Questões de Concurso CLDF DF

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q651130 | Códigos de Ética, Código de Ética Médica, Consultor Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiram, em 2001, a bioética como sendo o uso criativo do diálogo para formular, articular e, sempre que possível, solucionar dilemas propostos pela investigação e pela intervenção sobre a vida, a saúde e o meio ambiente. Com referência a esse tema, julgue os itens seguintes.

O atual sistema jurídico brasileiro e o Código de Ética Médica permitem que sejam exercidas a distanásia, a ortotanásia ou mesmo a eutanásia, quando existe consentimento do paciente, por escrito, obtido sem vícios na manifestação de sua vontade — decorrentes de coação, fraude, dolo ou simulação — e desde que o paciente tenha capacidade de compreender os fatos, discernir e manifestarse de modo livre e espontâneo.

13 Q433329 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Um deputado distrital propôs projeto de lei ordinária para autorizar a entrada e a permanência de cães-guia, utilizados por deficientes visuais, em ônibus e em outros espaços públicos e privados do DF. Segundo o projeto, para o exercício desse direito, o deficiente deve apresentar o atestado de sanidade do animal, o comprovante de registro do cadastramento e adestramento do cão-guia, emitido por associação responsável, e o comprovante pessoal de treinamento do usuário.

A partir da situação hipotética acima e tendo como base o sistema federativo brasileiro, julgue os itens seguintes.

O projeto em tela poderia ser considerado materialmente inconstitucional, já que obriga a filiação a uma associação.

14 Q350721 | Arquivologia, Tipologias documentais e suportes físicos, Técnico legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir com base nos conceitos e nos princípios fundamentais da arquivologia. O termo classificação refere-se ao estabelecimento de restrições quanto ao acesso e ao uso de arquivos, documentos ou informações, impostas pela pessoa física ou jurídica que originou tais arquivos, por motivos de segurança. Essa atividade classifica o documento, segundo a natureza de seu conteúdo, como ultra-secreto, secreto, confidencial ou reservado.

16 Q320541 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos aspectos pedagógicos e técnico-didáticos do treinamento ? metodologia de ensino, conceituação, tipos e modalidades, técnicas e instrumentos de avaliação do desempenho didático e avaliação de aprendizagem ?, julgue os itens seguintes. Com base na concepção do conhecimento empirista, a avaliação de aprendizagem significa valorizar a autoavaliação e julgar o crescimento e o desenvolvimento de cada aluno.

17 Q809493 | Legislação Federal, Lei 6766 1979, Consultor Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

A legislação federal de parcelamento urbano tem procurado incorporar aspectos da gestão ambiental. Propõe, por exemplo, impedimentos genéricos ao parcelamento do solo, como em terrenos alagadiços e sujeitos a inundações, antes de serem tomadas as providências para assegurar o escoamento das águas, ou em terrenos com declividade igual ou superior a 30%. Acerca dos aspectos relativos ao parcelamento do solo e à gestão ambiental, julgue os itens que se seguem. Todo parcelamento do solo urbano no DF deve ser submetido ao licenciamento ambiental.

18 Q366389 | Enfermagem, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Acerca do transporte de paciente inter e intra-hospitalar, julgue os itens que se seguem. O transporte intra-hospitalar de pacientes é definido como a transferência temporária ou definitiva de pacientes por profissionais de saúde dentro do ambiente hospitalar e deve levar em consideração o treinamento adequado da equipe envolvida, o conhecimento das condições clínicas do paciente que será transportado e a elaboração de uma rotina operacional para o transporte.

19 Q439097 | Direito Constitucional, Comissão Parlamentar de Inquérito e Outras Comissões, Inspetor de Polícia Legislativa, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Acerca das comissões parlamentares de inquérito (CPIs), julgue os itens subseqüentes. Após a devida instalação de uma CPI, as diligências, audiências externas, quebras de sigilo e convocações de depoimentos são aprovadas apenas pelo presidente da CPI.

20 Q430081 | Direito Constitucional, Informações Gerais Sobre a Constituição Federal de 1988, Técnico legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos à organização do Estado e dos poderes. Na forma federativa de Estado, os estados-membros que compõem a Federação mantêm certo nível de autonomia, inclusive a capacidade de autogoverno, não podendo, no entanto, estabelecer nacionalidades distintas para seus cidadãos.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.