Início

Questões de Concursos CIAAR

Resolva questões de CIAAR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1161Q1047196 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Preencha as lacunas abaixo. A avaliação pode ser uma oportunidade para consolidar _______________ e desenvolver _______________. Para tanto, ela precisa estar centrada no aluno, o que significa permitir _______________.
FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2008.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1162Q1047202 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Leia os casos a seguir:
Caso I Uma empresa de tecnologia que atua no setor de desenvolvimento de soluções digitais cresceu rapidamente em dois anos. A equipe de liderança percebeu que, à medida que os novos funcionários se integravam, havia uma dificuldade de adaptação à dinâmica de trabalho colaborativo que a empresa exige. Além disso, alguns líderes de equipe expressaram dificuldades em incentivar o engajamento e a participação ativa de suas equipes durante as reuniões de planejamento e execução dos projetos. Nesse contexto, os gestores identificaram que, apesar de os colaboradores serem altamente qualificados tecnicamente, as equipes estavam apresentando baixos níveis de engajamento nas discussões de ideias, com pouca troca de conhecimentos e dificuldades em trabalhar em soluções criativas e colaborativas. A liderança precisava de uma abordagem que ensinasse e incentivasse uma maior participação e mais autonomia dos colaboradores na resolução de problemas complexos da empresa, além de aprimorar a capacidade de colaboração. Para isso, foi introduzido um programa de desenvolvimento contínuo que utilizava situações reais e desafiadoras da empresa como casos para estudo. As equipes eram desafiadas a resolver essas situações em conjunto, incentivando os colaboradores a pesquisar as suas causas possíveis, além de discutir e propor soluções em colaboração.
Caso II Em uma escola de tecnologia, os alunos de um curso de desenvolvimento de software são desafiados a identificar as dificuldades de um grupo de comerciantes para a gerência de seus estoques de forma eficiente e acessível. A partir dessa conjuntura, o professor apresenta o contexto inicial da atividade, e solicita aos alunos que, organizados em equipes, identifiquem o ponto central da situação, realizando, portanto, pesquisas sobre as causas possíveis do problema.
De acordo com as situações apresentadas nos casos acima, qual foi a solução metodológica adotada pela empresa e pela escola?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1163Q1047207 | Pedagogia, Principais Autores, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

O plano é um guia de orientação, pois nele são estabelecidas as diretrizes e os meios de realização do trabalho docente. Como sua função é orientar a prática, partindo das exigências da própria prática, ele não pode ser um documento rígido e absoluto, pois uma das características do processo de ensino é que está sempre em movimento, está sempre sofrendo modificações face às condições reais.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013. p. 248. (adaptado). Considerando o planejamento de ensino em seus elementos constitutivos bem como as modalidades de planejamento, segundo Libâneo (2013), analise as afirmativas a seguir.
I. No plano da escola, dentre outros elementos, são explicitadas as concepções pedagógicas.
II. O plano de ensino, ou de curso, é um roteiro organizado das unidades didáticas, conteúdos e outros.
III. No plano de aula são detalhados os conteúdos, a justificativa, o número de aulas e outros elementos.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1164Q1047225 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Engenharia Elétrica, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Um motor de indução trifásico de 1 HP opera com 220 V / 60 Hz e possui velocidade síncrona de 1200 RPM. O número de polos magnéticos e a velocidade de rotação do motor para escorregamento de 4% são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1165Q1047273 | Português, Interpretação de Textos, Periodontia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Texto associado.
A questão refere-se ao texto I.

Texto I

Sonho de Ícaro

Alcançar o espaço e as estrelas é um sonho antigo da humanidade. Praticamente todas as culturas destacam o céu como um lugar especial. Esse local era normalmente designado como a morada dos deuses. Muitos povos consideravam que as constelações eram representações dos seus mitos e lendas. Dessa forma, o céu era um lugar divino e os homens somente o alcançavam quando eram convidados ou homenageados pelos deuses.

Entretanto, o espírito humano de vencer limites e barreiras nos impulsionou a superar as nossas limitações e buscou meios para atingirmos o céu. Um exemplo desse desejo é a interessante história sobre Dédalo, relatada na mitologia grega.

Ícaro era filho de Dédalo, o construtor do labirinto em que o rei Minos aprisionava o Minotauro, um ser com corpo de homem e cabeça de touro. A lenda grega conta que Dédalo ensinou Teseu, que seria devorado juntamente com outros jovens pelo monstro, como sair do labirinto. Dédalo sugeriu que ele deveria utilizar um novelo que deveria ser desenrolado na medida em que fosse penetrando no labirinto. Dessa forma, após ter matado o monstro, ele conseguiu fugir do labirinto. O rei Minos ficou furioso e prendeu Dédalo e o seu filho Ícaro no labirinto. Como o rei tinha deixado guardas vigiando as saídas, Dédalo construiu asas com penas dos pássaros colando-as com cera. Antes de levantar voo, o pai recomendou a Ícaro que, quando ambos estivessem voando, não deveriam voar nem muito alto (perto do Sol, cujo calor derreteria a cera) e nem muito baixo (perto do mar, pois a umidade tornaria as asas pesadas). Entretanto, a sensação de voar foi tão estonteante para Ícaro que ele esqueceu a recomendação e elevou-se tanto nos ares a ponto de a previsão de Dédalo ocorrer. A cera derreteu e Ícaro perdeu as asas, precipitando-se no mar e morrendo afogado.

Nos dias de hoje sabemos que é impossível voarmos com asas como imaginou Dédalo. Na realidade, o fato de Ícaro ter voado mais alto não derreteria a cera das asas, mas ocorreriam outros problemas. As aves que voam em grande altitude não sofrem com o calor, mas sim com o frio, o ar rarefeito e a falta de oxigênio. O ser humano não consegue voar batendo asas porque ele não tem força física suficiente para levantar o seu peso. Há outras maneiras muito mais eficientes para voarmos.

Desde o voo histórico de Santos Dumont, em Paris, em 1906, até o pouso dos astronautas da Apollo 11, na Lua, em 1969, o homem tem tentado alcançar as estrelas. Dezenas de missões não tripuladas já foram enviadas para praticamente todos os planetas do sistema solar (com exceção de Plutão). No momento, cogita-se a volta do homem à Lua e uma viagem tripulada para o planeta Marte ainda no século XXI. Entretanto, alcançar outras estrelas e seus sistemas planetários ainda é um sonho muito distante de se realizar. Talvez essa meta seja impossível como o voo de Dédalo e Ícaro.

A atual tecnologia utilizada nos foguetes e nas espaçonaves é baseada no princípio da ação e reação, que foi proposto por Isaac Newton há quase 300 anos. A ideia é simples. Para toda ação de uma força há uma força de reação de igual intensidade e de sentido contrário. Os atuais motores de foguetes utilizam enormes quantidades de combustíveis (oxigênio e hidrogênio líquidos). Quando os componentes do combustível reagem na câmara de combustão, o gás resultante é expelido para trás em alta pressão. De acordo com o princípio da ação e reação, o foguete é impelido para frente. Na medida em que ele vai esgotando o combustível, os módulos vazios são ejetados, o que ajuda também a propulsão do foguete. Independentemente do tipo de combustível utilizado, o princípio é sempre o mesmo.

Para viajar pelo sistema solar, as sondas não tripuladas já lançadas utilizam a atração gravitacional dos planetas para dar um impulso adicional. O planeta, ao “puxar” a espaçonave, acelera o seu movimento. Entretanto, com as trajetórias devidamente calculadas a partir das Leis da Mecânica e da Teoria da Gravitação, desenvolvida por Newton, o seu movimento consegue ser controlado para que ela não se choque com os planetas.

Dessa forma, essas espaçonaves podem atingir as impressionantes marcas de 100.000km/h. Contudo, mesmo com essa velocidade, seriam necessários aproximadamente 40.000 anos para que uma espaçonave alcançasse a estrela mais próxima do sistema solar, Alfa Centauri, que está a quatro anos-luz (aproximadamente 30 trilhões de quilômetros). Estamos ainda muito distantes para conseguir realizar tal viagem. Na conquista do espaço não podemos nos esquecer da prudência que Dédalo pediu para Ícaro, mas também não podemos nunca perder a esperança de alcançar as estrelas.

RECANTO DAS LETRAS. Textos. Contos. Fantasia. Sonho de Ícaro. Recanto das Letras, 21 maio 2008. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/contosdefantasia/998894. Acesso em: 10 jan. 2023. (Adaptado).
“Antes de levantar voo, o pai recomendou a Ícaro que, quando ambos estivessem voando, não deveriam voar nem muito alto (perto do Sol, cujo calor derreteria a cera) e nem muito baixo (perto do mar, pois a umidade tornaria as asas pesadas). Entretanto, a sensação de voar foi tão estonteante para Ícaro que ele esqueceu a recomendação e elevouse tanto nos ares a ponto de a previsão de Dédalo ocorrer. A cera derreteu e Ícaro perdeu as asas, precipitando-se no mar e morrendo afogado”.

A palavra destacada no trecho pode ser substituída corretamente, sem prejuízo do sentido original do texto, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1166Q1047032 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Pediatria Neonatal, CIAAR, Aeronáutica, 2024

A presença de hipoplasia cerebelar e malformações mesecefálicas (“sinal do dente molar”) na ressonância magnética de crânio em um neonato é evidenciada em qual das síndromes abaixo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1167Q1047033 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Pediatria Neonatal, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Durante a realização da sala de parto de uma gestante de 40 anos, com idade gestacional de 37 semanas e 3 dias e sem evidências de pré-natal, verificou-se que ao nascer, a criança apresentava um defeito central na parede abdominal, com tamanho variável, coberto por um saco membranoso no qual estava preso o cordão umbilical.
Considerando o caso clínico apresentado, qual é a principal hipótese diagnóstica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1168Q1058315 | Português, Sintaxe, Capelão Evangélico, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Analise as orações abaixo quanto à concordância no plural.

I. Quando as pessoas vêem quaisquer pessoas desconhecidas, procuram questioná-las.

II. Os barulhos vêm das casas do lado.

III. Estas tecnologias nada têm a ver com as realidades das pacatas cidades.

IV. Agora os pesquisadores reveem os resultados obtidos nas pesquisas.

O plural está correto apenas nas assertivas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1169Q1047098 | Medicina, Urologia, Urologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Sobre a vasculatura renal, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A oclusão ou lesão a um ramo segmentar não causará o infarto renal segmentar devido à extensa anastomose.
( ) A veia renal esquerda pode ficar comprimida entre a artéria mesentérica superior e a aorta, causando a Síndrome do Quebra-Nozes.
( ) Existe um plano avascular longitudinal no rim, chamado linha de Brodel, cuja incisão pode resultar em uma perda sanguínea menor.
( ) Nos casos em que o ramo segmentar posterior passe anteriormente ao ureter, poderá haver uma obstrução da junção ureteropiélica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1170Q1047108 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Capelão Evangélico, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Analise as afirmativas abaixo quanto aos métodos de leitura bíblica e suas respectivas tarefas.

I. O método fundamentalista tende a absolutizar o sentido literal da Bíblia.

II. Um dos aspectos positivos do método estruturalista é o de fundamentar a validade de novas releituras e interpretações.

III. O método histórico-crítico é o caminho mais usado em análises sincrônicas da Bíblia.

IV. O método estruturalista se interessa pela gênese e evolução histórica dos textos da Bíblia.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1171Q1047158 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Enfermagem, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Avalie as afirmativas abaixo sobre as medidas específicas recomendadas para a prevenção de pneumonia associada à assistência à saúde, incluindo as diretrizes do bundle (pacote de medidas) desenvolvido pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI).
I. O uso da ventilação mecânica não-invasiva (VMNI) tem demonstrado redução na incidência de pneumonia comparado com a ventilação mecânica.
II. A utilização da maior sedação possível e a avaliação da prontidão do paciente para a desintubação tem sido correlacionada com a redução do tempo de ventilação mecânica.
III. A utilização da cânula orotraqueal, com um sistema de aspiração de secreção subglótica contínua ou intermitente, é recomendada para pacientes que irão permanecer sob ventilação mecânica acima de 48h ou 72h.
IV. A troca do circuito respiratório deverá ser realizada em ciclos de 72 horas de uso pelo paciente em ventilação mecânica. Portanto, é recomendada a troca rotineira deste dispositivo.
V. Recomenda-se que a retirada do tubo endotraqueal seja realizada quando as condições clínicas permitirem. A utilização de protocolos de sedação, aceleração do desmame e ventilação não invasiva auxiliam na decisão, na condução e na melhoria do atendimento.
Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1172Q1057148 | Português, Interpretação de Textos, Cardiologia, CIAAR, Aeronáutica, 2020

Texto associado.
Como premiar a moderação na rede?

Ronaldo Lemos*

1. Quer ter uma experiência completamente diferente da internet? Basta instalar no seu navegador o plug-in chamado Demetricator. Ele oculta totalmente os likes, coraçõezinhos, joinhas, retuítes, compartilhamentos mas também outras métricas que são usadas para indicar quantas pessoas se “engajaram” com uma publicação.
2. A experiência é atordoante. Vivenciei-a. Estamos tão acostumados a enxergar os números das reações que vêm com cada publicação. Após enxergar um post sem esses números, somos obrigados a ver o conteúdo por si só, nu e cru, sem adornos, e a pensar qual o valor que aquilo tem por si.
3. Esse experimento com o Demetricator pode ajudar a melhorar o sistema e o acesso à internet. O estado geral da rede hoje é de inflamação generalizada. Por causa desses números (likes, compartilhamentos, retuítes), as redes sociais se tornaram um concurso de histeria. Ganha quem é mais histriônico, chocante ou apelativo.
4. Um caminho é repensar a arquitetura das redes sociais. É preciso criar mecanismos mais sofisticados de indexar a importância do que é publicado por meio delas. Hoje, o mecanismo é simples: quanto mais radical um post, mais engajamento ele gera, o que, por sua vez, leva a mais distribuição e ainda mais engajamento. Essa dinâmica não precisa ser assim. Esse desenho premia o extremismo. É possível sim um desenho que premie racionalidade e moderação.
5. Criar uma métrica assim permitiria que os usuários organizassem sua experiência na rede. Quem quisesse ver histeria ficaria livre para isso. Mas quem estivesse cansado e quisesse moderação, em vez de radicalização inflamatória, selecionaria essa outra opção, que hoje não existe.
6. Em outras palavras, criar outros critérios de organização da informação e deixar que os usuários decidam como querem ver suas timelines é um caminho promissor: traz mais racionalidade à internet.

* Advogado, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.
Folha de S. Paulo. Mercado, p. A 20, 8 abr. 2019. Adaptado.
É correto afirmar que, considerando-se especificamente o comportamento do frequentador das redes sociais, a atitude que melhor responde à indagação proposta no título do texto remete à ideia de que este usuário deve, fundamentalmente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1173Q1047194 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Preencha as lacunas abaixo.
A aproximação (do aluno com o conteúdo, do aluno com o professor ou do aluno com os colegas de aprendizagem) é condição necessária, ainda que não suficiente, para que ocorra aprendizagem. Assim sendo, _______________ soa como um paradoxo. A maneira mais óbvia de eliminar tal barreira é colocar os protagonistas em um mesmo espaço físico, mas não é a única. Os _______________ e as _______________, dos correios à telepresença, também podem se aproximar, com menor custo e com maior eficiência.
TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010. p. 26. (adaptado).
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1174Q1047224 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Engenharia Elétrica, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Um dínamo que usa excitação separada está ligado em uma carga de 60Ω. A corrente circulante na carga é de 8 A e a resistência da armadura da máquina é de 1Ω. A força eletromotriz gerada é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1175Q1047229 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Um analisador de qualidade de energia foi usado para monitorar um sistema no-brake trifásico de 380 V / 60 Hz, com neutro instalado, usado para alimentação de emergência de cargas seletivas em um hospital. Os seguintes resultados foram obtidos nas medições de corrente realizadas nos condutores de fase da carga:

• Fundamental: 84 A • 3ª harmônica: 45 A • 5ª harmônica: 28 A • 7ª harmônica: 15 A

A corrente a ser considerada no dimensionamento das bitolas dos condutores de fase é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1176Q1047272 | Português, Sintaxe, Periodontia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Texto associado.
A questão refere-se ao texto I.

Texto I

Sonho de Ícaro

Alcançar o espaço e as estrelas é um sonho antigo da humanidade. Praticamente todas as culturas destacam o céu como um lugar especial. Esse local era normalmente designado como a morada dos deuses. Muitos povos consideravam que as constelações eram representações dos seus mitos e lendas. Dessa forma, o céu era um lugar divino e os homens somente o alcançavam quando eram convidados ou homenageados pelos deuses.

Entretanto, o espírito humano de vencer limites e barreiras nos impulsionou a superar as nossas limitações e buscou meios para atingirmos o céu. Um exemplo desse desejo é a interessante história sobre Dédalo, relatada na mitologia grega.

Ícaro era filho de Dédalo, o construtor do labirinto em que o rei Minos aprisionava o Minotauro, um ser com corpo de homem e cabeça de touro. A lenda grega conta que Dédalo ensinou Teseu, que seria devorado juntamente com outros jovens pelo monstro, como sair do labirinto. Dédalo sugeriu que ele deveria utilizar um novelo que deveria ser desenrolado na medida em que fosse penetrando no labirinto. Dessa forma, após ter matado o monstro, ele conseguiu fugir do labirinto. O rei Minos ficou furioso e prendeu Dédalo e o seu filho Ícaro no labirinto. Como o rei tinha deixado guardas vigiando as saídas, Dédalo construiu asas com penas dos pássaros colando-as com cera. Antes de levantar voo, o pai recomendou a Ícaro que, quando ambos estivessem voando, não deveriam voar nem muito alto (perto do Sol, cujo calor derreteria a cera) e nem muito baixo (perto do mar, pois a umidade tornaria as asas pesadas). Entretanto, a sensação de voar foi tão estonteante para Ícaro que ele esqueceu a recomendação e elevou-se tanto nos ares a ponto de a previsão de Dédalo ocorrer. A cera derreteu e Ícaro perdeu as asas, precipitando-se no mar e morrendo afogado.

Nos dias de hoje sabemos que é impossível voarmos com asas como imaginou Dédalo. Na realidade, o fato de Ícaro ter voado mais alto não derreteria a cera das asas, mas ocorreriam outros problemas. As aves que voam em grande altitude não sofrem com o calor, mas sim com o frio, o ar rarefeito e a falta de oxigênio. O ser humano não consegue voar batendo asas porque ele não tem força física suficiente para levantar o seu peso. Há outras maneiras muito mais eficientes para voarmos.

Desde o voo histórico de Santos Dumont, em Paris, em 1906, até o pouso dos astronautas da Apollo 11, na Lua, em 1969, o homem tem tentado alcançar as estrelas. Dezenas de missões não tripuladas já foram enviadas para praticamente todos os planetas do sistema solar (com exceção de Plutão). No momento, cogita-se a volta do homem à Lua e uma viagem tripulada para o planeta Marte ainda no século XXI. Entretanto, alcançar outras estrelas e seus sistemas planetários ainda é um sonho muito distante de se realizar. Talvez essa meta seja impossível como o voo de Dédalo e Ícaro.

A atual tecnologia utilizada nos foguetes e nas espaçonaves é baseada no princípio da ação e reação, que foi proposto por Isaac Newton há quase 300 anos. A ideia é simples. Para toda ação de uma força há uma força de reação de igual intensidade e de sentido contrário. Os atuais motores de foguetes utilizam enormes quantidades de combustíveis (oxigênio e hidrogênio líquidos). Quando os componentes do combustível reagem na câmara de combustão, o gás resultante é expelido para trás em alta pressão. De acordo com o princípio da ação e reação, o foguete é impelido para frente. Na medida em que ele vai esgotando o combustível, os módulos vazios são ejetados, o que ajuda também a propulsão do foguete. Independentemente do tipo de combustível utilizado, o princípio é sempre o mesmo.

Para viajar pelo sistema solar, as sondas não tripuladas já lançadas utilizam a atração gravitacional dos planetas para dar um impulso adicional. O planeta, ao “puxar” a espaçonave, acelera o seu movimento. Entretanto, com as trajetórias devidamente calculadas a partir das Leis da Mecânica e da Teoria da Gravitação, desenvolvida por Newton, o seu movimento consegue ser controlado para que ela não se choque com os planetas.

Dessa forma, essas espaçonaves podem atingir as impressionantes marcas de 100.000km/h. Contudo, mesmo com essa velocidade, seriam necessários aproximadamente 40.000 anos para que uma espaçonave alcançasse a estrela mais próxima do sistema solar, Alfa Centauri, que está a quatro anos-luz (aproximadamente 30 trilhões de quilômetros). Estamos ainda muito distantes para conseguir realizar tal viagem. Na conquista do espaço não podemos nos esquecer da prudência que Dédalo pediu para Ícaro, mas também não podemos nunca perder a esperança de alcançar as estrelas.

RECANTO DAS LETRAS. Textos. Contos. Fantasia. Sonho de Ícaro. Recanto das Letras, 21 maio 2008. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/contosdefantasia/998894. Acesso em: 10 jan. 2023. (Adaptado).
Em “[...] o céu era um lugar divino e os homens somente o alcançavam quando eram convidados ou homenageados pelos deuses”, o termo destacado expressa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1177Q1047036 | Medicina, Pneumologia, Pneumologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Com relação à medida da captação do monóxido de carbono (DCO), podemos afirmar, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1178Q1058312 | Português, Interpretação de Textos, Capelão Evangélico, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Analise o trecho abaixo, observando o emprego dos mecanismos de coesão e coerência textual, e marque a opção correta sobre o uso dos elementos de referenciação.



"As hortas caseiras têm se tornado uma tendência crescente, não apenas por sua capacidade de promover uma alimentação saudável, mas também devido à sua contribuição para o bem-estar psicológico dos indivíduos. Elas têm se revelado como uma alternativa prática, ao permitir que os consumidores cultivem seus próprios alimentos, escolhendo com precisão o que desejam plantar. Isso tem gerado uma verdadeira transformação nos hábitos alimentares da população, ao ponto de alguns até afirmarem que o cultivo de hortas caseiras substitui atividades terapêuticas, proporcionando relaxamento e prazer. Além disso, elas têm se expandido para além das grandes cidades, com o aumento da demanda por produtos naturais e locais."

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1179Q1047094 | Medicina, Urologia, Urologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

A tomografia computadorizada é hoje uma das partes integrantes da prática urológica e a urografia por tomografia substituiu a urografia excretora como a imagem de eleição na urologia moderna para avaliação de hematúria, neoplasias, cálculos renais e planejamento operatório. Em relação a tomografia computadorizada, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A Urografia por tomografia computadorizada é uma excelente escolha de imagem para avaliar o rim, o sistema coletor do trato superior e ureter.
( ) Com exceção de cálculos de indinavir, todos os cálculos urinários são visíveis em tomografia computadorizada não contrastada do abdome e da pelve.
( ) Uma massa renal observada na tomografia computadorizada que contrasta mais de 15 a 20 unidades Hounsfield tem maior probabilidade de ser um câncer renal.
( ) A Urografia por tomografia computadorizada é altamente sensível para diagnósticos de tumores renais e cálculos urinários, porém com baixa especificidade para carcinoma urotelial do trato superior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1180Q1047160 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermagem, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Sobre as manifestações clínicas exclusivas da sífilis congênita tardia em crianças, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Hepatomegalia.
( ) Condiloma lata.
( ) Perda auditiva sensorial.
( ) Rágades (fissuras periorais e perinasais), gomas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.