Questões de Concursos CIAAR

Resolva questões de CIAAR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q52955 | Farmácia, Primeiro Tenente Farmacêutico Hospitalar, CIAAR

O Ministério da Saúde do Brasil (MS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) estabelecem as funções fundamentais de um serviço de farmácia hospitalar. Assinale a alternativa que não corresponde a uma função da farmácia hospitalar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q18612 | Informática, Engenharia de Software, Oficial Temporário, CIAAR, FAB

Ordene as atividades abaixo segundo o ciclo de vida clássico de engenharia de software, também chamado modelo em cascata.

1. Manutenção
2. Teste
3. Projeto
4. Análise
5. Codificação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q18615 | Informática, Engenharia de Software, Oficial Temporário, CIAAR, FAB

Um processo de software é um conjunto de atividades e resultados associados que produz um produto de software. Existem quatro atividades fundamentais de processo que são comuns a todos os processos de software. São elas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q18551 | Direito Penal Militar, Oficial de Apoio, CIAAR, FAB

Sobre a aplicação da pena no Código Penal Militar, marque a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q18600 | Português, Oficial Temporário, CIAAR, FAB

Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma sobre o elemento se destacado. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Em “A classificação de Vanuatu [...] se explica...”, é pronome apassivador.
( ) Em “Não se trata de uma pergunta fácil.”, é parte integrante do verbo.
( ) Em "Mas o sujeito que se encaixasse no perfil...”, é pronome apassivador.
( ) Em “Como os vanuatuenses se satisfazem...”, é conjunção integrante.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q52945 | Farmácia, Primeiro Tenente Farmacêutico Hospitalar, CIAAR

Para um determinado paciente, hospitalizado com problemas cardíacos, foi prescrito um diurético de alça. Na internação não foi avisado ao médico que o paciente já fazia uso de digoxina via oral. O medicamento continuou a ser administrado a esse paciente. Assinale os principais problemas envolvidos no uso concomitante desses medicamentos.  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q693036 | Não definido, Primeiro Tenente Administração, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. Desde muito tempo, a administração considera que os funcionários devem ser alvo de treinamento para melhorar seu desempenho ou serem mais adequados aos cargos 
                                                                                             PORQUE 
II. para serem mais competitivas, as organizações precisam de pessoas capacitadas, motivadas, ágeis e dinâmicas. 
Sobre essas asserções, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q18478 | Informática, Sistemas Operacionais, Engenheiro da Computação, CIAAR, FAB

De acordo com Tanenbaum, relacione as funções da computação em grade com as respectivas camadas e, em seguida, marque a alternativa que apresenta a sequência correta.

Função:
(1) Base
(2) Coletiva
(3) Aplicação
(4) Recurso

Camada:
( ) aplicação que compartilha recurso gerenciado de modo controlado.
( ) descoberta, corretagem, monitoração e controle de grupos de recursos.
( ) acesso seguro e gerenciado a recursos individuais.
( ) recurso físico: computador, armazenamento, redes, sensores, programas e dados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q18621 | Informática, Banco de Dados, Oficial Temporário, CIAAR, FAB

O modelo Entidade-Relacionamento é um modelo de dados conceitual de alto nível. Este modelo é geralmente empregado em projeto conceitual de aplicações de um banco de dados. Com base neste modelo, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q690065 | Odontologia, Primeiro Tenente Endodontia, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Texto associado.
Associe as colunas, relacionando corretamente a função da polpa dental a sua característica. 
FUNÇÕES DA POLPA DENTAL                                                                CARACTERÍSTICAS 
(1)Formativa                                                 (  ) Atua como sistema de alarme, indicando alterações da normalidade. 
(2) Sensitiva                                                  (  ) É aquela em que os odontoblastos do tecido pulpar são responsáveis pela dentinogênese. 
(3) Nutritiva                                                  (  ) Possibilita a produção de dentina esclerosada e/ou terciária. 
(4)Defensiva                                                 (  ) Fornece oxigênio e nutrientes essenciais para a formação de dentina. 
A sequência correta dessa associação é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q52943 | Farmácia, Primeiro Tenente Farmacêutico Hospitalar, CIAAR

A farmacoepidemiologia, área composta principalmente por duas vertentes que se complementam (farmacovigilância e estudos de utilização de medicamentos), tem como objetivo principal analisar e avaliar impactos e o seu uso racional na população. Assinale a alternativa que melhor explica a relação do uso racional de medicamentos com a farmacoepidemiologia. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q18492 | Informática, Engenharia de Software, Engenheiro da Computação, CIAAR, FAB

O primeiro modelo de processo de desenvolvimento de software publicado originou-se de processos mais gerais de engenharia de sistema (Royce, 1970). Devido ao encadeamento de uma fase com outra, esse modelo é conhecido como modelo em cascata ou ciclo de vida dosoftware. Os principais estágios do modelo demonstram as atividades fundamentais de desenvolvimento (Sommerville, 2007). Sobre essas atividades, relacione a coluna da direita com a da esquerda e, em seguida, marque a alternativa que apresenta a sequência correta.

(1) Análise e definição de requisitos

(2) Projeto de sistema e software

(3) Implementação e teste de unidade

(4) Integração e teste de sistema

(5) Operação e manutenção.

( ) o sistema é instalado e colocado em operação.

( ) durante esse estágio, o projeto de software é realizado como um conjunto de programas ou unidades de programa.

( ) os serviços, restrições e objetivos do sistema são definidos.

( ) estabelece uma arquitetura geral do sistema.

( ) após os testes, o sistema de software é liberado para o cliente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q52970 | Português, Primeiro Tenente Farmacêutico Hospitalar, CIAAR

Texto associado.
O padeiro

       Levanto cedo, faço minhas abluções, ponho a chaleira no fogo para fazer café e abro a porta do apartamento - mas não encontro o pão costumeiro. No mesmo instante me lembro de ter lido alguma coisa nos jornais da véspera sobre a “greve do pão dormido". De resto não é bem uma greve, é um lockout, greve dos patrões, que suspenderam o trabalho noturno; acham que obrigando o povo a tomar seu café da manhã com pão dormido conseguirão não sei bem o que do governo.
      Está bem. Tomo o meu café com pão dormido, que não é tão ruim assim. E enquanto tomo café vou me lembrando de um homem modesto que conheci antigamente. Quando vinha deixar o pão à porta do apartamento ele apertava a campainha, mas, para não incomodar os moradores, avisava gritando: 
      - Não é ninguém, é o padeiro! 
      Interroguei-o uma vez: como tivera a ideia de gritar aquilo? 
      “Então você não é ninguém?" Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido. Muitas vezes lhe acontecera bater a campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou outra pessoa qualquer, e ouvir uma voz que vinha lá de dentro perguntando quem era; e ouvir a pessoa que o atendera dizer para dentro: “não é ninguém, não senhora, é o padeiro". Assim ficara sabendo que não era ninguém…
      Ele me contou isso sem mágoa nenhuma, e se despediu ainda sorrindo. Eu não quis detê-lo para explicar que estava falando com um colega, ainda que menos importante. Naquele tempo eu também, como os padeiros, fazia o trabalho noturno. Era pela madrugada que deixava a redação de jornal, quase sempre depois de uma passagem pela oficina - e muitas vezes saía já levando na mão um dos primeiros exemplares rodados, o jornal ainda quentinho da máquina, como pão saído do forno. 
      Ah, eu era rapaz, eu era rapaz naquele tempo! E às vezes me julgava importante porque no jornal que levava para casa, além de reportagens ou notas que eu escrevera sem assinar, ia uma crônica ou artigo com o meu nome. O jornal e o pão estariam bem cedinho na porta de cada lar; e dentro do meu coração eu recebi a lição de humildade daquele homem entre todos útil e entre todos alegre; “não é ninguém, é o padeiro!" E assobiava pelas escadas. 

(Rubem Braga. Disponível em: http://www.sul21.com.br/jornal/2013/01/100-anos-do...)
O trecho “De resto não é bem uma greve, é um lockout, greve dos patrões, que suspenderam o trabalho noturno; acham que obrigando o povo a tomar seu café da manhã com pão dormido conseguirão não sei bem o que do governo." (1º§), possui uma pequena controvérsia, que não prejudica o texto, ao contrário, contribui para o entendimento de algo. Que controvérsia é essa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q684456 | Medicina, Primeiro Tenente Farmácia Bioquímica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

O controle de qualidade é um processo de amostragem estatística de um método quantitativo, com o intuito de verificar se este está sendo executado de acordo com as especificações pre-estabelecidas. 
A respeito do controle de qualidade em um laboratório clínico, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir. 
(  ) O critério multirregras aprimora a eficiência das regras de Westgard no controle de qualidade.
(  ) A regra de Westgard 13s apresenta alta taxa de alertas falsos, resultado em uma baixa probabilidade de detectar um erro.
(  ) A regra de Westgard 22s significa que duas observações sequenciais na mesma análise excedem 2 DP do valor-alvo na mesma direção.
(  ) O gráfico de Levey-Jennings mostra sequencialmente cada um dos resultados de controle de qualidade ao longo do tempo e permite uma rápida avaliação visual do desempenho do método.
(  ) Os resultados esperados do controle de qualidade seguem uma distribuição gaussiana da imprecisão, estando a maioria dos pontos entre dois desvios-padrão (DP) e três DP no gráfico de Levey-Jennings.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q693458 | Português, Sintaxe, Primeiro Tenente, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Leia, o continho a seguir. 
Rubro-negras 
“Devem fazer alguns meses que elas adeusaram. Vidas inteiras pela frente. Juntas, jogaram bastante vezes. Cúmplices por tudo. Aquelas camisas rubro-negras agora assistem um jogo no camarote da arena celestial.” 
(Fonte: Autoria própria.) 
Há, no miniconto, inadequações em relação à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q18512 | Português, Interpretação de Textos, Farmacêutico, CIAAR, FAB

Texto associado.
Democracia e autoritarismo

      O fato de que as pessoas que vivem em um regime democrático não saibam o que é democracia é uma questão por si só muito grave. O saber sobre o que seja qualquer coisa – e neste, caso, sobre o que seja a democracia – se dá em diversos níveis e interfere em nossas ações. Agimos em nome do que pensamos. Mas muitas vezes não entendemos muito bem nossos próprios pensamentos, pois somos vítimas de pensamentos prontos.
      Creio que, neste momento brasileiro, poucas pessoas que agem em nome da democracia estejam se questionando sobre o que ela realmente seja. É provável que poucos pratiquem o ato de humildade do conhecimento que é o questionamento honesto. O questionamento é uma prática, mas é também qualidade do conhecimento. É a virtude do conhecimento. É essa virtude que nos faz perguntar sobre o que pensamos e assim nos permite sair de um nível dogmático para um nível reflexivo de pensamento. Essa passagem da ideia pronta que recebemos da religião, do senso comum, dos meios de comunicação para o questionamento é o segredo da inteligência humana seja ela cognitiva, moral ou política.
      [...] a democracia flerta facilmente com o autoritarismo quando não se pensa no que ela é e se age por impulso ou por leviandade. Eu não sou uma pessoa democrática quando vou à rua protestar em nome dos meus fins privados, dos meus interesses pessoais, quando protesto em nome de interesses que em nada contribuem para a construção da esfera pública. Eu sou autoritária quando, sem pensar, imponho violentamente os meus desejos e pensamentos sem me preocupar com o que os outros estão vivendo e pensando, quando penso que meu modo de ver o mundo está pronto e acabado, quando esqueço que a vida social é a vida da convivência e da proteção aos direitos de todos os que vivem no mesmo mundo que eu. Não sou democrática quando minhas ações não contribuem para a manutenção da democracia como forma de governo do povo para o povo, quando esqueço que o povo precisa ser capaz de respeitar as regras do próprio jogo ao qual ele aderiu e que é o único capaz de garantir seus direitos fundamentais: o jogo da democracia.

(Marcia Tiburi. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br/home/2015/03/democracia-e-autoritarismo/. 18/03/2015. Adaptado.) 
Em “Eu sou autoritária quando, sem pensar, imponho violentamente os meus desejos e pensamentos sem me preocupar com o que os outros estão vivendo e pensando...” (3º§) as vírgulas que separam a expressão “sem pensar” apresentam a mesma justificativa vista em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q683309 | Regimentos Internos e Estatutos, Primeiro Tenente Serviços Jurídicos, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre o disposto no Regulamento Disciplinar da Aeronáutica (RDAER).
( ) As ordens devem ser prontamente executadas, delas cabendo inteira responsabilidade à autoridade que as formular ou emitir. Quando a ordem parecer obscura, ou quando importar responsabilidade pessoal para o executante, compete ao subordinado a escolha de não cumpri-la.
( ) São consideradas transgressões disciplinares as ações ou omissões contra os Símbolos Nacionais; contra a honra e o pundonor individual militar; contra o decoro da classe; contra os preceitos sociais e as normas da moral; contra os princípios de subordinação, regras e ordens de serviço, estabelecidos nas leis ou regulamentos, ou prescritos por autoridade competente.
( ) Transgressão disciplinar é toda ação ou omissão contrária ao dever militar, e como tal classificada nos termos do Regulamento Disciplinar da Aeronáutica. Distingue-se do crime militar que é ofensa mais grave a esse mesmo dever, segundo o preceituado na legislação penal militar. No concurso de crime militar e transgressão disciplinar, ambos de idêntica natureza, será aplicada somente a penalidade
relativa ao crime.
( ) O militar que encontrar subordinado hierárquico na prática de ato irregular deve levar o fato ao conhecimento da autoridade competente; tratando-se de transgressão ou de crime, deve prendê-lo e encaminhá-lo à autoridade competente. A punição só se torna necessária quando dela advém benefício para o punido, pela sua reeducação, ou para a Organização Militar a que pertence, pelo fortalecimento da disciplina e da justiça.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q18486 | Português, Engenheiro da Computação, CIAAR, FAB

Texto associado.
Restos do carnaval

Não, não deste último carnaval. Mas não sei por que este me transportou para a minha infância e para as quartas-feiras de cinzas nas ruas mortas onde esvoaçavam despojos de serpentina e confete. Uma ou outra beata com um véu cobrindo a cabeça ia à igreja, atravessando a rua tão extremamente vazia que se segue ao carnaval. Até que viesse o outro ano. E quando a festa ia se aproximando, como explicar a agitação íntima que me tomava? Como se enfim o mundo se abrisse de botão que era em grande rosa escarlate.Como se as ruas e praças do Recife enfim explicassem para que tinham sido feitas. Como se vozes humanas enfim cantassem a capacidade de prazer que era secreta em mim. Carnaval era meu, meu.
     No entanto, na realidade, eu dele pouco participava. Nunca tinha ido a um baile infantil, nunca me haviam fantasiado. Em compensação deixavam-me ficar até umas 11 horas da noite à porta do pé de escada do sobrado onde morávamos, olhando ávida os outros se divertirem. Duas coisas preciosas eu ganhava então e economizava-as com avareza para durarem os três dias: um lança-perfume e um saco de confete. Ah, está se tornando difícil escrever. Porque sinto como ficarei de coração escuro ao constatar que, mesmo me agregando tão pouco à alegria, eu era de tal modo sedenta que um quase nada já me tornava uma menina feliz.
      E as máscaras? Eu tinha medo mas era um medo vital e necessário porque vinha de encontro à minha mais profunda suspeita de que o rosto humano também fosse uma espécie de máscara. À porta do meu pé de escada, se um mascarado falava comigo, eu de súbito entrava no contato indispensável com o meu mundo interior, que não era feito só de duendes e príncipes encantados, mas de pessoas com o seu mistério. Até meu susto com os mascarados, pois, era essencial para mim.
        Não me fantasiavam: no meio das preocupações com minha mãe doente, ninguém em casa tinha cabeça para carnaval de criança. Mas eu pedia a uma das minhas irmãs para enrolar aqueles meus cabelos lisos que me causavam tanto desgosto e tinha então a vaidade de possuir cabelos frisados pelo menos durante três dias por ano. Nesses três dias, ainda, minha irmã acedia ao meu sonho intenso de ser uma moça – eu mal podia esperar pela saída de uma infância vulnerável – e pintava minha boca de batom bem forte, passando também ruge nas minhas faces. Então eu me sentia bonita e feminina, eu escapava da meninice.
      Mas houve um carnaval diferente dos outros. Tão milagroso que eu não conseguia acreditar que tanto me fosse dado, eu, que já aprendera a pedir pouco. É que a mãe de uma amiga minha resolvera fantasiar a filha e o nome da fantasia era no figurino Rosa. Para isso comprara folhas e folhas de papel crepom cor-de-rosa, com as quais, suponho, pretendia imitar as pétalas de uma flor. Boquiaberta, eu assistia pouco a pouco à fantasia tomando forma e se criando. Embora de pétalas o papel crepom nem de longe lembrasse, eu pensava seriamente que era uma das fantasias mais belas que jamais vira.
    Foi quando aconteceu, por simples acaso, o inesperado: sobrou papel crepom, e muito. E a mãe de minha amiga – talvez atendendo a meu mudo apelo, ao meu mudo desespero de inveja, ou talvez por pura bondade, já que sobrara papel – resolveu fazer para mim também uma fantasia de rosa com o que restara de material. Naquele carnaval, pois, pela primeira vez na vida eu teria o que sempre quisera: ia ser outra que não eu mesma.
      Até os preparativos já me deixavam tonta de felicidade. Nunca me sentira tão ocupada: minuciosamente, minha amiga e eu calculávamos tudo, embaixo da fantasia usaríamos combinação, pois se chovesse e a fantasia se derretesse pelo menos estaríamos de algum modo vestidas – à ideia de uma chuva que de repente nos deixasse, nos nossos pudores femininos de oito anos, de combinação na rua, morríamos previamente de vergonha – mas ah! Deus nos ajudaria! Não choveria! Quanto ao fato de minha fantasia só existir por causa das sobras de outra, engoli com alguma dor meu orgulho que sempre fora feroz, e aceitei humilde o que o destino me dava de esmola.
     Mas por que exatamente aquele carnaval, o único de fantasia, teve que ser tão melancólico? De manhã cedo no domingo eu já estava de cabelos enrolados para que até de tarde o frisado pegasse bem. Mas os minutos não passavam, de tanta ansiedade. Enfim, enfim! Chegaram três horas da tarde: com cuidado para não rasgar o papel, eu me vesti de rosa.
       Muitas coisas que me aconteceram tão piores que estas, eu já perdoei. No entanto essa não posso sequer entender agora: o jogo de dados de um destino é irracional? É impiedoso. Quando eu estava vestida de papel crepom todo armado, ainda com os cabelos enrolados e ainda sem batom e ruge – minha mãe de súbito piorou muito de saúde, um alvoroço repentino se criou em casa e mandaram-me comprar depressa um remédio na farmácia. Fui correndo vestida de rosa – mas o rosto ainda nu não tinha a máscara de moça que cobriria minha tão exposta vida infantil – fui correndo, correndo, perplexa, atônita, entre serpentinas, confetes e gritos de carnaval. A alegria dos outros me espantava.
      Quando horas depois a atmosfera em casa acalmou-se, minha irmã me penteou e pintou-me. Mas alguma coisa tinha morrido em mim. E, como nas histórias que eu havia lido sobre fadas que encantavam e desencantavam pessoas, eu fora desencantada; não era mais uma rosa, era de novo uma simples menina. Desci até a rua e ali de pé eu não era uma flor, era um palhaço pensativo de lábios encarnados. Na minha fome de sentir êxtase, às vezes começava a ficar alegre mas com remorso lembrava-me do estado grave de minha mãe e de novo eu morria.
    Só horas depois é que veio a salvação. E se depressa agarrei-me a ela é porque tanto precisava me salvar. Um menino de uns 12 anos, o que para mim significava um rapaz, esse menino muito bonito parou diante de mim e, numa mistura de carinho, grossura, brincadeira e sensualidade, cobriu meus cabelos já lisos de confete: por um instante ficamos nos defrontando, sorrindo, sem falar. E eu então, mulherzinha de 8 anos, considerei pelo resto da noite que enfim alguém me havia reconhecido: eu era, sim, uma rosa.

(Lispector, Clarice. Felicidade clandestina: contos. Rio de Janeiro: Rocco, 1998)
O segmento que apresenta adjetivo sem variação de grau é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q18481 | Informática, Sistemas Operacionais, Engenheiro da Computação, CIAAR, FAB

A gerência de processos é uma das principais funções de um sistema operacional, possibilitando aos programas  alocar recursos, compartilhar dados, trocar informações e sincronizar suas execuções. Sobre processos, marque a  alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q685633 | Medicina, Primeiro Tenente Farmácia Bioquímica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

A eritropoese é um processo complexo, regulado de maneira precisa. A partir da célula-tronco, a eritropoese passa pelas células progenitoras CFUGEMM (unidade formadora de colônias granulocíticas, eritroides, monocíticas e megalocíticas), BFUE (unidade de formação explosiva de eritroide) e CFUE (CFU eritroide) até o primeiro precursor eritroide com estrutura identificável na medula óssea. 
A sequência correta, por ordem maturativa das células da linhagem eritroide, a começar pela mais imatura é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.