Questões de Concursos CISSUL MG

Resolva questões de CISSUL MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q31050 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, CISSUL MG, FUNDEP

Você é o enfermeiro da USA (Unidade de Suporte Avançado), sua equipe é acionada para um acidente com múltiplas vítimas e, no local, existem quatro vítimas.

Analise as assertivas abaixo e assinale aquela em que está CORRETO o encaminhamento a um centro de trauma.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q30994 | Legislação Federal, Legislação em Saúde, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, FUNDEP

Sobre a participação da iniciativa privada no Sistema Único de Saúde (SUS), marque a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q51730 | Noções de Saúde, Urgência e Emergência, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, IBGP, 2017

Segundo recomendações da American Heart Association (AHA), acerca do Suporte Básico de Vida para profissionais de saúde, a relação entre compressões torácicas e ventilações a serem aplicadas em um atendimento por dois socorristas a uma vítima adulta, em PCR, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q31008 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, FUNDEP

Texto associado.
Instrução: Leia o texto a seguir e responda à questão.

É urgente recuperar o sentido de urgência

    Estamos vivendo como se tudo fosse urgente. Urgente o suficiente para acessar alguém. E para exigir desse alguém uma resposta imediata. Como se o tempo do “outro” fosse, por direito, também o “meu” tempo. E até como se o corpo do outro fosse o meu corpo, já que posso invadi-lo, simbolicamente, a qualquer momento. Como se os limites entre os corpos tivessem ficado tão fluidos e indefinidos quanto a comunicação ampliada e potencializada pela tecnologia. Esse se apossar do tempo/corpo do outro pode ser compreendido como uma violência. Mas até certo ponto consensual, na medida em que este que é alcançado se abre/oferece para ser invadido. Torna-se, ao se colocar no modo “online”, um corpo/tempo à disposição. Mas exige o mesmo do outro – e retribui a possessão. Olho por olho, dente por dente. Tempo por tempo.
    Como muitos, tenho tentado descobrir qual é a minha medida e quais são os meus limites nessa nova configuração. Descobri logo que, para mim, o celular é insuportável. Não é possível ser alcançada por qualquer um, a qualquer hora, em qualquer lugar. Estou lendo um livro e, de repente, o mundo me invade, em geral com irrelevâncias, quando não com telemarketing. Estou escrevendo e alguém liga para me perguntar algo que poderia ter descoberto sozinho no Google, mas achou mais fácil me ligar, já que bastava apertar uma tecla do próprio celular. Trabalhei como uma camela e, no meu momento de folga, alguém resolve me acessar para falar de trabalho, obedecendo às suas próprias necessidades, sem dar a mínima para as minhas. Não, mas não mesmo. Não há chance de eu estar acessível – e disponível – 24 horas por sete dias, semana após semana.
    Me bani do mundo dos celulares, fechei essa janela no meu corpo. Mantenho meu aparelho, mas ele fica desligado, com uma gravação de “não uso celular, por favor, mande um e-mail”. Carrego-o comigo quando saio e quase sempre que viajo. Se precisar chamar um táxi em algum momento ou tiver uma urgência real, ligo o celular e faço uma chamada. Foi o jeito que encontrei de usar a tecnologia sem ser usada por ela.
    Minha decisão não foi bem recebida pelas pessoas do mundo do trabalho, em geral, nem mesmo pela maior parte dos amigos e da família. Descobri que, ao não me colocar 24 horas disponível, as pessoas se sentiam pessoalmente rejeitadas. Mas não apenas isso: elas sentiam-se lesadas no seu suposto direito a tomar o meu tempo na hora que bem entendessem, com ou sem necessidade, como se não devesse existir nenhum limite ao seu desejo. Algumas declararam-se ofendidas. Como assim eu não posso falar com você na hora que eu quiser? Como assim o seu tempo não é um pouco meu? E se eu precisar falar com você com urgência? Se for urgência real – e quase nunca é – há outras formas de me alcançar.
    Percebi também que, em geral, as pessoas sentem não só uma obrigação de estar disponíveis, mas também um gozo. Talvez mais gozo do que obrigação. É o gozo de se considerar imprescindível. Como se o mundo e todos os outros não conseguissem viver sem sua onipresença. Se não atenderem o celular, se não forem encontradas de imediato, se não derem uma resposta imediata, catástrofes poderão acontecer.
    O celular ligado funciona como uma autoafirmação de importância. Tipo: o mundo (a empresa/a família/ o namorado/ o filho/ a esposa/ a empregada/ o patrão/os funcionários etc.) não sobrevive sem mim. A pessoa se estressa, reclama do assédio, mas não desliga o celular por nada. Desligar o celular e descobrir que o planeta continua girando pode ser um risco maior. Nesse sentido, e sem nenhuma ironia, é comovente.
    Bem, eu não sou imprescindível a todo mundo e tenho certeza de que os dias nascem e morrem sem mim. As emergências reais são poucas, ainda bem, e para estas há forma de me encontrar. Logo, posso ficar sem celular.
    A grande perda é que, ao se considerar tudo urgente, nada mais é urgente. Perde-se o sentido do que é prioritário em todas as dimensões do cotidiano. E viver é, de certo modo, um constante interrogar-se sobre o que é importante para cada um. Ou, dito de outro modo, uma constante interrogação sobre para quem e para o quê damos nosso tempo, já que tempo não é dinheiro, mas algo tremendamente mais valioso. Como disse o professor Antonio Candido, “tempo é o tecido das nossas vidas”.
    Viver no tempo do outro – de todos e de qualquer um – é uma tragédia contemporânea.

BRUM, Eliane. Disponível em:<http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/eliane-brum>  Acesso em: 12 set. 2013. Adaptado.
A autora prefere comunicar-se por e-mail porque este, diferentemente do celular, lhe permite
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q51754 | Noções de Saúde, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, IBGP, 2017

Sobre a Lei Federal nº 8.080/90 e seus dispositivos, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q51749 | Noções de Saúde, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, IBGP, 2017

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196º, faz afirmações acerca da saúde.

Sobre essas afirmações assinale a alternativa INCORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q51698 | Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP, 2017

Uma equipe de suporte avançado de vida atendeu uma vítima de parada cardiorrespiratória com o ritmo assistolia realizando as seguintes ações não listadas em ordem cronológica de realização.

São ações que devem ser executadas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q31002 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, CISSUL MG, FUNDEP

O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. São prioridades pactuadas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q51709 | Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP, 2017

Ao avaliar uma vítima de ferimento penetrante, o socorrista deve avaliar os ferimentos de entrada e de saída. A lesão tecidual ocorre no local de entrada no corpo na trajetória da bala e na saída do corpo. Sobre as lesões penetrantes, sua avaliação e atendimento, analise as afirmativas abaixo:

I- O orifício de saída possui forma redonda ou oval.
II- O ferimento de entrada é estrelado e alargado.
III- Os gases oriundos da boca da arma de fogo, posicionada próxima à pele, produzem queimaduras de segundo e terceiro grau.
IV- Quando os ossos são atingidos, seus fragmentos tornam-se projéteis secundários que laceram tecidos vizinhos.

Estão CORRETAS as afirmativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q51699 | Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP, 2017

No atendimento pré-hospitalar móvel a uma paciente vítima de trauma contuso, sem sangramento externo e que apresenta sinais de choque, são ações indicadas no atendimento inicial da equipe de atendimento pré-hospitalar móvel, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q51706 | Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP, 2017

Uma equipe de Suporte Avançado de Vida do SAMU está atendendo uma vítima de mergulho em águas rasas com traumatismo raquimedular e com quadro de choque neurogênico, dos achados semiológicos abaixo.

Assinale aquele achado que MELHOR caracteriza o quadro e permite a diferenciação clínica dos demais tipos de choque.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q51711 | Noções de Saúde, Saúde Pública, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP, 2017

Segundo o artigo 7º da Lei Federal n. 8.080/90, as ações e os serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde, obedecem a determinados princípios.

Sobre os princípios que regem o Sistema Único de Saúde, segundo a Lei Federal n. 8.080/90, está INCORRETO afirmar que este garante:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q51755 | Noções de Saúde, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, IBGP, 2017

Entende-se por saúde do trabalhador, para fins da Lei nº 8.080/90, o conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e à reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos a riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

São atividades de abrangência da saúde do trabalhador, segundo a lei n. 8.080/90, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q51750 | Noções de Saúde, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, IBGP, 2017

Segundo o artigo 198º da Constituição Federal de 1988, as ações e os serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q51751 | Noções de Saúde, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, IBGP, 2017

Segundo o artigo 200º da Constituição Federal de 1988, está CORRETO afirmar que compete ao sistema único de saúde, além de outras atribuições: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q51700 | Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP, 2017

São possíveis alterações isquêmicas que podem ser observadas no eletrocardiograma de um paciente infartado, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q51756 | Noções de Saúde, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, IBGP, 2017

As ações e os serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados, que integram o sistema único de saúde, são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no artigo 198º da Constituição Federal/1988, obedecendo ainda a alguns princípios.

Sobre os princípios que regem o sistema único de saúde segundo a Lei Federal nº 8.080/90, está CORRETO afirmar que este garante: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q51763 | Português, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, IBGP, 2017

Texto associado.
TEXTO I
SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL: DIAS ATUAIS


Superlotação, ausência de médicos e enfermeiros, falta de estrutura física, pacientes dispersos por corredores de hospitais e pronto socorro, demora no atendimento, falta de medicamentos e outros problemas mais, essa é a triste realidade da saúde pública do Brasil nos dias atuais.

O descontentamento de quem utiliza as redes de saúde pública no Brasil tem se tornado cada vez mais nítido no rosto de cada brasileiro. Basta irmos a qualquer unidade básica de saúde, que logo perceberemos as dificuldades que as pessoas enfrentam durante uma consulta: são horas na fila de espera, algumas não resistem e acabam passando mal, outras de tanto esperar, preferem ir embora para suas casas sem receber o devido atendimento.

Nos dias atuais, o Brasil é considerado, pelo ranking mundial, como a sexta maior economia do mundo. Mas como pode uma das maiores economias ter seu sistema de saúde pública defasado?

Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde.

Infelizmente tanto a imprensa quanto os Ministérios Públicos Federal e Estadual têm divulgado diversos casos de irregularidades e corrupção que envolvem parlamentares em esquemas milionários de investimentos que deveriam servir para salvar vidas, mas, infelizmente, acabam indo ralo abaixo ou até mesmo para enriquecer políticos “canalhas” que não estão nem um pouco preocupados com a saúde do povo.

Na tentativa de amenizar os problemas de saúde pública no Brasil, a presidenta Dilma Roussef, lançou no dia 8 de julho deste ano, o programa “Mais Médicos”, que tem como objetivo “importar” cerca de 15 mil médicos estrangeiros para reforçar e melhorar o atendimento nas regiões mais carentes de profissionais de saúde.

Mas vale ressaltar que essa decisão não é fruto apenas do Governo Federal e sim do povo que, nas últimas manifestações, foi às ruas com suas faixas e cartazes reivindicar seus diretos à saúde, a um atendimento de qualidade e a melhorias nas redes públicas de saúde do país.

Nos dias atuais, a saúde pública no Brasil está em coma profundo, respirando por aparelhos, entre a vida e a morte, será que as novas medidas poderão salvá-la? Será que esse caso é reversível?

Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/52515/saude-publica-no-brasil-dias-atuais Acesso em: 18/09/2016 - Texto Adaptado
Leia o excerto abaixo, retirado do texto I:

Nos dias atuais, a saúde pública no Brasil está em coma profundo, respirando por aparelhos, entre a vida e a morte, será que as novas medidas poderão salvá-la? Será que esse caso é reversível?

Com relação a expressão grifada no excerto lido, assinale a alternativa CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q31000 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, CISSUL MG, FUNDEP

No âmbito da Atenção Básica a Saúde, são atribuições comuns a todos os profissionais de saúde, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q51736 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, IBGP, 2017

Uma equipe do SAMU realiza atendimento a um paciente vítima de Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) e, durante realização do exame primário, dentre outros sinais e sintomas, verificou-se que o paciente apresentou abertura ocular a dor, emitia sons incompreensíveis e decorticação ao estímulo doloroso.

Considerando a escala de coma de Glasgow, assinale a alternativa que apresenta o escore desse paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.