Início

Questões de Concursos CONAB

Resolva questões de CONAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q967185 | Gestão de Pessoas, Desenho de Cargos, Técnico Administrativo, CONAB, FJPF

A especificação do conteúdo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos, no sentido de satisfazer os requisitos tecnológicos, organizacionais e sociais, bem como os requisitos pessoais de seu ocupante, é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

362Q967444 | Engenharia Agrícola, Pedologia, Técnico Agrícola, CONAB, IADES

A textura do solo está relacionada com a proporção de argila, silte e areia, que é encontrada em uma determinada massa de solo. O solo agrícola tem sua origem na decomposição da rocha pela ação dos processos físicos, químicos e biológicos de desintegração, decomposição e recombinação que, ao longo do tempo, se transforma em partículas com tamanho e composição que variam bastante de um local para outro, destacando-se, entre eles, argila, silte ou limo e areia. A esse respeito, é correto afirmar que capacidade de campo se refere à quantidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

363Q966938 | Administração Geral, Missão, Analista de Recursos Humanos, CONAB, FJPF

As organizações atendem a determinados propósitos. Sobre o conceito de missão não é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q967471 | Administração Geral, Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral, Administração, CONAB, IADES

A respeito da cultura organizacional, é correto afirmar que se trata
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q967228 | Serviço Social, Fundamentos Históricos do Serviço Social, Assistente Social, CONAB, FJPF

Alguns autores apontam para algumas dimensões que configuram um quadro de consolidação e maturação da profissão de Assistente Social. A partir dessas análises, relacionam a atual problemática do Serviço Social com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q967233 | Serviço Social, Fundamentos Históricos do Serviço Social, Assistente Social, CONAB, FJPF

Na área da Pesquisa Social, a abordagem dialética propõe:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

367Q967239 | Auditoria, Componentes, Auditor, CONAB, FJPF

A auditoria consiste em controlar as áreas chave nas empresas, a fim de evitar situações que propiciem fraudes, desfalques e subornos, por meio de testes regulares:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

368Q967272 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

Pode-se afirmar que, cada vez mais, os executivos começam a perceber a comunicação como uma estratégia capaz de agregar valor à organização. Nesta perspectiva, ganha ênfase a noção de grupos estratégicos, definidos como sendo aqueles que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q967274 | Comunicação Social, Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

O Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária estabelece, em seu artigo 9º, que a atividade publicitária “será sempre ostensiva, com indicação clara da marca, da firma ou da entidade patrocinadora”.

O parágrafo único deste artigo, porém, excetua do preceito acima:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

370Q967534 | Engenharia Civil, Orçamento no Planejamento de Obras, Engenharia Civil, CONAB, IADES

Ao elaborar um orçamento, o orçamentista deve considerar os impostos obrigatórios sobre o faturamento. Assinale a alternativa que apresenta um desses impostos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q967537 | Engenharia Civil, Orçamento no Planejamento de Obras, Engenharia Civil, CONAB, IADES

Qual informação não é necessária para o cálculo do BDI?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

372Q977274 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Operações/Técnico Agrícola, CONAB, CONSULPAM, 2025

Avalie a situação a seguir: Um técnico agrícola está orientando produtores rurais sobre estratégias de comercialização para aumentar a rentabilidade de seus produtos.
Considerando as diferentes práticas de comercialização, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

373Q967559 | Jornalismo, Comunicação Social, CONAB, IADES

Assinale a alternativa que define fotojornalismo corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q977293 | Informática, TI, CONAB, CONSULPAM, 2025

Nas organizações, é comum a presença de dispositivos de impressão que trazem o recurso de scanner para seus usuários. Logo, considere um usuário que deseja digitalizar algumas fotos mais antigas que possuem imperfeições em sua superfície. Nesse sentido, ele deseja utilizar uma tecnologia oferecida pelo aplicativo do scanner, que possibilita identificar e corrigir imperfeições a partir do emprego de luz infravermelha. Diante do exposto, a tecnologia que possibilita a melhoria da digitalização, conforme descrita no cenário proposto, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

375Q967578 | Economia, Teoria da produção, Gestão do Agronegócio, CONAB, IADES

A teoria econômica tem dado relevante contribuição aos sistemas de produção, desenvolvendo importantes conceitos que visam aumentar a eficiência e a produtividade dos sistemas produtivos, inclusive no setor agrícola. Um desses conceitos refere-se à lei dos rendimentos decrescentes. Quanto a essa lei, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q967585 | Direito Ambiental, Cadastro ambiental rural, Gestão do Agronegócio, CONAB, IADES

A Lei no 12.651/2012, conhecida como Novo Código Florestal, instituiu, a partir do capítulo VI, o Cadastro Ambiental Rural (CAR). No que se refere a esse cadastro, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q967592 | Engenharia Agronômica, Gestão do Agronegócio, CONAB, IADES

Acerca do conceito de agronegócio, advindo da tradução do termo agribusiness, criado pelos autores John Davis e Ray Goldberg, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

378Q967617 | Engenharia Agronômica, Química Geral, Engenharia Agronômica ou Agronomia, CONAB, IADES

O receituário agronômico (RA) fundamenta-se em princípios gerais e específicos que subsidiam a sua filosofia e embasam a metodologia que lhe é imposta. Em seus princípios gerais, o RA deve preconizar medidas de controle populacional de espécies
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q967169 | Português, Regência, Técnico Administrativo, CONAB, FJPF

Texto associado.

Faz pelo menos dois anos que o mundo aguarda uma pandemia do calibre da gripe espanhola, que matou mais de 20 milhões de pessoas entre 1918 e 1920. Se não provocou ainda a epidemia globalizada, porém, a cepa pré- apocaliptica do vírus H5N1 já garantiu um belo surto de pânico midiático.


Nunca os jornais falaram tanto de algo que não aconteceu. Talvez, apenas, na nunca materializada pandemia de Sars, a “pneumonia asiática” que tirou o sono de muita gente em novembro de 2002 e causou menos de 800 mortes.

O terror na forma de vírus vem mais uma vez da Ásia. A mortandade de aves domésticas e casos isolados de pessoas infectadas com o H5N1 se espalharam pelo Oriente a partir de 2003 e daí, periodicamente, para as manchetes do mundo todo. O contágio jornalístico parece muito mais fácil que o físico.

Há motivo para precaução de autoridades sanitárias? Sem dúvida. Mas não para pânico público, nem para sair comprando do próprio bolso caixas e caixas de oseltamivir (marca registrada Tamiflu). Até que haja contágio entre humanos, e não de ave para homem, corre-se o risco de gastar dinheiro à toa. Já se o H5N1 ganhar a faculdade de infectar humanos facilmente, nada garante que a droga vá ser eficaz contra o vírus mutante.

Enquanto isso, o remédio é buscar um pouco de informação. O H5N1 é uma cepa do tipo A do vírus da influenza (gripe), bem mais problemático que os outros dois, B e C. Normalmente infecta aves, domésticas ou selvagens (inclusive migratórias). Desse reservatório pode ser transmitido para pessoas, quando manifesta alta capacidade de matar (em alguns surtos, as mortes chegaram a um terço dos doentes)

O nome atribuído às cepas tem relação direta com seu poder sinistro, mais precisamente com proteínas de sua superfície cruciais para a capacidade de invadir células do aparelho respiratório, multiplicar-se dentro delas e depois abandoná-las em legião. O H se refere à hemaglutinina, envolvida na invasão, e o N à neuraminidase, que ajuda as partículas virais multiplicadas a deixarem a célula infectada.

O H5N1 só se tornaria realmente perigoso se sofresse uma mutação que facilitasse sua transmissão entre pessoas, do que ainda não se tem notícia. Os repetidos surtos de infecção de gente que lida com galináceos multiplicam as chances estatísticas de que isso se torne uma realidade. Aves migratórias e o comércio de aves ajudam a espalhar o vírus pelo mundo, levando-o por exemplo para a Europa, mas muito improvavelmente para a América do Sul.

O temor de epidemiologistas é que o vírus sofra uma recombinação (intercâmbio de material genético), no corpo dos raros doentes, com o vírus da gripe comum. Facilidade de contágio e poder de matar podem resultar dessa aliança, mas, de novo, nada garante que isso vá ocorrer.

É como andar de avião, ou morar perto de uma usina nuclear: probabilidade muito baixa de um acidente, que no entanto teria efeitos devastadores. A diferença é que, no mundo globalizado, ninguém pode escolher deixar de respirar.


Ao se reescrever a oração em negrito no período: “Faz pelo menos dois anos que o mundo aguarda uma pandemia do calibre da gripe espanhola, que matou mais de 20 milhões de pessoas entre 1918 e 1920”, houve erro quanto à regência do verbo na redação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q967178 | Administração Geral, Teoria da Contingência, Técnico Administrativo, CONAB, FJPF

Dentre as diversas teorias da administração, aquelas que possuem seu enfoque na teoria das decisões e na abordagem de sistema aberto são, respectivamente, as Teorias:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.