Questões de Concursos CONAB

Resolva questões de CONAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

201Q967504 | Auditoria Governamental, Sistema de Controle Interno, Auditoria, CONAB, IADES

Na auditoria interna da Conab, a avaliação de natureza operacional tem finalidade de auxiliar os gestores. A forma de comunicação do resultado da avaliação é a emissão de opinião, consubstanciada em nota técnica, acerca de diversos aspectos de gestão. Para efetivamente alcançar seu objetivo, está previsto que o planejamento de toda e qualquer avaliação desse tipo seja feito em uma matriz de planejamento, forma que permite uma esquematização das informações relevantes. Essa matriz é composta por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q977363 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, CONAB, CONSULPAM, 2025

Para a rede de distribuição primária de uma unidade consumidora industrial de grande porte, como um complexo de armazenagem de grãos, a NBR 14039:2021 estabelece requisitos para os arranjos de entrada de energia elétrica e medição. Assinale CORRETAMENTE sobre os postos de transformação e medição em média tensão, em termos de segurança e conformidade normativa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

203Q967186 | Gestão de Pessoas, Agregando Pessoas, Técnico Administrativo, CONAB, FJPF

Em um processo de seleção de candidatos, as provas aplicadas por meio da execução de um trabalho ou tarefa, de maneira uniforme e com tempo determinado, são classificadas como provas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q967278 | Algoritmos e Estrutura de Dados, Conceitos Básicos e Algoritmos, Técnico de Operação, CONAB, FJPF

A avaliação pelo método UEPS (LIFO), segundo a ordem cronológica, tem como objetivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q976517 | Raciocínio Lógico, Sequências Lógicas de Números, Direito, CONAB, CONSULPAM, 2025

Os números inteiros apresentados a seguir, linha após linha, foram escolhidos e organizados seguindo uma lógica estrutural própria.

L1: 1. L2: 3, 5. L3: 5, 7, 9. L4: 7, 9, 11, 13. L5: 9, 11, 13, 15, 17.

Considerando o padrão estabelecido e os números centrais, como, por exemplo, o número 13 de L5, o número central de L99 é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

206Q976660 | Relações Humanas, Relações humanas no trabalho, Assistente Administrativo, CONAB, CONSULPAM, 2025

A empatia, enquanto competência emocional e relacional, não se resume à simpatia ou àidentificação com o outro, mas ao exercício deliberado de compreender perspectivas distintas com autenticidade e respeito. Assinale a alternativa que representa uma manifestação de empatia funcionalmente apropriada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

207Q967271 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

Um planejamento estratégico de comunicação, voltado para uma comunidade, deve contemplar a seguinte finalidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q976602 | Matemática, Assistente Administrativo, CONAB, CONSULPAM, 2025

O produto dos números primos maiores do que 1 (um), que dividem exatamente o número 2025, é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q976641 | Atendimento ao Público, Relações Pessoais, Assistente Administrativo, CONAB, CONSULPAM, 2025

A escuta empática, enquanto instrumento de valorização do outro e facilitador da convivência institucional, exige a suspensão de reações defensivas e o acolhimento da experiência subjetiva do interlocutor. Nesse sentido, a escuta empática é caracterizada pelo(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q976650 | Ética na Administração Pública, Introdução, Assistente Administrativo, CONAB, CONSULPAM, 2025

A integridade ética na função pública não se traduz apenas na ausência de ilicitudes, mas na capacidade ativa de resistir a pressões de cunho pessoal, institucional ou político que comprometam a isenção decisória. Assinale a alternativa que reflete, com fidelidade, essa disposição ética.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q976773 | Engenharia Civil, Arquitetura, CONAB, CONSULPAM, 2025

Com base na ABNT NBR 6120:2019, assinale a alternativa CORRETA sobre as ações consideradas no cálculo das estruturas de edificações industriais ou de armazenagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

212Q977352 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, CONAB, CONSULPAM, 2025

Em uma unidade armazenadora de grãos localizada em uma região com alta incidência de descargas atmosféricas, o sistema de aterramento da subestação de média tensão e das instalações de baixa tensão deve ser projetado e interligado de forma a garantir a equipotencialização e minimizar os riscos de tensões de passo e de toque perigosas durante um surto. Desse modo, a prática mais crítica e fundamental para alcançar esse objetivo, conforme as recomendações da NBR 5410, NBR 14039 e NBR 5419, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q967262 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

De modo substantivo, a noção de marketing político assim se deixa definir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q967532 | Engenharia Civil, Estruturas de Madeira, Engenharia Civil, CONAB, IADES

Entre os ensaios para determinação de propriedades das madeiras para projeto de estruturas, tendo em vista a caracterização completa das madeiras, a caracterização mínima e a caracterização simplificada, é correto citar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q967558 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Comunicação Social, CONAB, IADES

No que se refere às mídias globais e locais, considerando a mídia Ninja, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q967490 | Direito Administrativo, Duração, Direito, CONAB, IADES

Acerca da execução dos contratos administrativos, de acordo com a Lei no 8.666/1993, é correto afirmar que o (a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q967516 | Auditoria Governamental, Governança e Análise de Risco, Auditoria, CONAB, IADES

No Brasil, instruções normativas da Secretaria Federal de Controle Interno regulamentaram, para entidades de seu âmbito de atuação, a apresentação dos resultados dos trabalhos de auditoria interna por meio do Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT). Essa regulamentação está alinhada com a Norma 2060, do The Institute of Internal Auditors (IIA). Segundo esse dispositivo, de forma periódica, o executivo-chefe de auditoria deve reportar o desempenho da auditoria interna, em relação ao seu planejamento, à alta administração e ao conselho. A Unidade de Auditoria Interna da Conab, guiada por tais diretrizes, apresenta seus resultados por meio do RAINT. Acerca desse assunto, é correto afirmar que a Unidade de Auditoria Interna submete o relatório anual ao (à)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q967168 | Português, Pronomes pessoais oblíquos, Técnico Administrativo, CONAB, FJPF

Texto associado.

Faz pelo menos dois anos que o mundo aguarda uma pandemia do calibre da gripe espanhola, que matou mais de 20 milhões de pessoas entre 1918 e 1920. Se não provocou ainda a epidemia globalizada, porém, a cepa pré- apocaliptica do vírus H5N1 já garantiu um belo surto de pânico midiático.


Nunca os jornais falaram tanto de algo que não aconteceu. Talvez, apenas, na nunca materializada pandemia de Sars, a “pneumonia asiática” que tirou o sono de muita gente em novembro de 2002 e causou menos de 800 mortes.

O terror na forma de vírus vem mais uma vez da Ásia. A mortandade de aves domésticas e casos isolados de pessoas infectadas com o H5N1 se espalharam pelo Oriente a partir de 2003 e daí, periodicamente, para as manchetes do mundo todo. O contágio jornalístico parece muito mais fácil que o físico.

Há motivo para precaução de autoridades sanitárias? Sem dúvida. Mas não para pânico público, nem para sair comprando do próprio bolso caixas e caixas de oseltamivir (marca registrada Tamiflu). Até que haja contágio entre humanos, e não de ave para homem, corre-se o risco de gastar dinheiro à toa. Já se o H5N1 ganhar a faculdade de infectar humanos facilmente, nada garante que a droga vá ser eficaz contra o vírus mutante.

Enquanto isso, o remédio é buscar um pouco de informação. O H5N1 é uma cepa do tipo A do vírus da influenza (gripe), bem mais problemático que os outros dois, B e C. Normalmente infecta aves, domésticas ou selvagens (inclusive migratórias). Desse reservatório pode ser transmitido para pessoas, quando manifesta alta capacidade de matar (em alguns surtos, as mortes chegaram a um terço dos doentes)

O nome atribuído às cepas tem relação direta com seu poder sinistro, mais precisamente com proteínas de sua superfície cruciais para a capacidade de invadir células do aparelho respiratório, multiplicar-se dentro delas e depois abandoná-las em legião. O H se refere à hemaglutinina, envolvida na invasão, e o N à neuraminidase, que ajuda as partículas virais multiplicadas a deixarem a célula infectada.

O H5N1 só se tornaria realmente perigoso se sofresse uma mutação que facilitasse sua transmissão entre pessoas, do que ainda não se tem notícia. Os repetidos surtos de infecção de gente que lida com galináceos multiplicam as chances estatísticas de que isso se torne uma realidade. Aves migratórias e o comércio de aves ajudam a espalhar o vírus pelo mundo, levando-o por exemplo para a Europa, mas muito improvavelmente para a América do Sul.

O temor de epidemiologistas é que o vírus sofra uma recombinação (intercâmbio de material genético), no corpo dos raros doentes, com o vírus da gripe comum. Facilidade de contágio e poder de matar podem resultar dessa aliança, mas, de novo, nada garante que isso vá ocorrer.

É como andar de avião, ou morar perto de uma usina nuclear: probabilidade muito baixa de um acidente, que no entanto teria efeitos devastadores. A diferença é que, no mundo globalizado, ninguém pode escolher deixar de respirar.


No texto, deu-se preferência à próclise do pronome se nas seguintes passagens

I - “A mortandade de aves domésticas e casos isolados de pessoas infectadas com o H5N1 se espalharam pelo Oriente”.

II - “O H se refere à hemaglutinina, envolvida na invasão”.

III - “O H5N1 só se tornaria realmente perigoso se sofresse uma mutação que facilitasse sua transmissão entre pessoas”.

IV - “do que ainda não se tem notícia”.

V - “de que isso se torne uma realidade”.:

Segundo as gramáticas, seria também perfeitamente admissível a ênclise, isto é, a posposição do pronome ao verbo, nas seguintes passagens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q966917 | Engenharia Mecânica, Propriedades e Comportamentos dos Materiais, Engenharia Mecânica, CONAB, IADES

As tubulações industriais apresentam uma enormidade de aplicações em diversos setores. Considerando essa variabilidade, no que se refere ao emprego, a tubulação que pode ser classificada como aquela de dentro das instalações industriais é a de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q967176 | Noções de Informática, Segurança da Informação, Técnico Administrativo, CONAB, FJPF

Na sistemática para proteção do microcomputador pessoal contra vírus, existem algumas providências que podem ser efetivadas. Das opções abaixo, aquela que se apresenta como uma solução eficaz é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.