Início

Questões de Concursos CIAAR

Resolva questões de CIAAR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q687487 | Química, Primeiro Tenente Engenharia Metalúrgica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

A compreensão de muitas propriedades físicas dos materiais está baseada no conhecimento das forças interatômicas que unem os átomos, conhecida como ligações atômicas. A ligação covalente é uma das formas de unirem os átomos. 
O número de ligações covalentes, que é possível para um átomo particular, é determinado pelo número de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q18591 | Português, Interpretação de Textos, Oficial Temporário, CIAAR, FAB

Texto associado.
Texto 1

Volta do bom selvagem A escolha do pobre Vanuatu como o país mais feliz reabre a questão: o que é felicidade?

Okky de Sousa Desde tempos remotos os pensadores tentam definir o que é felicidade. Para o filósofo grego Aristóteles, felicidade seria a manifestação da alma diante de uma vida virtuosa. Na semana passada, a ONG inglesa The New Economics Foundation contribuiu para esse debate com a divulgação de uma pesquisa que traz o ranking dos países onde as populações são mais felizes. O resultado é surpreendente. Seriam os americanos, donos da nação mais rica do planeta, os mais felizes? Nada disso. Os Estados Unidos ocupam um modestíssimo 150.º lugar na classificação. Que tal os italianos, sempre alegres, amantes da boa comida e da boa música? Não passam do 66.º lugar. Os brasileiros aparecem um pouquinho melhor na lista: 63.º posto. Segundo a pesquisa, feliz de verdade é o povo de Vanuatu, um pequeno arquipélago do Pacífico Sul, agraciado com o primeiro lugar na lista. Vanuatu é um país com 210.000 habitantes que vivem basicamente da agricultura de subsistência – colhem coco, cacau e inhame – e não têm acesso à água potável de qualidade. Apenas 3% da população possui telefone fixo, e a mortalidade infantil é de 54 óbitos a cada 1.000 nascimentos, o dobro do índice brasileiro.

A classificação de Vanuatu no topo do ranking dos países mais felizes se explica pelos critérios usados na pesquisa, que levam em conta apenas três fatores: expectativa de vida, bem-estar e extensão dos danos ambientais causados pelo homem em cada país. Como os vanuatuenses se satisfazem com muito pouco, não sabem o que é sociedade de consumo nem sacrificam o meio ambiente para produzir riquezas, acabaram levando a taça. A definição da ONG inglesa para felicidade, portanto, remete à figura romântica do "bom selvagem" criada pelo filósofo iluminista Jean-Jacques Rousseau, que viveu no século XVIII. Rousseau enunciou que "o homem é originalmente bom até ser corrompido pela sociedade". Para a New Economics Foundation, o dito continua valendo. Os critérios utilizados na pesquisa produziram outras excrescências na lista de nações com população mais feliz. Entre os dez primeiros postos estão a Colômbia, país conflagrado por uma guerra civil e pelo narcotráfico, e Cuba, onde a população não tem o que comer e vive oprimida pela ditadura geriátrica de Fidel Castro.

A pesquisa da ONG inglesa surge na esteira de um burburinho provocado atualmente nos meios acadêmicos pelos adeptos da chamada psicologia positiva, cujo objetivo é justamente permitir às pessoas a conquista da felicidade. Psicólogos ligados a universidades americanas respeitadas como a Harvard e a da Pensilvânia pregam uma inversão nas técnicas tradicionais de terapia. Eles induzem seus pacientes a enxergar a si próprios não como um redemoinho de desejos frustrados e violências reprimidas, como ensinou Freud, mas como um repositório de forças positivas e virtudes potenciais capazes de abrir as portas para a felicidade. "Durante muitos anos só os falsos gurus da auto-ajuda escreveram sobre a felicidade. Queremos dar consistência e respeitabilidade a esse tema", diz o psicólogo Tal Ben-Shahar, que ministra o curso de psicologia positiva em Harvard.

Mas, afinal, o que a psicologia positiva entende por felicidade? Não se trata de uma pergunta fácil. "Felicidade é conhecer o melhor de nós mesmos" é uma resposta frequente. "As pessoas felizes em geral são casadas, cultivam muitas amizades e têm vida social intensa", tenta identificar o psicólogo americano Martin Seligman, autor do livro Felicidade Autêntica, já lançado no Brasil. Nenhuma resposta consegue contornar o fato de que felicidade é um conceito abstrato que provavelmente não tem correspondência no mundo real. Ser feliz significa viver isento de contratempos, o que só parece possível na visão que os religiosos têm do paraíso. "Momentos felizes são efeitos colaterais positivos da vida", define Adam Phillips, um dos mais conceituados psicanalistas ingleses da atualidade. "Mas o sujeito que se encaixasse no perfil ideal dos manuais de busca da felicidade seria um perfeito idiota", ele completa. Para saber o que é felicidade, só mesmo perguntando aos nativos de Vanuatu.

http://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/volta_bom_se...
Assinale a alternativa em que ocorre uma opinião do autor do texto 1.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q18524 | Farmácia, Farmacêutico, CIAAR, FAB

As anemias podem ocorrer devido a uma construção incorreta da hemoglobina. Uma talassemia pode ser descrita como resultantes da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q53084 | Biologia, Bioquímica, Primeiro Tenente, CIAAR

O método de Willis é um exame parasitológico de fezes muito utilizado para o diagnóstico de cistos de protozoários e de alguns ovos de helmintos. O princípio deste método é que estes cistos e ovos, devido à sua densidade,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q692633 | Metalurgia, Primeiro Tenente Engenharia Metalúrgica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

A ordenação atômica em sólidos cristalinos indica que pequenos grupos de átomos formam um padrão repetitivo. Dessa forma, ao descrever as estruturas cristalinas com frequência, torna-se conveniente subdividir a estrutura em pequenas entidades que se repetem, chamadas de células unitárias. 
A esse respeito, é correto afirmar que não representa um tipo de estrutura cristalina o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q18573 | Conhecimentos Específicos, História Econômica e Economia Contemporânea, Oficial Temporário, CIAAR, FAB

Analise as afirmativas.

I. O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), criado em 1936, tinha como objetivo principal a realização da modernização administrativa do país.

II. O Estado oligárquico, no periodo identificado como República Velha ou dos Coronéis (1889-1930), dava relevante importância às politicas de caráter social ou à mobilização da sociedade civil.

Ill. O governo Vargas (1930-1945) deflagra o processo que leva à criação das bases institucionais de uma democracia nos moldes das sociedades fordistas da época, estabelecendo direitos trabalhistas, um sistema de ensino público,o sufrágio universal e a Constituição de 1946.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q689115 | Odontologia, Primeiro Tenente Dentística, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Sobre o cimento de ionômero de vidro, indique se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.
( ) O ácido bárico é adicionado para controlar as características de trabalho e de presa do material.
( ) A mistura de pó e de líquido inicia uma reação ácido-base entre o fluoroaluminossilicato e o ácido carboxílico.
( ) O pó consiste de vidro de fluoroaluminossilicato triturado reativo em meio básico, íons cálcio, estrôncio e lantânio.
( ) A presa inicial é alcançada em 3 a 4 minutos após o início da mistura, mas a reação iônica continua por pelo menos mais 24 horas, para que a maturação seja alcançada.
( ) A matriz polimérica da maioria dos cimentos de ionômero de vidro é um copolímero de ácido poliacrílico e de ácido itacônico ou maleico, geralmente na forma de líquido aquoso concentrado.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q18545 | Português, Oficial de Apoio, CIAAR, FAB

Texto associado.
 A zaqa aérea do Brasil na Copa

Delineamos as estratégias da FAB para garantir marcação cerrada nos céus do país durante o maior evento esportivo do mundo.

    Entre os preparativos mais complexos para a Copa do Mundo, que começará em junho próximo, e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto de 2016, está a criação de zonas de exclusão aéreas, nas quais os sobrevoos de aeronaves estarão proibidos. É uma medida de segurança que visa evitar atentados terroristas e incidentes aéreos nos locais de grande concentração de turistas e atletas. Esse tipo de iniciativa já foi posta em prática nos Jogos de Londres, em 2012, com grande sucesso. Na ocasião, oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) acompanharam o trabalho dos britânicos. No Brasil, será uma experiência de proporções ainda maiores, envolvendo 12 cidades-sede espalhadas por todo o território nacional - bem menos complexa será a proteção dos céus do Rio nos Jogos Olímpicos. Não que o país seja alvo de atentados, mas, diante dos atuais riscos globais e de suas consequências, todo o cuidado será pouco. A primeira experiência real desse gênero para a FAB foi a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que reuniu 43.000 participantes de 193 nações, em 2012. Depois vieram a Copa das Confederações, em junho de 2013, seguida da visita do Papa Francisco, em agosto do mesmo ano. Em todos esses eventos, caças e helicópteros estiveram de prontidão.

(André Vargas, Aero Magazine, n° 237 - 2014. Fragmento.)
De acordo com aspectos da linguagem utilizada, preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

O texto apresenta uma linguagem que é, predominantemente, ___________________; utilizando como recurso linguístico__________________________ .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q690950 | Português, Crase, Primeiro Tenente Administração, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Considerando que a crase ocorre apenas antes de palavra feminina e é a fusão escrita e oral de duas vogais idênticas, preencha as lacunas do texto de Mário Quintana. 
Perna de Pau 
“Uma perna de pau está muito mais próxima da natureza do que uma perna mecânica. E é mais romântica, afinal. Que querem? Pertenço ainda _____ Idade da Madeira. E escrevo isto com a minha caneta de plástico, _____ esta minha mesa de metal inoxidável e ante _____ página aberta destas ‘Histórias Ilustradas’, de onde me espiam coloridamente, no tombadilho de uma fragata, a princesa prisioneira, o pirata da perna de pau e do olho tapado e o belo espécime de um licorne branco, mas que parece alheio _____ tudo quanto se passa dentro do livro e no lado de fora do livro.” (QUINTANA, Mário. Caderno H. São Paulo: Globo, 2003, p.130.) 
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q686371 | Farmácia, Primeiro Tenente Farmácia Hospitalar, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Avalie as asserções e a relação proposta entre elas.
I. A intervenção farmacêutica permite a avaliação da qualidade por meio de indicadores, os quais podem ser utilizados para demonstrar a contribuição do farmacêutico na assistência, reforçar aos profissionais a importância desse cuidado e comparar os dados com outras instituições, visando melhorias de processos
PORQUE

II. intervenção farmacêutica é um ato planejado, documentado e realizado, junto ao usuário e a profissionais de saúde, que visa resolver ou prevenir problemas que interferem ou podem interferir na farmacoterapia, sendo parte integrante do processo de acompanhamento/ seguimento farmacoterapêutico.
Sobre as asserções, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q18505 | Informática, Banco de Dados, Engenheiro da Computação, CIAAR, FAB

A linguagem SQL pode ser considerada um dos principais motivos para o sucesso dos bancos de dados relacionais comerciais. Como ela se tornou padrão para esse tipo de bancos de dados, os usuários ficaram menos preocupados com a migração de suas aplicações de outros sistemas de banco de dados – por exemplo, sistemas de rede hierárquicos. Isso aconteceu porque, mesmo que os usuários estivessem insatisfeitos com o produto SGBD relacional em particular que estavam usando, a conversão para outro SGBD relacional não seria tão cara ou demorada, pois os dois sistemas seguiam os mesmos padrões de linguagem.

(Elmasri, Sistemas de Banco de Dados, 6ª ed.)

Suponha a seguinte situação:
Recuperar a data de nascimento e o endereço do(s) funcionário(s) cujo nome seja "João B. Silva"
Assinale o comando correto em SQL que deve ser executado para mostrar o resultado da instrução acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q688386 | Português, Sintaxe, Primeiro Tenente, CIAAR, Aeronáutica, 2019

É correto afirmar que a única frase em que a forma verbal não está adequadamente empregada é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q18518 | Português, Farmacêutico, CIAAR, FAB

Texto associado.
O que diria e o que faria Mandela?

      O mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da África do Norte para a Europa. São desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa líbia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da África, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-íris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos.
      [...] A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estão roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violência (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-íris. O desafio se tornou mais ingrato e o arco-íris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)
O título do texto é estruturado a partir de um questionamento; a partir do conteúdo textual, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q685745 | Eletroeletrônica, Primeiro Tenente Engenharia Eletrônica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Com relação a retificadores trifásicos não controlados de seis pulsos e de três pulsos, avalie as seguintes afirmações. 
I. A frequência de ondulação de um retificador trifásico não controlado de seis pulsos é maior do que a frequência de ondulação de um retificador trifásico não controlado de três pulsos. 
II. A tensão de ondulação de um retificador trifásico não controlado de seis pulsos possui em sua saída uma tensão DC menor que a tensão de ondulação de um retificador trifásico não controlado de três pulsos 
III. O retificador trifásico não controlado de seis pulsos não pode ser ligado diretamente a uma rede trifásica. 
Está correto apenas o que se afirma em 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

135Q18503 | Informática, Engenheiro da Computação, CIAAR, FAB

O modelo OSI é composto por 7 camadas. Esse modelo se baseia em uma proposta desenvolvida pela ISS (International Standards Organization). Sobre o modelo de camadas OSI, analise as afirmativas abaixo.

I. A camada de sessão permite que os usuários em diferentes máquinas estabeleçam sessões de comunicação entre eles.
II. A subcamada de controle de acesso ao meio pertence à camada de enlace de dados.
III. O protocolo RTP trabalha na camada de transporte.
IV. O protocolo ICMP é executado na camada de aplicação.
V. A camada física está relacionada à sintaxe e à semântica das informações transmitidas.

Estão corretas somente as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q53085 | Biologia, Bioquímica, Primeiro Tenente, CIAAR

Num exame direto ao microscópio de um material de fezes frescas, observou-se um ovo com rolhas polares proeminentes e com casca lisa. De acordo com a descrição anterior, é correto afirmar que este paciente está infectado com o parasita  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q686363 | Farmácia, Primeiro Tenente Farmácia Hospitalar, CIAAR, Aeronáutica, 2019

A higienização das mãos é reconhecida, mundialmente, como uma medida primária, mas muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Por este motivo, essa ação tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e do controle de infecções dentro dos serviços de saúde, incluindo aquelas decorrentes da transmissão cruzada de microrganismos multirresistentes. Dentro de uma estrutura hospitalar, a farmácia é quem adquire e/ou prepara todos os agentes antimicrobianos necessários à terapêutica e à higienização hospitalar. Por meio da farmácia, pode se garantir o acesso racional e monitorar a utilização dos antimicrobianos e a utilização de saneantes e germicidas nos diversos setores do hospital.
A esse respeito, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.
( ) A clorexidina tem rápida ação microbicida, quando aplicados à pele, mas não tem atividade residual apreciável.
( ) A higienização com sabonete líquido remove a microbiota transitória, tornando as mãos limpas. Esse nível de descontaminação é insuficiente para os contatos sociais em geral e para a maioria das atividades práticas nos serviços de saúde.
( ) O modo de ação predominante dos álcoois na antissepsia consiste na desnaturação e coagulação das proteínas. Outros mecanismos associados têm sido reportados, como a ruptura da integridade citoplasmática, à lise celular e à interferência no metabolismo celular.
( ) Vários antissépticos e sabonetes associados à antissépticos podem ser utilizados na higienização das mãos durante o cuidado de pacientes colonizados e ou infectados com microrganismos multirresistentes, como clorexidina, Polivinilpirrolidona Iodo – PVPI, triclosan e álcool.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

138Q52968 | Português, Primeiro Tenente Farmacêutico Hospitalar, CIAAR

Texto associado.
O padeiro

       Levanto cedo, faço minhas abluções, ponho a chaleira no fogo para fazer café e abro a porta do apartamento - mas não encontro o pão costumeiro. No mesmo instante me lembro de ter lido alguma coisa nos jornais da véspera sobre a “greve do pão dormido". De resto não é bem uma greve, é um lockout, greve dos patrões, que suspenderam o trabalho noturno; acham que obrigando o povo a tomar seu café da manhã com pão dormido conseguirão não sei bem o que do governo.
      Está bem. Tomo o meu café com pão dormido, que não é tão ruim assim. E enquanto tomo café vou me lembrando de um homem modesto que conheci antigamente. Quando vinha deixar o pão à porta do apartamento ele apertava a campainha, mas, para não incomodar os moradores, avisava gritando: 
      - Não é ninguém, é o padeiro! 
      Interroguei-o uma vez: como tivera a ideia de gritar aquilo? 
      “Então você não é ninguém?" Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido. Muitas vezes lhe acontecera bater a campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou outra pessoa qualquer, e ouvir uma voz que vinha lá de dentro perguntando quem era; e ouvir a pessoa que o atendera dizer para dentro: “não é ninguém, não senhora, é o padeiro". Assim ficara sabendo que não era ninguém…
      Ele me contou isso sem mágoa nenhuma, e se despediu ainda sorrindo. Eu não quis detê-lo para explicar que estava falando com um colega, ainda que menos importante. Naquele tempo eu também, como os padeiros, fazia o trabalho noturno. Era pela madrugada que deixava a redação de jornal, quase sempre depois de uma passagem pela oficina - e muitas vezes saía já levando na mão um dos primeiros exemplares rodados, o jornal ainda quentinho da máquina, como pão saído do forno. 
      Ah, eu era rapaz, eu era rapaz naquele tempo! E às vezes me julgava importante porque no jornal que levava para casa, além de reportagens ou notas que eu escrevera sem assinar, ia uma crônica ou artigo com o meu nome. O jornal e o pão estariam bem cedinho na porta de cada lar; e dentro do meu coração eu recebi a lição de humildade daquele homem entre todos útil e entre todos alegre; “não é ninguém, é o padeiro!" E assobiava pelas escadas. 

(Rubem Braga. Disponível em: http://www.sul21.com.br/jornal/2013/01/100-anos-do...)
Tendo em vista a construção de sentido no texto, a alternativa cujo conteúdo melhor sintetiza a mensagem proposta pelo texto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

139Q18594 | Português, Interpretação de Textos, Oficial Temporário, CIAAR, FAB

Texto associado.
Texto 1

Volta do bom selvagem A escolha do pobre Vanuatu como o país mais feliz reabre a questão: o que é felicidade?

Okky de Sousa Desde tempos remotos os pensadores tentam definir o que é felicidade. Para o filósofo grego Aristóteles, felicidade seria a manifestação da alma diante de uma vida virtuosa. Na semana passada, a ONG inglesa The New Economics Foundation contribuiu para esse debate com a divulgação de uma pesquisa que traz o ranking dos países onde as populações são mais felizes. O resultado é surpreendente. Seriam os americanos, donos da nação mais rica do planeta, os mais felizes? Nada disso. Os Estados Unidos ocupam um modestíssimo 150.º lugar na classificação. Que tal os italianos, sempre alegres, amantes da boa comida e da boa música? Não passam do 66.º lugar. Os brasileiros aparecem um pouquinho melhor na lista: 63.º posto. Segundo a pesquisa, feliz de verdade é o povo de Vanuatu, um pequeno arquipélago do Pacífico Sul, agraciado com o primeiro lugar na lista. Vanuatu é um país com 210.000 habitantes que vivem basicamente da agricultura de subsistência – colhem coco, cacau e inhame – e não têm acesso à água potável de qualidade. Apenas 3% da população possui telefone fixo, e a mortalidade infantil é de 54 óbitos a cada 1.000 nascimentos, o dobro do índice brasileiro.

A classificação de Vanuatu no topo do ranking dos países mais felizes se explica pelos critérios usados na pesquisa, que levam em conta apenas três fatores: expectativa de vida, bem-estar e extensão dos danos ambientais causados pelo homem em cada país. Como os vanuatuenses se satisfazem com muito pouco, não sabem o que é sociedade de consumo nem sacrificam o meio ambiente para produzir riquezas, acabaram levando a taça. A definição da ONG inglesa para felicidade, portanto, remete à figura romântica do "bom selvagem" criada pelo filósofo iluminista Jean-Jacques Rousseau, que viveu no século XVIII. Rousseau enunciou que "o homem é originalmente bom até ser corrompido pela sociedade". Para a New Economics Foundation, o dito continua valendo. Os critérios utilizados na pesquisa produziram outras excrescências na lista de nações com população mais feliz. Entre os dez primeiros postos estão a Colômbia, país conflagrado por uma guerra civil e pelo narcotráfico, e Cuba, onde a população não tem o que comer e vive oprimida pela ditadura geriátrica de Fidel Castro.

A pesquisa da ONG inglesa surge na esteira de um burburinho provocado atualmente nos meios acadêmicos pelos adeptos da chamada psicologia positiva, cujo objetivo é justamente permitir às pessoas a conquista da felicidade. Psicólogos ligados a universidades americanas respeitadas como a Harvard e a da Pensilvânia pregam uma inversão nas técnicas tradicionais de terapia. Eles induzem seus pacientes a enxergar a si próprios não como um redemoinho de desejos frustrados e violências reprimidas, como ensinou Freud, mas como um repositório de forças positivas e virtudes potenciais capazes de abrir as portas para a felicidade. "Durante muitos anos só os falsos gurus da auto-ajuda escreveram sobre a felicidade. Queremos dar consistência e respeitabilidade a esse tema", diz o psicólogo Tal Ben-Shahar, que ministra o curso de psicologia positiva em Harvard.

Mas, afinal, o que a psicologia positiva entende por felicidade? Não se trata de uma pergunta fácil. "Felicidade é conhecer o melhor de nós mesmos" é uma resposta frequente. "As pessoas felizes em geral são casadas, cultivam muitas amizades e têm vida social intensa", tenta identificar o psicólogo americano Martin Seligman, autor do livro Felicidade Autêntica, já lançado no Brasil. Nenhuma resposta consegue contornar o fato de que felicidade é um conceito abstrato que provavelmente não tem correspondência no mundo real. Ser feliz significa viver isento de contratempos, o que só parece possível na visão que os religiosos têm do paraíso. "Momentos felizes são efeitos colaterais positivos da vida", define Adam Phillips, um dos mais conceituados psicanalistas ingleses da atualidade. "Mas o sujeito que se encaixasse no perfil ideal dos manuais de busca da felicidade seria um perfeito idiota", ele completa. Para saber o que é felicidade, só mesmo perguntando aos nativos de Vanuatu.

http://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/volta_bom_se...
Em “’Felicidade é conhecer o melhor de nós mesmos...’", a expressão destacada é uma oração subordinada substantiva
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

140Q18596 | Português, Oficial Temporário, CIAAR, FAB

Relacione as colunas de acordo com o número de dígrafos encontrados nas palavras. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez e outros poderão não ser utilizados.

1 dígrafo
2 dígrafos
3 dígrafos

( ) excrescência
( ) encaixasse
( ) inhame
( ) corrompido
( ) extensão
( ) pouquinho
( ) correspondência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.