*

1. Quer ter uma experiência completamente diferente da internet? Basta instalar no seu navegador o plug-in chamado Demetricator. Ele oculta totalmente os likes, coraçõezinhos, joinhas, retuítes, compartilhamentos mas também outras métricas que são usadas para indicar quantas pessoas se “engajaram” com uma publicação.
2. A experiência é atordoante. Vivenciei-a. Estamos tão acostumados a enxergar os números das reações que vêm com cada publicação. Após enxergar um post sem esses números, somos obrigados a ver o conteúdo por si só, nu e cru, sem adornos, e a pensar qual o valor que aquilo tem por si.
3. Esse experimento com o Demetricator pode ajudar a melhorar o sistema e o acesso à internet. O estado geral da rede hoje é de inflamação generalizada. Por causa desses números (likes, compartilhamentos, retuítes), as redes sociais se tornaram um concurso de histeria. Ganha quem é mais histriônico, chocante ou apelativo.
4. Um caminho é repensar a arquitetura das redes sociais. É preciso criar mecanismos mais sofisticados de indexar a importância do que é publicado por meio delas. Hoje, o mecanismo é simples: quanto mais radical um post, mais engajamento ele gera, o que, por sua vez, leva a mais distribuição e ainda mais engajamento. Essa dinâmica não precisa ser assim. Esse desenho premia o extremismo. É possível sim um desenho que premie racionalidade e moderação.
5. Criar uma métrica assim permitiria que os usuários organizassem sua experiência na rede. Quem quisesse ver histeria ficaria livre para isso. Mas quem estivesse cansado e quisesse moderação, em vez de radicalização inflamatória, selecionaria essa outra opção, que hoje não existe.
6. Em outras palavras, criar outros critérios de organização da informação e deixar que os usuários decidam como querem ver suas timelines é um caminho promissor: traz mais racionalidade à internet.

* Advogado, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.
Folha de S. Paulo. Mercado, p. A 20, 8 abr. 2019. Adaptado.
A denotação e a conotação dizem respeito às variações de significado que ocorrem no signo linguístico – elemento que representa o significado e o significante. Nem sempre os vocábulos contêm apenas um significado (denotação), podendo apresentar uma variedade deles de acordo com o contexto em que são empregados (conotação).
A esse respeito, é correto afirmar que a frase na qual há palavras empregadas no sentido conotativo é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1158Q1047190 | Pedagogia, Legislação da Educação, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

De acordo com o artigo 5º da Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018, que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, esta etapa do processo de escolarização será orientada pelos seguintes princípios específicos, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1159Q1047191 | Pedagogia, Legislação da Educação, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

De acordo com o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), instituído e implementado a partir da Resolução CNE/CEB nº 3/2009 do Ministério da Educação (MEC), são finalidades do SISTEC, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1160Q1047192 | Pedagogia, Legislação da Educação, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

De acordo com a Lei n° 12.464, de 4 de agosto de 2011, que dispõe sobre o ensino na Aeronáutica, são fases no desenvolvimento do ensino, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.