Questões de Concursos CONAB

Resolva questões de CONAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

221Q976659 | Atendimento ao Público, Comunicação no Atendimento ao Público, Assistente Administrativo, CONAB, CONSULPAM, 2025

Assinale a alternativa que expressa CORRETAMENTE um comportamento de escuta ativa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

222Q966933 | Administração Geral, Administração de Recursos Humanos em Administração Geral, Analista de Recursos Humanos, CONAB, FJPF

Não pode ser considerado um método tradicional de avaliação de desempenho:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q967453 | Direito Agrário, Noções Gerais, Administração, CONAB, IADES

A Lei nº 8.171/1991 dispõe acerca da política agrícola no território brasileiro. A esse respeito, assinale a alternativa que corresponde: (1) a todas as atividades expressamente previstas como objeto da referida lei quanto à fixação dos fundamentos, à definição dos objetivos e das competências institucionais, à previsão dos recursos e ao estabelecimento das ações e dos instrumentos da política agrícola; e, (2) à definição integral de atividade agrícola para a referida lei.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q976675 | Gestão de Pessoas, Gestão Participativa e Trabalho em Equipe, Assistente Administrativo, CONAB, CONSULPAM, 2025

Assinale a alternativa CORRETA que representa um fator capaz de promover o clima organizacional de forma positiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

225Q967303 | Direito Empresarial e Comercial, Contábil, CONAB, FJPF

A companhia poderá deixar de constituir a reserva legal no exercício em que o saldo dessa reserva, acrescido do montante das reservas de capital, exceder de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q967602 | Administração Financeira e Orçamentária, Espécies, Economia, CONAB, IADES

Com relação ao modelo orçamentário brasileiro, é correto afirmar que a (o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q966838 | Português, Vícios da linguagem, OM, CONAB, FJPF

Texto associado.
not valid statement found

Metáforas podem ser empregadas na argumentação para conferir concreção a uma idéia, tal como se lê em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q966899 | Engenharia Agronômica, Entomologia e Parasitologia, Engenheiro Agrônomo, CONAB, FJPF

Alguns Coleópteros e Lepidópteros que atacam produtos armazenados são comumente chamados de carunchos e traças. A alternativa que apresenta um exemplo de caruncho e um de traça, respectivamente, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q977152 | Direito do Trabalho, Engenharia de Segurança do Trabalho, CONAB, CONSULPAM, 2025

Com relação aos aspectos legais sobre acidente de trabalho, considere as sentenças a seguir:

I- Será considerado acidente do trabalho típico, se houver nexo causal entre: trabalho e acidente, ou acidente e lesão, ou ainda lesão e incapacidade laborativa.
II- Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ouempregador doméstico, ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. III- É considerada acidente de trabalho a doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado, e que com ele se relacione diretamente.

Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

230Q966930 | Administração Geral, Liderança e Motivação, Analista de Recursos Humanos, CONAB, FJPF

Na teoria sobre Motivação, Frederick Herzberg afirma que a insatisfação no trabalho decorre de dois conjuntos diferentes de fatores: higiênicos e motivantes. É um fator higiênico na teoria de Frederick Herzberg:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q967188 | Psicologia, Psicologia e Organizações, Técnico Administrativo, CONAB, FJPF

O método de avaliação do desempenho que consiste em avaliar o desempenho dos indivíduos por intermédio de frases descritivas de alternativas de tipos de desempenho individual é denominado método:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q967194 | Contabilidade de Custos, Custeio por Absorção ou Integral, Técnico em Planejamento, CONAB, FJPF

Há inúmeros sistemas de custo e critérios de avaliação dos estoques e da produção. Dentro dos princípios fundamentais de contabilidade (Lei n. 6.404/76), o método mais indicado é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q967196 | Administração de Recursos Materiais, Movimentação, Técnico em Planejamento, CONAB, FJPF

Segundo o Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras, a capacidade estática nacional de armazenagem pode ser classificada de três modos,em função dos tipos e definições de armazéns. Sobre os tipos de armazéns, analise as afirmativas a seguir:

I - Convencional - neste tipo de armazém o produto é colocado numa unidade de embalagem definida, geralmente sacaria de juta, algodão e polipropileno.

II - Granel – neste tipo de armazém a manipulação de grãos é mecânica, sem o emprego de sacaria e mão-de-obra intensiva.

III - Depósitos – neste tipo de armazém, as instalações têm alto padrão de qualidade e representam a tendência generalizada pelas vantagens econômicas que apresentam.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q976680 | Direito Administrativo, Licitações e Lei nº 14133 de 2021, Assistente Administrativo, CONAB, CONSULPAM, 2025

Os princípios que regem o processo licitatório asseguram legalidade, moralidade e isonomia, sendofundamentos estruturantes da atuação estatal. Um desses princípios é a(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q976751 | Arquitetura, Tecnologia das Construções, Arquitetura, CONAB, CONSULPAM, 2025

O conforto térmico em ambientes de armazenagem é essencial não apenas para o bem-estar dos operadores, mas também para a conservação dos grãos. Estratégias passivas reduzem o consumo de energia e aproveitam as condições climáticas locais. Dessa forma, assinale a alternativa CORRETA sobre as estratégias passivas de conforto térmico em edificações de armazenagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

236Q976562 | Direito do Trabalho, Direito, CONAB, CONSULPAM, 2025

Considere a situação hipotética a seguir:

Maria trabalha como Analista de Sistemas na “Empresa Beta” há 1 ano, tendo sido promovida para essa função após atuar como Técnica de Suporte por 3 (três) anos na mesma empresa. Pedro é Analista de Sistemas no mesmo setor, desempenhando tarefas idênticas com igual produtividade e perfeição técnica, porém, Pedro ocupa essa função de Analista de Sistemas há 5 (cinco) anos na mesma “Empresa Beta” que trabalha Maria.
Nesse panorama, com base nas normas competentes, assinale qual a alternativa CORRETA quanto ao direito aplicável ao caso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

237Q967155 | Direito do Trabalho, Dos contratos de natureza trabalhista, Procurador, CONAB, FJPF

Dois períodos de trabalho - um, de 10 (dez) meses; o outro, de 15 (quinze) meses, sem que o mesmo empregador haja cumprido qualquer obrigação trabalhista para com o mesmo empregado -, mediados por um mês, constituem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q967170 | Arquivologia, Interpretação de Textos, Técnico Administrativo, CONAB, FJPF

Texto associado.

Faz pelo menos dois anos que o mundo aguarda uma pandemia do calibre da gripe espanhola, que matou mais de 20 milhões de pessoas entre 1918 e 1920. Se não provocou ainda a epidemia globalizada, porém, a cepa pré- apocaliptica do vírus H5N1 já garantiu um belo surto de pânico midiático.


Nunca os jornais falaram tanto de algo que não aconteceu. Talvez, apenas, na nunca materializada pandemia de Sars, a “pneumonia asiática” que tirou o sono de muita gente em novembro de 2002 e causou menos de 800 mortes.

O terror na forma de vírus vem mais uma vez da Ásia. A mortandade de aves domésticas e casos isolados de pessoas infectadas com o H5N1 se espalharam pelo Oriente a partir de 2003 e daí, periodicamente, para as manchetes do mundo todo. O contágio jornalístico parece muito mais fácil que o físico.

Há motivo para precaução de autoridades sanitárias? Sem dúvida. Mas não para pânico público, nem para sair comprando do próprio bolso caixas e caixas de oseltamivir (marca registrada Tamiflu). Até que haja contágio entre humanos, e não de ave para homem, corre-se o risco de gastar dinheiro à toa. Já se o H5N1 ganhar a faculdade de infectar humanos facilmente, nada garante que a droga vá ser eficaz contra o vírus mutante.

Enquanto isso, o remédio é buscar um pouco de informação. O H5N1 é uma cepa do tipo A do vírus da influenza (gripe), bem mais problemático que os outros dois, B e C. Normalmente infecta aves, domésticas ou selvagens (inclusive migratórias). Desse reservatório pode ser transmitido para pessoas, quando manifesta alta capacidade de matar (em alguns surtos, as mortes chegaram a um terço dos doentes)

O nome atribuído às cepas tem relação direta com seu poder sinistro, mais precisamente com proteínas de sua superfície cruciais para a capacidade de invadir células do aparelho respiratório, multiplicar-se dentro delas e depois abandoná-las em legião. O H se refere à hemaglutinina, envolvida na invasão, e o N à neuraminidase, que ajuda as partículas virais multiplicadas a deixarem a célula infectada.

O H5N1 só se tornaria realmente perigoso se sofresse uma mutação que facilitasse sua transmissão entre pessoas, do que ainda não se tem notícia. Os repetidos surtos de infecção de gente que lida com galináceos multiplicam as chances estatísticas de que isso se torne uma realidade. Aves migratórias e o comércio de aves ajudam a espalhar o vírus pelo mundo, levando-o por exemplo para a Europa, mas muito improvavelmente para a América do Sul.

O temor de epidemiologistas é que o vírus sofra uma recombinação (intercâmbio de material genético), no corpo dos raros doentes, com o vírus da gripe comum. Facilidade de contágio e poder de matar podem resultar dessa aliança, mas, de novo, nada garante que isso vá ocorrer.

É como andar de avião, ou morar perto de uma usina nuclear: probabilidade muito baixa de um acidente, que no entanto teria efeitos devastadores. A diferença é que, no mundo globalizado, ninguém pode escolher deixar de respirar.


Na reescrita do trecho “Há motivo para precaução de autoridades sanitárias? Sem dúvida. Mas não para pânico público, nem para sair comprando do próprio bolso caixas e caixas de oseltamivir”, a redação gramaticalmente inaceitável é a seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q976644 | Atendimento ao Público, Assistente Administrativo, CONAB, CONSULPAM, 2025

A apresentação pessoal e profissional de servidores públicos extrapola aspectos estéticos, refletindo o compromisso com o decoro institucional e a valorização da imagem da organização perante o cidadão. Diante disso, um comportamento compatível com essa exigência é a(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

240Q977158 | Engenharia Química e Química Industrial, Engenharia de Segurança do Trabalho, CONAB, CONSULPAM, 2025

Relacione CORRETAMENTE as técnicas de análise de risco com suas características, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

COLUNA I

1. AMFE. 2. HAZOP. 3. AAF.

COLUNA II

(__)Identifica riscos e desvios de parâmetros de processos.
(__)É dedutiva e utiliza um evento topo e constrói níveis subsequentes identificando falhas.
(__)Identifica os modos de falhas dos componentes de um sistema e seus efeitos.

A sequência CORRETA da correlação entre as colunas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.