Questões de Concursos CISLIPA

Resolva questões de CISLIPA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q24719 | Português, Técnico de enfermagem, CISLIPA

Murmúrio d’água

Murmúrio d’água, és tão suave a meus ouvidos...
Faz tanto bem à minha dor teu refrigério!
Nem sei passar sem teu murmúrio a meus ouvidos,
Sem teu suave, teu afável refrigério.

Água de fonte... água de oceano... água de pranto...
Água de rio...
Água de chuva, água cantante das lavadas...
Todas têm para mim consolos de acalanto
A que sorrio... [...]

(Manuel Bandeira)

A palavra murmúrio utilizada no início do poema pode ser substituída por outra palavra. Que palavra, das escritas abaixo, não mudaria o sentido da poesia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q25010 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente Administrativo, CISLIPA, FAFIPA

É formada por espécies vivas que compreende plantas, animais e micro-organismos, que povoam desde as profundezas dos oceanos até as mais altas montanhas. É composta por uma enorme diversidade de espécies compreendidas como indivíduos semelhantes, com capacidade para se reproduzir entre si e naturalmente. Este conceito é dado a: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q24722 | Português, Técnico de enfermagem, CISLIPA

Qual a opção que indica a pontuação adequada para substituir os parênteses, no período abaixo?

O resto ( ) as louças ( ) os cristais ( ) os talheres ( ) irá nas caixas menores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q24737 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, CISLIPA

A artéria mais comum para se verificar pulsação é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q24984 | Português, Enfermeiro, CISLIPA

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

      Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. 

       Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Disponível em: http://pensador.uol.com.br

Ao afirmar que “há escolas que são gaiolas" e “há escolas que são asas", Rubem Alves está utilizando qual figura de linguagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q25012 | Conhecimentos Específicos, Responsabilidades do Servidor, Assistente Administrativo, CISLIPA, FAFIPA

O servidor público responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições, de acordo com a Lei 8.112/1990. Assinale a alternativa CORRETA a respeito das responsabilidades, penalidades e processo administrativo disciplinar do servidor público:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q24724 | Matemática, Técnico de enfermagem, CISLIPA

A medida equivalente a 3 km é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q24790 | Conhecimentos Específicos, História e Geografia do Estado do Paraná, Rádio Operador, CISLIPA, FAFIPA

Na listagem, a seguir, aparecem as principais ilhas do litoral do Paraná. Qual das alternativas contemplam as ilhas do Litoral?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q24982 | Português, Interpretação de Textos, Enfermeiro, CISLIPA

Texto associado.
Os professores da rede municipal de São Paulo estão em greve há mais de um mês. E nesta terça-feira, dia 27, realizam mais uma manifestação, desta vez na Avenida Paulista. O blog pediu para que a professora Nelice Pompeu, há 13 anos na rede, escrevesse sobre os motivos da paralisação dos professores e demais profissionais da educação.

        Professores em greve também educam, defende professora da rede municipal de SP 

      A luta por um ensino público de qualidade sempre foi uma bandeira defendida por todos os partidos, principalmente nas épocas que antecedem as eleições. Nesses períodos, nós professores somos lembrados e admirados, com discursos de valorização e reconhecimento, mas que infelizmente não se concretizam, ficam só na promessa. Por isso, professores estão se organizando em movimentos, que avançam em todas as regiões do país, num só coro que clama pela EDUCAÇÃO. Para uns teóricos, que adoram dar “pitaco" no ensino público, sem ao menos conhecer a nossa realidade, pode parecer até discurso de vitimização. Mas como professora há 23 anos, garanto: a educação pede socorro e seus educadores também!

      Os reflexos desse descaso estão bem evidentes. A sociedade inteira acaba sendo prejudicada. Lembrando que a escola pode ser pública, mas não é gratuita. Quando tentamos sair dessa invisibilidade, indo para as ruas como uma forma de educar e chamar a atenção, somos criticados numa visão limítrofe, como se estivéssemos lutando apenas por questões salariais. Nossa luta é muito mais ampla! Não fazemos greve para prejudicar os alunos nem as famílias. Greve é uma situação limite. Ela acontece quando todos nossos esforços de diálogos foram esgotados, sem resultado. É difícil para todos os lados.

      Costumamos até ser bem tolerantes. Nossa criatividade e dedicação fazem com que superemos muitas dificuldades, porém chega um momento em que é importante mostrar a verdadeira face. Não aquela presente nas propagandas, onde tudo funciona maravilhosamente bem! 

      No ano passado, os Kits de materiais dos alunos da rede municipal de São Paulo foram entregues apenas em novembro. Quantas vezes eu e colegas tivemos que comprar material escolar com nosso próprio salário para dar continuidade ao trabalho e não prejudicar os alunos. Neste ano, o material encaminhado é totalmente inadequado para a Educação Infantil, no absurdo de enviarem até um caderno universitário pautado para crianças pequenas. Fora a redução dos itens que compõem o Kit. Nos Centros de Educação Infantil (CEIs), criaram “agrupamentos mistos", com crianças de diferentes faixas etárias no mesmo grupo para atender a demanda por vaga em creche na cidade. As professoras também não têm direito a intervalo, como os demais profissionais.

      Diante das dificuldades, fica inviável um trabalho pedagógico de qualidade, como nossos alunos merecem. Afinal, a escola não é um depósito de crianças. Precisamos de condições de trabalho como qualquer outro profissional para exercermos nossas funções. No ensino fundamental, as horas de estudo e preparação de aulas dos professores foram substituídas pelo Sistema de Gestão Pedagógica, que funciona como um diário eletrônico. Este aplicativo apresenta muitos problemas técnicos e estruturais, perdendo totalmente a sua função. 

      Em condições adversas, os professores continuam perdendo a saúde. As longas jornadas de trabalho e a problemática da violência nas escolas fazem com que os profissionais de educação adoeçam, e até agora nenhum programa da Prefeitura propôs acompanhar essa questão, buscando minimizá-la. Pelo contrário, são criados mecanismos para punir o absenteísmo, como o PDE, que ainda é chamado de “Prêmio por Desenvolvimento Educacional". Por isso, a necessidade de lutar se fez necessária!

      A revolta é tanta, que muitos colegas, chegaram ao cúmulo de expor seus holerites nas redes sociais, para que a população tenha acesso à verdade. Além disso, muitas das nossas reivindicações não envolvem impacto orçamentário, mas mesmo assim não há negociação, não há boa vontade do governo em querer negociar.

      A situação de greve não nos agrada também. O período é de incertezas e medo. O governo atual do PT, partido que surgiu das greves, ao invés de negociar e dialogar com a categoria, utiliza de mecanismos intimidatórios. Muitos grevistas terão o ponto cortado, o que significa que ficarão sem salário neste mês. Do que adianta, nessas horas de impasse, o discurso que escola de qualidade se faz com profissionais não apenas bem remunerados, mas principalmente por profissionais motivados, seguros e com uma estrutura que lhes possibilite transmitir o que lhes foi confiado, ir na contramãos de certas atitudes? Nós profissionais da educação, mais do que ninguém, torcemos para que essa situação termine logo. Provavelmente as aulas perdidas serão repostas, e nenhum aluno será prejudicado. Estamos empenhados na luta por uma educação pública de qualidade, que forme cidadãos críticos e responsáveis. Para que isso aconteça, precisamos contar com o apoio e respeito de todos. 

Nelice Pompeu tem 41 anos. É professora há 23 anos, já foi da rede estadual e há 13 anos é docente na Prefeitura. Atua na educação infantil e no primeiro ciclo do ensino fundamental. 

Disponível em: http://educacao.estadao.com.br/blogs
Na frase: “As professoras também não têm direito a intervalo, como os demais profissionais”, o verbo “ter” garante a concordância:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q24798 | Telecomunicações, Rádio Operador, CISLIPA, FAFIPA

Qual a finalidade da utilização do "Código Q", nas transmissões de rádio?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q24787 | Conhecimentos Específicos, História e Geografia do Estado do Paraná, Rádio Operador, CISLIPA, FAFIPA

As exportações de grãos no Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, cresceram 20% no primeiro trimestre de 2014 em comparação ao mesmo período de 2013. Os dados foram divulgados pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Quais produtos lideram a exportações do Porto de Paranaguá?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q24993 | Legislação Federal, Legislação em Saúde, Enfermeiro, CISLIPA

Sobre os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q24788 | Conhecimentos Específicos, História e Geografia do Estado do Paraná, Rádio Operador, CISLIPA, FAFIPA

Qual é a economia básica dos municípios do litoral paranaense?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q25013 | Conhecimentos Específicos, Responsabilidades do Servidor, Assistente Administrativo, CISLIPA, FAFIPA

A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar. A respeito do processo administrativo disciplinar, de acordo com a Lei 8.112, de 1990, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q24720 | Português, Técnico de enfermagem, CISLIPA

”Atualmente a produção de petroquímicos é feita através do processamento de nafta”.

Na frase acima, quantas palavras são classificadas como polissílabas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q24991 | Legislação Federal, Legislação em Saúde, Enfermeiro, CISLIPA

A respeito do Decreto 5.055, de 05 de abril de 2004, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q24795 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Rádio Operador, CISLIPA, FAFIPA

É formada por espécies vivas que compreende plantas, animais e micro-organismos, que povoam desde as profundezas dos oceanos até as mais altas montanhas. É composta por uma enorme diversidade de espécies compreendidas como indivíduos semelhantes, com capacidade para se reproduzir entre si e naturalmente. Este conceito é dado a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q24725 | Matemática, Técnico de enfermagem, CISLIPA

Um grupo de funcionários de uma Siderúrgica organizou uma visita à Cidade do Aço, saindo às 7h 25min e com retorno às 18h 45min. Quanto tempo está previsto para a duração desse passeio?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q25009 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente Administrativo, CISLIPA, FAFIPA

Em ambientes aquáticos, como os rios, onde se lança grande quantidade de esgoto, muitas vezes os peixes morrem, por que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q24999 | Português, Assistente Administrativo, CISLIPA, FAFIPA

Texto associado.
Comediantes estão cada vez mais sendo perseguidos

         O humor é um constante trabalho de reinvenção, todos os dias é preciso pensar fora da caixa. Construir uma boa piada é tentar distrair a mente do público para causar uma surpresa, para que o desfecho não seja previsível e cause no espectador o espasmo da risada em sua face. Acredito que o processo para se fazer graça em tempos que a profissão está cada vez mais concorrida continua o mesmo. Sempre precisamos buscar outros caminhos e aplicar o mesmo processo de criação nas escolhas e formas de fazer piada. Também acho importante estar sempre conectado com as notícias e ter agilidade para não perder o "timing".

         Só que a gente que faz comédia está cada dia mais perseguido, e isso é muito ruim para o comediante. Esses dias fiz piadas sobre a manifestação e acabei sendo perseguido. Outro dia a piada falava do frio de Curitiba e acabei sendo ameaçado por feministas, ou seja, uma cutucada dispara outra e é preciso ficar atento. Só que ficar atento não é bom para o humor, o humor tem que ser verdadeiro e ácido quando necessário.

         Se você pensar duas vezes se vai ou não vai ofender alguém é melhor nem fazer piada, porque a piada sempre vai ter um alvo. Acredito que é possível fazer piadas com qualquer assunto, depende só de como você trata esse assunto e da dose de exagero que você coloca para que fique engraçada. Não devemos, enquanto humoristas, focar somente em um estilo de comédia para não cansar e saturar o público. Claro que sempre devemos ser honestos com a plateia, o consumidor de humor saca quando o comediante está forçando uma barra.

          O processo criativo deve ser provocado, não adianta esperar que as ideias apareçam, é preciso exercício. Criar é uma aeróbica mental e, na maioria das vezes, as ideias estão lá só esperando para serem resgatadas. O humorista não pode ter medo de tentar, até porque esse é o nosso trabalho. Nunca saberei se a piada funciona ou não até a hora que subo no palco e me arrisco. Já cansei de sair com três páginas de texto escrito e conseguir salvar só três piadas que realmente funcionaram, e olhe lá.

           Fazer televisão também é sempre muito importante porque divulga e populariza, mas hoje em dia veículos como as redes sociais, Facebook, YouTube e Twitter, além de ajudarem a divulgar o seu trabalho, servem como um mailing pessoal para levar público ao teatro e isso reflete em bilheteria. Claro que televisão ainda é muito importante, mas existe, por exemplo, um mercado enorme e rentável para comediantes no meio corporativo. O cinema nacional está se abrindo cada vez mais para a comédia, sitcoms, web séries, vlogs, uma infinidade de opções para o comediante se destacar. Quando comecei a fazer comédia não existiam tantas possibilidades para mostrar meu trabalho como existem hoje. Por isso hoje procuro usar tudo isso ao meu favor, no meio de várias tentativas, algumas sempre acabam virando e dando certo, mas é preciso insistir e fazer o seu, e de preferência não ligar muito para concorrência.  

Disponível em: http://noticias.uol.com.br/opiniao
Releia: “O humor é um constante trabalho de reinvenção, todos os dias é preciso pensar fora da caixa”. O trecho em destaque significa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.