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11Q670044 | Informática, Engenheiro Civil, CODEN, VUNESP, 2021

Texto associado.


Em um documento do Microsoft Word 2010, em sua configuração original, com apenas 1 palavra digitada na pri- meira linha, sem qualquer formatação, têm-se as seguintes ações, executadas em sequência:

I. Selecionar a palavra;
II. Clicar sobre o ícone Cor da fonte alterando a cor para azul;
III. Selecionar a palavra;
IV. Clicar sobre o ícone Cor do Realce do Texto alterando para amarelo;
V. Selecionar a palavra;
VI. Clicar sobre o ícone Maiúsculas e Minúsculas e sele- cionar a opção MAIÚSCULAS.

Assinale a alternativa que indica a formatação final dessa palavra.
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12Q669280 | Português, Engenheiro Civil, CODEN, VUNESP, 2021

Texto associado.

Lições de vida

    Em 2009, um avião pousou de emergência no rio Hudson. O piloto era Sully Sullenberger e as 155 pessoas a bordo foram salvas por uma manobra impossível, perigosa, milagrosa. Sully virou herói e a lenda estava criada.
    Em 2016, no filme “Sully, o herói do rio Hudson”, Clint Eastwood revisitou a lenda para contar o que aconteceu depois do milagre: uma séria investigação às competências do capitão Sully Sullenberger. Ele salvara 155 pessoas, ninguém contestava. Mas foi mesmo necessário pousar no Hudson? Ou o gesto revelou uma imprudência criminosa, sobretudo quando existiam opções mais sensatas?
    Foram feitas simulações de computador. E a máquina deu o seu veredicto: era possível ter evitado as águas do rio e pousar em LaGuardia ou Teterboro. O próprio Sully come- çou a duvidar das suas competências. Todos falhamos. Será que ele falhou?
    Por causa desse filme, reli um dos ensaios de Michael Oakeshott, cujo título é “Rationalism in Politics”. Argumenta o autor que, a partir do Renascimento, o “racionalismo” tornou- -se a mais influente moda intelectual da Europa. Por “racionalismo”, entenda-se: uma crença na razão dos homens como guia único, supremo, da conduta humana.
     Para o racionalista, o conhecimento que importa não vem da tradição, da experiência, da vida vivida. O conhecimento é sempre um conhecimento técnico, ou de uma técnica, que pode ser resumido ou aprendido em livros ou doutrinas.
    Oakeshott argumentava que o conhecimento humano depende sempre de um conhecimento técnico e prático, mes- mo que os ensinamentos da prática não possam ser apresentados com rigor cartesiano.
    Clint Eastwood revisita a mesma dicotomia de Oakeshott para contar a história de Sullenberger. O avião perde os seus motores na colisão com aves; o copiloto, sintomaticamente, procura a resposta no manual de instruções; mas é Sully quem, conhecendo o manual, entende que ele não basta para salvar o dia.
    E, se os computadores dizem que ele está errado, ele sabe que não está – uma sabedoria que não se encontra em nenhum livro já que a experiência humana não é uma equa- ção matemática.
    As máquinas são ideais para lidar com situações ideais. Infelizmente, o mundo comum é perpetuamente devassado por contingências, ambiguidades, angústias, mas também súbitas iluminações que só os seres humanos, e não as má- quinas, são capazes de entender.
    Quando li Oakeshott, encontrei um filósofo que, contra toda a arrogância da modernidade, mostrava como a nossa imperfeição pode ser, às vezes, uma forma de salvação. O ensaio era, paradoxalmente, uma lição de humildade e uma apologia da grandeza humana. Eastwood, aos 86 anos, traduziu essas imagens.

(João Pereira Coutinho. Folha de S.Paulo, 29.11.2016. Adaptado)

Considere os trechos do texto.

... o conhecimento humano depende sempre de um checimento técnico e prático, mesmo que os ensinamentos da prática não possam ser apresentados com rigor cartesiano. (6° parágrafo) .... uma sabedoria que não se encontra em nenhum livro já que a experiência humana não é uma equação matemática. (8° parágrafo)


As expressões destacadas apresentam, correta e respectivamente, as ideias de
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13Q672041 | Português, Engenheiro Civil, CODEN, VUNESP, 2021

Texto associado.

Lições de vida

    Em 2009, um avião pousou de emergência no rio Hudson. O piloto era Sully Sullenberger e as 155 pessoas a bordo foram salvas por uma manobra impossível, perigosa, milagrosa. Sully virou herói e a lenda estava criada.
    Em 2016, no filme “Sully, o herói do rio Hudson”, Clint Eastwood revisitou a lenda para contar o que aconteceu depois do milagre: uma séria investigação às competências do capitão Sully Sullenberger. Ele salvara 155 pessoas, ninguém contestava. Mas foi mesmo necessário pousar no Hudson? Ou o gesto revelou uma imprudência criminosa, sobretudo quando existiam opções mais sensatas?
    Foram feitas simulações de computador. E a máquina deu o seu veredicto: era possível ter evitado as águas do rio e pousar em LaGuardia ou Teterboro. O próprio Sully come- çou a duvidar das suas competências. Todos falhamos. Será que ele falhou?
    Por causa desse filme, reli um dos ensaios de Michael Oakeshott, cujo título é “Rationalism in Politics”. Argumenta o autor que, a partir do Renascimento, o “racionalismo” tornou- -se a mais influente moda intelectual da Europa. Por “racionalismo”, entenda-se: uma crença na razão dos homens como guia único, supremo, da conduta humana.
     Para o racionalista, o conhecimento que importa não vem da tradição, da experiência, da vida vivida. O conhecimento é sempre um conhecimento técnico, ou de uma técnica, que pode ser resumido ou aprendido em livros ou doutrinas.
    Oakeshott argumentava que o conhecimento humano depende sempre de um conhecimento técnico e prático, mes- mo que os ensinamentos da prática não possam ser apresentados com rigor cartesiano.
    Clint Eastwood revisita a mesma dicotomia de Oakeshott para contar a história de Sullenberger. O avião perde os seus motores na colisão com aves; o copiloto, sintomaticamente, procura a resposta no manual de instruções; mas é Sully quem, conhecendo o manual, entende que ele não basta para salvar o dia.
    E, se os computadores dizem que ele está errado, ele sabe que não está – uma sabedoria que não se encontra em nenhum livro já que a experiência humana não é uma equa- ção matemática.
    As máquinas são ideais para lidar com situações ideais. Infelizmente, o mundo comum é perpetuamente devassado por contingências, ambiguidades, angústias, mas também súbitas iluminações que só os seres humanos, e não as má- quinas, são capazes de entender.
    Quando li Oakeshott, encontrei um filósofo que, contra toda a arrogância da modernidade, mostrava como a nossa imperfeição pode ser, às vezes, uma forma de salvação. O ensaio era, paradoxalmente, uma lição de humildade e uma apologia da grandeza humana. Eastwood, aos 86 anos, traduziu essas imagens.

(João Pereira Coutinho. Folha de S.Paulo, 29.11.2016. Adaptado)
Leia os trechos do texto.

Clint Eastwood revisitou a lenda para contar o que aconteceu depois do milagre: uma séria investigação às com- petências do capitão Sully Sullenberger. (2° parágrafo)

Por “racionalismo”, entenda-se: uma crença na razão dos homens como guia único, supremo, da conduta humana. (4° parágrafo)

Os dois-pontos foram empregados nesses trechos, respectivamente, para inserir no texto
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14Q669035 | Matemática, Engenheiro Civil, CODEN, VUNESP, 2021

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A soma dos pesos de todos pacotes no interior de um elevador é de 362,8 quilogramas. Se cada um dos pa- cotes pesasse 850 gramas a mais, o peso total passaria a ser 395,1 quilogramas. Assim, é correto afirmar que o número total de pacotes é
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15Q671027 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, CODEN, VUNESP, 2021

Texto associado.


Em uma rede de esgoto sanitário foi instalada uma caixa sifonada com diâmetro nominal DN 125. A quantidade máxima de Unidades Hunter de Contribuição de efluentes de aparelhos sanitários para essa caixa sifonada é de
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16Q670728 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, CODEN, VUNESP, 2021

Texto associado.


No controle tecnológico da pista, ao se executar pavi- mentos com base de solo-cimento, deve-se determinar a massa específica aparente seca e a espessura da cama- da compactada, respectivamente, a cada
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17Q671335 | Matemática, Engenheiro Civil, CODEN, VUNESP, 2021

Texto associado.


Uma sala tem formato retangular e sua largura e comprimento estão na razão de 3 para 4. Se a sala tem área igual a 48 m², é correto afirmar que o perímetro dessa sala é igual a
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18Q668541 | Matemática, Engenheiro Civil, CODEN, VUNESP, 2021

Texto associado.


Em uma empresa, havia 120 funcionários entre homens e mulheres, antes de 18 homens serem despedidos. Depois da demissão, o número de homens passou a ser a metade do número de mulheres. Se não houve demissão de mulheres e nem contratações, o novo número de ho- mens na empresa passou a ser igual a
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19Q669050 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, CODEN, VUNESP, 2021

Texto associado.


Para a construção de uma rede de distribuição de água foram previstas as seguintes despesas: R$ 500.000,00 de custo direto, R$ 60.000,00 de custo indireto, 3% de administração central, 2% de imprevistos, 12% de lucro e 8% de impostos. Se a construtora for participar de uma licitação, considerando que o lucro e os impostos são cal- culados sobre o valor final, a proposta deve ser de
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20Q672360 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, CODEN, VUNESP, 2021

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Uma viga de concreto armado foi projetada com 25 mm de espessura nominal do cobrimento de concreto das armaduras. Para a concretagem dessa viga, a dimensão máxima característica do agregado graúdo a ser especificada na confecção do concreto é:
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