Início

Questões de Concursos CODESG SP

Resolva questões de CODESG SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


111Q708478 | Legislação Municipal, Advogado, CODESG SP, Consulplan, 2019

Texto associado.

Nos termos da Constituição da República, no que se refere aos servidores públicos, analise as afirmativas a seguir. 
I. O servidor público estável perderá o cargo mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. 
II. Será reintegrado o servidor estável, se invalidada por sentença judicial a sua demissão e o eventual ocupante da vaga, se estável, será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço. 
III. O servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração integral até seu adequado aproveitamento em outro cargo quando for extinto aquele cargo por ele até então ocupado ou declarada a sua desnecessidade. 
Estão corretas as afirmativas 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q706737 | Informática, Assistente Administrativo, CODESG SP, Consulplan, 2019

Considerando que, ao utilizar o navegador Google Chrome, com o Sistema Operacional Windows 10, Configuração Local, Idioma Português-Brasil, várias abas estão abertas. Para alternar para a última guia, sabe-se que uma combinação de teclas pode ser usada; assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q707463 | Informática, Assistente Administrativo, CODESG SP, Consulplan, 2019

Texto associado.
Para realizar buscas na www e retornar menor quantidade de respostas, direcionando melhor as pesquisas com o Google, alguns procedimentos podem ser realizados. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A busca por “mobilidade urbana” retornará resultados com as palavras em qualquer ordem.
( ) O termo mobilidade urbana filetype: PDF terá resultado mais otimizado, retornando apenas itens no formato PDF.
( ) A pesquisa realizada com mobilidade urbana site:gov.br restringe a busca em sites do domínio gov.br.
( ) Intitle: mobilidade urbana retornará apenas os resultados em que mobilidade urbana se encontra no título.
( ) Retornar resultados de pesquisa sobre Mobilidade Urbana em um intervalo de data de publicação se faz colocando o termo a pesquisar e as palavras :dateB dd/mm/aaaa e :dataE dd/mm/aaaa (datas no formato com dois dígitos para o dia, dois dígitos para o mês e quatro para o ano).
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q1055176 | Português, Ortografia, CODESG SP, CONSULPLAN, 2019

Entenda como o lixo chega até o Rio Tietê no trecho que passa por Salto Mais uma vez a cidade de Salto (SP) ficou coberta por um “mar de lixo” depois que uma forte chuva atingiu a capital paulista. O temporal que provocou estragos em São Paulo no fim de semana fez com que o volume de água do Rio Tietê aumentasse, carregando muito lixo que se acumulou na velha usina da cidade no interior de SP, mais especificamente no Memorial do Rio Tietê. O lixo, que ficou sobre a água, transformou a paisagem nos pontos turísticos do rio, cartão postal da cidade. Segundo ambientalistas, depois da grande São Paulo, o trecho que passa por Salto é o mais poluído. No período de chuva, a preocupação de quem monitora a qualidade da água do Tietê aumenta. É que quanto mais água, maior o impacto da poluição nas cidades ribeirinhas. A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado explicou que tem atuado para auxiliar na retirada do lixo e na despoluição das águas do Rio Tietê. De acordo com a secretaria, em 2018, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) recolheu 1,8 tonelada de resíduos acumulados nas usinas hidrelétricas ao longo do rio. No mesmo período, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) informou que desassoreou um volume de 500 mil metros cúbicos de resíduos, dos quais 7% correspondem ao lixo retirado do fundo do rio. A Prefeitura de Salto explicou que o alto volume de chuva faz com que o rio traga lixo e até outros materiais que vêm de cidades da grande São Paulo. A administração informou ainda que a Secretaria de Meio Ambiente realiza o monitoramento do rio no trecho que passa pela cidade e que está se reunindo com os órgãos responsáveis para minimizar a carga de lixo que o trecho de Salto recebe constantemente. (Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sorocabajundiai/noticia/2019/02/24/entenda-como-o-lixo-chega-ate-o-rio-tieteno-trecho-que-passa-por-salto.ghtml. Acesso em: 25/02/2019. Com adaptações.)
Assinale a alternativa a seguir em que todas as palavras estão escritas corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q1055175 | Português, Morfologia, CODESG SP, CONSULPLAN, 2019

Entenda como o lixo chega até o Rio Tietê no trecho que passa por Salto Mais uma vez a cidade de Salto (SP) ficou coberta por um “mar de lixo” depois que uma forte chuva atingiu a capital paulista. O temporal que provocou estragos em São Paulo no fim de semana fez com que o volume de água do Rio Tietê aumentasse, carregando muito lixo que se acumulou na velha usina da cidade no interior de SP, mais especificamente no Memorial do Rio Tietê. O lixo, que ficou sobre a água, transformou a paisagem nos pontos turísticos do rio, cartão postal da cidade. Segundo ambientalistas, depois da grande São Paulo, o trecho que passa por Salto é o mais poluído. No período de chuva, a preocupação de quem monitora a qualidade da água do Tietê aumenta. É que quanto mais água, maior o impacto da poluição nas cidades ribeirinhas. A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado explicou que tem atuado para auxiliar na retirada do lixo e na despoluição das águas do Rio Tietê. De acordo com a secretaria, em 2018, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) recolheu 1,8 tonelada de resíduos acumulados nas usinas hidrelétricas ao longo do rio. No mesmo período, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) informou que desassoreou um volume de 500 mil metros cúbicos de resíduos, dos quais 7% correspondem ao lixo retirado do fundo do rio. A Prefeitura de Salto explicou que o alto volume de chuva faz com que o rio traga lixo e até outros materiais que vêm de cidades da grande São Paulo. A administração informou ainda que a Secretaria de Meio Ambiente realiza o monitoramento do rio no trecho que passa pela cidade e que está se reunindo com os órgãos responsáveis para minimizar a carga de lixo que o trecho de Salto recebe constantemente. (Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sorocabajundiai/noticia/2019/02/24/entenda-como-o-lixo-chega-ate-o-rio-tieteno-trecho-que-passa-por-salto.ghtml. Acesso em: 25/02/2019. Com adaptações.) Das palavras transcritas do texto, assinale a única que NÃO se apresenta no masculino.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.