Início

Questões de Concursos CIAAR

Resolva questões de CIAAR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


981Q1047063 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Radiologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Em relação à ecografia da pancreatite aguda, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

982Q1047077 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Reumatologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

As medicações biológicas anti-TNF estão indicadas nas espondiloartrites axiais, quando há falha ou contraindicações aos anti-inflamatórios não hormonais.
Em relação ao uso de biológicos nas espondiloartrites, analise as assertivas abaixo.
I. As medicações anti-TNFs monoclonais são escolha para pacientes que possuem histórico de uveíte ou de colite.
II. Quando há associação com psoríase extensa, uma medicação anti-IL17 é considerada como primeira opção de tratamento.
III. Quando há fatores de risco para tuberculose, deve-se considerar uma medicação anti-IL-17 como primeira opção de tratamento.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

983Q1047079 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Reumatologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Estudos estimam que 74% dos pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico apresentaram alguma manifestação clínica ou laboratorial secundária ao acometimento renal ao longo do curso da doença. Na impossibilidade da biópsia renal, pode-se inferir a classificação histológica utilizando variáveis clínicas e laboratoriais.
Associe as colunas relacionando o achado clínico com a respectiva classe histopatológica da nefrite lúpica.
Achado clínico (1) Proteinúria isolada, menor que 1000 mg/24 horas (2) Proteinúria nefrótica com sedimento urinário normal (3) Proteinúria, hematúria dismórfica e elevação pressórica


Classe histopatológica da nefrite lúpica ( ) Nefrite lúpica focal III. ( ) Nefrite lúpica difusa IV. ( ) Nefrite lúpica membranosa V.

A sequência correta dessa associação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

984Q1047182 | Direito Processual Civil, Recursos, Serviços Jurídicos, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Um juiz decidiu parcialmente o mérito de uma ação cível porque um dos pedidos formulados pelo autor mostrou-se incontroverso. Na decisão que julgou parcialmente o mérito, houve o reconhecimento da existência de obrigação líquida em desfavor da parte ré, que não concordou com a decisão do juiz, desejando modificar o julgado.
Com base nos fatos e considerando que a parte ré deverá recorrer da decisão, conclui-se que o recurso cabível
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

986Q1047246 | Redes de Computadores, Dns Domain Name System, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Em uma rede de computadores no padrão TCP/IP um de seus usuários quer acessar páginas na internet utilizando um navegador padrão. O acesso é feito indicando o nome da página, porém a rede precisa do endereço IP para encaminhar a solicitação.

A resolução do nome da página desejada em seu endereço IP correspondente é realizada pelo TCP/IP através de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

987Q1047252 | Engenharia de Telecomunicações, Transmissão, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

As conexões em fibras ópticas incluem as emendas por fusão. As emendas por fusão são feitas por processo térmico nas extremidades das fibras a serem conectadas.
Primeiramente as fibras são preparadas por processo de limpeza e clivagem, depois elas são colocadas na máquina de fusão manualmente e pré-alinhadas em um suporte em “V”. A máquina de fusão acerta o alinhamento e a proximidade das fibras e faz a fusão. Essa técnica pode produzir perdas por emendas muito baixas, tanto para fibras monomodo quanto para as fibras multimodo.

A máquina de fusão faz a emenda por um processo térmico produzido por um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

988Q1047259 | Engenharia de Telecomunicações, Propagação Eletromagnética, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

O guia de onda retangular é um tubo de material considerado bom condutor que geralmente utiliza o ar seco como material dielétrico em seu interior. As dimensões internas denominadas de “a” (lado maior) e “b” (lado menor) vão definir as características de propagação de uma onda eletromagnética em seu interior.
Fazendo a análise de propagação da onda no guia de onda retangular, tem-se que o modo de propagação dominante é o TE10 (transversal elétrico, tipo 10). Quando temos a dimensão “b” menor ou igual a metade da dimensão “a” (ou seja, b ≤ a/2) podemos garantir que somente o modo TE10 poderá propagar se a frequência do sinal estiver entre as frequências de corte do modo TE10 (FC10) e do modo TE20 (FC20).
Nessas condições, avaliando a constante de atenuação no guia de onda, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

989Q1047078 | Medicina, Pneumologia, Reumatologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Paciente, 34 anos, procura atendimento médico com relato de dor articular nas mãos há 6 semanas, fadiga e indisposição. Conta ainda que apresentou episódio recente de convulsões e, que notou lesão de pele no dorso e em região malar. Exames laboratoriais com leucopenia e linfopenia, proteína C reativa pouco alterada e FAN 1:320 padrão nuclear homogêneo.
Sobre o provável diagnóstico da paciente, marque a opção que apresenta a lesão pulmonar mais frequente neste caso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

990Q1047086 | Medicina, Oftalmologia, Reumatologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Paciente, 79 anos, sexo feminino, com relato de cefaleia há 4 semanas localizada em região parietal e associada à hiporexia por dor ao mastigar. Procura atendimento médico com queixa de redução súbita da acuidade visual.
O diagnóstico oftalmológico provável é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

991Q1047090 | Medicina, Urologia, Urologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Marque a opção que apresenta uma das indicações absolutas de tratamento cirúrgico da Hiperplasia Prostática Benigna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

992Q1047092 | Medicina, Urologia, Urologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Qual das opções abaixo apresenta uma contraindicação absoluta à Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque (LECO) para o tratamento de litíase urinária?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

993Q1047137 | Banco de Dados, Álgebra Relacional, Análise de Sistemas, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Sobre a álgebra relacional, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A operação projeção é usada para escolher um subconjunto das tuplas de uma relação que satisfaça uma condição de seleção.
( ) A definição padrão de junção natural requer que os dois atributos de junção (ou cada par de atributos de junção) tenham o mesmo nome nas duas relações. Se isso não acontecer, é impossível realizar qualquer tipo de operação de junção.
( ) A operação junção é usada para combinar tuplas relacionadas de duas relações em uma única tupla “maior”. Essa operação é muito importante para qualquer banco de dados relacional com mais de uma relação única, porque nos permite processar relacionamentos entre as relações.
( ) A operação de projeção generalizada estende a operação de projeção, permitindo que as funções dos atributos sejam incluídas na lista de projeção. Essa operação é útil quando se desenvolvem relatórios em que os valores calculados precisam ser produzidos nas colunas de um resultado da consulta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

994Q1047226 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Engenharia Elétrica, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Um motor de indução síncrono está operando com alimentação de 120 V / 60 Hz. A corrente medida na linha de alimentação é de 7,1 A. Se a eficiência do motor for de 88%, a potência desenvolvida será de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

995Q1047244 | Redes de Computadores, Conceitos Básicos em Redes de Computadores, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Considerando os equipamentos de rede denominados de Roteador, Comutador (ou Switch) e Concentrador (ou Hub) e os conceitos de domínio de colisão e domínio de difusão (ou broadcast), analise as afirmativas a seguir.

I. Um roteador delimita um domínio de difusão.
II. Dois computadores em um mesmo domínio de colisão pertencem à mesma rede.
III. Com a utilização de concentradores (ou Hubs) podemos separar domínios de colisão.
IV. Todas as portas de um concentrador (ou Switch) estão em um mesmo domínio de difusão.

Está correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

996Q1047255 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicações por Satélites, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Em um enlace de subida (uplink) para um satélite operando na banda C foi determinado que a potência nos terminais da antena de recepção no satélite era de -123,1 dBW.
O ganho da antena no satélite é de 30 dBi, a figura de mérito do satélite é de 3,5 dB/K, a largura de banda do canal é de 10 MHz e a constante de Boltzman é de 1,38x10-23 J/K (que corresponde a -228,6 dBW/K.Hz).
Diante do exposto, marque a opção que apresenta a relação portadora/ruído (C/N) correta nesse enlace de subida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

997Q1047065 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Radiologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

A descrição tomográfica de “coleção extra-axial intracraniana em formato de crescente e difusamente hipodensa” em um estudo de crânio significa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

998Q1057616 | Português, Interpretação de Textos, Serviços Jurídicos, CIAAR, Aeronáutica, 2022

Texto associado.
TEXTO I


A complicada arte de ver


1§Ela entrou, deitou-se no divã e disse: “Acho que estou ficando louca”. Eu fiquei em silêncio aguardando que ela me revelasse os sinais da sua loucura. “Um dos meus prazeres é cozinhar. Vou para a cozinha, corto as cebolas, os tomates, os pimentões – é uma alegria.

2§Entretanto, faz uns dias, eu fui para a cozinha para fazer aquilo que já fizera centenas de vezes: cortar cebolas. Ato banal sem surpresas. Mas, cortada a cebola, eu olhei para ela e tive um susto. Percebi que nunca havia visto uma cebola. Aqueles anéis perfeitamente ajustados, a luz se refletindo neles: tive a impressão de estar vendo a rosácea de um vitral de catedral gótica.

3§De repente, a cebola, de objeto a ser comido, se transformou em obra de arte para ser vista! E o pior é que o mesmo aconteceu quando cortei os tomates, os pimentões… agora, tudo o que vejo me causa espanto.” Ela se calou, esperando o meu diagnóstico. Eu me levantei, fui à estante de livros e de lá retirei as “Odes Elementales”, de Pablo Neruda. Procurei a “Ode à Cebola” e lhe disse: “Essa perturbação ocular que a acometeu é comum entre os poetas. Veja o que Neruda disse de uma cebola igual àquela que lhe causou assombro: ‘Rosa de água com escamas de cristal’. Não, você não está louca. Você ganhou olhos de poeta…Os poetas ensinam a ver”.

4§Ver é muito complicado. Isso é estranho porque os olhos, de todos os órgãos dos sentidos, são os de mais fácil compreensão científica. A sua física é idêntica à física óptica de uma máquina fotográfica: o objeto do lado de fora aparece refletido do lado de dentro. Mas existe algo na visão que não pertence à física. William Blake sabia disso e afirmou: “A árvore que o sábio vê não é a mesma árvore que o tolo vê”. Sei disso por experiência própria. Quando vejo os ipês floridos, sinto-me como Moisés diante da sarça ardente: ali está uma epifania do sagrado. Mas uma mulher que vivia perto da minha casa decretou a morte de um ipê que florescia à frente de sua casa porque ele sujava o chão, dava muito trabalho para a sua vassoura. Seus olhos não viam a beleza. Só viam o lixo. Adélia Prado disse: “Deus de vez em quando me tira a poesia. Olho para uma pedra e vejo uma pedra”.

5§Drummond viu uma pedra e não viu uma pedra. A pedra que ele viu virou poema. Há muitas pessoas de visão perfeita que nada veem.

6§“Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. Não basta abrir a janela para ver os campos e os rios”, escreveu Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa. O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido.

7§Nietzsche sabia disso e afirmou que a primeira tarefa da educação é ensinar a ver. O zen-budismo concorda, e toda a sua espiritualidade é uma busca da experiência chamada “satori”, a abertura do “terceiro olho”. Não sei se Cummings se inspirava no zen-budismo, mas o fato é que escreveu: “Agora os ouvidos dos meus ouvidos acordaram e agora os olhos dos meus olhos se abriram”.

8§Há um poema no Novo Testamento que relata a caminhada de dois discípulos na companhia de Jesus ressuscitado. Mas eles não o reconheciam. Reconheceram-no subitamente: ao partir do pão, “seus olhos se abriram”.

9§Vinicius de Moraes adota o mesmo mote em “Operário em Construção”: “De forma que, certo dia, à mesa ao cortar o pão, o operário foi tomado de uma súbita emoção, ao constatar assombrado que tudo naquela mesa – garrafa, prato, facão – era ele quem fazia. Ele, um humilde operário, um operário em construção”.

10§A diferença se encontra no lugar onde os olhos são guardados. (...) Os olhos que moram na caixa de ferramentas são os olhos dos adultos. Os olhos que moram na caixa dos brinquedos, das crianças. Para ter olhos brincalhões, é preciso ter as crianças por nossas mestras.

Rubem Alves
Texto Adaptado (originalmente publicado no caderno “Sinapse” - “Folha de S. Paulo”, em 26/10/2004).
No texto, a palavra “epifania” (4º parágrafo) significa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

999Q1057140 | Português, Interpretação de Textos, Serviços Juridicos, CIAAR, Aeronáutica, 2020

Texto associado.

O pai do herói autista


1. O canadense David Shore é o criador da série The Good Doctor, cujo personagem é Shaun Murphy, um médico dividido entre seus tormentos pessoais e a capacidade extraordinária de salvar vidas. Com o excelente Freddie Highmore na pele de um jovem cirurgião autista, a série, constituída de vários episódios, caiu nas graças dos brasileiros. Em parte da entrevista transcrita a seguir, Shore fala sobre os desafios para fazer de um autista um personagem tão pop.

2. Um diferencial de The Good Doctor é dar ao espectador a sensação de ver o mundo como um autista. Por que essa preocupação com as filigranas sensoriais? Não queria que as pessoas simplesmente vissem um autista na tela, mas que pudessem se identificar com ele e se colocassem no lugar de Shaun para poderem entendê-lo e amá-lo. Shaun não é perfeito, mas é o nosso herói, e ele tenta superar seus desafios com destemor. Queria que o público embarcasse nessa jornada de superação.

3. Como as pessoas com autismo e seus familiares têm reagido à série? Criaram-se expectativas. Foi muito gratificante. Havia nervosismos por parte da comunidade autista antes de a série ir ao ar, mas as respostas foram emocionantes e acolhedoras. Infelizmente existe muita conversa sobre diversidade na televisão, mas a realidade dos autistas nunca tinha sido abordada o suficiente. Eu sabia do risco de não agradar a todos, mas me sinto bem por ter feito um personagem como Shaun. Tenho orgulho dele.

4. Shaun enfrenta percalços como a falta de confiança dos pacientes e o desprezo dos colegas de profissão. Autistas que tentam trabalhar de forma regular vivem problemas semelhantes? Sim. Alimentei-me de muitas leituras e informações sobre isso. Os autistas enfrentam preconceitos, suposições, julgamentos injustos e prematuros. Todos nós, em alguma medida, encaramos desafios e somos julgados o tempo todo. Mas é um processo mais extremo para Shaun, sem dúvida. E o fato de ele não ficar para baixo nunca é uma das coisas mais inspiradoras para mim. Ele exibe uma atitude tão saudável que nos ensina a viver bem a vida.

Veja. 18 set. 2019, edição nº 2652, p. 110-101. Adaptado.

Na entrevista, David Shore esclarece que, embora tenha abordado um assunto polêmico e pouco explorado na TV, ao escolher discutir o tema, uma de suas intenções era a de que o espectador observasse o personagem central sob outra perspectiva.

Nesse sentido, é correto afirmar que, na concepção do cineasta, o autista deverá ser visto na série, fundamentalmente, como um

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1000Q1047183 | Direito Processual Penal Militar, Processo Penal Militar, Serviços Jurídicos, CIAAR, Aeronáutica, 2025

No que concerne ao disposto no Código de Processo Penal Militar, referente à lei de processo penal militar e à sua aplicação é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.